Início do conteúdo
Publicações

Trabalhos Publicados por bolsistas, colaboradores e professores do Projeto GAMA

 

2023

ESTATÍSTICAS E TENDÊNCIAS: O PROGRESSO DO PROJETO GAMA NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Autores: Luis Miguel Avila Mattos e Gabriel Leite Bessa                         Orientadora: Rejane Pergher

 

A UTILIZAÇÃO DO CHATGPT EM DEMONSTRAÇÕES MATEMÁTICAS

Autores: Gustavo Weirich Correa e Rodrigo Moreira                         Orientadora: Lisandra de Oliveira Sauer

2022

A PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM AUTORREGULADA: REFLEXÕES ACERCA DE UMA  EXPERIÊNCIA REMOTA NO PROJETO GAMA

Autores: Célia Artemisa Gomes Rodrigues Miranda, Amanda Pranke, Cícero Nachtigall, Rodrigo Oliveira Moreira e Rejane Pergher

 

RELATO DE EXPERIÊNCIA COMO MONITOR NO PROJETO GAMA 

Autor: Danton de Souza Camacho                                                               Orientadora: Rejane Pergher

 

2021

 

IMPACTOS NA TRAJETÓRIA ACADÊMICA DO GRADUANDO CAUSADOS PELO INSUCESSO NAS DISCIPLINAS DE CÁLCULO

Autores: Cícero Nachtigall, Henrique David Campelo, Luciana Chimendes, Pierre Teixeira da Silva e  Rejane Pergher

E-book: Educação Contemporânea – Volume 16 – Matemática – Capítulo 14

 

ATUAÇÃO DO PROJETO GRUPO DE APOIO EM MATEMÁTICA NO PERÍODO 2010-2020: PRINCIPAIS AÇÕES E RESULTADOS

Autores: Rejane Pergher e Cícero Nachtigall

 

O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE CÁLCULO NA UFPEL: UMA ANÁLISE ACERCA DAS INICIATIVAS DO PROJETO GAMA

Autores: Cícero Nachtigall, Henrique David Campelo, Pierre Teixeira da Silva e Rejane Pergher 

 

2020

O PROJETO GAMA EM EXTENSÃO: UMA ANÁLISE SOBRE A INSERÇÃO DO PROJETO NAS ESCOLAS PÚBLICAS

Autores: Rodrigo Oliveira Moreira e Gustavo Weirich Corrêa         Orientador: Cícero Nachtigall

 

PROJETO GAMA: UMA TRAJETÓRIA DE SUCESSO

Autor: Hugo Silva de Almeida Venâncio Lopes                                     Orientadora: Rejane Pergher

 

ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE O ÍNDICE DE ABSENTEÍSMO EM MÓDULOS DE REFORÇO OFERTADOS PELO GAMA EM MODALIDADE PRESENCIAL E ENSINO REMOTO

Autores: Gustavo de Azevedo Ludtke e Miguel Beck Berno                 Orientador: Cícero Nachtigall

 

O USO DE VIDEOAULAS DO PROJETO GAMA NA APRENDIZAGEM DE CÁLCULO DIFERENCIAL

Autor: Jorge Luiz de Mello Caurio Junior                                                 Orientadora: Rejane Pergher

 

SALA DE AULA INVERTIDA – UMA ANÁLISE SOBRE A RECEPTIVIDADE DOS ESTUDANTES PARTICIPANTES DAS AULAS INVERTIDAS NO PROJETO GAMA

Autores: Gustavo Weirich Corrêa e Rodrigo Oliveira Moreira              Orientador: Cícero Nachtigall

 

A INTERAÇÃO ENTRE PARES E A APRENDIZAGEM EM CÁLCULO: EXPERIÊNCIAS DO PROJETO GAMA/UFPEL

Autores: Cícero Nachtigall e Rejane Pergher 

 

2019

 

PROJETO GAMA: UM EXEMPLO BEM-SUCEDIDO DO ENSINO COOPERATIVO NA UFPEL

Autores: João Inácio Moreira Bezerra, Rejane Pergher e Cícero Nachtigall

E-book:  A produção do conhecimento nas Ciências Exatas e da Terra – Capítulo 15

 

ENFRENTAMENTO À EVASÃO NA UFPEL: UMA ANÁLISE COMPARATIVA E LONGITUDINAL DA ATUAÇÃO DO PROJETO GAMA

Autores: Cícero Nachtigall, Pierre Teixeira da Silva, Rejane Pergher e Samuel Letzow Silva Becker

 

AMBIENTES COLABORATIVOS: O USO DO WHATSAPP COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO PROJETO GAMA

Autores: Henrique David Campelo e Pierre Teixeira da Silva              Orientador: Cícero Nachtigall

 

ANÁLISE DE DIFICULDADES DA MATEMÁTICA BÁSICA UTILIZADAS NO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL: UM ESTUDO DE CASO.

Autor: Gustavo de Azevedo Lüdtke                                                          Orientador: Neide Pizzolato Angelo

 

A IMPORTÂNCIA DE ATIVIDADES DE NIVELAMENTO ATRAVÉS DO PROJETO GAMA PARA CURSAR AS DISCIPLINAS DE ÁLGEBRA LINEAR E GEOMETRIA ANALÍTICA

Autor: Jorge Luiz de Mello Caurio Junior                                                  Orientadora: Rejane Pergher

 

PROJETO GAMA/UFPEL NO YOUTUBE, NOVAS PERSPECTIVAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Autores: Pierre Teixeira da Silva e Henrique David Campelo              Orientador: Cícero Nachtigall

 

PROJETO GAMA: UMA POSSIBILIDADE DE INTEGRAÇÃO ENTRE ESTUDANTES DE VÁRIAS UNIDADES ACADÊMICAS DA UFPEL

Autor: Samuel Letzow Silva Becker                                                             Orientador: Cícero Nachtigall

 

2018

 

AULAS DE REFORÇO EM CÁLCULO, MÓDULO DE DERIVADAS: ANÁLISE SOBRE O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2018 – PROJETO GAMA

Autor: Gilmar Pereira da Cruz Júnior                                                 Orientador: Cícero Nachtigall

 

PROJETO GAMA: UM PROGRAMA ESTRATÉGICO INSTITUCIONAL DA UFPEL NO COMBATE A REPROVAÇÃO E EVASÃO

Autor: Hugo Silva de Almeida Venancio Lopes                                 Orientador: Cícero Nachtigall

 

ENCONTROS DE CÁLCULO 3: UMA PRÁTICA DE “PEER-TUTORING” NA UFPEL

Autor: João Inácio Moreira Bezerra                                                     Orientadora: Rejane Pergher

 

MÓDULO DE MATEMÁTICA BÁSICA: REVISANDO CONCEITOS E PREPARANDO PARA O CÁLCULO.

Autor: Pierre Teixeira da Silva                                                                Orientador: Cícero Nachtigall

 

CURSO PREPARATÓRIO PARA O CÁLCULO 2018/1: O GAMA AUXILIANDO DESDE O INGRESSO

Autor: Samuel Letzow Silva Becker                                               Orientador: Cícero Nachtigall

 

O CURSO PREPARATÓRIO PARA O CÁLCULO E A MATEMÁTICA BÁSICA

Autores: Cícero Nachtigall e Pierre Teixeira da Silva

 

CONTRIBUIÇÕES DE ATIVIDADES EXTRACLASSE PARA A APRENDIZAGEM EM CÁLCULO: PROJETO GAMA COMO EXEMPLO DE INTERAÇÃO ENTRE ALUNOS

Autores: Cícero Nachtigall e Rejane Pergher

 

ESTUDO COOPERATIVO: UMA INTERESSANTE PRÁTICA PARA O SUCESSO ACADÊMICO

Autores: João Inácio Moreira Bezerra e Rejane Pergher

 

2017

 

NOVA ABORDAGEM PARA O ENSINO DE LIMITES NO INFINITO, DE FUNÇÕES RACIONAIS DE POLINÔMIOS ENVOLVENDO RADICAIS

Autor: Enilson Rodrigues Nunes                            Orientadores: Alexandre Molter e Maurício Zahn

 

MONITORIAS E ATIVIDADES DE REFORÇO EM CÁLCULO DO PROJETO GAMA/UFPEL: ANÁLISE DO SEMESTRE 2016/02

Autora: Gesiéle Santos da Rosa                                                                   Orientadora: Rejane Pergher

 

REFLEXÕES ACERCA DA IMPORTÂNCIA DO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM EM CÁLCULO NA UFPEL: O PROJETO GAMA COMO POTENCIALIZADOR DE NOVAS PRÁTICAS DE ENSINO

Autor: Henrique David Campelo                                                                 Orientador: Cícero Nachtigall

 

RELATO DE EXPERIÊNCIA E APRESENTAÇÃO DOS DADOS DO PROJETO GAMA EM 2017/1

Autor: Hugo Silva de Almeida Venâncio Lopes                                       Orientador: Cícero Nachtigall

 

PROJETO GAMA: UM EXEMPLO BEM SUCEDIDO DO ENSINO COOPERATIVO NA UFPEL

Autor: João Inácio Moreira Bezerra                                                            Orientadora: Rejane Pergher

 

RELATO E ANÁLISE DAS ATIVIDADES DE MONITORIA DE ALGUMAS TURMAS DE CÁLCULO 1 E 1A ATENDIDAS PELO PROJETO GAMA

Autor: João Pedro Kohls Bast                                                             Orientador: Neide Pizzolato Angelo

 

O ABCD DA MATEMÁTICA: ATÉ QUE PONTO AS DIFICULDADES EM ESCRITA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS PODEM AFETAR A APRENDIZAGEM EM CÁLCULO

Autora: Liane Blank Schneider                                                                   Orientador: Cícero Nachtigall

 

CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL, QUE MATEMÁTICA É ESTA? UMA REFLEXÃO SOBRE AS DIFICULDADES NO ENSINO DE CÁLCULO SOB O OLHAR DE UM BOLSISTA DO PROJETO GAMA

Autor: Pierre Teixeira da Silva                                                                     Orientador: Cícero Nachtigall

 

2016

 

EXPERIÊNCIA COMO MONITOR NO PROJETO GAMA – GRUPO DE APOIO EM MATEMÁTICA

Autor: Vinícius Torres Marques                                                                       Orientador: Maurício Zahn

 

PROJETO GAMA – UFPEL EM COLABORAÇÃO COM AS AÇÕES AFIRMATIVAS

Autora: Otávia Silva dos Santos                                Orientadores: Cícero Nachtigall e Rejane Pergher

 

REFORÇOS DE ÁLGEBRA LINEAR E GEOMETRIA ANALÍTICA DO PROJETO GAMA/UFPEL

Autor: Eduardo Sganzerla Ferreira e Rafael Torres Teixeira                  Orientadora: Rejane Pergher

 

2015

 

EXPERIÊNCIA DISCENTE/DOCENTE NO PROJETO  – GRUPO DE APOIO EM MATEMÁTICA

Autora: Flaviane Agustini Stedille     Orientadoras: Luciana Chimendes Cabrera e Rejane Pergher

 

2014

 

MONITORIA: UMA EXPERIÊNCIA RELEVANTE NA FORMAÇÃO À DOCÊNCIA

Autoras: Bruna da Silva Leitzke, Lucille Santos Peixoto, Rejane Pergher e Luciana Chimendes Cabrera

 

MONITORIAS NAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR: RESULTADOS E PERSPECTIVAS

Autoras: Juliana  Borges Pedrotti, Aline Goulart da Silveira, Luciana Chimendes Cabrera e Rejane Pergher 

2013

 

REPROVAÇÃO EM MATEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR: UMA TENTATIVA DE REDUZIR OS ALTOS ÍNDICES

Autoras: Camila Pinto da Costa, Rejane Pergher e Luciana Chimendes Cabrera

 

MONITORIAS NOS CURSOS INICIAIS DE CÁLCULO: UM OLHAR SOBRE RESULTADOS A PARTIR DE DADOS ESTATÍSTICOS

Autores: Luciana Chimendes Cabrera, Alexandre Molter, Camila Pinto da Costa, Cícero Nachtigall e Rejane Pergher

 

RELATO DE MONITORIA: UMA FORMA DE EXPERIÊNCIA DOCENTE

Autores: Jefferson Rodrigues da Silveira, Bruna da Silva Leitzke, Camila Pinto da Costa e Rejane Pergher