Início do conteúdo
Atividades do Projeto

Atualmente, as principais atividades do Projeto GAMA são:

Oficinas de Aprendizagem Autorregulada

Oferecimento de oficinas que visam propor reflexões acerca do uso de estratégias de aprendizagem em matemática, a partir das experiências dos estudantes participantes. Nos encontros, pretende-se abordar também alguns temas específicos, tais como o estabelecimento de objetivos de aprendizagem, o planejamento de estudos, automonitoramento da aprendizagem, autoavaliação da aprendizagem, a gestão do tempo disponível, a organização e transformação da informação, a atenção e a concentração na tarefa, procrastinação, o ambiente de estudo e procura por ajuda. Esta atividade pode ser solicitada pelo coordenador de curso para seus estudantes.

Atividades de Revisão em Matemática

Oferecimento de atividades regulares de revisão, reforço e resolução de exercícios de Cálculo Diferencial e Integral e ALGA – Álgebra Linear e Geometria Analítica, através de módulos com assuntos predeterminados e com percentual de vagas destinadas a alunos vinculados a programas de permanência da Pró-reitora de Assuntos Estudantis – PRAE. Os acadêmicos interessados deverão realizar a inscrição através da página do Projeto em período predeterminado para cada módulo individualmente. Serão oferecidos módulos ao longo de cada semestre letivo, no formato online e presencial, além de oferta nos recessos acadêmicos de um módulo de matemática básica para alunos ingressantes. A carga horária de cada módulo será de 12 horas. Esta é uma ação que busca atender a acadêmicos que necessitam de acompanhamento pedagógico sistemático e colaborar com ações do programa de permanência de alunos da Universidade. Há ainda vagas destinadas a a comunidade escolar: estudantes de escolas públicas e professores.

Encontros de ALGA e Encontros de Cálculo 

Oferecimento de aulas de revisão, reforço e resolução de exercícios de ALGA (Álgebra Linear e Geometria Analítica) e Cálculo. Em geral, o professor da disciplina solicita esta atividade junto a coordenação do projeto. Grupos de alunos também podem solicitar este apoio.

Monitorias

Ao longo do semestre letivo, o projeto GAMA oferece monitorias para diversas disciplinas iniciais de matemática.

As disciplinas que são atendidas pelo projeto atualmente são: Matemática Elementar, ALGA, Cálculo 1, Cálculo 1A, Cálculo I, Cálculo A, Cálculo 2, Cálculo II e Cálculo B. De acordo com a disponibilidade de bolsistas, o projeto GAMA também oferece apoio nas disciplinas de Cálculo 3, Cálculo III, ED – Equações Diferenciais e EDO – Equações Diferenciais Ordinárias, entre outras.

O acadêmico que procurar as monitorias do projeto GAMA em pelo menos 15 oportunidades no mesmo semestre terá direito a um certificado de 20 horas.

Qualificação dos bolsistas

Dentre as ações de qualificação, pode-se destacar reuniões com os professores colaboradores, estudos dirigidos relacionados aos conteúdos contemplados pelas ações do projeto e reuniões gerais para avaliação das atividades.