Início do conteúdo
Histórico 2020

Projeto GAMA – 2020

Esse foi um ano bastante atípico, com o surgimento da pandemia do novo corona vírus, todas as atividades presenciais do grupo foram suspensas em março. Os professores, dispostos a superar os novos desafios, decidiram gravar videoaulas do material das Atividades de Reforço em Matemática. Foram mais de 150 videoaulas adicionadas no canal do GAMA no YouTube. Assim, todos os 6 módulos foram oferecidos de forma remota. Ainda, um novo módulo foi criado, matemática básica 2, sobre matrizes e sistemas lineares. Novas ideias foram implementadas, como a Oficina de Aprendizagem Autorregulada. Além disso, nossos bolsistas atenderam os alunos também de forma virtual, auxiliando-os através das redes sociais.

As principais atividades desenvolvidas pelo projeto GAMA foram:

Atividades de Reforço em Cálculo

Oficinas de Aprendizagem Autorregulada

Monitorias

Qualificação dos bolsistas do projeto

Embora as atividades do GAMA sejam abertas a toda comunidade acadêmica da UFPel, o público mais assíduo é formado por acadêmicos de sete unidades da UFPel: Instituto de Física e Matemática (IFM), Centro de Engenharias (CENG), Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDTec), Faculdade de Agronomia (FAEM), Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos (CCQFA), Instituto de Biologia (IB), Faculdade de Meteorologia (FMet) e Instituto de Ciências Humanas (ICH).

                   Em 2020 o GAMA atendeu 447 estudantes de mais de 30 cursos de graduação da UFPel e 158 estudantes externos à UFPel. A Unidade Acadêmica com mais estudantes participantes nas atividades do GAMA em 2020 foam o CENG (134 estudantes), seguido pelo IFM (79 estudantes), CCQFA (50 estudantes), CDTec (43 estudantes), IB (27 estudantes), ICH (25 estudantes), FAEM (23 estudantes), FAT (17 estudantes) e FMET (6 estudantes). Outras unidades acadêmicas somaram 43 estudantes.

Atividades de Reforço em Cálculo – ARC

                   Em 2020, o projeto GAMA disponibilizou 27 (vinte e sete) módulos, sendo:

  • Nove módulos de matemática básica 1. Do total de inscritos, 279 estudantes da UFPel e 83 estudantes de extensão. Dos 46 alunos da UFPel que cursaram a disciplina de cálculo em 2020 e foram considerados frequentes neste módulo de reforço (participaram de pelo menos 4 das 6 aulas), 80%  foram aprovados na disciplina. Dentre os estudantes que compareceram a todas as aulas deste módulo, o percentual de aprovação passa para 85% (de um total de 33 estudantes).
  • Seis módulos de funções. Do total de inscritos, 148 estudantes da UFPel e 22 estudantes de extensão. Dos 26 alunos da UFPel que cursaram a disciplina de cálculo em 2020 e foram considerados frequentes neste módulo de reforço (participaram de pelo menos 4 das 6 aulas), 92%  foram aprovados na disciplina. Dentre os estudantes que compareceram a todas as aulas deste módulo, o percentual de aprovação passa para 94% (de um total de 16 estudantes).
  • Dois módulos de funções trigonométricas, exponenciais e logarítmicas. Do total de inscritos, 42 estudantes da UFPel e 32 estudantes de extensão. Dos 3 alunos da UFPel que cursaram a disciplina de cálculo em 2020 e foram considerados frequentes neste módulo de reforço (participaram de pelo menos 4 das 6 aulas), 100%  foram aprovados na disciplina.
  • Três módulos de limites. Do total de inscritos, 65 estudantes da UFPel. Apenas 2 alunos cursaram a disciplina de cálculo em 2020 e foram considerados frequentes neste módulo de reforço (participaram de pelo menos 4 das 6 aulas), 100%  foram aprovados na disciplina.
  • Três módulos de derivadas. Do total de inscritos, 52 estudantes da UFPel. Apenas 6 alunos cursaram a disciplina de cálculo em 2020 e foram considerados frequentes neste módulo de reforço (participaram de pelo menos 4 das 6 aulas), 100% foram aprovados na disciplina.
  • Dois módulos de integrais. Do total de inscritos, 30 estudantes da UFPel. Apenas um aluno cursou a disciplina de cálculo em 2020 e foi considerado frequente neste módulo de reforço (participaram de pelo menos 4 das 6 aulas), obtendo aprovação na disciplina.
  • Um módulo de matemática básica 2, uma novidade do GAMA, relacionado a disciplina de ALGA – Álgebra Linear e Geometria Analítica.

Oficinas de Aprendizagem Autorregulada

Em 2020 o projeto GAMA agregou, em seu rol de atividades, oficinas que visam fomentar a cultura do “aprender a aprender”. Participaram, da primeira edição, 13 estudantes de seis cursos de graduação da instituição. As atividades foram realizadas ao longo de quatro encontros virtuais síncronos, complementadas com atividades assíncronas, nas quais se fomentou a discussão sobre a importância de estabelecer objetivos de aprendizagem; realizar, executar e monitorar planejamentos de estudos e avaliar as aprendizagens. A primeira experiência do GAMA nesta direção contou com o imprescindível apoio do projeto GEPAAR – Grupo de Estudos e Pesquisa da Aprendizagem Autorregulada da UFPel. O grupo GAMA registra neste espaço um agradecimento muito especial para a professora Lourdes Maria Bragagnolo Frison, coordenadora do GEPAAR e eterna inspiração para todos e todas que com ela conviveram.

Monitorias

Em 2020, foram oferecidas monitorias de Cálculo. O projeto atendeu 48 estudantes, que estavam cursando a disciplina de cálculo. Dos estudantes que compareceram a pelo menos uma monitoria do GAMA, 96% foram aprovados. Este percentual de aprovação passa para 100% (de um total de 18) se forem considerados os estudantes que compareceram a pelo menos 3 (três) monitorias.

Qualificação dos bolsistas do projeto

O GAMA atua de forma especial na formação e qualificação dos seus bolsistas. Atualmente, o projeto conta com 15 bolsistas de diversos cursos de Graduação da UFPel. Cada bolsista possui, em sua carga horária semanal, horas para preparação e apresentação de trabalhos em eventos.