Início do conteúdo
Histórico 2018

Principais ações do Projeto GAMA em 2018

                     Em 2018/1, as principais atividades desenvolvidas pelo projeto GAMA foram:

Cursos Preparatórios para o Cálculo

Atividades de Reforço em Cálculo

Encontros de Cálculo e Encontros de ALGA

Monitorias

Qualificação dos bolsistas do projeto

 

                   Embora as atividades do GAMA sejam abertas a toda comunidade acadêmica da UFPel, o público mais assíduo é formado por acadêmicos de sete unidades da UFPel: Instituto de Física e Matemática (IFM), Centro de Engenharias (CENG), Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDTec), Faculdade de Agronomia (FAEM), Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos (CCQFA), Instituto de Biologia (IB) e Faculdade de Meteorologia (FMet).

                    Em 2018/1 o GAMA atendeu 674 estudantes de mais de 30 cursos de graduação da UFPel, dos quais 593 estavam matriculados em disciplinas de matemática no referido semestre. A Unidade Acadêmica com mais estudantes participantes das atividades do GAMA em 2018/1 foi o CENG (195 estudantes), seguido pelo CDTec (143 estudantes), IFM (126 estudantes), CCQFA (74 estudantes) e FAEM (58 estudantes). Outras unidades acadêmicas somaram 78 estudantes.

                  Em 2018/2 o GAMA atendeu 376 estudantes de mais de 30 cursos de graduação da UFPel, dos quais 365 estavam matriculados em disciplinas de Cálculo ou ALGA no referido semestre. Destes, 235 (64%) foram aprovados na respectiva disciplina cursada. A Unidade Acadêmica com mais estudantes participantes das atividades do GAMA em 2018/2 foi o CDTec (103 estudantes), seguido pelo CCQFA (93 estudantes), CENG (58 estudantes), FAEM (50 estudantes) e IFM (36 estudantes). Outras unidades acadêmicas somaram 36 estudantes.

 

Curso Preparatório para o Cálculo – CPC

                    Em 2018, foram oferecidas duas edições do Curso Preparatório para o Cálculo, uma no recesso acadêmico de verão (entre os semestres 2017/2 e 2018/1) e uma no recesso acadêmico de inverno (entre os semestres acadêmicos de 2018/1 e 2018/2).

               No recesso de verão (entre os semestres 2017/2 e 2018/1), o projeto GAMA disponibilizou 120 vagas oferecidas em duas turmas, uma no turno da manhã e uma no turno da noite. Devido ao grande número de inscritos, o GAMA ofertou três turmas extras, no turno da manhã, visando contemplar todos os inscritos. O curso foi ofertado na última semana do recesso acadêmico. Do total de inscritos, 181 estudantes compareceram, sendo que 142 cursaram a disciplina de cálculo no semestre 2018/1. Destes, 112 foram considerados frequentes (participaram de pelo menos 75% das aulas do CPC), sendo que 65 destes compareceram a todas as aulas do Curso. Dos estudantes considerados frequentes no CPC e que cursaram disciplinas de cálculo no semestre 2018/1, 48% foram aprovados na respectiva disciplina de cálculo cursada no referido semestre. Dentre os estudantes que compareceram a todas as aulas, este percentual passou para 55%. O Curso foi composto por 5 (cinco) aulas teóricas e 5 (cinco) aulas de exercícios. Todas as aulas foram ministradas pelos bolsistas do projeto e acompanhadas presencialmente pelos professores colaboradores do GAMA.

          No recesso de inverno (entre os semestres 2018/1 e 2018/2), o projeto GAMA disponibilizou 120 vagas oferecidas em duas turmas, uma no turno da manhã e uma no turno da noite. O curso foi ofertado na última semana do recesso acadêmico. Do total de inscritos, 63 estudantes compareceram, sendo que 62 cursaram a disciplina de cálculo no semestre 2018/2. Destes, 43 foram considerados frequentes (participaram de pelo menos 75% das aulas do CPC), sendo que 10 destes compareceram a todas as aulas do Curso. Dos estudantes considerados frequentes no CPC e que cursaram disciplinas de cálculo no semestre 2018/2, 53% foram aprovados na respectiva disciplina de cálculo cursada no referido semestre. Dentre os estudantes que compareceram a todas as aulas, este percentual passou para 60%. O Curso foi composto por 5 (cinco) aulas teóricas e 5 (cinco) aulas de exercícios. Todas as aulas foram ministradas pelos bolsistas do projeto e acompanhadas presencialmente pelos professores colaboradores do GAMA.

 

Atividades de Reforço em Cálculo – ARC

                   Em 2018/1, o projeto GAMA disponibilizou 6 (seis) módulos, sendo:

1)  Um módulo de matemática básica. Do total de inscritos, 89 estudantes compareceram, sendo que 76 destes cursaram a disciplina de cálculo em 2018/1. Dentre os estudantes que cursaram a disciplina de cálculo em 2018/1 e foram considerados frequentes neste módulo de reforço (participaram de pelo menos 4 das 6 aulas), 45% (de um total de 47 estudantes) foram aprovados na respectiva disciplina de cálculo cursada no referido semestre. Dentre os estudantes que compareceram a todas as aulas deste módulo, o percentual de aprovação passa para 55% (de um total de 22 estudantes).

2)  Um módulo de funções reais de uma variável real. Do total de inscritos, 111 estudantes compareceram, sendo que 94 destes cursaram a disciplina de cálculo em 2018/1. Dentre os estudantes que cursaram a disciplina de cálculo em 2018/1 e foram considerados frequentes neste módulo de reforço (participaram de pelo menos 4 das 6 aulas), 53% (de um total de 58 estudantes) foram aprovados na respectiva disciplina de cálculo cursada no referido semestre. Dentre os estudantes que compareceram a todas as aulas deste módulo, o percentual de aprovação passa para 65% (de um total de 20 estudantes).

3)  Um módulo de funções trigonométricas, exponenciais e logarítmicas. Do total de inscritos, 66 estudantes compareceram, sendo que 61 destes cursaram a disciplina de cálculo em 2018/1. Dentre os estudantes que cursaram a disciplina de cálculo em 2018/1 e foram considerados frequentes neste módulo de reforço (participaram de pelo menos 4 das 6 aulas), 52% (de um total de 29 estudantes) foram aprovados na respectiva disciplina de cálculo cursada no referido semestre. Dentre os estudantes que compareceram a todas as aulas deste módulo, o percentual de aprovação passa para 60% (de um total de 20 estudantes).

4) Um módulo de limites de funções reais de uma variável real. Do total de inscritos, 117 estudantes compareceram, sendo que 106 destes cursaram a disciplina de cálculo em 2018/1. Dentre os estudantes que cursaram a disciplina de cálculo em 2018/1 e foram considerados frequentes neste módulo de reforço (participaram de pelo menos 4 das 6 aulas), 66% (de um total de 53 estudantes) foram aprovados na respectiva disciplina de cálculo cursada no referido semestre. Dentre os estudantes que compareceram a todas as aulas deste módulo, o percentual de aprovação passa para 90% (de um total de 21 estudantes).

5) Um módulo de derivadas de funções reais de uma variável real. Do total de inscritos, 90 estudantes compareceram, sendo que 85 destes cursaram a disciplina de cálculo em 2018/1. Dentre os estudantes que cursaram a disciplina de cálculo em 2018/1 e foram considerados frequentes neste módulo de reforço (participaram de pelo menos 4 das 6 aulas), 63% (de um total de 48 estudantes) foram aprovados na respectiva disciplina de cálculo cursada no referido semestre. Dentre os estudantes que compareceram a todas as aulas deste módulo, o percentual de aprovação passa para 79% (de um total de 19 estudantes).

6) Um módulo de integrais de funções reais de uma variável real. Do total de inscritos, 52 estudantes compareceram, sendo que 49 destes cursaram a disciplina de cálculo em 2018/1. Dentre os estudantes que cursaram a disciplina de cálculo em 2018/1 e foram considerados frequentes neste módulo de reforço (participaram de pelo menos 4 das 6 aulas), 57% (de um total de 28 estudantes) foram aprovados na respectiva disciplina de cálculo cursada no referido semestre. Dentre os estudantes que compareceram a todas as aulas deste módulo, o percentual de aprovação passa para 75% (de um total de 8 estudantes).

Em 2018/2, o projeto GAMA disponibilizou 6 (seis) módulos, sendo:

1)  Um módulo de Matemática Básica. Do total de inscritos, 14 estudantes compareceram, sendo que todos estes cursaram a disciplina de cálculo em 2018/2. Dentre os estudantes que cursaram a disciplina de cálculo em 2018/2 e foram considerados frequentes neste módulo de reforço (participaram de pelo menos 4 das 6 aulas), 78% (de um total de 9 estudantes) foram aprovados na respectiva disciplina de cálculo cursada no referido semestre. Dentre os estudantes que compareceram a todas as aulas deste módulo, o percentual de aprovação passa para 100% (de um total de 5 estudantes).

2)  Um módulo de funções reais de uma variável real. Do total de inscritos, 43 estudantes compareceram, sendo que 41 destes cursaram a disciplina de cálculo em 2018/2. Dentre os estudantes que cursaram a disciplina de cálculo em 2018/2 e foram considerados frequentes neste módulo de reforço (participaram de pelo menos 4 das 6 aulas), 55% (de um total de 7 estudantes) foram aprovados na respectiva disciplina de cálculo cursada no referido semestre. Dentre os estudantes que compareceram a todas as aulas deste módulo, o percentual de aprovação passa para 56% (de um total de 5 estudantes).

3)  Um módulo de funções trigonométricas, exponenciais e logarítmicas. Do total de inscritos, 21 estudantes compareceram, sendo que todos estes cursaram a disciplina de cálculo em 2018/2. Dentre os estudantes que cursaram a disciplina de cálculo em 2018/2 e foram considerados frequentes neste módulo de reforço (participaram de pelo menos 4 das 6 aulas), 71% (de um total de 5 estudantes) foram aprovados na respectiva disciplina de cálculo cursada no referido semestre. Dentre os estudantes que compareceram a todas as aulas deste módulo, o percentual de aprovação passa para 50% (de um total de 2 estudantes).

4) Um módulo de limites de funções reais de uma variável real. Do total de inscritos, 9 estudantes compareceram, sendo que 8 destes cursaram a disciplina de cálculo em 2018/2. Dentre os estudantes que cursaram a disciplina de cálculo em 2018/2 e foram considerados frequentes neste módulo de reforço (participaram de pelo menos 4 das 6 aulas), 50% (de um total de 2 estudantes) foram aprovados na respectiva disciplina de cálculo cursada no referido semestre. Nenhum estudante compareceu em todas as aulas.

5) Um módulo de derivadas de funções reais de uma variável real. Do total de inscritos, 17 estudantes compareceram, sendo que todos estes cursaram a disciplina de cálculo em 2018/2. Dentre os estudantes que cursaram a disciplina de cálculo em 2018/2 e foram considerados frequentes neste módulo de reforço (participaram de pelo menos 4 das 6 aulas), 70% (de um total de 10 estudantes) foram aprovados na respectiva disciplina de cálculo cursada no referido semestre. Dentre os estudantes que compareceram a todas as aulas deste módulo, o percentual de aprovação passa para 100% (de um total de 4 estudantes).

6) Um módulo de integrais de funções reais de uma variável real. Do total de inscritos, 21 estudantes compareceram, sendo que  todos estes cursaram a disciplina de cálculo em 2018/2. Dentre os estudantes que cursaram a disciplina de cálculo em 2018/2 e foram considerados frequentes neste módulo de reforço (participaram de pelo menos 4 das 6 aulas), 70% (de um total de 10 estudantes) foram aprovados na respectiva disciplina de cálculo cursada no referido semestre. Dentre os estudantes que compareceram a todas as aulas deste módulo, o percentual de aprovação passa para 71% (de um total de 7 estudantes).

Cada módulo é composto por 6 (seis) aulas e desenvolvido em três semanas (duas aulas por semana). Todas as aulas foram ministradas pelos bolsistas e acompanhadas presencialmente pelos professores colaboradores do GAMA.

 

Encontros de ALGA e Encontros de Cálculo

Em 2018/1, o projeto GAMA realizou 6 (seis) Encontros.

1) Três Encontros de ALGA – Álgebra Linear e Geometria Analítica (60 vagas cada). Do total de inscritos, 45 estudantes compareceram, sendo que 43 destes cursaram a disciplina de ALGA em 2018/1. Dentre os estudantes que cursaram a referida disciplina e compareceram a pelo menos um dos encontros, 45% (de um total de 43 estudantes) foram aprovados na respectiva disciplina de ALGA cursada no referido semestre. Este percentual passa para 61% (de um total de 18 estudantes) se forem considerados os estudantes que compareceram a dois dos três encontros e passa para 86% (de um total de 7 estudantes) dentre os estudantes que foram aos três encontros oferecidos.

2) Três Encontros de Cálculo 3 (60 vagas cada). Do total de inscritos, 28 estudantes compareceram, sendo que 27 destes cursaram a disciplina de cálculo em 2018/1. Dentre os estudantes que cursaram a referida disciplina e compareceram a pelo menos um dos encontros, 85% (de um total de 27 estudantes) foram aprovados na respectiva disciplina de cálculo cursada no referido semestre. Este percentual passa para 88% (de um total de 8 estudantes) se forem considerados os estudantes que compareceram a dois dos três encontros e passa para 100% (de um total de 1 estudante) dentre os estudantes que foram aos três encontros oferecidos.

 

Em 2018/2, o projeto GAMA realizou 7 (sete) Encontros.

1) Três Encontros de Cálculo 2 (60 vagas cada). Do total de inscritos, 36 estudantes compareceram, sendo que todos estes cursaram a disciplina de Cálculo 2 em 2018/2. Dentre os estudantes que cursaram a referida disciplina e compareceram a pelo menos um dos encontros, 42% (de um total de 36 estudantes) foram aprovados na respectiva disciplina de Cálculo cursada no referido semestre. Este percentual passa para 35% (de um total de 17 estudantes) se forem considerados os estudantes que compareceram a dois dos três encontros e passa para 71% (de um total de 7 estudantes) dentre os estudantes que foram aos três encontros oferecidos.

2) Quatro Encontros de Cálculo 3 (60 vagas cada). Do total de inscritos, 36 estudantes compareceram, sendo que 36 destes cursaram a disciplina de cálculo em 2018/2. Dentre os estudantes que cursaram a referida disciplina e compareceram a pelo menos um dos encontros, 67% (de um total de 36 estudantes) foram aprovados na respectiva disciplina de cálculo cursada no referido semestre. Este percentual passa para 80% (de um total de 25 estudantes) se forem considerados os estudantes que compareceram a dois dos três encontros e passa para 100% (de um total de 2 estudante) dentre os estudantes que foram aos quatro encontros oferecidos.

Cada Encontro realizado em 2018 teve duração de 4 (quatro) horas e foi desenvolvido nos sábados pela manhã. Todos os Encontros foram ministrados pelos bolsistas e acompanhados presencialmente pelos professores colaboradores do GAMA.

 

Monitorias

Em 2018/1, foram oferecidas monitorias de Cálculo e ALGA – Álgebra Linear e Geometria Analítica. No total, o Projeto prestou 1226 atendimentos em monitorias para 321 estudantes, dentre estes, 309 estavam cursando a disciplina de cálculo ou ALGA em 2018/1. Dos estudantes que estavam cursando uma destas disciplinas e compareceram a pelo menos uma monitoria do GAMA, 59% (de um total de 309) foram aprovados na respectiva disciplina de matemática cursada em 2018/1. Este percentual de aprovação passa para 72% (de um total de 123) se forem considerados os estudantes que compareceram a pelo menos 3 (três) monitorias, para 80% (de um total de 40) se forem considerados somente os estudantes que compareceram a pelo menos 8 (oito) monitorias e passa para 77% (de um total de 13) se forem considerados somente os estudantes que compareceram a pelo menos 16 (dezesseis) monitorias.

 

Em 2018/2, foram oferecidas monitorias de Cálculo e ALGA – Álgebra Linear e Geometria Analítica. No total, o Projeto prestou 803 atendimentos em monitorias para 215 estudantes, dentre estes, 216 estavam cursando a disciplina de cálculo ou ALGA em 2018/2. Dos estudantes que estavam cursando uma destas disciplinas e compareceram a pelo menos uma monitoria do GAMA, 76% (de um total de 216) foram aprovados na respectiva disciplina de matemática cursada em 2018/2. Este percentual de aprovação passa para 71% (de um total de 85) se forem considerados os estudantes que compareceram a pelo menos 3 (três) monitorias, para 71% (de um total de 28) se forem considerados somente os estudantes que compareceram a pelo menos 8 (oito) monitorias e passa para 83% (de um total de 6) se forem considerados somente os estudantes que compareceram a pelo menos 16 (dezesseis) monitorias.

 

Qualificação dos bolsistas do projeto

O projeto GAMA atua de forma especial na formação e qualificação dos seus bolsistas. Atualmente, o Projeto conta com 14 bolsistas de diversos Cursos de Graduação da UFPel. Ao longo de cada semestre, os bolsistas realizam reuniões semanais com os professores orientadores e reuniões gerais para avaliar o desenvolvimento das atividades. Cada bolsista possui ainda, em sua carga horária semanal, horas destinadas para resolução das listas de exercícios das turmas, horas para dedicar a estudos aprofundados em temas relacionados à matemática, sob orientação de professores ligados ao Projeto, preparação e apresentação de trabalhos em eventos.

Em 2018, o Projeto GAMA forneceu mais de 27.900 (vinte e sete mil e novecentas) horas em certificados  para alunos participantes.