Início do conteúdo
Histórico 2018/1

Principais ações do Projeto GAMA em 2018/1

                     Em 2018/1, as principais atividades desenvolvidas pelo projeto GAMA foram:

Cursos Preparatórios para o Cálculo

Atividades de Reforço em Cálculo

Encontros de Cálculo e Encontros de ALGA

Monitorias

Qualificação dos bolsistas do projeto

 

                   Embora as atividades do GAMA sejam abertas a toda comunidade acadêmica da UFPel, o público mais assíduo é formado por acadêmicos de sete unidades da UFPel: Instituto de Física e Matemática (IFM), Centro de Engenharias (CENG), Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDTec), Faculdade de Agronomia (FAEM), Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos (CCQFA), Instituto de Biologia (IB) e Faculdade de Meteorologia (FMet).

                    Em 2018/1 o GAMA atendeu 674 estudantes de mais de 33 cursos de graduação da UFPel, dos quais 593 estavam matriculados em disciplinas de matemática no referido semestre. A Unidade Acadêmica com mais estudantes participantes das atividades do GAMA em 2018/1 foi o CENG (195 estudantes), seguido pelo CDTec (143 estudantes), IFM (126 estudantes), CCQFA (74 estudantes) e FAEM (58 estudantes). Outras unidades acadêmicas somaram 78 estudantes.

 

Curso Preparatório para o Cálculo – CPC

                    Em 2017, foram oferecidas duas edições do Curso Preparatório para o Cálculo em 2018, uma no recesso acadêmico de verão (entre os semestres 2017/2 e 2018/1) e uma no recesso acadêmico de inverno (entre os semestres acadêmicos de 2018/1 e 2018/2).

               No recesso de verão (entre os semestres 2017/2 e 2018/1), o projeto GAMA disponibilizou 120 vagas oferecidas em duas turmas, uma no turno da manhã e uma no turno da noite. Devido ao grande número de inscritos, o GAMA ofertou três turmas extras, no turno da manhã, visando contemplar todos os inscritos. O curso foi ofertado na última semana do recesso acadêmico. Do total de inscritos, 181 estudantes compareceram, sendo que 142 cursaram a disciplina de cálculo no semestre 2018/1. Destes, 112 foram considerados frequentes (participaram de pelo menos 75% das aulas do CPC), sendo que 65 destes compareceram a todas as aulas do Curso. Dos estudantes considerados frequentes no Curso e que cursaram disciplinas de cálculo no semestre 2018/1, 48% foram aprovados na respectiva disciplina de cálculo cursada no referido semestre. Dentre os estudantes que compareceram a todas as aulas, este percentual passou para 55%. O Curso foi composto por 5 (cinco) aulas teóricas e 5 (cinco) aulas de exercícios. Todas as aulas foram ministradas pelos bolsistas do projeto e acompanhadas presencialmente pelos professores colaboradores do GAMA.

 

Atividades de Reforço em Cálculo – ARC

                   Em 2018/1, o projeto GAMA disponibilizou 6 (seis) módulos, sendo:

1)  Um módulo de Matemática Básica. Do total de inscritos, 89 estudantes compareceram, sendo que 76 destes cursaram a disciplina de cálculo em 2018/1. Dentre os estudantes que cursaram a disciplina de cálculo em 2018/1 e foram considerados frequentes neste módulo de reforço (participaram de pelo menos 4 das 6 aulas), 45% (de um total de 47 estudantes) foram aprovados na respectiva disciplina de cálculo cursada no referido semestre. Dentre os estudantes que compareceram a todas as aulas deste módulo, o percentual de aprovação passa para 55% (de um total de 22 estudantes).

2)  Um módulo de funções reais de uma variável real. Do total de inscritos, 111 estudantes compareceram, sendo que 94 destes cursaram a disciplina de cálculo em 2018/1. Dentre os estudantes que cursaram a disciplina de cálculo em 2018/1 e foram considerados frequentes neste módulo de reforço (participaram de pelo menos 4 das 6 aulas), 53% (de um total de 58 estudantes) foram aprovados na respectiva disciplina de cálculo cursada no referido semestre. Dentre os estudantes que compareceram a todas as aulas deste módulo, o percentual de aprovação passa para 65% (de um total de 20 estudantes).

3)  Um módulo de funções trigonométricas, exponenciais e logarítmicas. Do total de inscritos, 66 estudantes compareceram, sendo que 61 destes cursaram a disciplina de cálculo em 2018/1. Dentre os estudantes que cursaram a disciplina de cálculo em 2018/1 e foram considerados frequentes neste módulo de reforço (participaram de pelo menos 4 das 6 aulas), 52% (de um total de 29 estudantes) foram aprovados na respectiva disciplina de cálculo cursada no referido semestre. Dentre os estudantes que compareceram a todas as aulas deste módulo, o percentual de aprovação passa para 60% (de um total de 20 estudantes).

4) Um módulo de limites de funções reais de uma variável real. Do total de inscritos, 117 estudantes compareceram, sendo que 106 destes cursaram a disciplina de cálculo em 2018/1. Dentre os estudantes que cursaram a disciplina de cálculo em 2018/1 e foram considerados frequentes neste módulo de reforço (participaram de pelo menos 4 das 6 aulas), 66% (de um total de 53 estudantes) foram aprovados na respectiva disciplina de cálculo cursada no referido semestre. Dentre os estudantes que compareceram a todas as aulas deste módulo, o percentual de aprovação passa para 90% (de um total de 21 estudantes).

5) Um módulo de derivadas de funções reais de uma variável real. Do total de inscritos, 90 estudantes compareceram, sendo que 85 destes cursaram a disciplina de cálculo em 2018/1. Dentre os estudantes que cursaram a disciplina de cálculo em 2018/1 e foram considerados frequentes neste módulo de reforço (participaram de pelo menos 4 das 6 aulas), 63% (de um total de 48 estudantes) foram aprovados na respectiva disciplina de cálculo cursada no referido semestre. Dentre os estudantes que compareceram a todas as aulas deste módulo, o percentual de aprovação passa para 79% (de um total de 19 estudantes).

6) Um módulo de integrais de funções reais de uma variável real. Do total de inscritos, 52 estudantes compareceram, sendo que 49 destes cursaram a disciplina de cálculo em 2018/1. Dentre os estudantes que cursaram a disciplina de cálculo em 2018/1 e foram considerados frequentes neste módulo de reforço (participaram de pelo menos 4 das 6 aulas), 57% (de um total de 28 estudantes) foram aprovados na respectiva disciplina de cálculo cursada no referido semestre. Dentre os estudantes que compareceram a todas as aulas deste módulo, o percentual de aprovação passa para 75% (de um total de 8 estudantes).

Cada módulo desenvolvido em 2018/1 foi composto por 6 (seis) aulas e desenvolvido em três semanas (duas aulas por semana). Todas as aulas foram ministradas pelos bolsistas e acompanhadas presencialmente pelos professores colaboradores do GAMA.

 

Encontros de ALGA e Encontros de Cálculo

Em 2018/1, o projeto GAMA realizou 6 (seis) Encontros.

1) Três Encontros de ALGA – Álgebra Linear e Geometria Analítica (60 vagas cada). Do total de inscritos, 45 estudantes compareceram, sendo que 43 destes cursaram a disciplina de ALGA em 2018/1. Dentre os estudantes que cursaram a referida disciplina e compareceram a pelo menos um dos encontros, 45% (de um total de 43 estudantes) foram aprovados na respectiva disciplina de ALGA cursada no referido semestre. Este percentual passa para 61% (de um total de 18 estudantes) se forem considerados os estudantes que compareceram a dois dos três encontros e passa para 86% (de um total de 7 estudantes) dentre os estudantes que foram aos três encontros oferecidos.

2) Três Encontros de Cálculo 3 (60 vagas cada). Do total de inscritos, 28 estudantes compareceram, sendo que 27 destes cursaram a disciplina de cálculo em 2018/1. Dentre os estudantes que cursaram a referida disciplina e compareceram a pelo menos um dos encontros, 85% (de um total de 27 estudantes) foram aprovados na respectiva disciplina de cálculo cursada no referido semestre. Este percentual passa para 88% (de um total de 8 estudantes) se forem considerados os estudantes que compareceram a dois dos três encontros e passa para 100% (de um total de 1 estudante) dentre os estudantes que foram aos três encontros oferecidos.

Cada Encontro realizado em 2018/1 teve duração de 4 (quatro) horas e foi desenvolvido nos sábados pela manhã. Todos os Encontros foram ministrados pelos bolsistas e acompanhados presencialmente pelos professores colaboradores do GAMA.

 

Monitorias

Em 2018/1, foram oferecidas monitorias de Cálculo e ALGA – Álgebra Linear e Geometria Analítica. No total, o Projeto prestou 1226 atendimentos em monitorias para 321 estudantes, dentre estes, 309 estavam cursando a disciplina de cálculo ou ALGA em 2018/1. Dos estudantes que estavam cursando uma destas disciplinas e compareceram a pelo menos uma monitoria do GAMA, 59% (de um total de 309) foram aprovados na respectiva disciplina de matemática cursada em 2018/1. Este percentual de aprovação passa para 72% (de um total de 123) se forem considerados os estudantes que compareceram a pelo menos 3 (três) monitorias, para 80% (de um total de 40) se forem considerados somente os estudantes que compareceram a pelo menos 8 (oito) monitorias e passa para 77% (de um total de 13) se forem considerados somente os estudantes que compareceram a pelo menos 16 (dezesseis) monitorias.

 

Qualificação dos bolsistas do projeto

O projeto GAMA atua de forma especial na formação e qualificação dos seus bolsistas. Atualmente, o Projeto conta com 14 bolsistas de diversos Cursos de Graduação da UFPel. Ao longo de cada semestre, os bolsistas realizam reuniões semanais com os professores orientadores e reuniões gerais para avaliar o desenvolvimento das atividades. Cada bolsista possui ainda, em sua carga horária semanal, horas destinadas para resolução das listas de exercícios das turmas, horas para dedicar a estudos aprofundados em temas relacionados à matemática, sob orientação de professores ligados ao Projeto, preparação e apresentação de trabalhos em eventos.

Em 2018/1, o Projeto GAMA forneceu mais de 10.000 (dez mil) horas em certificados  para alunos participantes.