Início do conteúdo
Depoimentos

O projeto GAMA: Grupo de Apoio em Matemática foi criado em 2010 e, desde a sua criação, contou com a participação de milhares de estudantes de vários cursos e de dezenas de professores colaboradores que ajudaram a escrever esta história.

Este espaço é destinado para que você, que de alguma forma apoiou ou foi apoiado pelo GAMA, possa deixar seu depoimento, impressão, comentário, sugestão ou crítica.

Fique à vontade!

Para deixar um depoimento sobre o projeto GAMA, clique AQUI.

 

Depoimentos

É um importante projeto de resgate dos conteúdos aprendidos no ensino médio. Vídeo aulas de ótima qualidade, apostilas em PDF claras e objetivas, exercícios resolvidos e propostos de acordo com o conteúdo. Tutorias adequados. Necessário que o projeto continue e se intensifique.

Sergio Luiz Pierobom

Acadêmico do curso de Licenciatura em Matemática

19/09/2022

 

Quando entrei para a UFPel, logo de cara fui recebido pelos convites informativos do GAMA por meio do Cobalto e entrei para o módulo de Matemática Básica I. Ali pude perceber que não era o único que precisava de ajuda e que a timidez era uma barreira a ser vencida. Precisamente passei a frequentar a página do projeto e me abracei aos arquivos PDF disponibilizados e foi o que me trouxe até o caminho em que estou trilhando hoje. Muitas vezes afirmei que o “Gama me carrega nas costas”, pois, desde Cálculo, Sistemas Discretos e dentre tantas disciplinas que envolvem o uso da álgebra, linguagem matemática e lógica só pude acompanhar por não ter ignorado a publicidade e ter previamente me abraçado ao projeto. Deixo como conselho a todos: Gama no gama. Fique gamado! O sucesso é só uma questão de consequência. A didática de todos é maravilhosa e acredito que esses sejam recursos que poucas instituições tenham tanta preocupação como a UFPel por meio do IFM teve. Se eu fosse agradecer a cada professor de cada videoaula, esqueceria nomes e o depoimento seria maior ainda, então, obrigado a todos do projeto por tudo! Vocês e o projeto são incríveis!

Heitor Silva Avila

Acadêmico do curso de Ciência da Computação

24/05/2022

Esse projeto chegou para mim antes mesmo das aulas do semestre letivo se iniciarem, decidi que iria participar porque fiquei dois anos sem estudar e seria ótimo me relembrar de alguns conteúdos. Foi ótimo relembrar as matérias pelo Projeto Gama porque as aulas de reforço me auxiliaram muito na minha cadeira de Cálculo 1A, pois sempre que começávamos um conteúdo eu conseguia acompanhar com mais facilidade por causa das aulas posteriores do projeto. As aulas me ajudaram bastante e foi ótimo fazer parte deste trabalho!

Alice Voigt Barreto

Acadêmica do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas

24/09/2021

Obrigado! de coração.
Gostaria de agradecer publicamente pela excelente oportunidade que este projeto proporciona aqueles que como eu, vem de um ensino médio feito na modalidade EJA e/ou formados a mais de 20 anos … para nós essa iniciativa de vital importância, pois permite que possamos ingressar no ensino superior um pouco mais preparados, situação que tenho certeza absoluta culmina na diferença entra a formatura e a evasão! Não duvidem nunca da importância desse projeto! É muito mais que relembrar, ou tirar dúvidas, é sim para muitos criar conhecimento, reduzir desigualdades e trazer oportunidades.

Petri Adriel Jorge da Rosa

Acadêmico do curso de Engenharia Civil.

27/07/2021

Tenho a honra e o privilégio de participar como colaborador do Projeto Gama, um projeto amplo que envolve diversos estudantes de diferentes cursos, com diferentes experiências acadêmicas, o que, devido a essa pluralidade de experiências, aliadas com o compromisso que cada um assume, torna o projeto grandioso, que procura atender a todos que nele procuram uma reciclagem de conhecimentos de Matemática, seja básica ou de nível Superior, com responsabilidade e dedicação. Sabemos que a realidade do ensino de matemática “pré-acadêmica” não vai bem nos dias de hoje, e isso reflete-se no Nível Superior, e por essa razão, como professores universitários, temos a obrigação de diminuir essa problemática, seja formando bons profissionais, seja recebendo bem os ingressantes na UFPel, e uma das formas mais eficientes que vejo hoje é através do Gama.

Professor Maurício Zahn

Departamento de Matemática e Estatística/UFPel

15/09/20

Entrei na UFPEL no começo de 2020 e, assim como muitos estudantes, tive receio de como eu lidaria com a disciplina de Cálculo, ainda mais porque há anos não estudo matemática. Por isso, o Projeto Gama me ajudou muito, desde o Módulo de Matemática Básica até aos mais avançados. Tentei absorver o máximo possível das videoaulas, do material e listas no PDF e da ajuda dos monitores, e sou muito grata pelo projeto disponibilizar todas essas ferramentas. Farei a matrícula em Cálculo com a certeza de que carrego uma bagagem bem maior do que eu tinha no início do ano. Obrigada a todos que possibilitam a realização deste projeto, indico a todos que necessitem rever e até mesmo aprender novos assuntos relacionados a essa área!

Bruna Gabrielle Lins de Souza Ugá

Acadêmica do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas

14/09/2020

Assim que entrei na universidade federal de pelotas, logo em seguida fiquei sabendo que tinha projeto de matemática na primeira vez que fiz a inscrição não tinha siso chamada ate pensei em desistir mas logo depois abriu outra inscrição foi ai onde fui chamada. Foi uma baita experiência o projeto me fez a gostar cada vez mais de exatas, assim que tudo isso passar irei me inscrever para monitoria para poder agudar aquelas pessoas que realmente precisam. Muito obrigada por ter criado este projeto para nos universitários.

Nataly Iane Anjos Oliveira

Acadêmica do curso de Tecnólogo em Geoprocessamento

14/09/2020

Sempre quis fazer parte do GAMA mas ano passado não pude me inscrever devido aos meus compromissos pessoais no sábado. Com a pandemia o projeto apareceu com essa novidade das aulas a distância, e corri pra participar de todos os módulos que eu pude. Além de ajudar nós alunos, a manter a mente produtiva nesse momento de crise, me ajudará a estar preparada para cálculo quando retornar as aulas presenciais. Obrigada à vocês que fazem o GAMA!

Diana Roberts Lourenço Barreto

Acadêmica do curso de Engenharia Geológica

31/08/2020

Mesmo em um período totalmente novo, o projeto soube se reinventar e só tenho a agradecer pelo oportunidade. O material em pdf é muito bem pensado, muito claro e as atividades muito produtivas, misturando algumas mais complexas com outras mais simples. As aulas em vídeos são muito explicativas e os monitores estão sempre disponíveis, por isso é muito tranquilo entender a matéria, mesmo a distância. Ainda sobre os monitores, eles estão sempre procurando explicar e entender nossas dúvidas de diferentes formas até que possamos compreender. Recomendo o projeto para todo mundo, desde aqueles que afirmam não entender nada de matemática até aqueles que já entendem bastante.

Milena Andretti Piana

Acadêmica do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas

26/06/2020

O projeto Gama é um projeto voltado para a matemática que se importa com o aluno onde o aluno é coordenado a tirar suas dúvidas. Isso faz que pensamos em coisas boas para as próximas gerações esperamos e que no final o aluno absorva esse conhecimento e se prepare para enfrentar os desafios que dentro da sociedade ele vem a ter. O aprendizado junto com o conhecimento em equipe faz do projeto algo único e os vínculos de amizade que criamos em uma grande carreira de sucesso. Alunos e professores se voltam para a Matemática com o intuito de ajudar o próximo.

Natan Oliveira da Silva

Acadêmico do curso de Engenharia de Petróleo

11/05/2020

Eu comecei a trabalhar no projeto GAMA, quando ainda se chamava “Projeto tópicos de matemática elementar”. Acredito que fui da primeira turma de monitores, no ano de 2010. Eramos poucos alunos, mas conseguimos ajudar muitos alunos e logo o projeto cresceu. Nós eramos preparados pelos professores, com encontros semanais e reuniões mensais. Participei também dos cursos de verão de Pré-calculo. Foi uma experiência incrível, que durou quase toda minha graduação (4 anos dos 5 que estive na UFPel). Essa oportunidade me fez crescer não só com profissional mas como pessoa. Primeiro, porque acredito que o melhor método de aprender é ensinando. Aprendi com precisão as disciplinas de cálculo e álgebra linear (minha paixão), e uma vez entendendo tudo eu tinha muita satisfação de pode ajudar e passar isso adiante. Aprendi muito de didática sem nem ter cursado um curso de licenciatura. Cresci como profissional, lidando com os mais diversos problemas e questionamentos dos alunos e foi nessa experiência que descobri que queria seguir a área da docência. Hoje já acabei meu doutorado, já fui professora substituta na UFPel e olhando para trás tenho certeza que essa oportunidade construiu muito do que sou hoje. Pessoalmente também cresci muito, fiz muitas amizades com os monitores dos mais variados cursos, conheci professores excelentes e super motivados com o ensino, me tornei amiga de muitos alunos que monitorei. Consegui viver a experiência da universidade para além do meu curso. Eu não sei como seria minha trajetória acadêmica na UFPel sem esse projeto, e sou eternamente grata por ter participado de um projeto tão significativo. Hoje sei que o projeto alcançou um tamanho enorme e um papel essencial dentro da universidade. Espero que o projeto GAMA continue, cada vez ajudando mais e mais alunos. Agradeço de coração os professores que passaram pelo projeto e me ajudaram, especialmente Prof. Cícero, Alexandre e Rejane.

Larissa Pinheiro da Costa

Engenharia de Petróleo

Bolsista de 2010 a 2013

30/04/2020

Como um dos criadores do projeto GAMA, e coordenador pelos dois primeiros anos (2010 e 2011), teria muito a relatar sobre o Projeto, mas vou só apontar alguns detalhes que mostram porque “ele veio para ficar”. Ele iniciou com o nome “Tópicos de Matemática Elementar: Matemática Básica – Iniciação ao Cálculo” o que foi alterado para o nome atual “GAMA”. No início, em 2010, ele contava com oito bolsistas. Pelo seu formato, o projeto chamou muita atenção da administração superior da UFPel, e no ano seguinte, em 2011, foram oferecidas 30 bolsas de graduação para o Projeto. Foi um grande desafio para todos os envolvidos trabalhar com um grupo tão grande de integrantes. Ele se tornou notório na UFPel e fora dela, onde foi apresentado em algumas instituições de ensino superior. Em 2012 o professor Cicero assumiu a coordenação, e com muita serenidade está conduzindo-o até hoje. O grande diferencial do projeto em relação a outros similares, inclusive observado por diversos docentes de outras instituições, é o atendimento personalizado aos alunos. Isso fez e continua fazendo toda a diferença para a melhora na qualidade do ensino e da aprendizagem a que este projeto se propõe. Muitos amigos surgiram nesta caminhada, que serão sempre lembrados. Parabéns a todos os colaboradores deste projeto e que ele continue servindo de auxílio nas dificuldades de cada vez mais pessoas.

Alexandre Molter

Professor Coordenador do projeto GAMA no período de 2010 a 2011

16/04/2020

O Projeto Gama está na íntegra e plenitude no site da UFPel. Muito pouco se poderia acrescentar a respeito do seu funcionamento e abrangência. Fica transparente toda a proposta do Projeto assim como a perfeita coordenação do Prof. Cícero Nachtigall, o trabalho de todos os alunos monitores e professores colaboradores e a ampla participação de alunos.
O Projeto conquista progressivamente a sua importância pelas constantes inovações e abrangência de confiabilidade, cada vez maior entre os alunos que dele se beneficiam.
Acrescento uma questão que julgo também ser de extrema importância e que ocorre no Projeto, que é a valorização do desempenho do aluno monitor, que tem a oportunidade de engrandecer o seu conhecimento pelo contato constante com professores orientadores e pelas tarefas em que é desafiado a executar, o que é essencial nesta cadeia de motivação para os alunos nos seus respectivos cursos e motivação para o ingresso de novos participantes.
Tudo, junto, faz alcançar o grande objetivo que é a formação de profissionais competentes no seu conhecimento e conscientes, na sua atuação na sociedade.

Professora Janice Nery

 Departamento de Matemática e Estatística /UFPel

03/04/2020

Melhor projeto que eu ja participei dentro da ufpel. Parabéns pela iniciativa!

Bruno Alexander

Acadêmico do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária

03/04/2020

O Projeto Gama foi muito válido para mim, me ajudou na disciplina de Cálculo, pude compreender melhor o conteúdo, tirar dúvidas e principalmente os professores eram atenciosos, explicavam de maneira mais simples e de fácil compreensão. Agradeço a atenção e a oportunidade que tive.

Sonia Regina Valente Rangel

Acadêmica do curso de Zootecnia

30/03/2020

O projeto Gama, foi o primeiro projeto ao qual eu participei e participo. Ao longo dos semestres tive total apoio das pessoas ali envolvidas, excelentes profissionais, que não só ensinam conteúdos didáticos, mas também, pessoas que se dedicam a fazer o bem, dispostas a ajudar a qualquer um que esteja disposto a aprender. E a todos que entraram agora, não se preocupem com a palavra PACIÊNCIA, pois acredite, isso todos os envolvidos têm de sobra. O projeto Gama é uma luz na vida de cada estudante, ele nos dá suporte para aprendemos muito mais que poderíamos imaginar. Obrigada Projeto Gama. Obrigada professores.

Cheirli dos Santos Matos Oliveira

Acadêmica do curso de Licenciatura em Matemática

24/03/2020

 

Muito bom, bons profissionais, parece até alguém que sabe o que estamos passando no processo de desenvolvimento e aprendizado, detalhistas, compreendem onde estão suas dúvidas e lhe fazem entender onde vc pode ligar o raciocínio. Recomendo!

Bruce William Machado Pontes

Acadêmica do curso de Engenharia Geológica

24/03/2020

 

 

Conheci esse projeto literalmente no primeiro dia de aula e ele foi como um alivio sabe porque eu estava apavorada porque os conteúdos em que eu sentia que tinha obrigação de saber e que todos meus colegas sabiam, eu não lembrava ou nunca tinha ouvido falar, afinal eu fazia parte da grande maioria dos estudantes que teve um ensino médio fraco. A salinha do GAMA virou minha segunda casa ali e criei laços incríveis ali, como a convivência era grande criei um amigo ali e claro e conhecimento necessário pra ser aprovada na minha disciplina. No outro semestre fiz o processo seletivo para fazer parte do projeto e usufruia dele ao mesmo tempo, eu era monitora de pré cálculo e cursava cálculo I (e essa rotina se estendeu por quase toda minha trajetória acadêmica) e esse é o conselho e o agradecimento que eu tenho, aprendi muito sobre os conteúdos e sobre como lidar com pessoas ali vi como é gratificante tu ver a evolução dos monitorados sabe. Obrigada GAMA por me proporcionar isso, me proporcionar o conteúdo e saciar minhas dúvidas matemáticas mas principalmente pela cidadania e consequentemente uma melhor profissional.

Aline Goulart da Silveira

Licenciada em Matemática

Bolsista de 2017 à 2019

23/03/2020

 

 

Só tenho a agradecer a este projeto,do qual tive a honra de participar tanto na condição de aluno como de monitor,e considero um projeto de essencial importância dentro da universidade,realmente faz a diferença na vida acadêmica de todos alunos que de uma forma ou outra tiveram contato com o mesmo, e a satisfação que nós monitores temos ao chegar no fim do semestre e receber o reconhecimento dos alunos que de uma forma ou outra foram incentivados a continuar e não desistir jamais,isso não tem preço. Poderia escrever mais inúmeras linhas mas vou ficando por aqui,deixando este breve depoimento,só tenho a agradecer ao GAMA,estão todos de parabéns!

Aquiles Almeida Ribeiro

Acadêmico do curso de Licenciatura em Matemática

Bolsista em 2019

23/03/2020

 

 

Conheci o projeto GAMA praticamente antes de entrar na universidade. No dia da minha matrícula eles estavam distribuindo papéis informando sobre os cursos preparatórios pra Cálculo. Desde o começo, sempre tive interesse no projeto e participei de dois módulos dele, o de funções trigonométricas, exponenciais e logarítmica, e o preparatório pra cálculo. Os dois módulo foram fundamentais para esclarecer as dúvidas que eu tinha relacionadas a alguns dos conteúdos do módulo e também para ajudar a passar nas cadeiras que envolviam cálculo. Após ter sido aprovado nas disciplinas necessárias para me tornar um bolsista, vi no projeto a oportunidade, inicialmente, de complementar minha renda me tornando bolsista dele. Mas com o passar do tempo me apaixonei por dar aulas e monitorias e hoje sou extremamente grato ao projeto por ter me dado a oportunidade de ter uma experiência docência. Antes eu nunca sequer tinha considerado ir para a docência, mas após o projeto GAMA, é uma área que realmente considero. Dar aula é uma experiência incrível e recomendo a todos experimentar uma vez. Além disso, através do projeto GAMA tive a oportunidade de fazer uma pesquisa acadêmica que apresentei no SIIEPE (CEG) de 2019, cujo tema era “Análise de dificuldades da Matemática Básica utilizadas no cálculo diferencial e integral: um estudo de caso”, onde tentei relacionar as dificuldades que os alunos tinham na matemática básica com as dificuldades no cálculo. Essa pesquisa foi de grande valor pra mim, pois além das conclusões que tive ao terminar ela, ela me ensinou muito a como organizar um artigo científico entre outros ensinamentos, já me preparando para futuros trabalhos e meu TCC. Em resumo, até agora, o projeto GAMA esteve presente na minha vida acadêmica desde o começo e acredito que irá até o final como bolsista. É um projeto que realmente me fez crescer dentro da universidade como pessoa, como acadêmico, e com muito conhecimento. Sou extremamente grato pela verdadeira família que é o projeto.

Gustavo de Azevedo Ludtke

Acadêmico do curso de Engenharia de Produção

Bolsista em 2019 e 2020

22/03/2020

 

 

O projeto Gama foi fundamental para que eu conseguisse avançar na minha graduação, quando conheci o projeto e participei das aulas de matemática básica eu estava enfrentando muita dificuldade com cálculo, pois além de já fazerem alguns anos que eu havia me formado no antigo segundo grau, tive uma base matemática muito fraca, onde algumas operações básicas aprendi ou melhor compreendi graças a equipe do projeto Gama. Com aulas interessantes e respeitando o tempo de aprendizagem de cada um os monitores incansáveis explicavam as operações matemáticas de forma que eu passei a entender e não mais a decorar e isso foi um ganho que guardarei para vida estudantil e facilitou muito para fazer concursos. Só tenho a agradecer ao projeto GAMA e espero que este projeto alcance muitos outros estudantes. Parabéns a todos os envolvidos e idealizadores, por compreender e respeitar que os alunos de escola publica chegam na universidade com uma bagagem diferente daqueles que recém se formaram em escolas particulares.

Cristiane Soares Meiatto

Acadêmica do curso de Administração

21/03/2020

 

 

Agradeço a oportunidade que temos de aprender mais e melhor através do projeto gama. Fazem de conteúdos assustadores e difíceis, uma forma de aprendizagem didática, paciente e produtiva. Vale a pena conferir, o ensino é focado e observa-se prazer de dar aula em cada professor.

Letícia Soares de Soares

Acadêmica do curso de Engenharia Civil

21/03/2020

 

 

Me ajudou na compreensão e organização dos conceitos matemáticos, pois com o acompanhamento do monitor na resolução dos exercícios era possível entender de onde saia determinados resultados que por vezes os professores não entram em detalhes julgando que os alunos já saibam. Foi muito bom participar do GAMA, obrigada.

Cassiane Borges de Souza

Acadêmica do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas

21/03/2020

 

 

Muito grato as aulas do projeto Gama me deram incrível suporte nas matérias de cálculo. E sobretudo também pelas aulas de matemática básica e de cálculo zero das férias. Muito bom poder ter estado como aluno e ser ajudado por esse projeto da UFPEL muitas aulas de funções só entendi no projeto. Obrigado a todos que fizeram ele acontecer.

Miqueias Lauz Steinle

Acadêmico do curso de Engenharia de Controle e Automação

21/03/2020

 

 

Equipe de professores e monitores realmente comprometidos em nos fazer entender uma ciência, que para muitos, parece um dinossauro de grande e feio, mas com paciência, empenho e dedicação, aqueles que realmente querem fazem a diferença, somando esforços, multiplicando saberes e dividindo conhecimentos conseguem obter êxito ensinado e aprendendo a pura matemática pra vida. Parabéns, PROJETO GAMA.

Paulo Gustavo da Cunha Garcia Júnior

Acadêmico do curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis

21/03/2020

 

 

“Ótimo projeto da Universidade, é de graaaaaande ajuda, mesmo.”

Victória Goulart

Acadêmica do curso de Engenharia de Materiais

19/03/2020

 

 

Eu poderia escrever algumas palavras sobre o quanto este PROJETO é importante para os graduandos da UFPel, porém os números alcançados por ele já mostram por si só, sua importância. Então resolvi escrever sobre o que este projeto fez por mim. Quando ingressei na universidade, fazia 14 anos que estava fora da escola, logo vi que seria muito difícil, porém tive sorte que o coordenador do projeto era meu professor, por incentivo dele, comecei a procurar as monitorias, elas me ajudaram muito, os resultados começaram a aparecer, eu perguntava para os monitores muita coisa que tinha vergonha de perguntar em aula, por achar minhas dúvidas muito bobas, pois elas nem eram do conteúdo de cálculo, eram de matemática básica. Com a ajuda dos monitores tanto em matemática básica como nos exercícios de cálculo, passei a acompanhar a turma. O trabalho deste grupo me ajudou tanto que depois resolvi buscar uma vaga como monitor. Já como monitor, aprendi muito mais , seja com a oportunidade de conhecer graduandos de diversos cursos, dúvidas diferentes, que nem sempre soube sanar na hora, mas pedia um tempo para em uma próxima oportunidade sanarmos, pois sempre ouvimos do coordenador “digam vou buscar ajuda pra sanar sua dúvida, mas não vou lhe explicar errado”, sempre tivemos o suporte da equipe de professores que trabalham neste projeto.  Pra culminar a minha passagem neste projeto, ministrei as aulas de reforço, uma experiência incrível, onde temos a oportunidade de colocarmos em pratica os conhecimentos adquiridos, também assistimos as aulas de nossos colegas, aprendendo formas diferentes com eles, trocamos várias ideias com os participantes das aulas, além de recebermos ótimas dicas e conselhos dos professores do projeto que acompanham as aulas. Portanto, só posso agradecer a todos que fazem parte deste projeto, vocês foram muito importantes, muito obrigado.

Enilson Rodrigues Nunes

Acadêmico do curso de Licenciatura em Matemática

Bolsista de 2016 à 2017 e de 2018 à 2019

31/12/2019

 

 

Sou muito abençoado e agradecido pela experiência que tive em participar por três anos do Projeto Gama. Esta experiência me possibilitou um crescimento tanto do ponto de vista pessoal, ao interagir com ótimos professores, que estudaram muito e estão onde um dia eu quero chegar, e monitores e também com ótimos alunos, cada um com suas forças e dificuldades, mas cuja dedicação e vontade de aprender sempre faz com que nos tornemos profissionais melhores. Do ponto de vista profissional, o que aprendi ao participar no Projeto foi além do que é visto em sala de aula, e me deu uma base muito boa para seguir minha carreira acadêmica, na pesquisa, e profissional, na qual a experiência no Projeto foi fundamental para conseguir meu primeiro emprego.

João Inácio Moreira Bezerra

Acadêmico do curso de Engenharia da Computação

Bolsista de 2016 à 2018

06/09/2019

 

 

Sempre tive muita dificuldade em matemática e quando entrei no meu curso foi um pesadelo ter que enfrentar cálculo, então deixei pra fazer mais tarde, e dessa vez procurei auxílio no Projeto GAMA diversas vezes, em monitorias e encontros, e me ajudou muito mesmo, eu enfrentei minhas dificuldades graças aos monitores do projeto, que ensinam muito bem, são pacientes e atenciosos. Tenho só a agradecer por ter a oportunidade de ter tido esse auxílio, depois de tantas monitorias agora estou aprovada com 8 no exame de cálculo 1A. Que esse projeto continue ajudando tantos a superaram suas dificuldades nas exatas, obrigada a todos do Projeto GAMA, vocês são maravilhosos!

Laura Luz Nunes

Acadêmica do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas

16/07/2019

 

 

Queria agradecer ao GAMA pela ajuda, sem vocês não teria vencido minhas dificuldades e superado essa batalha pessoal. Se não fossem as aulas que assisti aos sábados, e as monitorias que participei, certamente não teria conseguido vencer minhas dificuldades. Só tenho que agradecer!!! Muito obrigado a todos do Projeto GAMA 🙏🏼

Giovani Bruno Eichholz Domingues

Acadêmico do curso de Agronomia

13/07/19

 

 

Agradeço de todo meu coração pelos ensinamentos e boa vontade do pessoal do GAMA, vocês são maravilhosos.

Daniela Pires Félix

Acadêmica do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas

13/07/19

 

 

Bom como falar do projeto gama. Uma das melhores se não a melhor experiência que pude ter na faculdade!!! Quão gratificante é saber que eu não sou o único sofrendo com cálculo álgebra e afins muito além disso o quão gratificante é 23h da noite estar gastando neurônio em uma questão sem conseguir fazer e ter um lugar onde tu manda uma foto e saber que algum monitor ou até mesmo um aluno está lá para te ajudar. Quando eu entrei na faculdade sempre me falavam “bahh engenharia, vais sofre em cálculo” e de fato teria sofrido muito lutando sozinho contra o cálculo, mas junto com o gama eu tenho a capacidade de vencer ele!

Lucas Viana Rodrigues

Acadêmico do curso de Engenharia Eletrônica

12/07/2019

 

 

Gostaria de agradecer o suporte que tive nas monitorias de cálculo, o pessoal do programa é muito prestativo o que foi de grande ajuda pra mim que comecei mal o semestre e me recuperei sem ir pra exame. Obrigado pessoal!

Uillian da Porciuncula Nunes

Acadêmico do curso de Engenharia de Materiais

09/07/2019

 

 

Sempre tive admiração pelas atividades que o projeto disponibilizava para comunidade acadêmica da UFPEL. Ajudar aos alunos ingressantes a ter uma melhor chance de aprovação nas disciplinas de cálculo, dar um apoio educacional mostrando aos mesmos que a oportunidade é para todos. Porém, antes de ingressar no projeto não tinha noção da amplitude de todas as suas atividades. O projeto GAMA faz muito mais que reforçar o aprendizado em cálculo, o projeto busca incluir os novos alunos, ajudando e escutando, mostrando que a universidade pode ser melhor e que todos tem a oportunidade de se formar e conquistar um sonho. Ingressei como monitor e assim que surgiu uma oportunidade me disponibilizei a apresentar as aulas de reforços em cálculo, pois tinha facilidade de explicar. Essa oportunidade mudou minha percepção e me transformou. Iniciei na UFPEL no curso de Matemática Licenciatura, em seguida troquei de curso de Engenharia de Controle e Automação, e ao final do curso, quando entrei para família GAMA me descobri um professor transformador. Fazer parte dessa equipe, dessa família, me trouxe grandes alegrias e muito aprendizado. Os conteúdos que estudei para as aulas e para as monitorias, que para muitos pode ser uma coisa muito básica, está me ajudando, e muito, na minha nova caminhada no mestrado. Agradeço muito a toda a equipe GAMA, principalmente aos professores por me dar essa oportunidade transformadora. Grande abraço a todos, muito trabalho e sucesso. “O projeto GAMA ainda vai ser referência nacional”!

Gilmar Pereira da Cruz Júnior

Acadêmico do curso de Engenharia de Controle e Automação

Bolsista de 2018 à 2019

01/05/2019

 

 

Tive a chance de participar do projeto em dois momentos da minha vida acadêmica. Participei do Projeto Tópicos em Matemática Elementar (TME) por dois anos durante minha graduação. Nesse período tive experiências que me geraram um grande aprendizado sobre conteúdos de cálculo e álgebra. Além disso, tive a oportunidade de exercer pelas primeiras vezes a prática docente, ministrando aulas nos cursos preparatórios para o cálculo, que eram ofertados durante as férias de verão e inverno. Ao longo dessa experiência como aluna, conheci muitos colegas e professores que me ajudaram a continuar meus estudos, mas principalmente, me motivaram a continuar no curso que escolhi, fortalecendo minha vontade de ser professora de matemática. Depois que me formei no curso de Licenciatura em Matemática, tive a certeza de que gostaria de continuar na área acadêmica. Então terminei também o mestrado e tive a chance de trabalhar como professora substituta na UFPel. Recebi então o convite para participar como professora colaboradora do projeto, agora não mais TME, mas sim Grupo de Apoio em Matemática (GAMA). Desde o início senti uma alegria imensa em poder voltar para esse grupo que possui tantos professores e alunos dedicados, organizados e que se esforçam diariamente para manter o projeto ativo dentro da universidade. Novamente, percebi a importância de cada monitor do GAMA ao longo do semestre. Esse projeto com certeza faz a diferença para os alunos que possuem dificuldades em matemática, pois pude observar que eles tem uma confiança enorme nos monitores, e isso gera empatia e aprendizado entre todos. Com certeza participar desse projeto, como aluna e professora, me trouxe uma satisfação imensa. Acredito que o projeto é uma forma de levantar questões importantes sobre os rumos na educação e sobre a prática docente. Como aluna, o projeto TME me mostrou o que é ter empatia pelos alunos e a importância do compromisso com a educação. E como professora, o GAMA me mostrou que há muitas pessoas capazes de transformar a educação juntas, levando conhecimento para aqueles que não tiveram a chance de aprender de fato. Tudo isso me traz muita esperança. Só tenho a agradecer pelas oportunidades, em especial ao coordenador Cícero, que se manteve presente de corpo e alma ao longo de todo esse período do projeto, seja TME ou GAMA. Muito obrigada por toda a experiência e aprendizado! Que esse projeto só cresça!

Bruna da Silva Leitzke

Licenciada em Matemática e Mestre em Modelagem – UFPel

Bolsista de 2011 a 2014 e professora colaboradora entre 2018 e 2019

28/02/2019

 

 

Reprovei em uma cadeira de cálculo e fiquei muito frustrado, achei que não ia ter jeito, não lembrava quase nada do ensino médio e não me sentia motivado a estudar. Fiz as aulas do projeto GAMA, me matriculei novamente na cadeira de cálculo e fui aprovado, minha motivação pra seguir em frente aumentou muito. Aprovei de primeira nas cadeiras seguintes que envolviam cálculo, estatística, álgebra linear. Comecei a gostar da área e inclusive ajudar alguns colegas que estavam com dificuldades em cálculo.

Rafael Dias Lagemann

Acadêmico do curso de Ciência da Computação

13/11/2018

 

 

Tive o privilégio de ser bolsista do Projeto GAMA por 1 ano. Agradeço muito ao professor Cícero, pois ele que me avisou do edital de seleção para Bolsistas em 2017-1. Aprendi muito neste período, como por exemplo, adquirir didática (o que é essencial para quem, assim como eu, cursa licenciatura) e ao mesmo tempo reforçar os conteúdos de cálculo. Com certeza o Projeto GAMA vem dando certo desde a sua criação, oferecendo módulos de matemática básica, limites, derivadas, integrais, encontros de ALGA, “aulões” de cálculo 2 e 3, o curso preparatório para o cálculo, as monitorias e agora também as vídeo-aulas que estão sendo disponibilizadas no youtube. Como disse, esse 1 ano foi de grande valia para mim, ao mesmo tempo que os alunos puderam aprender comigo, também pude aprender com eles. Para quem cursa licenciatura em matemática, a passagem pelo Projeto Gama deveria ser obrigatória heheheh… Estou saindo para seguir pesquisando com uma bolsa de Iniciação Científica, mas quem sabe, mais para o final da minha graduação eu ainda retorne ao projeto! Deixo aqui um muito obrigado, a todos os professores participantes, bolsistas e também aos alunos que se inscreveram em algum módulo ministrado por mim. 

Henrique David Campelo

Acadêmico do Curso de Licenciatura em Matemática

Bolsista de 2017 à 2018

03/08/2018

 

 

Como última atividade pelo GAMA, escrevo este depoimento sobre minha passagem pelo projeto. Nesse momento fico pensando em tudo que aprendi como bolsista e quantos amigos fiz. Entrei no projeto em junho de 2016, num final de semestre, logo comecei a ministrar as aulas de reforço. No semestre seguinte passei a ser monitora de três turmas, uma experiência completamente diferente das aulas. Teve dias que dei mais de 20 atendimentos, como aprendi cálculo naquele semestre, pois para ajudar é preciso aprender. Em 2017 praticamente fiquei em função das aulas de reforço, cada aula era um aprendizado. Comecei a me deparar com dúvidas dos alunos, como preparar uma aula e como me comportar como professora em sala de aula. Todas as experiências que passei no GAMA foi maravilhoso, mas acredito que para minha formação como professora, as aulas de reforço foram as que mais me ajudaram. Cada dica que recebi dos professores que acompanham as aulas foram aceitas e o meu melhoramento foi notado e elogiado. Só tenho a agradecer ao projeto por tudo que aprendi com ele e pelo meu crescimento profissional. Ser cumprimentava pela alunos que passaram por alguma atividade e lhe dizer: ” muito obrigado por tudo, só passei porque você me ajudou” é muito gratificante. Éramos mais que um grupo, éramos um time, formados por amigos com o mesmo ideal, ajudar quem precisa. Deixo o projeto com uma vontade enorme de ficar. Mas com a certeza que o time que fica, são os melhores. Deixo aqui meu eterno agradecimento ao Professor Cícero, que tanto insistiu para eu fazer a prova do projeto e por tudo que me ajudou. Estendo esse agradecimento a todos professores que me acompanharam e ajudaram nesse período com suas dicas preciosas. Aos meus colegas bolsistas com os quais compartilhei a maior parte do tempo, tanto na sala do GAMA, como nas aulas de reforço, vocês tornaram as horas agradáveis, obrigada pela ajuda quando necessitei e companheirismo nesses anos. Que o projeto tenha vida longa e que possa ajudar muitos alunos ainda, como um dia me ajudou como aluna de cálculo e depois como bolsista. Obrigada a todos. Um grande abraço.

Liane Blank Schneider
Licenciada em Matemática – UFPel
Bolsista de 2016 à 2018

29/03/18

 

 

Gostaria de parabenizar esse projeto , gostei muito das aulas e acredito que vão me ajudar muito na minha disciplina de cálculo . A maioria vem de escolas publicas que infelizmente são muito limitadas no ensino dessas matérias mais básicas, e esse projeto é fundamental para ajudar pessoas como eu. Com toda certeza irei continuar acompanhando os próximos módulos de matemática. Por fim gostaria de elogiar o professor Henrique, ele conseguiu ser muito claro nas explicações durante as aula, uma didática muito boa. E não só ele é claro , parabéns a todos professores envolvidos. Obrigado.

Gabriel da Costa Pinheiro

Acadêmico do Curso de Ciência da Computação

23/03/2018

 

 

De antemão quero dizer que eu tive o privilégio de participar das aulas do GAMA (Grupo de Apoio a Matemática) em 2017/2 onde a partir das aulas de matemática básica, bem como nos módulos de limites e derivadas e nos encontros de Calculo II que foram feitos eu pude sanar grande parte das dúvidas as quais eu possuía nos respectivos conteúdos tidos pelos monitores que cooperaram através da sua didática ministrada em sala de aula, com isso se cumpre com os requisitos apresentados pelos bolsistas na semana integrada, evento da UFPel onde os alunos que procuram as monitorias e as aulas que tem tanto de Calculo 1, 2 e 3 o rendimentos dos alunos e totalmente satisfatório chegando ao percentual de 70% de aproveitamento. Aconselho a todos os alunos, tanto os calouros, quanto os que já ingressaram dentro da universidade a buscarem ajuda nas monitorias, vale muito a pena e você aluno ganha muito com isso.” Que Deus guarde a vida de todos que fazem parte desse maravilhoso projeto.

William L. Peixoto

Acadêmico do Curso de Licenciatura em Matemática

Bolsista em 2019

16/03/18

 

 

Tive o privilégio de ser bolsista do Projeto Gama por mais de um ano e não me arrependo nem um pouco. Todo o apoio e incentivo que os professores dão nas atividades e na organização são parte muito grande de eu ter permanecido tanto tempo no projeto. Encontrei pessoas muito especiais que sempre guardarei comigo! Mas não posso mentir que o que também pesava muito em minha escolha de estar no projeto era ver a ajuda que todo o Projeto realizava com alunos de diversas esferas na faculdade. Muitas histórias, muitos alunos que precisavam apenas de alguém mais acessível para compreender essa loucura que é a matemática de nível superior, mas que muitas vezes uma aula com professor não basta. É necessário ter alguém como eles, que passou (há pouco tempo) pelas mesmas dúvidas e mesmas dificuldades e que consiga esclarecer e ajudar nessa caminhada acadêmica. Resumindo, só tenho elogios ao projeto e sempre o lembrarei com muito carinho!!!

Miguel Gut Seara

Acadêmico do curso de Engenharia de Controle e Automação

Bolsista de 2015 à 2016

08/02/18

 

 

Falar sobre o trabalho do GAMA e o que ele significa na vida acadêmica dos estudantes é na verdade contar uma história que recomeça a cada semestre e no resultado das notas, o número não consegue contar. As atividades propostas de alta qualidade pedagógica trazem estudantes dedicados na realização das monitorias, impregnados do senso de responsabilidade, esperança, compromisso consigo e com o outro. Da mesma forma os professores são sobretudo incansáveis para ensinar, atentos às avaliações no sentido de sempre melhorar o que for possível. Além de tudo isso, o que mais me encanta no GAMA é o interesse genuíno de seus integrantes na melhoria da qualidade de vida acadêmica no ensino da Matemática, a sensibilidade, a humanidade, a empatia dos professores em relação aos seus alunos. Como Assistente Social da PRAE, encontrei no GAMA um grande parceiro, com objetivos comuns, muitos alunos foram beneficiados com seu trabalho e muitos ainda serão. Agradeço a oportunidade de contar sempre com o GAMA!

Amélia Rodrigues Nonticuri

Assistente social da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis da UFPel

27/12/17

 

 

Sou aluna da turma de Licenciatura em Matemática na modalidade EaD, e quero dizer que foi muito bom participar destas aulas, pois precisamos de alguns suportes além do nosso material, professores e tutores a distância. Por mais que saibamos tal conteúdo sempre temos alguma coisa nova para aprender, e eu posso afirmar que APRENDI um pouco mais com as aulas do GAMA, foram apenas três dias, mas três dias de sucesso em suas aulas, sei o quão difícil é mas seria bom se de alguma forma o Projeto GAMA se estendesse para o EaD, pois assim como os alunos presenciais sentem dificuldade, nós também (digo pela minha turma), se conseguissem ir nos polos seria maravilhoso, mas se não for possível, então organizar turma em finais de semana, e dias seguidos, assim diminui os dias de estadia em Pelotas ou Capão do Leão. Quero agradecer também aos professores e monitores que me receberam tão bem. Espero voltar mais vezes, e também eu e meus colegas esperamos a caravana de vocês aqui em Santana do Livramento.                      

Caroline Teixeira da Silva

Estudante do Curso de Licenciatura em Matemática à distância – CLMD

21/12/17

 

 

“Um depoimento sobre a minha experiência em ter participado do projeto Tópicos de Matemática Elementar – TME, atual GAMA. O quê poderia dizer? Somente agradecer por poder compartilhar a minha passagem pelo projeto. Ter participado do TME, por quase dois anos, influenciou diretamente a minha vida, especialmente em relação ao meu futuro profissional. Através dessa experiência identifiquei em mim um perfil e um desejo que nunca tinha mensurado anteriormente, o da docência. Era estudante do curso de Engenharia de Petróleo, pensava em trabalhar embarcado, conhecer o mundo, conquistar minha estabilidade financeira rapidamente. Contudo, esses planos se dissolveram e mudaram para outros após a minha entrada no TME. Nunca tinha pensado em ser monitor, ao contrário, me sentia, de longe, despreparado para este tipo de atividade. Lembro ter tirado na minha primeira prova de cálculo I um incrível 3.5. Contudo com apoio do professor Yuri e vendo que a dificuldade estava mais em um bloqueio emocional (todo mundo diz que cálculo é impossível, então já entrava na sala pensando assim), consegui superar as dificuldades e melhorar consideravelmente meu desempenho nas provas seguintes. Posteriormente fiquei sabendo do projeto TME e descobrindo que o mesmo aceitava alunos de outros centros como monitores. Então pensei: por que não me candidatar? Quem sabe não consigo compartilhar a minha experiência de que as coisas não são tão difíceis como dizem. Tive sorte e passei no processo de seleção. Iniciei como monitor de cálculo I. Trabalhei com diferentes professores e cursos, com monitorias vazias e, perto das provas, lotadas. Criei amigos (tanto colegas de monitoria, quanto alunos que buscavam monitoria). Foi uma experiência fantástica, que me fez me candidatar para mais um ano. No segundo ano trabalhei como monitor de cálculo II com a tutoria da professora Camila. Novamente uma grande experiência. Ao longo destes dois anos, tive relatos de alunos que pude ajudar eles a entenderem os conteúdos e passarem nas disciplinas. O que me deixava extremamente realizado. Gostava intensamente das monitorias, eram 1, 2 horas de descontração. Sentia-me muito bem em compartilhar o que eu sabia, e ficava muito feliz em saber que conseguia ajudar. Aos poucos, fui pensando: Por que não a docência? No meu segundo ano, o TME lançou o projeto de cursos sobre determinados tópicos das disciplinas e tive a chance dar uma das aulas do curso (Decomposição de polinômios) com a tutoria da professora Rejane. Essa e outras experiências proporcionadas pelo TME me fizeram trocar de rumo. Hoje estou na UNICAMP, fazendo doutorado, me qualificando para quem sabe um dia me tornar um docente universitário. Agradeço muito aos professores do projeto e aos alunos que tive a chance de auxiliar, por terem me proporcionado essa experiência e terem feito mudar o meu desejo de futuro profissional. Desejo a você, que é monitor, como eu fui, que tenhas excelentes experiências e crescimento pessoal. E desejo a você, que busca auxílio, que tenhas sucesso na sua caminhada e nos seus estudos. Muito sucesso ao GAMA!! Muito obrigado. Um grande abraço.

Professor Doutor Forlan Almeida

Centro de Engenharias da UFPel

Ex-Bolsista do projeto

30/11/17

 

 

Para mim, tanto na função de coordenadora de curso como  docente desta universidade, o projeto GAMA tem sido referencia no que se trata de projetos de ensino. Destaco dois pontos de vista para ressaltar sua importância, o primeiro na visão de quem é beneficiado pelo projeto, ou seja, quem necessita das monitorias e aulas de reforço, pois este conta com uma equipe de profissionais mais do que qualificados, desde os professores colaboradores até os monitores atuantes, que além do profissionalismo dispõem da sensibilidade no trato e nos problemas que nossos alunos enfrentam, por vezes não apenas acadêmicos. As atividades do projeto, promovidas por essa equipe, contribuem e muito na superação das dificuldades nas disciplinas de Cálculo e Álgebra Linear, desde a dificuldade em matemática básica até a matemática em nível superior. Fato este observado pelas análises de dados feitas pela equipe do projeto. O segundo é do ponto de vista do aluno que exerce a atividade de monitoria, o qual se qualifica no exercício do ensino, aprendizagem e pesquisa. Todo o contato que tive com o projeto só intensifica no meu ponto de vista sua importância, fato este também ressaltado pelos avaliadores durante a visita in loco da avaliação do Curso de Licenciatura em Matemática Noturno. Enfim, gostaria de parabenizar a equipe envolvida pelo excelente trabalho feito em benefício dos nossos alunos.                     

Professora Doutora Andrea Morgado

Departamento de Matemática e Estatística/UFPel

29/11/17