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Histórico 2016/2

Projeto GAMA – 2016/2

 

As principais atividades desenvolvidas pelo projeto GAMA foram:

1) Curso Preparatório para o Cálculo – CPC

É uma ação importante do  grupo, pois o curso busca resgatar conceitos de Matemática Básica e é geralmente oferecido nos recessos acadêmicos da Universidade. A carga horária total desta atividade é de 24 horas e o público prioritário são alunos ingressantes que possuem Matemática em sua grade curricular.

O Curso conta com material didático próprio, todas as aulas são ministradas por bolsistas, orientadas e acompanhadas presencialmente por professores colaboradores do grupo.

Os principais conteúdos abordados são: Conjuntos numéricos e intervalos, operações com frações, potenciação, radiciação, fatoração e produtos notáveis, operações com frações algébricas, simplificação de frações algébricas, inequações do primeiro e do segundo grau.

Na edição de 2016/2, realizada de 01/08/16 a 06/06/16 (período de recesso acadêmico da UFPel) foram oferecidas duas turmas de 60 vagas cada no turno da noite. No total, 173 acadêmicos realizaram a inscrição, sendo 14 ingressantes.

Com o objetivo de fazer uma análise qualitativa do curso, foram aplicados dois testes para os alunos: teste de sondagem (01/08/17 – primeiro dia do Curso) e teste de comparação (06/08/16 – último dia do curso). Os dois testes versaram sobre os conteúdos trabalhados durante o CPC e apresentaram o mesmo grau de dificuldade.

Os gráficos abaixo representam os percentuais de rendimento nos testes, onde o resultado é considerado bom se o aluno obteve mais de 70% de acertos no teste, rendimento razoável entre 40% e 70% e rendimento abaixo do esperado se o percentual de acertos no teste for inferior a 40%.

Levantamento considerando todos os acadêmicos participantes:

 

2) Monitorias

Foram realizados 1610 atendimentos em monitorias, totalizando 406 alunos atendidos nesta atividade.

Os gráficos a seguir representam os percentuais de aprovação, reprovação e infrequência dos acadêmicos que procuraram as monitorias pelo menos uma vez ao longo do semestre, pelo menos três vezes (em média um atendimento antes de cada prova da disciplina) pelo menos oito vezes (em média um atendimento a cada duas semanas) e pelo menos dezesseis (em média um atendimento por semana), respectivamente.

O professor Cícero ressalta, entretanto, que um dos grandes desafios enfrentados ainda é a procura relativamente baixa dos alunos das turmas, uma vez que a participação no projeto é voluntária.

O alto índice de evasão dos alunos nas disciplinas iniciais de Cálculo é outro grande obstáculo para os cursos das áreas exatas. O GAMA busca amenizar este índice oferecendo o atendimento de um bolsista para cada duas turmas. Esta ação tem se mostrado eficaz no sentido de aproximar a turma e o bolsista, a fim de que os horários e locais de atendimento sejam combinados por eles para otimizar o tempo e incentivar a procura pelos atendimentos, reduzindo o número de alunos infrequentes participantes. Além disso, os bolsistas são incentivados a assistirem uma aula semanal da disciplina juntamente com a turma, o que tem possibilitado maior proximidade entre bolsista e alunos.

Como forma de incentivar a procura pelas monitorias do GAMA, o projeto divulga os horários e locais das monitorias na sua página institucional  e em páginas que o projeto administra em redes sociais. Além disso, os acadêmicos que procuram as monitorias por pelo menos 15 vezes dentro do mesmo semestre letivo recebem um certificado de participação de 20 horas.

3) Atividades de Reforço em Cálculo

Outra ação importante desenvolvida, que começou em 2014/2 em parceria com a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis – PRAE, são disponibilizadas turmas onde são desenvolvidas atividades de reforço em Cálculo Diferencial para alunos da UFPel, com 50% das vagas destinadas a acadêmicos bolsistas da PRAE.

Em 2016/2 foram oferecidos quatro módulos, cada um com três turmas de aproximadamente 20 alunos cada, totalizando 100 alunos participantes nesta atividade.

As aulas, que contemplam revisão da parte teórica e resolução de exercícios, ocorrem duas vezes por semana, com duração de 2 horas cada e são ministradas por bolsistas sob a orientação e acompanhamento presencial de um dos professores do grupo.

Ao longo dos quatro módulos, foram trabalhados  os conteúdos de funções reais de uma variável real (Módulo I), limites de funções reais de uma variável real (Módulo II), derivadas de funções reais de uma variável real (Módulo III) e integrais de funções reais de uma variável real (Módulo IV).

As inscrições nas atividades de Reforço em Cálculo são realizadas individualmente para cada módulo, através da página do projeto. O participante considerado frequente (pelo menos 75% de presença), recebe um certificado de participação de 12 horas por módulo.

As aulas de reforço são utilizadas também como forma de divulgar as demais atividades do GAMA, tais como monitorias e demais Cursos oferecidos ao longo dos semestres letivos e durante os recessos acadêmicos.

A seguir estão representados graficamente os resultados de aprovação, reprovação e infrequência dos alunos participantes das Atividades de Reforço em Cálculo em 2016/2.

 

4) Qualificação dos bolsistas do projeto

O GAMA atua de forma especial na formação e qualificação dos seus bolsistas. Atualmente, o grupo conta com 20 bolsistas de diversos Cursos de Graduação da UFPel. Ao longo de cada semestre, os bolsistas realizam reuniões semanais com os professores orientadores e reuniões gerais para avaliar o desenvolvimento das atividades. Nas reuniões gerais, são também aplicadas provas escritas, chamadas de testes qualitativos, sobre conteúdos referentes à disciplina na qual o bolsista está atuando. Os testes visam ajudar na identificação de lacunas na formação dos bolsistas e são discutidos nas reuniões semanais com os professores orientadores. Cada bolsista possui ainda, em sua carga horária semanal, horas para resolução das listas de exercícios das turmas, reuniões com os professores das turmas atendidas, horas para dedicação a estudos aprofundados em temas relacionados à matemática, sob orientação de professores do grupo, preparação e apresentação de trabalhos em eventos.

Em 2016/2, o GAMA forneceu mais de 20.000 (vinte mil) horas em certificados para alunos participantes.

Saiba mais sobre o Projeto GAMA

O projeto GAMA, chamado inicialmente de Projeto Tópicos de Matemática Elementar: Matemática Básica – Iniciação ao Cálculo (TME) existe desde 2010, tendo como principal objetivo reforçar conceitos em matemática de ensino básico e superior, através de Cursos Preparatórios para o Cálculo, Aulas de Reforço e de monitoria ao longo do semestre letivo. Como consequência destas ações, pretende-se melhorar o aprendizado em disciplinas de matemática de ensino superior e, consequentemente, diminuir os índices de reprovação e evasão dos alunos participantes nas disciplinas iniciais de matemática de diversos cursos de graduação. O projeto conta atualmente com 13 bolsistas de vários cursos da UFPel e já realizou mais de 20.000 atendimentos.

Atualmente, o grupo de pesquisadores formado pelos professores Alexandre Molter, Carlos Campani, Cícero Nachtigall, Luciana Chimendes Cabrera, Maurício Braga de Paula, Maurício Zahn, Neide Pizzolato Angelo e Rejane Pergher, todos do Departamento de Matemática e Estatística, coordenam as diversas ações do projeto. Além desse grupo, o projeto conta com diversos professores colaboradores, que são incluídos semestralmente, que participam do GAMA recebendo um bolsista em sua turma e auxiliando-o no esclarecimento de suas dúvidas.