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Histórico

Atualmente o Departamento de Matemática e Estatística atende a 38 cursos de graduação da UFPel, totalizando semestralmente mais de 120 turmas e aproximadamente 2700 alunos de graduação. Um fator preocupante é o baixo desempenho nas disciplinas de Matemática, principalmente nos dois primeiros semestres do ingresso dos alunos.

Estes dados geram uma ansiedade, tanto nos professores, pois evidenciam que os alunos não possuem uma aprendizagem significativa dos conhecimentos matemáticos desenvolvidos no ensino fundamental e médio (Moreira, 2012), quanto nos alunos, pela consciência do grau de dificuldade que enfrentarão em sua jornada acadêmica.

Com o advento do REUNI (Reestruturação e Expansão das Universidades Federais), ocorrida entre 2009 e 2012 (BRASIL, 2009), muitos cursos foram criados na Universidade Federal de Pelotas dentre eles, diversos cursos que necessitam de uma formação sólida em matemática. Se, por um lado, esta expansão trouxe a democratização do acesso ao ensino superior, por outro, percebemos que, cada vez mais, alunos ingressam na universidade sem possuir conhecimentos básicos de matemática que são os pré-requisitos para as novas disciplinas, como Cálculo, Álgebra Linear, Geometria Analítica, entre outras (Cabrera et. al., 2013).

Com base no desnível existente entre o preparo do aluno ingressante e o que o espera na universidade, foi elaborado o projeto GAMA – Grupo de Apoio em Matemática, que visa principalmente revisar e reforçar os conhecimentos matemáticos dos participantes do Projeto. Com isso, busca-se suprir algumas carências nos conteúdos de matemática básica e apoiar os estudantes nas disciplinas de Cálculo, Álgebra Linear e Geometria Analítica. Com isso, espera-se contribuir na formação acadêmica destes estudantes, otimizar o tempo de formação de cada aluno e, consequentemente, os recursos públicos utilizados na formação acadêmica.

Este Projeto não tem a pretensão de resolver todos os problemas relacionados à carência na formação dos conhecimentos em matemática dos estudantes nem da predisposição que eles têm em aprender, mas objetivamos contribuir na construção de um conhecimento significativo em matemática dos estudantes participantes e motivá-los a estudarem.

O projeto GAMA foi criado em março de 2015 e é uma adaptação do Projeto Tópicos de Matemática Elementar: Matemática Básica: Iniciação ao Cálculo (TME), que ocorreu de maio de 2010 a fevereiro de 2015, sendo proposto pela mesma equipe da última edição. As ações do GAMA são baseadas nas experiências adquiridas nos últimos cinco anos com o Projeto TME e nas aprendizagens do projeto GAMA. As edições deste projeto tem alcançando, a cada semestre, resultados positivos no que diz respeito à aprendizagem dos alunos participantes e consequentemente já se percebeu uma redução significativa dos índices de reprovação nos semestres iniciais e uma diminuição da evasão dos estudantes que participam do projeto (Costa et. al. 2013).

Pode-se destacar, dentre outros resultados observados, que o percentual de aprovação dos alunos que procuram os bolsistas do GAMA, para reforço nos conhecimentos por pelo menos 08 (oito) vezes ao longo do semestre, tem ficado acima de 75% e o índice de infrequência dos referidos alunos na respectiva disciplina tem ficado abaixo de 2%.