Inscrições para os módulos de Derivadas, Integrais e Matemática Básica

Estão abertas as inscrições para as próximas turmas das Atividades de Reforço em Cálculo: Módulo de Derivadas, Módulo de Integrais e Módulo de Matemática Básica, oferecidas pelo Projeto GAMA: Grupo de Apoio em Matemática.

Inscrições: de 18/05/19 a 23/05/19 (até às 18hs).

Divulgação das turmas: 24/05/19.

Dias e horários das aulas:

Módulo de Derivadas e Módulo de Integrais: 25/05;  01/06 e 08/06, das 8hs às 12hs.

Módulo de Matemática Básica: 25/05;  01/06; 08/06 e 15/06, das 14hs às 18hs.

Local das aulas: Campus II da UFPel – Rua Almirante Barroso, 1202, Centro – Pelotas.

Módulo de Derivadas

Conteúdos abordados no Curso (revisão da teoria e exercícios): Definição e interpretação geométrica da derivada. Regras de derivação. Derivada das funções elementares. Derivadas de ordem superior. Regra da cadeia. Derivação implícita. Regra de L’Hôspital. Testes da primeira e da segunda derivada. Extremos locais e extremos absolutos. Concavidade e pontos de inflexão.

Módulo de Integrais

Conteúdos abordados no Curso (revisão da teoria e exercícios): Integral definida. Antiderivação e integral indefinida. Propriedades da integral definida. O Teorema Fundamental do Cálculo. Integração por substituição e integração por partes. Cálculo de áreas. Comprimento de arco. Volumes: método dos discos, dos anéis e da cascas cilíndricas. Integração trigonométrica e integração por substituição trigonométrica.

Módulo de Módulo de Matemática Básica

Conteúdos abordados no Curso (revisão da teoria e exercícios): Teoria básica dos conjuntos. Conjuntos numéricos e intervalos. Operações com frações. Potenciação. Radiciação. Racionalização de denominadores. Fatoração e produtos notáveis. Operações e simplificação de frações algébricas. Operações com polinômios.

Observação: O Módulo de Matemática Básica faz parte de uma pesquisa que será realizada no GAMA, com abordagem de Aula Invertida, ou seja, algumas aulas serão enviadas previamente aos participantes, no formato de vídeos, e os encontros presenciais correspondentes serão utilizados para a resolução de exercícios. Assista um vídeo introdutório sobre a Sala de Aula Invertida AQUI.

Se você não é estudante da UFPel, faça a sua inscrição AQUI

Venha participar do GAMA!!

Publicado em 18/05/2019, na categoria Início.