A nova versão do Edital dá continuidade aos dois projetos Arte e Patrimônio, realizados com sucesso em 2007 e 2009. O presente Edital tem o prazo para inscrições de 09/10/2013 a 25/11/2013. Serão selecionados 40 artistas para desenvolverem projetos inéditos relacionando os conceitos de arte e patrimônio. Os eixos serão: patrimônio cultural como arte; patrimônio cultural como tradição; patrimônio cultural como civilização; patrimônio cultural como cosmologia.
A coordenação e produção executiva do edital e das mesas de lançamento está sob a responsabilidade da produtora Automatica Produção Contemporânea Ltda, inscrita no CNPJ sob o no 07.491.492/0001-04. Serão realizados lançamentos nas cidades do Rio de Janeiro (23/10), Belo Horizonte (25/10), Recife (31/10), São Paulo, Brasília, Belém e Porto Alegre.
Caso tenham interesse em saber mais detalhes sobre o edital, favor acessar o endereço eletrônicowww.artepatrimonio.org.br. Estamos à disposição para os esclarecimentos que se fizerem necessários, através do e-mail artepatrimonio@pacoimperial.org.br.
Aproveitamos a ocasião para informar que os projetos selecionados serão expostos em uma exposição coletiva, a ser realizada no Centro Cultural Paço Imperial (Rio de Janeiro), com início previsto para março de 2014 ou em uma das superintendências regionais do IPHAN, em data a ser definida posteriormente em comum acordo entre o IPHAN e os artistas.
Fonte: Paço Imperial/Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
O Programa de Atendimento Interdisciplinar ao Paciente com HIV/AIDS da Universidade Federal de Pelotas, torna público que estão abertas inscrições para a seleção de bolsistas no âmbito do Programa PROEXT/MEC 2014, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC/UFPEL), de acordo com a legislação federal vigente e os regramentos internos correspondentes da UFPEL. A Retificação do edital refere-se à seleção de bolsistas para o Curso de Medicina, pois houve uma alteração no local de inscrição, e os alunos não conseguiram efetivar sua inscrição no período anterior do edital. A seleção indicará 03 (três) alunos para bolsas PROEXT/MEC 2014 do Curso de Medicina.
Acesse o edital: retificação edital-selecao-bolsistas
O Grupos de Estudos e Pequisas sobre Processos Criativos em Arte Cênicas (GEPPAC) apresenta nos dias 19, 20 e 22 de outubro às 20 horas, o experimento poético a partir de “A condição humana “de Hannah Arendt. A apresentação acontece no Laboratório de Experimentos Poéticos – Sala Carmen Biasoli que fica localizado na rua Almirante Tamandaré, 301. A entrada é franca e a retirada de senhas será 30 minutos antes de cada sessão.
O Núcleo de Comunicação da PREC está trabalhando para divulgar as ações de extensão para as comunidades (universitária e em geral) através do site da UFPel, da Rádio Federal FM, da página da PREC, Facebook e Jornal da UFPel. Estamos realizando visitas aos projetos e entrevistas com objetivo de produzir material para posterior divulgação. Agradecemos a colaboração dos Coordenadores e Bolsistas dos Projetos de Extensão já visitados e convidamos àqueles que ainda não foram contatados e que tenham o interesse em divulgar suas ações, para que nos procurem através do email: assessoriaprec.ufpel@gmail.com
Na próxima quarta-feira (23), dentro do projeto UFPel Cultural, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura apresentará no módulo Cinema, o curta “A invenção da Infância”. A produção de 2000 é dirigida por Liliana Sulzbach e traz uma reflexão sobre o que é ser criança no mundo contemporâneo.
O filme retrata uma época na qual crianças podem trabalhar como adultos, consumir como adultos, partilhar das informações como adultos não reconhecendo o mundo infantil como diferente ou especial, um mundo igual onde adultos e crianças compartilham da mesma realidade física e virtual.
Sendo denso e profundo, traz conceitos bem fundamentados e fortes que nos fazem refletir sobre a infância e suas vicissitudes. As crianças entrevistadas são sérias até mesmo quando falam de suas brincadeiras preferidas. As imagens podem traduzir outros conhecimentos e sentimentos às vezes difíceis de expressar.
O curta será exibido no prédio do Lyceu na próxima quarta-feira (23), sem retirada de senhas. Lembrando que as atrações do projeto Quartas no Lyceu ocorrem sempre quartas-feiras, às 17h30min, no prédio do Lyceu.
O projeto de extensão Designeria é desenvolvido por alunos da UFPel e está vinculado a uma empresa Júnior de mesmo nome. A parceria da empresa com o projeto de extensão foi concretizada no ano de 2011 e está crescendo no mercado de trabalho.
Alunos do curso de Design Gráfico e Design Digital, com a ideia de participar mais ativamente do mercado de trabalho, pesquisaram sobre o assunto e criaram a empresa Júnior Designeria. Na pequena empresa, que tem uma sede temporária no prédio do Lyceu, são realizados trabalhos de design variados, como sites, cartazes, identidades visuais e capas de livros. A parceria com a universidade e o vínculo com a extensão possibilitou a realização de oficinas e minicursos certificados, bem como trabalhos não cobrados ofertados para a comunidade acadêmica e geral.
O estudante de Design e atual presidente da empresa, Roger Pitsch, diz que um dos objetivos de se criar uma empresa Júnior é a possibilidade da experiência do estudante, já que as empresas juniores são criadas e geridas apenas por alunos matriculados em cursos superiores ligados a alguma instituição. “Aqui temos a experiência de uma empresa real, ao mesmo tempo em que estamos estudando”. A coordenadora dos cursos de Design da UFPel e atual coordenadora do projeto, Mônica de Faria, diz que tanto o projeto, quanto a empresa Júnior, prestam serviço a comunidade. Há a necessidade de ter a estrutura de empresa Junior para que ela possa se manter, já que pelos trabalhos realizados na empresa são cobrados valores abaixo do preço do mercado.
É possível contatar grupo da Designeria pelo e-mail designeria@gmail.com. Para conhecer melhor o trabalho realizado, acesse a página do Facebook, https://pt-br.facebook.com/Designeria
Essa semana o projeto Quartas no Lyceu trouxe o Grupo Tatá – Núcleo de Dança e Teatro no módulo Artes Cênicas. O grupo que é um programa da UFPel, vem realizando apresentações pelo estado, levando o nome da universidade às outras cidades. A coordenadora do grupo, Maria Falkembach julga importante o trabalho que vem sendo realizado, tanto para os alunos de dança e teatro se constituírem como artistas, quanto para a difusão do acesso a arte contemporânea.
Sobre o espetáculo Terra de Muitos Chegares, Maria explica que o próprio grupo Tatá é uma “terra de muitos chegares”, já que ele é feito por pessoas que vieram de várias partes do país. “Terra de muito chegares pode ser cada um de nós, um lugar, onde vivemos, o grupo que constituímos, a cidade, ou até um país. A peça fala um pouco de cada uma dessas coisas que vai nos construindo sujeito, a partir desses chegares. Somos portos de chegada que vão construindo e reconstruindo. Não somos imutáveis, estamos sempre em transformação.”, diz a coordenadora do projeto.
A próxima atração do Quartas no Lyceu será o curta “A invenção as infância”, de 2000, que estará dentro do módulo Cinema. A exibição será no prédio do Lyceu, na próxima quarta-feira, dia 23 de outubro.
O Grupo Tatá- Núcleo de Dança e Teatro da UFPel será a próxima atração do projeto da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, “Quartas no Lyceu”. A apresentação que ocorrerá na próxima quarta-feira (14/10) SERÁ EXCEPCIONALMENTE NO TABLADO, Rua Almirante Tamandaré com a Rua Alberto Rosa, às 17h30min.
Com o espetáculo “Terra de Muitos Chegares” o grupo Tatá busca uma linguagem cênica para expressar os sentimentos, experiências e reflexões do grupo, referentes à identidade e diferença, multiculturalidade, intertransculturalidade e complexidade. Propõe a cada espectador uma viagem para dentro de si, de sua memória e de seu imaginário, guiada por arquétipos, testemunhos, referências comuns e individuais.
O GRUPO
Em quatro anos de existência, o Tatá tem realizado um projeto consistente de formação de público e de educação estética junto às escolas de Pelotas, cujo objetivo é contribuir com a ampliação do acesso à arte, em específico à dança-teatro. Em 2011, em função deste trabalho, o grupo foi ganhador do Procultura, prêmio de Fomento do Município de Pelotas, que possibilitou a realização de 20 apresentações do espetáculo Tatá Dança Simões.
Desde 2012, o programa desenvolvido pelo grupo Tatá, é contemplado pelo edital PROEXT, do Ministério da Educação, financiamento que permite a ampliação do projeto e contribuição com o desenvolvimento cultural da região. Para tanto, está levando a diversas cidades, oficinas de capacitação de professores na área da dança, assim como apresentações do espetáculo para escolas e para a comunidade.
O primeiro trabalho do grupo, “Tatá Dança Simões”, já realizou cerca de 100 apresentações, tendo participado do Festival Internacional Dançapontocom, em Porto Alegre, do I Colóquio Internacional sobre o Imaginário, Educação e (Auto)biografias, na UFPEL e, convidado, pela Universidade Federal da Fronteira Sul, para realizar o espetáculo em Erexim (RS) e Chapecó (SC).
A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura informa que o atraso no pagamento das bolsas de extensão deve-se à falta de repasse por parte do Ministério da Educação (MEC).
A Pró-Reitoria Administrativa já se manifestou sobre o problema, conforme comunicado publicado na página da Universidade no dia de hoje (14/10)
Conhecido como “Poder Escolar”, o projeto de extensão “Qualificação das práticas pedagógicas de professores das redes públicas de educação básica da região sul do RS” foi criado em 2001 para suprir a falta de comunicação entre as escolas da região. Em grandes congressos, o grupo reúne palestrantes para uma conversa aberta com profissionais da educação e estudantes ainda em formação.
Para concretizar tal proposta, o grupo possui quatro pressupostos. Um primeiro diz que os professores, nas suas práticas, produzem saberes; outro, já seria de que os professores aprendem na troca de experiências e no trabalho coletivo; o terceiro é que o exercício da prática é uma exigência, para que não se caia nem no ativismo e nem no discurso escolar da realidade; o último pressuposto é o entendimento de que a mudança que o grupo deseja nas escolas, acontece a partir da construção coletiva, democrática e autônoma dos projetos escolares.
Tendo como objetivo principal o foco na formação continuada dos professores da educação básica da região, o projeto envolve além da UFPel, outras instituições como a UCPel, 5ª CRE, Secretaria Municipal de Educação, IFSul e também o 24º núcleo do CPERS.
Ano sim, ano não, o projeto realiza no teatro Guarany uma grande conferência, que é alcançada com o resultado de todas as ações que foram realizadas ao longo do ano. Esse é o evento Poder Escolar, no qual segundo a coordenadora do projeto, Lígia Cardozo Carlos, os professores discutem e se tornam formadores de si e de seus colegas. “Isso acaba acontecendo na contramão de todas as críticas que são feitas acerca desses profissionais, onde colocam a responsabilidade do fracasso da educação em cima dos professores”, diz. No ano de 2012, além de acontecer no teatro, o evento realizou ações em outros locais da cidade, onde professores tiveram oportunidade de apresentar suas experiências de escola e discutir com professores da universidade.
Com mais de 80 escolas atendidas, a coordenadora diz que o interesse em participar do projeto parte das próprias escolas, onde alguém da coordenação pedagógica ou algum professor organiza o processo de ouvir os estudantes e os pais, sempre com o comprometimento da equipe diretiva.
Alunos do curso de pedagogia da UFPel trabalham no evento, participam das mesas de experiências e de conferências, o que faz parte não só da formação dos professores das escolas continuadas mas também da formação inicial dos estudantes de licenciatura.
Voz dos Estudantes
No espaço de tempo até o evento, o grupo realiza o que chamam de “Voz dos estudantes”. Nessa reunião participam pais de alunos, alunos, professores e diretorias, a fim de dialogar acerca dos métodos utilizados na educação nas escolas. “Eles exigem mais disciplina, eles falam muito na necessidade de serem ouvidos e nós proporcionamos isso. Nesses encontros é possível ver que as escolas têm vários problemas semelhantes”, comenta a ex-coordenadora, Maria Antonieta Dall’Igna.