As inscrições para comunicações de trabalhos a serem apresentados no Seminário da Semana de Museus da UFPel 2024 estão abertas e podem ser feitas até o dia 30 de abril. O evento promovido pela Rede de Museus da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPel acontecerá presencialmente de 15 a 17 de maio de 2024.
Os interessados em apresentar comunicações deverão enviar para o e-mail semanadosmuseusufpel@gmail.com os seguintes arquivos em Word:
1. Formulário de inscrição preenchido com breve currículo dos autores (Anexo 1).
2. Texto da comunicação, conforme template (Anexo 2).
Para mais informações acesse o edital aqui.
A PREC torna pública a listagem com a classificação FINAL dos projetos contemplados com bolsa de extensão e cultura, através dos Editais 01/2024, 02/2024, 03/2024 e 04/2024 referentes ao Programa de Bolsas Acadêmicas (PBA), Modalidade Iniciação à Extensão.
Resultado FINAL – Edital 01/2024 – Ampla Concorrência
ATENÇÃO: Houve alterações na classificação deste edital em relação ao resultado parcial, decorrentes da analise dos recursos. Além disso, foram remanejadas para este edital, 2 bolsas, da mesma modalidade (ampla concorrência), que sobraram do Edital 04/2024, com isso puderam ser contemplados 91 projetos.
Resultado FINAL – Edital 02/2024 – Ações Afirmativas
ATENÇÃO: Houve alterações na classificação deste edital em relação ao resultado parcial, decorrentes da analise dos recursos.
Resultado FINAL – Edital 04/2024 – Bolsas para projetos vinculados aos cursos UAB
O prazo para indicação dos bolsistas é até 14/04/2024, as orientações serão enviadas por e-mail.
A PREC torna pública a listagem com a classificação provisória dos projetos contemplados com bolsa de extensão e cultura através dos Editais 01/2024, 02/2024, 03/2024 e 04/2024 referentes ao Programa de Bolsas Acadêmicas (PBA), Modalidade Iniciação à Extensão.
Resultado Parcial – Edital 01/2024 – Ampla Concorrência
Resultado Parcial – Edital 02/2024 – Ações Afirmativas
Resultado Parcial – Edital 04/2024 – Bolsas para projetos vinculados aos cursos UAB
Recursos:
Interessados em interpor recurso poderão solicitar vistas à avaliação. O meio exclusivo para este atendimento será o e-mail bolsas.extensao@ufpel.edu.br
O prazo para submissão de recursos deve respeitar o Cronograma do Edital, ou seja, até 04/04/2024.
Na tarde desta terça-feira (26/03), ocorreu a inauguração do Escritório Técnico Descentralizado do IPHAN em Pelotas, uma unidade regional vinculada à superintendência do IPHAN RS. Este escritório é responsável por desenvolver ações de proteção, fiscalização e promoção do patrimônio cultural na região, atuando em estreita colaboração com órgãos locais, instituições de ensino e comunidades para preservar e valorizar o seu patrimônio cultural.
Reconhecendo o potencial do caráter regional do escritório em relação à universidade, as pró-reitorias de extensão e cultura e de planejamento e desenvolvimento da UFPel lideraram as tratativas com o IPHAN para viabilizar este importante espaço descentralizado. Esta iniciativa fortalece as diversas parcerias já existentes e cria oportunidades para futuras colaborações.
A cerimônia de inauguração contou com a presença da Reitora da UFPel, Isabela Andrade, do Pró-Reitor de Extensão e Cultura Eraldo Pinheiro, do Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento Paulo Ferreira, do Presidente do IPHAN Leandro Grass, do chefe do Escritório Descentralizado Gilmar Bueno, do Secretário Municipal de Cultura Paulo Pedrozo, entre outras autoridades, além de membros da comunidade acadêmica e cultural de Pelotas.
A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, torna pública a listagem dos projetos que tiveram as suas inscrições homologadas nos Editais 01/2024, 02/2024, 03/2024 e 04/2024, considerando as condições de participação dispostas nos referidos documentos.
Inscrições Edital 01/2024 – Ampla Concorrência
Inscrições Edital 02/2024 – Ações Afirmativas
Inscrições Edital 03/2024 – Bolsas para estudantes com deficiência e/ou necessidades especiais
Inscrições Edital 04/2024 – Projetos vinculados aos cursos UAB
Os resultados serão divulgados a partir do dia 02/04/2024, conforme cronograma dos editais.
Dúvidas ou informações serão atendidas através do e-mail: bolsas.extensao@ufpel.edu.br ou tel 53 32843993
Em comemoração ao dia internacional da mulher, PREC e PROGEP estão promovendo um ciclo de atividades para celebrar, refletir e reforçar a importância da luta por direitos sociais, políticos e econômicos que as mulheres vêm alcançando no decorrer dos últimos anos. Ainda há muito para avançar e juntas somamos forças, todas por todas!
Confira a programação abaixo:
DATA | DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE | HORÁRIO | LOCAL | PÚBLICO-ALVO | SETOR RESPONSÁVEL |
08/03 |
Prof.ª Juliana Graciela Vestena Zillmer |
10h | Campus Anglo, sala 232 | Servidoras/es da UFPel | PROGEP |
08/03 | Projeto Mulheres Líderes – Relatos de uma mulher na Pesquisa: alegrias e desafios Prof.ª Thaís Philipsen Grützmann |
14h | Plataforma Webconf da UFPel (online) | Servidoras/es da UFPel | PROGEP |
12/03 |
Oficina de Meditação com escalda pés Prof.ª Teila Ceolin |
09h | Campus Anglo, sala 211 | Servidoras/es da UFPel | PROGEP |
12/03 |
Roda de conversa: Quem são as inventoras da UFPel? Ms. Silvia Trisch dos Santos Acunha |
15h | Auditório do Campus II | Público geral | PREC |
19/03 |
Peça Teatral Galeria Núcleo de Teatro UFPEL |
20h | Rua Alberto Rosa, 580 | Público geral | Núcleo de Teatro/PREC |
20/03 |
Peça Teatral Galeria Núcleo de Teatro UFPEL |
19h | Rua Alberto Rosa, 580 | Público geral | Núcleo de Teatro/PREC |
27/03 |
Roda de conversa: Desafios para conciliar maternidade e carreira Enfermeira Deciane Pintanela de Carvalho (CSQV – UFPel) e Assistente Social Jéssica Silva de Ávila (CSQV – UFPel) |
14h30min | Campus Anglo, sala 437 | Servidoras/es da UFPel | PROGEP |
No último dia 19/02, ocorreu na PREC uma reunião para dar continuidade às negociações sobre a atuação integrada da UFPel na Reserva Biológica de Mato Grande, localizada no distrito de Santa Isabel em Arroio Grande (RS).
Com a participação dos professores Sebastian Felipe Sendoya Echeverry (IB), Luiz Ernesto Schimdt (IB), Marco Gottschalk (IB), Marco Antonio Tonus Marinho (IB), Raquel Ludtke (IB), Ana Maria Rui (IB), Jeferson Vizentin-Bugoni (IB), Cláuber Gonçalves dos Santos (FD), Edvânia Correa Alves (ICH) e Erika Collischonn (ICH), acompanhados por técnicos da PREC, foram discutidos diversos aspectos relacionados à Reserva, explorando possibilidades de ações conjuntas e estratégias para viabilizar recursos para as atividades.
Após análises e discussões, ficou acordado que, antes da elaboração dos Projetos que comporão um Programa unificado, uma visita será realizada em março para conhecer o local, avaliar a infraestrutura existente e identificar, in loco, as possíveis ações. Nesse mesmo período, ocorrerá uma nova reunião de planejamento e aproximação com a equipe da SEMA.
A reunião também marcou um primeiro passo para a auto-organização do grupo, anteriormente coordenado pela PREC, com a designação do Prof. Jeferson Vizentin-Bugoni (IB) como coordenador dos trabalhos. Além dos docentes já envolvidos, outros podem se juntar ao grupo, contribuindo com novas áreas de conhecimento e atendendo às diversas necessidades da unidade de conservação e da comunidade local.
A UFPel possui representação institucional no Conselho Consultivo da REBIO-MG, e as servidoras representantes agora fazem parte do grupo recém-constituído, fortalecendo as iniciativas universitárias planejadas e a colaboração da UFPel na implementação do necessário Plano de Manejo da Reserva.
Para obter mais informações ou entrar em contato, envie um e-mail para representa@ufpel.edu.br.
Na manhã de segunda-feira (19), ocorreu a apresentação da coletiva fotográfica “Fluxos nos Espaços em Tempos Pandêmicos” em formato audiovisual, no Espaço Cultural da Prec (Campus Porto/UFPel).
Juntamente com a exibição audiovisual, foi realizado o lançamento do livro “Produção Cultural e Fotografia”, uma obra conjunta dos autores Sandro Mendes, Cláudia Brandão, Cláudio Azevedo, Maria Alcina Alves e Maria Fernanda Ferraz (Org.). O evento teve a presença da reitora Isabela Andrade e outros convidados.
Para aqueles interessados em apreciar a mostra audiovisual, ela estará em exposição nos dias 19, 21, 23, 27 e 29 de fevereiro, das 9h às 17h.
Para obter mais informações, entrar em contato com a curadoria, representada pela Profª Drª Cláudia Mariza Brandão (CA/UFPel) e pelo Profº Dr. Cláudio Tarouco de Azevedo (ILA/FURG).
A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura torna público que estão disponíveis os Editais referentes ao Programa de Bolsas Acadêmicas (PBA), modalidade Iniciação a Extensão.
→ Podem concorrer: Projetos com ênfase em extensão devidamente cadastrados e tramitados no sistema Projetos Unificados – Cobalto.
→ As bolsas estão sendo ofertadas em 4 (quatro) editais distintos, com prazos e valores de bolsa idênticos. Mas com especificidades no perfil de bolsista que poderá ser indicado.
→ Será permitido o solicitante inscrever-se simultaneamente em mais de um edital, desde que com projetos distintos.
As inscrições estarão abertas no período de 01/02 a 18/03/2024, através do sistema COBALTO, no menu Bolsas -> Cadastros -> Solicitação.
Acesse os Editais nos links abaixo:
Edital 01/2024 – Ampla Concorrência
Edital 02/2024 – Ações Afirmativas
Edital 03/2024 – Bolsas para estudantes com deficiência e/ou necessidades especiais
Edital 04/2024 – Projetos vinculados aos cursos UAB
Dúvidas ou informações serão atendidas através do e-mail: bolsas.extensao@ufpel.edu.br ou tel 53 32843993