Início do conteúdo

Centro de Artes da UFPel através da disciplina de desenho da figura humana promove mostra didática

Barroco Revisitado

 O autorretrato desempenha papel crucial na produção artística fornecendo dados e corroborando para a construção da história da arte. Das experimentações como espelho de artista, que alude ao autoconhecimento, verdade e iluminação do Renascimento, até as encenações contemporâneas que ultrapassam a mera contemplação, o tema fornece parâmetros para desvendar a imagem que os artistas forjaram de si, atualizando e/ou reformulando arquétipos. Permeia a produção o elo que se estabelece entre identidade e imaginário, os artistas investem em autorrepresentações assumindo diferentes papéis, exatamente para questionar as imagens que a cultura midiática põe em circulação.

O projeto Barroco Revisitado resgata a intensidade e a dramatização próprias do estilo, buscando uma construção artificiosa, teatralizada de si mesmo. Ficam explícitas as referências à história da arte, aos artistas visuais, aos personagens reais e ficcionais, através do imenso acervo de imagens e reinvenções articuladas pela cultura. Recriamos retratos e autorretratos consagrados no imaginário ocidental: Rembrandt, Velázquez, Vermeer, Rubens, Caravaggio. E, obras menos conhecidas, como a produzida pelas mulheres artistas: Artemísia Gentileschi, Judith Leyster, Rosalba Carriera, Élisabeth Chéron, entre outras. Pesquisamos indumentárias e adereços, revisões propostas por designers de moda, pelo cinema, animações, carnavalescos e demais produções para introduzir novos modos de ver e dar-se a ver.

A equipe é multidisciplinar formada por alunos da disciplina de Desenho de Figura Humana, monitores, bolsistas, professores e técnicos dos Ateliês de Desenho, Pintura, Laboratório de Fotografia, Design e Núcleo de Figurinos do Centro de Artes, incluindo a parceria com o Curso Técnico em Vestuário do Campus Visconde da Graça/IFSUL.

cartaz Barroco Revisitado

Acesse o evento no facebook:  https://www.facebook.com/events/452598081514913/?notif_t=plan_user_invited

Publicado em 27/08/2013, em Notícias.