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Banco de Extensão

O banco de extensão foi criado com a intenção de viabilizar a interação entre coordenadores de projetos de extensão e pessoas interessadas em contribuir de alguma forma nestes projetos.

Em Formulário para os coordenadores, o coordenador do projeto deve preencher os campos conforme a sua necessidade. Após a submissão, os dados serão analisados e, posteriormente, publicados em Projetos com vagas abertas, permitindo, assim, que os alunos possam contatar diretamente o coordenador.

Caso o coordenador deseje atualizar ou remover as informações referentes ao projeto, deverá encaminhar um e-mail para assessoriaprec.ufpel@gmail.com, utilizando o mesmo e-mail informado no cadastro inicial.

 

FORMULÁRIO PARA OS COORDENADORES

Formulário

 

PROJETOS COM VAGAS ABERTAS

Comunicação

Ações de conscientização linguística – Ações de conscientização linguística podem ser definidas, segundo García (2008), como a promoção do conhecimento explícito sobre línguas e da percepção consciente e sensível na aprendizagem e no uso das línguas. Neste projeto, oportunizaremos ações de conscientização linguística a alunos de escolas públicas e particulares, podendo expandir as atividades para projetos (por exemplo, na Universidade Aberta à Terceira Idade).

O projeto está desenvolvendo um site e folhetos informativos. Por isso, há a necessidade de uma ajuda de alunos do design digital e gráfico. Além disso, alunos da Pedagogia e da Letras podem se candidatar para ministrar oficinas.

Curso(s) de interesse: Design Digital, Design Gráfico, Letras, Pedagogia

Contato: o aluno dos cursos citados acima, com interesse em participar do projeto, deve encaminhar e-mail para limberger.bernardo@gmail.com

1577 – Divulgação das ações do grupo VISIOROB – Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um portal de informações que possa atender os anseios e curiosidades da “Comunidade Maker” expondo as ações realizadas pelo grupo de pesquisa VISIOROB. Assim, convido os discentes dos cursos de Jornalismo e Letras a trabalharem nas etapas de editoração das informações e divulgação das produções nas medias sociais.

Acesse o site do projeto.

Curso(s) de interesse: Jornalismo, Letras

Contato: o aluno dos cursos citados acima, com interesse em participar do projeto, deve encaminhar e-mail para marcelo.rossi@ufpel.edu.br

O Periódico – A presente proposta tem por objetivo a criação de canais digitais (websites e vídeos para YouTube e redes sociais) para a divulgação de conteúdos relacionados à pesquisa em Química no Brasil e a questões/curiosidades conectadas à Química em geral; daí, a ênfase em comunicação, posto que se trata da criação de veículos noticiosos para o público em geral e não apenas para pesquisadores em Química. Os docentes membros da equipe encontram-se plenamente capacitados para a execução da proposta, com um deles possuindo graduação em Jornalismo (além de uma graduação em Química). Outro docente integrante tem vasta experiência na área computacional, tendo desenvolvido seu doutorado em Química Teórica, grande vantagem quando da criação dos produtos digitais propostos.

Curso(s) de interesse: Jornalismo, Química, Química Forense, Química Industrial

Contato: o aluno do curso citado acima, com interesse em participar do projeto, deve encaminhar e-mail para andrebiajoli@gmail.com

 

Cultura

Intérpretes em Foco – O projeto Intérpretes em Foco traz à comunidade pelotense recitais, master-classes e palestras com renomados músicos do Brasil e exterior. A edição de 2019 conta integralmente com músicos estrangeiros. Tendo a primeira ação ocorrida no início de julho, com a convidada Dra. Asami Hagiwara, pianista e professora da Universidade de Minnesota (EUA), o projeto prevê atividades agendadas para setembro, com a pianista francesa Alexandra Aubert, novembro, com o Nadalet-Salsano Duo (canto e piano – Agentina), e dezembro, com o pianista e pesquisador mexicano Rubén Salazar (Universidade de Guanajuato). Para tanto, contamos com o indispensável apoio do Centro de Artes. Os eventos acontecem no palco do Conservatório de Música (R. Felix da Cunha, 651). Temos contado com a gentil colaboração da servidora Eliane Brum Machado, que contribui com o trabalho de divulgação. Trata-se de um projeto que procura ampla cobertura da imprensa local, com o objetivo de envolver não só os acadêmicos da UFPel, mas a comunidade em geral. Neste sentido, estudantes são bem-vindos a colaborar com a logística de divulgação de cartazes, manutenção do trabalho de engajamento de público por midias sociais e outros. Além disso, precisamos do apoio de quem tenha experiência como web designer para que construamos uma página para o projeto.

Acesse a notícia sobre a primeira ação do projeto.

Curso(s) de interesse: Música

Contato: o aluno dos cursos citados acima, com interesse em participar do projeto, deve encaminhar e-mail para germanogm@gmail.com

Núcleo de Folclore da UFPel – NUFOLK – O Núcleo de Folclore da UFPel – NUFOLK é um projeto de extensão universitária do Centro de Artes que foi criado em 2010 e se caracteriza por oportunizar a vivência, investigação, promoção, educação e difusão das artes populares e do folclore por meio de diferentes estratégias, parcerias e possibilidades de inserção comunitária e que fomenta e desenvolve também o intercâmbio cultural com agentes e coletivos locais e com organizações do Brasil e exterior, bem como atua em prol da valorização da cultura popular nacional na sua perspectiva de patrimônio cultural imaterial. O NUFOLK configura-se como um projeto complexo que tem se consolidado como referência através das distintas iniciativas que lidera e participa, desempenhando papel importante como articulador das pautas inerentes à cultura popular, o que ocorre por meio de iniciativas de democratização de acesso e descentralização como oficinas, cursos, aulas abertas, worshops, palestras, webconferências, entre outras múltiplas atividades e eventos diversos, dentre os quais se destaca a Semana do Folclore, realizada anualmente em Agosto. Como forma de fortalecer e ampliar o trabalho extensionista do NUFOLK e qualificação de sua atuação junto aos públicos com os quais atua e poderá atuar, o projeto trabalha em parceria com outros segmentos acadêmicos como o Laboratório de Artes Populares Integradas – LAPIS (projeto de ensino), o Festival Internacional de Folclore e Artes Populares de Pelotas – FIFAP (evento de extensão) e o Observatório de Memória, Educação, Gesto e Arte – OMEGA (grupo de pesquisa), entre outros, além da interlocução com disciplinas acadêmicas do currículo obrigatório e complementar, articulando o trinômio ensino-pesquisa-extensão, e instituições parceiras de dentro e fora de Pelotas.

Acesse a página do projeto.

Curso(s) de interesse: Antropologia, Artes Visuais, Cinema de Animação, Cinema e Audiovisual, Ciência da Computação, Ciências Sociais, Conservação e Restauração de bens culturais móveis, Dança, Design Digital, Design Gráfico, Educação Física, Engenharia de Computação, Filosofia, Gastronomia, Geografia, História, Jornalismo, Letras, Museologia, Música, Pedagogia, Psicologia, Relações Internacionais, Teatro, Turismo.

Contato: o aluno dos cursos citados acima, com interesse em participar do projeto, deve encaminhar e-mail para thiagofolclore@gmail.com

 

Direitos Humanos

Até o momento, nenhum projeto foi inserido.

 

Educação

Folclore e Educação – O projeto de “Folclore e Educação” surgiu em 2016, dentro do curso de licenciatura em Educação do Campo a Distância, através de uma necessidade posta pelos acadêmicos do polo Universitário EAD de São José do Norte, que estavam vinculados ao referido curso, como um projeto de ensino com o objetivo de estudar/aprofundar questões referentes ao Folclore, à Cultura popular e às relações desses com a Educação. De 2016 à setembro de 2018, os participantes do projeto de ensino desenvolveram diversas ações de extensão vinculadas aos grupos UAB/UFPEL, PET/GAPE, LAM/LIFE e NUFOLK. Ao longo desse tempo, o grupo passou a ser pressionado a começar a oferecer oficinas e cursos para professores da rede de ensino bem como qualificar os materiais produzidos estendendo o acesso à comunidade. O grupo também possui vínculos com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Machado de Assis em Pelotas, através do PET/GAPE, bem como com professores da rede municipal do Município de São José do Norte e do Município do Capão do Leão. Esse projeto também está vinculado ao projeto de pesquisa “Cultura Litorânea do RS: semelhanças e diferenças entre comunidades da orla da lagoa e comunidades da orla marítima”, que tem o objetivo de mapear as manifestações culturais do litoral gaúcho, bem como assessorar e produzir materiais para as escolas públicas dessa região. Como projeto de extensão, nossa proposta passa a desenvolver materiais sobre folclore para ações junto a alunos surdos, da UFPel e da rede de ensino, bem como a oferecer oficinas em diversas áreas do conhecimento para professores da rede pública de ensino que abordem assuntos relacionados aos conteúdos de folclore e cultura popular.

Acesse o site do projeto.

Curso(s) de interesse: Antropologia, Artes Visuais, Cinema de Animação, Dança, Design Gráfico, Música, Pedagogia, Teatro

Contato: o aluno dos cursos citados acima, com interesse em participar do projeto, deve encaminhar e-mail para projetofolclore.ufpel@gmail.com

Vivências Teatrais em Escolas – O projeto tem por objetivo principal a realização de oficinas de Teatro em escolas públicas (neste momento na E.M.E.F. Getúlio Vargas no município de Pedro Osório/RS), em contraturno, visando o desenvolvimento das potencialidades criativas e expressivas de crianças, adolescentes e jovens da Educação Básica.

Acesse a página do projeto.

Curso(s) de interesse: Teatro

Contato: o aluno dos cursos citados acima, com interesse em participar do projeto, deve encaminhar e-mail para andrisakz@gmail.com

 

Meio ambiente

Até o momento, nenhum projeto foi inserido.

 

Saúde

Até o momento, nenhum projeto foi inserido.

 

Tecnologia e Produção

A Ciência e suas Mulheres – A Ciência e suas mulheres é um projeto de extensão de divulgação científica, que visa informar e influenciar meninas do ensino médio para áreas das exatas.

Curso(s) de interesse: Biotecnologia, Ciências Biológicas, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Agrícola, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automoção, Engenharia de Materiais, Engenharia de Petróleo, Engenharia de Produção, Engenharia Eletrônica, Engenharia Geológica, Engenharia Hídrica, Engenharia Industrial Madeireira, Farmácia, Física, Química, Química de Alimentos, Química Forense, Química Industrial

Contato: o aluno dos cursos citados acima, com interesse em participar do projeto, deve encaminhar e-mail para adrianacastropinheiro@gmail.com

 

Trabalho

Até o momento, nenhum projeto foi inserido.