Início do conteúdo
  • Tecsol
    Notícias
  • Resultado do Edital Tecsol-UFPel 01/22: seleção de grupos e/ou empreendimentos para incubação – inscrições seguem abertas

    A Comissão de Seleção divulgou os resultados da primeira seleção para incubação de empreendimentos, no âmbito do Edital 01/2022.

    A comissão foi formada por representantes do Núcleo Tecsol (Profa. Débora Simões, Prof. Renato Waldemarin e Prof. José Ricardo Kreutz), do Fórum Microrregional de Economia Popular e Solidária (artesã Denise Matos) e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPel (Técnica Terena Souza da Silva).

    Os grupos/empreendimentos classificados para início imediato da incubação foram os seguintes:

    1 – Usina Feminista (8,6 pontos)

    2 – Grupo Raízes (8,4 pontos)

    3 – Coletivo Sofá na Rua (7,4 pontos)

    Também foi classificado, mas aguardando vaga para o processo de incubação:

    4 – Coletivo Sofá em Rede (6,8 pontos)

    Vale a pena lembrar que o Edital 01/2022 é de “fluxo contínuo”, o que quer dizer que o Tecsol-UFPel segue recebendo inscrições para incubação de empreendimentos e que, no caso de abertura de novas vagas, uma nova seleção será realizada com os grupos que estiverem inscritos até o momento em que isso acontecer.

    Se você quiser inscrever um grupo para aguardar uma nova seleção, leia o Edital e faça sua inscrição. Os links estão abaixo.

    Edital – clique aqui

    Formulário de inscrição – clique aqui

  • Edital de seleção para incubação e pós-incubação de grupos e empreendimentos

    [ATENÇÃO: a Comissão de Seleção das propostas inscritas no edital 2022-1 – ver notícia abaixo – informa que haverá um pequeno atraso na divulgação do resultado da primeira seleção, referente às propostas inscritas entre 1o. e 30 de março. A data prevista para divulgação era, anteriormente, 05/04. A nova data é 12/04.]

    —–

    A Incubadora Tecsol, programa permanente do Núcleo Tecsol UFPel, publiciza seu edital de seleção para incubação de novos grupos/empreendimentos e para pós-incubação de empreendimentos solidários em funcionamento ou que tenham deixado de funcionar no último ano.

    O edital ocorre em fluxo contínuo (até fevereiro/2023), mas até o final de março deste ano (2022) serão escolhidos até três (3) empreendimentos para processos de incubação ou pós-incubação com início em abril.

    Neste sentido, os coletivos que apresentarem suas inscrições até 30/03 poderão participar desta 1a. seleção prevista no edital.

    Depois dessa data, as inscrições continuarão abertas, mas novas seleções dependerão da abertura de novas vagas para incubação e pós, ao longo dos próximos doze meses.

    Você pode consultar e baixar o edital na íntegra, clicando no link abaixo:

    EDITAL seleção incubaçao TECSOL 2022

    Para mais informações, entre em contato:  tecsol@ufpel.edu.br

    Para fazer a inscrição de seu coletivo:  após a leitura atenta do Edital …

    • acesse o formulário de inscrição clicando aqui.
    • se preferir preencher o fomulário em sua forma impressa, entre em contato com qualquer membro da Incubadora Tecsol  (professor ou estudante) e solicite. Ou ainda, se quiser, pode fazer contato através do telefone (53) 99911.3380 (whatsapp ou telegram). 
  • Seleção para voluntariado na ‘Incubadora TECSOL’: extensão interdisciplinar para economia solidária e tecnologias sociais

    O Núcleo Tecsol-UFPel receberá inscrições, entre os dias 14 e 23 de março, para estudantes que queiram atuar em projetos de apoio a empreendimentos de economia solidária, com desenvolvimento em tecnologias sociais.

    Se você não sabe exatamente o que essas expressões significam, dê uma olhada no menu acima e clique em ‘conceitos’ e depois em ‘metodologia’. Isso lhe dará uma boa ideia sobre o que é o Tecsol e o que nós fazemos.

    Você tem interesse em fazer parte de nossos projetos e ações? Então… clique abaixo, leia com atenção o Edital e participe da seleção!

    EDITAL voluntariado 2022-2

    (Observação: o Edital sofreu uma modificação referente à inclusão da possibilidade de inscrição de estudantes de pós-graduação. A modificação foi publicada em 18/03, durante o período de inscrições).

     

  • Está no ar a ‘Revista das ITCPs’

    Está no ar o ‘Volume 1, Número 1’ da Revista das ITCPs, a recém criada publicação acadêmico-científica da Rede Universitária de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares, da qual o Tecsol-UFPel é membro associado, e da qual participam mais de 50 (cinquenta) outros programas de universidades brasileiras.

    A UFPel e o Tecsol têm a honra de abrigar a Revista na página dos ‘Periódicos UFPel’, o que coloca nossa universidade na condição de co-editora.

    O primeiro número traz o ‘Dossiê V Congresso da Rede de ITCPs’, com artigos desenvolvidos a partir de trabalhos apresentados em 2019, no Rio de Janeiro, em comemoração aos 20 anos da Rede.

    Para acessar o conteúdo completo da revista, clique aqui.

  • Duas rodas ‘extras’ de Web-Chimarrão prá fechar 2020 !

    Salve, amigues do Web-Chimarrão!

    Dias 02 e 09/12, vamos realizar duas ‘edições extras’ do nosso Web-Chimarrão, para não ficar com tanta saudade!

    O link para o ambiente virtual dos encontros será divulgado 15 minutos antes através dos grupos de Telegram e Whatsapp, e um pouco antes ainda, através do googlegroups (emails) do Web-Chimas.

    Se  você não está nessas listas e quer participar, basta enviar uma mensagem de Telegram ou Whatsapp para +55 53 99911.3380.

    A plataforma utilizada será o Jitsi Meet. Se você for participar pelo celular, portanto, certifique-se de que seu aparelho tem o aplicativo instalado, ou baixe-o com antecedência através das ‘lojas de aplicativo’.

    Então… reserve datas e horários na sua agenda:

    ——

    02/12 – quarta-feira – da 19:00 às 20:30

    ÉTICA DO ‘BEM VIVER’ E ECONOMIA SOLIDÁRIA

    Debatedor: EUCLIDES MANCE (Instituto de Filosofia da Libertação, Curitiba)

    ——

    09/12 – quarta-feira – das 19:00 às 20:30

    OUTRAS FORMAS ALTERNATIVAS DE COMERCIALIZAÇÃO SOLIDÁRIA: OS MODELOS DAS ‘CESTAS FECHADAS’ E DOS ‘CSAs’

    Debatedorxs: ISADORA ESCOSTEGUY (Células de Consumo Responsável, Florianópolis)

    EDUARDO MOREIRA (CSA de Santa Maria/RS)

     

     

     

  • Web-chimarrão Tecsol-UFPel: economia solidária e tecnologias sociais em debate

    Web-chimarrão

    No sul da América (sul do Brasil ou do Paraguai, na Argentina ou no Uruguai), o chimarrão – ou ‘mate’, como dizem alguns – é uma bebida de infusão, com água quente, um chá, que é servido ‘em roda’, num único recipiente para quem participa. Enquanto a conversa rola solta, a ‘cuia’ em que é servido o chimarrão passa de mão em mão e todas e todos compartilham a mesma ‘bomba’, o canudo de metal que se usa para sorver a água quente em contato com a erva-mate, que está dentro da cuia. Por tudo isso, a roda de chimarrão é símbolo de proximidade, de amizade, de confiança, de compartilhamento…  Em tempos de pandemia, nada pode ser mais mais desaconselhável, do ponto de vista sanitário, que uma roda de chimarrão real. Por outro lado, nada pode ser mais necessário que rodas de chimarrão virtuais, mentais, espirituais, porque elas renovam nossos laços, criam novas relações, nos conectam com quem compartilha os nossos desejos e sonhos, enfim: recarregam nossas energias vitais.

    Debates sobre economia solidária e tecnologias sociais

    Por isto, o Núcleo Interdisciplinar de Tecnologias Sociais e Economia Solidária da UFPel convida a comunidade acadêmica, a comunidade da economia solidária e o público em geral para o ciclo “Web-chimarrão do Tecsol-UFPel: economia solidária e tecnologias sociais em debate”: uma sequência de encontros para compartilharmos, com amizade e confiança, dos nossos saberes acerca das formas de economia que estão transformando o mundo neste período difícil, mas necessário, de transição civilizatória.

    Quando, onde e como

    Serão doze (12) rodas de “web-chimarrão”, sempre às quartas-feiras, de 22/07 a 07/10, entre 18:30 e 20:00. A dinâmica NÃO prevê aulas, conferências ou palestras: nós vamos discutir textos especialmente escolhidos para cada encontro, com a presença de uma debatedora ou um debatedor que vai nos auxiliar na construção coletiva de nosso conhecimento. Por isso, é muito necessário ler os textos indicados previamente aos encontros, que serão realizados na plataforma Google G Suite. A programação completa – datas, textos e debatedoras/debatedores – está no quadro de informações, mais abaixo.

    Como fazer para participar

    Para ter acesso às ‘rodas virtuais de web-chimarrão’, e eventualmente receber um certificado de participação, você deverá se inscrever. As informações serão repassadas através de grupos de telegram e whatsapp, que vamos montar a partir das inscrições (quem não possuir esses aplicativos, receberá as informações por SMS). Depois de cada encontro, quem quiser ter sua presença validada (para certificação) deverá preencher um rápido formulário referente ao debate ocorrido.

    Venha participar de nossas rodas de web-chimarrão

    Para inscrição, clique no link mais abaixo. Não há prazo para inscrever-se, você pode fazê-lo a qualquer momento. O programa está logo abaixo, com os links para os textos e os nomes das debatedoras e debatedores. Será uma alegria ter a sua presença nas nossas rodas de web-chimarrão.

    Para fazer sua INSCRIÇÃO: clique aqui.

    Confira abaixo a PROGRAMAÇÃO das rodas de web-chimarrão.

    [ATENÇÃO: os encontros começam às 18:30 e têm previsão de encerramento às 20:00. Se você quiser fazer download do quadro de programação, clique aqui.]

     

    ata Tema Debatedora / Debatedor Texto

    22/julho

    Capitalismo e economia solidaria

    Antônio Cruz

    UFPel

    A acumulação solidária – os desafios da economia associativa sob a mundialização do capital

    https://wp.ufpel.edu.br/tecsol/files/2020/07/acumulacao-solidaria.pdf

    29/julho Cooperativismo: trajetória e contradições

    Liandra Peres Caldasso

    FURG-São Lourenço do Sul

    As interfaces entre cooperativismo e economia solidária

    https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=93828220008

    05/agosto Autogestão em empreendimentos coletivos

    Ana Maria Rodrigues de Carvalho / Carlos Ladeia

    UNESP-Assis

    Economia solidária e democracia

    https://wp.ufpel.edu.br/tecsol/files/2020/07/Mello-Sylvia-Leser-Economia-Solidária-e-Democracia.pdf

    Autogestão no capitalismo

    https://wp.ufpel.edu.br/tecsol/files/2020/07/AUTOGESTÃO-NO-CAPITALISMO.-Ladeia.pdf

    12/agosto Sustentabilidade: os limites do crescimento econômico

    Lúcio Fernandes

    UFPel

    Desacumulação solidária – entropia e tecnologia, ética e autogestão.

    https://wp.ufpel.edu.br/tecsol/files/2020/07/cruz-fernandes-desacumulacao-solidaria.pdf 

    19/agosto Comércio, comércio justo global, comércio justo local

    Patricia Tometich

    Pós-doutoranda UFF

    Globalização e cafés especiais: a produção do comércio justo da Associação dos Agricultores Familiares do Córrego D’Antas – Assodantas, Poços de Caldas (MG)

    https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-45132015000300393&lang=pt

    26/agosto Consumo responsável: do indivíduo ao coletivo

    Tais Mascarenhas

    USP

    As várias faces do sistema alimentar e a experiência da Rede Brasileira de Grupos de Consumo Responsável

    https://biblioteca.consumoresponsavel.org.br/files/original/0139db05ee54ca186602d6178e541b67.pdf

    Grupos de Consumo Responsável: um outro consumo é possível

    https://biblioteca.consumoresponsavel.org.br/items/show/250

    02/setembro Tecnologias sociais – outras relações entre trabalho e natureza

    Felipe Ador

    UFRJ

    Tecnologia, participação e território

    https://wp.ufpel.edu.br/tecsol/files/2020/07/Artigo_Tecnologia_Social.pdf

    09/setembro Agroecologia: sustentabilidade e tecnologia social na produção de alimentos

    Patricia Martins

    UFPel

    Rede de sementes agroecológicas Bionatur – uma trajetória de luta e superação

    http://aspta.org.br/files/2014/05/Artigo-6.pdf 

    Produção ecológica de arroz dos assentamentos da região metropolitana de Porto Alegre: um caso de gestão participativa e de geração de conhecimentos

    https://wp.ufpel.edu.br/tecsol/files/2020/07/gestao-participativa-arroz-agroecológico.pdf

    16/setembro Quatro Economias transformadoras e o Fórum Social Mundial

    Aline Mendonça

    UCPel

    O Fórum Social Mundial: Manual de Uso –  capítulo 4 (pp. 101 a 112)

    http://www.boaventuradesousasantos.pt/documentos/fsm.pdf?fbclid=IwAR1go6aCOllOhXK-AYVKU2fRiW0421d4ptssHBSWOsx-sfW6048VMrrT4aI

    23/setembro

    Saúde, autogestão e produção de vida

    Larissa Dall’agnol

    UFPel

    Narrativas das trabalhadoras e dos trabalhadores na construção da ‘Reabilitação Trabalho e Arte’ de Pelotas (2004-2018)

    https://wp.ufpel.edu.br/tecsol/files/2020/07/narrativa_reni_alves_retrate.pdf 

    30/setembro

    Educação Popular e pedagogia do trabalho associado

    Alexandre Bandeira

    IFSul – Pelotas

    Saberes do trabalho associado

    http://www.ceeja.ufscar.br/saberes-do-trabalho.-tiriba-e-ficher

    ITCPs Economia Solidária e Capacitação: primeiros passos para a formação de equipe de incubação

    https://www.ufrgs.br/gestaoalternativa/wp-content/uploads/2015/09/Cartilha-formação-em-PDF.pdf

    07/outubro

    Incubação de empreendimentos de economia solidária

    Mana Gotardo

    Extensionista UCPel

    Incubadoras universitárias de economia solidária: metodologias em perspectiva

    https://periodicos.ufsc.br/index.php/gual/article/view/1983-4535.2016v9n3p108/32851

     

     

  • TECSOL oferece vagas para voluntariado no Banco de Extensão da UFPel

    Aproveitando a oportunidade aberta pela criação do “Banco de Extensão” da UFPel, por parte da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, o TECSOL está oferecendo vagas de voluntariado para estudantes de diversos cursos. A proposta é oferecer campo de atividades complementares relacionadas aos projetos de apoio à Associação Bem da Terra – Comércio Justo e Solidário e à Associação para o Consumo Responsável Rede Bem da Terra.

    Para acessar o projeto relacionado, clique sobre o link… projeto_1093(3).

    Para acessar o Banco de Extensão, clique… https://wp.ufpel.edu.br/prec/banco-de-oportunidades/

  • Vagas para voluntariado no Tecsol-UFPel: inscrições abertas

    O Núcleo de Tecnologias Sociais e Economia Solidária da UFPel (Tecsol) está com inscrições abertas para a participação de voluntários / voluntárias junto ao projeto “Apoio às feiras de economia solidária da Associação Bem da Terra – Comércio Justo e Solidário”.

    O trabalho será desenvolvido junto aos grupos de economia solidária de famílias de produtores/as em transição agroecológica e que são associados à Rede Bem da Terra e que vêm participando de estruturas de comercialização incubadas pelo Tecsol (como as feiras presenciais e a “feira virtual” Bem da Terra).

    Há vagas para estudantes de todas as áreas de conhecimento (três vagas para ciências agrárias e duas vagas para demais áreas).

    O prazo de inscrições começa em 15/08 e se encerra em 22/08 (5a.-feira). Para participar, o/a candidato/a deve preencher o formulário indicado no link abaixo. Se desejar mais informações sobre o projeto, seu link também está à disposição logo a seguir.

    Formulário de inscrição para seleção – aqui.

    Projeto “Apoio às feiras de economia solidária da Associação Bem da Terra” – projeto_1093(3)

  • Seleção para bolsista de graduação: julho a dezembro de 2019

    O Tecsol torna pública a seleção de bolsista de graduação para participação no projeto “Incubação da Rede Rizoma – circuito local de comércio justo na região sul do RS”.

    Acesse e leia com atenção o edital de seleção, clicando no link –> edital tecsol 1_2019

    Se desejar consultar o projeto, clique –> projeto_1449

    Para fazer sua inscrição (depois de ler atentamente o edital), preencha o –> formulário online.

    As inscrições podem ser feitas até o dia 20/06 (quinta-feira) e a seleção ocorrerá no dia 26/06, quarta-feira, na nova sede do Tecsol, no “prédio da AABB” (confira os detalhes no edital).

  • Seleção para bolsas de graduação de curta duração (jan-mai/2019)

    O Núcleo Tecsol abriu edital de seleção para bolsistas de graduação para o período janeiro-maio de 2019, com processo de treinamento ainda em dezembro deste ano. As inscrições ocorrem entre 26/11 e 02/12.

    Para inscrever-se, primeiro leia o edital completo. Ele pode ser acessado clicando aqui.

    O formulário para inscrição, por sua vez, está disponível em link específico (clique e abra).

    Dúvidas? Escreva para tecsol@ufpel.edu.br.