Início do conteúdo
Tecsol

O Tecsol

O Núcleo Interdisciplinar de Tecnologias Sociais e Economia Solidária (Tecsol) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) é formado por docentes e discentes de diversas unidades acadêmicas e tem como objetivo atender as demandas de grupos organizados, urbanos e rurais, que buscam na universidade apoio técnico, científico e formativo para a criação e consolidação de Empreendimentos Econômicos Solidários (EES). Nesse encontro de saberes – entre a universidade e os grupos sociais – construímos juntos alternativas de emancipação de trabalhadoras e trabalhadores.

O reconhecimento institucional do Tecsol-UFPel se deu com a Resolução do COCEPE nº 10, de 27 de outubro de 2011, que o vincula diretamente à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. Desde sua criação, ele é parte da Rede de ITCPs – Rede Universitária de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares, que reúne mais de 50 (cinquenta) programas acadêmicos deste tipo.

O Tecsol-UFPel atua sob o caráter da interdisciplinaridade, da autogestão e da educação popular, articulando projetos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.

Incubadora Tecsol

Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Econômicos Solidários (Incubadora Tecsol) é um programa permanente do Núcleo Tecsol, que existe desde sua fundação.

Ela opera sob três modalidades de atuação:

(1) incubação de empreendimentos econômicos solidários (EES), auxiliando grupos sociais organizados, urbanos ou rurais, a constituirem empreendimentos de produção, de serviços, de consumo ou de crédito;

(2) pós-incubação de empreendimentos econômicos solidários, auxiliando EES já consolidados a superarem situações de risco e/ou a aperfeiçoarem seus desempenhos econômicos e sociais;

(3) desenvolvimento de inovações tecnocientíficas solidárias, que representem soluções em termos de produtos, processos ou metodologias, para a consolidação e aperfeiçoamento de EES.