Início do conteúdo
    Notícias
  • Qualificação de Mestrado: Lauren Silva Costa

    “Efeitos da ameaça explícita e implícita do estereótipo de raça na aprendizagem de uma habilidade motora do golfe”,

    Data: 30/03 às 14h

    Banca: 

    – Suzete Chiviacowsky Clark (orientadora)

    – Andrea Michele Freudenheim (Professora Associada da Universidade de São Paulo)

    – Ricardo Drews (Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas.)

    – Rodolfo Novellino Benda (Suplente – Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas.)

     

    Link para acompanhar:

    https://us02web.zoom.us/j/84562218944

  • Qualificação de Mestrado: Bruno Feijó Burkle

    “Concepções de capacidade na aprendizagem motora: Uma análise em crianças de diferentes faixas etárias”

    Data: 30/03 às 9h

    Banca:

    – Prof. Dr. Ricardo Drews (orientador)

    – Profa. Dra. Priscila Lopes Cardozo (Programa de Pós-Graduação em Educação Física – UFPEL)

    – Prof. Dr. Go Tani (Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Escola de Educação Física e Esporte – USP)

    – Prof. Dr. Rodolfo Novellino Benda (Suplente – Programa de Pós- Graduação em Educação Física – UFPEL)

     

    Link para acompanhar a defesa:

    https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3ageAKCi22NDTwueKDU5s5Meqhn4TCKDmfm64smvO5gX01%40thread.tacv2/1646743713656?context=%7b%22Tid%22%3a%22cd5e6d23-cb99-4189-88ab-1a9021a0c451%22%2c%22Oid%22%3a%22d0329c2a-0114-4b56-b1f8-98e0325fcd40%22%7d

  • Qualificação de Doutorado: Luana Siqueira Andrade

    “Treinamento aeróbio no meio aquático para promoção da saúde: parâmetros agudos e efeitos crônicos na aptidão física em indivíduos saudáveis”

    Data: 28/03/2022 Horário: 13:30

    Banca:

    –   Cristine Lima Alberton (orientadora)

    –   Ana Carolina Kanitz (Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano/UFRGS)

    –   Rodrigo Sudatti Delevatti (Programa de Pós-Graduação em Educação Física/UFSC)

    –   Gabriel Gustavo Bergmann (Suplente – Programa de Pós-Graduação em Educação Física/UFPel)

    Link para acompanhar:

    https://webconf.ufpel.edu.br/b/cri-u62-xuu

  • Edital para seleção de bolsas de Mestrado PPGEF/UFPEL 2022/1

    Em conformidade com o Regimento Stricto Sensu da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação Física torna público, para conhecimento dos interessados, o processo de seleção de candidatos à bolsa de mestrado do referido Curso, nos termos estabelecidos no Edital abaixo.

    Período de inscrições: de 28 a 30 de março de 2022 (até 18h00min) por meio do envio dos documentos necessários para o e-mail seleção.ppgef@gmail.com.

    Poderão inscrever-se como candidatos, todos os alunos regulares matriculados no curso de Mestrado em Educação Física.

    Arquivos:

    Edital para seleção de bolsas Mestrado 2022-1

    Ficha de inscrição para bolsista

    Carta justificando a necessidade da Bolsa

    Planilha de avaliação do curriculum lattes

     

    Homologação da Inscrição: 

    Antônio Vinícius Oliveira de Almeida

    Entrevista Presencial:

    01/04/2022 às 11:30 na ESEF

    Resultado Final:

    Aprovado na seleção – Antônio Vinícius Oliveira de Almeida

  • LISTA DE APROVADOS – Aluno Especial 2022/01

    A Coordenação do PPGEF divulga abaixo o Resultado do Processo Seletivo para Aluno Especial, para cursar a(s) disciplina(s) no primeiro semestre de 2022.

    RELAÇÃO DE ALUNOS ESPECIAIS APROVADOS

    Informamos que as matrículas serão realizadas pela secretaria do programa nos dias 03 e 04 e em breve enviaremos por e-mail orientações de acesso ao COBALTO.

    As aulas estão previstas para iniciarem em 07 de março.

    Qualquer dúvida entre em contato através do ppgef.ufpel@gmail.com

     

     

  • Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFPEL renova Bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPQ, com ascensão para o nível 1D

    A Profª Drª Cristine Lima Alberton aplicou em 2021 o Projeto intitulado “Treinamento aeróbio em meio aquático e meio terrestre para mulheres sobreviventes de câncer de mama: umensaio clínico randomizado” para o Edital de  Bolsas de Produtividade em Pesquisa do CNPQ. A Profª Cristine era bolsista PQ2 desde 2018, desenvolvendo estudos na mesma área de pesquisa. No presente edital, além de ter sua bolsa renovada, teve indicação do Comitê para ascensão ao nível 1D.

    Essa bolsa tem vigência de março de 2022 a fevereiro de 2026, e visa valorizar pesquisadores que possuam produção científica, tecnológica e de inovação de destaque em suas respectivas áreas do conhecimento, assim como incentivar o aumento da produção científica, tecnológica e de inovação de qualidade, selecionando projetos de pesquisa considerando o rigor e o método científico. Em 2021, por exemplo, a área de Educação Física era composta por um grupo de 96 professores de todo o Brasil.

    O objetivo principal do estudo é investigar os efeitos de 12 semanas de treinamento aeróbio realizado nos meios aquático e terrestre sobre a percepção de fadiga, aptidão física, saúde mental e qualidade de vida de mulheres que completaram o tratamento primário para o câncer de mama em estágios de I-III. O projeto será desenvolvido em colaboração com a Profª Drª Stephanie Santana Pinto, também docente do nosso PPGEF/UFPel, e com a colaboração internacional do Prof. Dr. Antonio Inacio Custa- Vargas, do Department of Physiotherapy of the Faculty of Health Science, University of Malaga, Espanha. Os principais discentes envolvidos na concepção do projeto foram os doutorandos Luana Siqueira Andrade e Bruno Ezequiel Botelho Xavier, da linha de Exercício físico e Promoção da Saúde. Além disso, demais discentes e colaboradores do Grupo de Pesquisa LabNeuro, coordenado pela Professoras  Cristine e Stephanie, farão parte do desenvolvimento do estudo.

    Sobre o significado de ser contemplada com essa bolsa, Cristine fez o seguinte destaque: Esse projeto visa demonstrar o potencial do exercício físico como uma ferramenta não-farmacológica que pode ser utilizada na prevenção, tratamento e reabilitação de pessoas com doenças crônicas, como mulheres sobreviventes de câncer de mama. Dessa forma, estudar os efeitos de programas de exercícios e a dose-resposta ideal para alcançar os benefícios necessários à saúde é fundamental. Nesse cenário de severos cortes de financiamento destinados à ciência, essa renovação de bolsa é muito importante tanto individualmente como pesquisadora, como coletivamente para o PPGEF/UFPEL. Estar entre os principais pesquisadores da área de Educação Física do Brasil contemplados com bolsas de produtividade em pesquisa é um grande orgulho, especialmente por representar as mulheres (e mães), que
    correspondem à minoria desse grupo (apenas 19% de mulheres em 2021).

  • Processo Seletivo para aluno especial 2022/1

    As inscrições da Seleção para cursar disciplinas regulares e/ou optativas como alun@ especial do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFPel estarão abertas no período de 21 a 24 de fevereiro de 2022, via Secretaria do Programa, por meio do envio dos documentos necessários para o e-mail exclusivo destinado aos processos seletivos, selecao.ppgef@gmail.com

    LEIA ATENTAMENTE TODO O EDITAL POIS NENHUM CANDIDATO PODERÁ PARTICIPAR DE QUALQUER ETAPA DO PROCESSO DE SELEÇÃO SE HOUVER PENDÊNCIA SOBRE A DOCUMENTAÇÃO REQUERIDA PARA A INSCRIÇÃO, OU AINDA, CASO OS DOCUMENTOS ESTEJAM ILEGÍVEIS.

    Edital de seleção aluno especial PPGEF 2022/1

    Formulario de Requerimento de Inscrição – Aluno Especial

    Planilha de avaliação de currículo-proc-seletivo-2022-1

  • Projeto que aborda “Causas e consequências da prática de atividade física ao longo do ciclo vital”, liderado por pesquisador Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFPEL, é contemplado pelo edital Universal do CNPQ

    Compreender as causas e consequências da inatividade física, numa abordagem longitudinal prospectiva, é uma das principais prioridades da pesquisa em atividade física no mundo. Em Pelotas-RS existe quatro coortes de nascimentos, com dados de atividade física sendo coletado de forma objetiva por meio de acelerometria em diversas idades. Isso representa uma oportunidade única para avaliar as causas e consequência da inatividade física ao longo do ciclo vital. É nesse contexto que o professor Pedro Hallal liderou um projeto intitulado “Causas e consequências da prática de atividade física ao longo do ciclo vital”. Juntamente com outros 10 participantes, tanto do PPGEF UFPEL quanto de outras instituições, a proposta foi contemplada no tradicional Edital Universal do CNPQ.

    O objetivo do projeto é investigar as causas e consequências da inatividade física em crianças (7 anos), adolescentes (18 anos) e adultos (30 e 40 anos), por meio de uma abordagem de ciclo vital. O financiamento irá subsidiar parte dos custos específicos da coleta de dados com acelerometria e será desenvolvido durante os anos de 2022 e 2023. Sobre o significado de ser contemplado no edital, Pedro Hallal fez o seguinte destaque: “Num momento em que os investimentos em ciência e tecnologia praticamente desapareceram no Brasil, o edital universal é um sobrevivente. Fico feliz que a nossa proposta tenha sido tão bem avaliadas pelos pares e tenha recebido prioridade suficiente para ser contemplada. A inatividade física causa mais de 5 milhões de mortes por ano no mundo, e estudar suas causas e consequências é uma prioridade em saúde pública”.