Estudantes e Docentes do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais Exploram o Rural

No mês de agosto, uma jornada educativa e exploratória levou os alunos e professores do Programa de PPG em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais a vivenciar o ambiente rural do município de Canguçu – RS. A iniciativa, parte integrante da disciplina de Metodologia Científica, foi batizada de “Visita ao Rural” e proporcionou aos participantes uma observação apurada das paisagens, das relações sociais e da vivência de experiências locais.

Uma das paradas desta viagem educacional foi a propriedade “Vida na Terra”, pertencente a Clenio Silveira e sua família, situada na Coxilha dos Silveira, no 1º distrito de Canguçu – RS. Lá, o grupo teve a oportunidade de percorrer a agrofloresta, conhecer a agroindústria de sucos e explorar áreas de cultivo. Além disso, puderam aprender sobre as práticas de conservação ambiental adotadas na propriedade.

O trajeto também contou com  a visita do grupo à “Fazenda Serra dos Tapes”, renomada na região pela produção de oliveiras e seus saborosos azeites. Os participantes puderam caminhar pelos olivais, conhecer a área de beneficiamento e ainda participar de um momento de degustação. O diálogo sobre a trajetória da empresa, suas conquistas e as perspectivas futuras do setor enriqueceu a experiência.

Esta “Visita ao Rural” não só ampliou o horizonte de compreensão dos estudantes e docentes acerca do ambiente rural, mas também fortaleceu os laços com as comunidades locais, reiterando a importância do conhecimento prático no processo educacional.

Abaixo seguem fotos da visita.

Publicado em 14/09/2023, na categoria Noticiais.
Translate »