No ano de 2024, o projeto intitulado “Seminário Interno” foi conduzido com notável ênfase e estrito cumprimento do planejamento estabelecido. Este projeto tem como objetivo realizar atividades que proporcionem enriquecimento tanto na esfera profissional quanto na vida acadêmica, visando contribuir para o desenvolvimento no mercado de trabalho.
O foco central do projeto reside na promoção de habilidades fundamentais, tais como oratória, autoconfiança, comunicação e postura diante do público.
O grupo identificou que o aprimoramento dessas competências é crucial não apenas para o desenvolvimento individual dos participantes, mas também para a contribuição de novos conhecimentos apresentados durante os seminários.
No decorrer do ano, o Grupo PET-EA realizou dois seminários por petiano.
Na primeira apresentação, cada participante citou um tema pertinente ligado ao agronegócio e relacionado ao curso de Engenharia Agrícola. Após, foi feito um sorteio para cada petiano receber um tema e criar sua apresentação sobre esse assunto. As apresentações ocorreram entre os meses de abril e agosto, com duas apresentações semanais às quintas-feiras. Durante esse período, os treze petianos se apresentaram, respeitando o limite de tempo, para cada exposição foi limitado a 10 minutos.
Já na segunda apresentação, os participantes discorreram sobre os trabalhos submetidos para a X Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (SIIEPE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), sendo que o tempo destinado para cada exposição foi limitado a 10 minutos.
O segundo encontro foi realizado no mês de novembro, alguns dias antes do SIIEPE, com o objetivo de preparar os participantes para as apresentações do evento. Assim como no primeiro momento, os treze petianos se apresentaram seguindo os parâmetros mencionados.
Todas as apresentações ocorreram em uma tarde, na sala 402, no prédio do Centro de Engenharias. Após a conclusão da apresentação, os membros forneciam observações e críticas construtivas ao petiano encarregado da exposição.
O propósito subjacente a essa dinâmica reside na promoção do desenvolvimento acadêmico do petiano da graduação por meio de atividades colaborativas em grupo.
Você precisa fazer login para comentar.