Projeto PAI ( PROJETO DE ACOMPANHAMENTO DE INGRESSANTES)

PAI (PROJETO DE ACOMPANHAMENTO DE INGRESSANTES)

Visando o acompanhamento e o auxílio aos ingressantes, o grupo PET realizou novamente o
Projeto de Acompanhamento de Ingressantes (PAI).
Este projeto tem como intenções buscar mudanças e melhorias para o curso, como também,
acompanhar a chegada dos novos alunos no curso de Engenharia Agrícola, auxiliando-os em suas
dúvidas e dificuldades que encontram no novo ambiente.
No primeiro semestre foram aplicados um total de 3 (três) questionários durante as aulas de
Introdução à Engenharia Agrícola, e obteve-se respostas relacionadas às dificuldades nas cadeiras
iniciais, as expectativas e se pretende continuar no curso, como também, algumas caraterísticas
gerais dos ingressantes.
O questionário 1 (um) foi aplicado na segunda semana de aula e é direcionado aos ingressantes
com o intuito de saber sobre informações pessoais, como idade, cidade natal, renda familiar,
escolaridade, se ingressou por ações afirmativas e o porquê escolheu o curso. Na figura 1 ocorreu
a apresentação do grupo PET para a turma de ingressantes e a aplicação do questionário.

Figura 1.

Na tabela 1, pode-se observar a idade dos ingressantes no semestre de 2023/1. Já na tabela 2,
pode-se analisar qual a cidade natal dos ingressantes, sendo este um fator muito importante, pois
muitas vezes é o motivo da desistência dos estudantes. Observa-se que há um empate entre as
mais diversas cidades do Rio Grande do Sul e os que são naturais de Pelotas.

 

No questionário 2 (dois) perguntou-se se havia dificuldades nas disciplinas iniciais, reprovação em
avaliações, dificuldades extracurriculares e se havia procurado por auxílios da faculdade. Na tabela
3, pode-se observar que as maiores dificuldades encontradas pelos ingressantes nas cadeiras
iniciais se concentraram em Cálculo A seguido por Geologia Aplicada I e Química Geral. Já na
tabela 4, pode-se observar que o maior índice de reprovações em avaliações se deu na disciplina
de Geologia Aplicada I, seguido por Cálculo A e Fundamentos de Cultivos Agrícolas.

Tabela 3.

Tabela 4.

O questionário 3 (três) foi aplicado no final do semestre letivo de 2023/1 com perguntas
relacionadas à permanência no curso, o porquê deseja trocar de curso, e se houve identificação
com alguma área relacionada a engenharia agrícola. Dos ingressantes que responderam o
questionário, 100% pretendem continuar no curso de engenharia agrícola. Na tabela 5, podemos
observar as áreas de atuação que os ingressantes mais se identificaram até o momento.

Tabela 5.

Quanto ao número de respostas nos questionários, observou-se uma diminuição com o decorrer
do semestre letivo, mostrando que o grupo PET deve estar mais atento às atividades iniciais do
curso tentando evitar a desistência dos ingressantes.