O projeto PAE é uma iniciativa do PET que visa manter contato com os profissionais egressos do curso de Engenharia Agrícola da UFPel. Esse projeto possui grande relevância para o curso, pois promove a aproximação entre os formados e a universidade, possibilitando a realização de parcerias por meio de cursos, palestras, pesquisas e melhorias nas áreas relacionadas ao curso. Além disso, as informações coletadas permitem identificar quais áreas se destacaram entre os egressos, verificando se o que a universidade oferece está alinhado com as demandas do mercado de trabalho para os profissionais de forma
O projeto teve início em 2020, quando foram coletadas informações preliminares sobre os egressos do curso de Engenharia Agrícola. Em determinado momento, o foco voltou para identificar os egressos que participaram do Programa de Educação Tutorial (PET), buscando avaliar a influência do PET em suas trajetórias profissionais após a formação. Já em 2024, o grupo concentrou esforços na atualização das informações de todos os egressos do curso nos últimos cinco anos.
Para isso, foi desenvolvido um formulário virtual contendo perguntas sobre a carreira acadêmica e profissional dos egressos. Esse formulário foi enviado a profissionais formados, com o objetivo de obter dados relevantes sobre sua atuação no mercado de trabalho. Até o momento, foram registradas 39 respostas de egressos referentes ao período dos últimos cinco anos. As respostas foram comprovadas e apresentadas em gráficos para facilitar a visualização.
No gráfico 1, podemos analisar que a grande maioria não cursou o mestrado e doutorado ou alguma especialização após a conclusão do curso, e a minoria dos egressos apenas concluiu a graduação e fez uma pós graduação. Deste modo, 15,4% cursaram pós graduação e 28,2% estão em andamento e 56,6% não continuaram na área acadêmica.
De acordo com o formulário, boa parte dos egressos que optaram por realizar uma pós-graduação iniciaram o mesmo após 4 anos da colação de grau. Conforme podemos observar no gráfico abaixo (Gráfico 2), cerca de 30% dos egressos iniciaram a sua pós graduação com menos de 1 ano de conclusão da graduação. Enquanto isso, 5% levaram mais de 4 anos para dar continuidade na sua trajetória acadêmica, esse dado ocorre devido ao fato de muitos egressos atuarem há alguns anos no mercado de trabalho e após isso iniciarem alguma pós-graduação.
Em relação à situação atual dos egressos, a grande maioria é empregado, sendo essa quantidade de 74,4%, e o restante dos egressos se dividem em áreas como Bolsistas de mestrado ou doutorado, empresário e outras profissões.
Em relação com a satisfação com sua profissão, 25,6% dos egressos deram nota 10 demonstrando total satisfação com a profissão, e 2,6% deram a nota 3 sendo a mais baixa da pesquisa, mas a grande maioria deu nota superior a 8. (Gráfico 4).
Você precisa fazer login para comentar.