PAE (Projeto de Acompanhamento dos Egressos)

PAE (Projeto de Acompanhamento dos Egressos)

O projeto PAE é uma iniciativa do PET para manter contato com os
profissionais que saem graduados em Engenharia Agrícola na UFPel. Tal projeto
tem grande relevância para o curso de engenharia agrícola, pois tende aproximar os
alunos formandos do curso com a universidade novamente, sendo possível que se
realize parcerias entre os mesmos, através de cursos, palestras, pesquisas e
estágios nas áreas do curso. Também, com tais informações é possível identificar
quais áreas tiveram mais destaques dentre os formandos, vendo se o que a
universidade oferece é o que o mercado de trabalho está a procura dos profissionais
formandos do curso.
O projeto teve início no ano de 2020, onde buscou informações superficiais
dos egressos do curso de engenharia agrícola, e em determinado momento foi
focado na procura dos egressos que fizeram para do Programa de Educação
Tutorial (PET), para ver a influência que o PET exerceu em suas carreiras depois de
formados. Já no ano de 2022 o grupo buscou procurar informações de todos os
egressos do curso de engenharia agrícola da Universidade Federal de Pelotas. Já
no ano de 2023, o grupo PET focou mais diretamente aos formandos dos últimos 5
anos. Inicialmente se focou em buscar informações de contato dos egressos como,
e-mail, número de telefone e redes sociais, após esta procura encontramos o total
de 32 egressos dos últimos 5 anos. Com tais informações, foi desenvolvido um
formulário virtual, com perguntas sobre a carreira acadêmica e profissional do
egresso, para que fosse enviado aos egressos, para obtermos informações
relevantes sobre os formados no curso de engenharia agrícola. Obtendo até o
momento um total de 32 respostas dos egressos em nosso formulário. As respostas
dos egressos foram analisadas e colocadas em gráficos para se ter uma
visualização mais simplificada.
No gráfico 1, podemos analisar que a metade cursou ou cursa pós-graduação
ou alguma especialização após a conclusão do curso. Desde modo que 50% não
continuaram na área acadêmica, 31,3% constataram andamento na pós-graduação
ou especialização e 18,8% dos entrevistados tem pós-graduação ou especialização
concluídos.

Gráfico 1: Número de egressos com pós-graduação

De acordo com o formulário, boa parte dos egressos que optaram por realizar
uma pós-graduação, colaram grau já estando na mesma. Conforme podemos
observar no gráfico abaixo (Gráfico 2), aproximadamente 10% dos egressos
iniciaram a sua pós graduação com menos de 1 ano, entre 1 e 2 anos e entre 3 e 4
anos de conclusão da graduação.
Gráfico 2: Tempo do final da graduação até o início da pós-graduação

Fonte: Autor

Em relação à situação atual dos egressos, a grande maioria é empregado na
iniciativa privada. De acordo com o Gráfico 9,4% são bolsistas de mestrado, 3,1%
são bolsistas de tecnologia e 3,1% são bolsistas de doutorado e 3,1% são
produtores rurais. Fica claro através dos dados, que a maioria dos egressos, optam
por trabalhar do que continuar nos estudos, pelo menos logo após formados.

Gráfico 3: Situação atual dos egressos

Em relação com a satisfação com sua profissão, 40,6% dos egressos deram
nota 10 demonstrando total satisfação com a profissão, e 3,1% se mostraram
insatisfeitos. (Gráfico 4).

Gráfico 4: Satisfação com a profissão