
Figura 1: Visita realizada na escola Carlos Meskó.
Com a contínua expansão do agronegócio no Brasil, a Engenharia Agrícola desponta como um dos mercados mais promissores do país. Contudo, muitos jovens que estão concluindo o ensino médio enfrentam dificuldades na escolha da faculdade, principalmente devido à falta de informações claras sobre as áreas de atuação e o conteúdo do curso.
Para atender a essa demanda, o Programa de Educação Tutorial de Engenharia Agrícola (PET-EA) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), desenvolveu o projeto “Divulgação do Curso”. A iniciativa tem como objetivo central ampliar a visibilidade da Engenharia Agrícola, destacando aspectos essenciais como o processo de ingresso via PAVE e SISU, a formação durante a graduação e as vastas perspectivas no mercado de trabalho.
Ao longo de 2025, o PET-EA adotou duas frentes principais de atuação. A primeira, e de maior impacto direto, foi a divulgação presencial do curso em diversas escolas públicas das regiões Sul do estado.
Nossa equipe visitou os seguintes municípios e instituições de ensino: Camaquã: Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), Colégio Estadual Sete de Setembro. Canguçu: Escola Técnica Estadual de Canguçu, E.E.E.M. Dr. Carlos Meskó, E.E.E.M. João Simões Lopes Neto. Pelotas: Colégio Estadual Cassiano do Nascimento. Cerrito: E.E.E.M. Dr. Adão Orlando Alves. São Jorge:E.E.E. Básica Pedro Nunes da Silva.
Durante as visitas, os membros do PET-EA apresentaram as principais áreas de atuação da Engenharia Agrícola, como mecanização agrícola, engenharia de água e solos, construções rurais e ambiência, energização rural e pós-colheita.
Após as apresentações, foram promovidas conversas e rodas de perguntas para esclarecer todas as dúvidas dos estudantes. Além disso, foi aplicado um questionário para medir o interesse dos alunos pelo curso, que obteve um total de 378 respostas.
Paralelamente às visitas, o projeto utiliza as redes sociais do grupo como uma ferramenta estratégica de divulgação, publicando conteúdos visuais sobre temas relevantes da Engenharia Agrícola.
Essas iniciativas foram fundamentais para aproximar o curso de Engenharia Agrícola da UFPEL da comunidade escolar, ampliando o conhecimento sobre as oportunidades oferecidas pela área e auxiliando os jovens em uma decisão profissional mais consciente.

Figura 2: Visita realizada na escola Pedro Nunes da Silva.
Você precisa fazer login para comentar.