Com a expansão do agronegócio no Brasil, a Engenharia Agrícola desponta como um dos mercados mais promissores. Contudo, muitos jovens que estão concluindo o ensino médio enfrentam dificuldades na escolha da faculdade, principalmente devido à falta de informações sobre as áreas de atuação e o conteúdo de cada curso. Para atender a essa necessidade, o Programa de Educação Tutorial de Engenharia Agrícola (PET-EA) da UFPEL desenvolveu o projeto “Divulgação do Curso”. A iniciativa tem como objetivo ampliar a visibilidade da Engenharia Agrícola, destacando aspectos essenciais, como o processo de ingresso, a formação durante a graduação e as perspectivas no mercado de trabalho. Por meio deste projeto, busca-se proporcionar informações claras e acessíveis aos estudantes do ensino médio e à comunidade, contribuindo para uma melhor compreensão sobre o curso e incentivando o aumento na procura pelos meios de ingresso, PAVE e SISU.
Assim, nós, do PET – Engenharia Agrícola, adotamos duas frentes de atuação, uma delas foi a divulgação do curso nas escolas, abrangendo, ao longo de 2024, onze escolas em diversos municípios das regiões Sul e Norte do estado. Em Arroio do Padre, visitamos a Escola Estadual de Ensino Médio do Arroio do Padre. No município de Canguçu, visitamos a Escola Alberto Wienke. No município de Cerrito, visitamos a Escola Estadual Dr. Adão Orlando Alves e a Escola Estadual José Bernabé de Souza. Em Chuvisca, visitamos a Escola Professora Alaídes Schumacher Pinheiro. No município de Morro Redondo, estivemos no Colégio Estadual Nosso Senhor do Bonfim. Em Pelotas, estivemos no Colégio Estadual Cassiano do Nascimento. Em Piratini, realizamos atividades na Escola Estadual de Ensino Médio Deputado Adão Preto e no Instituto Estadual de Ensino Ponche Verde. Por fim, no município de São Jorge, estivemos na Escola Estadual de Ensino Básico Pedro Nunes da Silva.
As visitas às escolas tiveram como objetivo apresentar as principais áreas da Engenharia Agrícola, como mecanização agrícola, engenharia de água e solos, construção e ambiência, energização e pós-colheita. Após as apresentações, foram promovidas conversas e rodas de perguntas para esclarecer dúvidas, além da aplicação de um questionário para medir o interesse dos alunos pelo curso. Como resultado dessas ações, 385 alunos foram alcançados. Além das visitas, utilizamos nossas redes sociais como uma ferramenta de divulgação, publicando conteúdos visuais sobre temas relevantes da Engenharia Agrícola, ampliando o alcance e despertando o interesse de um público ainda maior. Essas iniciativas foram fundamentais para aproximar o curso de Engenharia Agrícola da comunidade escolar, ampliando o conhecimento sobre as possibilidades e oportunidades oferecidas pela área.
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