AgriNews: Conheça mais sobre a cultura do algodão

O algodão é uma das culturas mais tradicionais da civilização, é uma fibra proveniente do algodoeiro na qual é aproveitado o caroço (semente) e a fibra. Sendo que a fibra é utilizada para produtos têxtil e do caroço é extraído óleo, o qual tem como subproduto a torta de filtro utilizada principalmente na alimentação animal.

A cultura do algodão é extremante suscetível a pragas e doenças, as plantas são constantemente atacadas por diversas pragas, sobretudo pelo bicudo-do-algodeiro, um besouro que chega a prejudicar 70% da lavoura. Uma das soluções tomadas diante essas pragas é as diversas aplicações de agroquímicos na lavoura durante seu desenvolvimento, com o passar dos anos foram surgindo outras variedades da cultura fazendo com que esse número de aplicações baixasse.

O ciclo da cultura pode variar entre 130 a 220 dias de acordo com a cultivar, a época de plantio varia de acordo com a região, no sudeste se planta em Outubro para se colher em Março – Julho, já na região Nordeste é plantado em Janeiro para se colher em Junho-Dezembro. Durante seu desenvolvimento existem as fases vegetativas e reprodutivas na planta, e algumas dessas fases podem correr ao mesmo tempo. Na parte reprodutiva, os botões darão origem às flores, essas no seu estado inicial possuem a coloração branca, mas quando sofrem o processo de fecundação alteram sua cor para um tom de vermelho, assim que a flor murcha resta apenas o fruto não maduro denominado de maça, no momento que ele amadurece ele passa a ser chamado de capulho.

A fase final da cultura começa com a abertura do primeiro capulho e termina com a aplicação de desfolhantes ou maturadores, já a fase reprodutiva começa com o primeiro botão floral visível, passando pelo florescimento e depois a maturação do fruto transformando em capulho, nessa etapa é necessário atenção, pois é onde será definida a qualidade da fibra, afetando o preço final do produto.

A colheita do algodão é uma etapa de alto custo e de extrema importância no processo produtivo, pois, se for mal conduzida, poderá acarretar prejuízos quantitativos no produto final. Essa cultura é conhecida pelo seu alto valor de perdas chegando a representar 13% da produção final, os motivos encontrados são diversos, nos quais se destacam o ponto de maturação, as condições de colheita, as regulagens das máquinas, a velocidade de colheita, tipo de maquina, tipo de solo, variedade e fatore climáticos.

 

Fontes:

< https://blog.jacto.com.br/calendario-agricola-conheca-as-melhores-epocas-para-plantar/ >

< https://blog.aegro.com.br/cultura-do-algodao/ >

< https://www.grupocultivar.com.br/artigos/manejo-de-perdas-na-colheita-mecanizada-de-algodaoo >

< https://agriculture.basf.com/br/pt/Protec%CC%A7a%CC%83o-de-Cultivos/Algoda%CC%83o.html >

< https://www.portalsyngenta.com.br/cultura/algodao >