Neste ano de 2024, o grupo do Programa de Educação Tutorial do Curso de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Pelotas realizou entrevistas com produtores familiares dos municípios do sul do Rio Grande do Sul. Este projeto se iniciou para fazer um levantamento das principais dificuldades que esses produtores enfrentavam na agricultura e, de algum modo, poder realizar alguma atividade para auxiliar os produtores familiares.
Foram realizadas entrevistas de modo presencial e também remotamente com os produtores familiares nos municípios de Amaral Ferrador, Arroio Grande, Camaquã, Canguçu, Cerrito, Chuvisca, Cristal, Encruzilhada do Sul, Pelotas, Piratini, São Lourenço do Sul e Tapes. Ao longo do ano de 2024, foram obtidas um total de 80 respostas.
Realizando este trabalho, através dos questionários aplicados, foi possível avaliar que muitos produtores têm perdas em suas propriedades devido à ausência de sistemas de irrigação, evidenciando a importância de implementar soluções que possam minimizar esses impactos e melhorar a eficiência da produção agrícola.
Além disso, conseguimos observar que a maior parte dos agricultores familiares necessita de auxílios para se desenvolverem, ajuda em financiamentos governamentais, incentivo às próximas gerações para permanecerem na agricultura e evitar grandes desistências por parte dos filhos, que procuram a cidade para outras oportunidades.
Você precisa fazer login para comentar.