Ações Solidárias: PET Engenharia Agrícola – 2025

Ser solidário é agir com empatia e responsabilidade, contribuindo genuinamente para o bem estar coletivo. O Programa de Educação Tutorial (PET) da Engenharia Agrícola mantém, ano após ano, o projeto “Ações Solidárias”, promovendo o envolvimento dos petianos e fortalecendo laços com a comunidade.

  • Doação de Sangue:

Em 2025, a primeira edição da campanha de doação de sangue ocorreu em 4 de junho, no Hemocentro Regional de Pelotas. Participaram 19 voluntários, dos quais 13 conseguiram realizar a doação. A adesão foi impactada por fatores como a vacinação contra gripe e mudanças climáticas súbitas, o que acabou afastando algumas pessoas por motivos de saúde.

Figura 1: Imagens de alguns dos doadores que realizaram a doação durante a Campanha.

A segunda edição aconteceu em 24 de novembro, novamente no Hemocentro Regional de Pelotas, reunindo 38 voluntários, com 26 doações efetivadas. As divulgações ocorreram pelas redes sociais do PET e grupos de WhatsApp do curso. As postagens nas redes sociais e nos grupos de mensagens contribuíram para o engajamento da comunidade acadêmica.

Figura 2: Campanha de Doação de Sangue realizada no HemoPel.

  • Campanha do Agasalho:

Durante cerca de 105 dias, de abril a agosto, aconteceu a Campanha do Agasalho, envolvendo os municípios de Arroio do Padre, Canguçu, Chuvisca e Pelotas. Em Chuvisca e Arroio do Padre, a campanha foi realizada em parceria com as prefeituras dos municípios, tiveram caixas personalizadas que foram disponibilizadas nos pontos de coleta, enquanto o grupo criava e compartilhava materiais visuais nas redes sociais e concedia entrevista na Rádio Cultura de Canguçu. Onde Pelotas teve 13 pontos de coleta, Canguçu: 13 pontos, Chuvisca: 16 pontos e Arroio do Padre: 7 pontos.

Figura 3: Confecção das caixas para campanha do agasalho.

O destaque foi para Arroio do Padre, com 5.400 itens arrecadados, superando maiores cidades como Pelotas (2.312), Canguçu (3.400) e Chuvisca (2.708). Os itens doados incluíam roupas, acessórios diversos, travesseiros e colchas. Em Arroio do Padre, Chuvisca e Canguçu a parceria foi com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), já em Pelotas a Ong Amigos do Coração e a AAPECAN tiveram papéis essenciais nesse processo. 

Figura 4: Contagem e entrega das arrecadações.

  • Campanhas de Conscientização:

Além das ações solidárias, o PET promove Campanhas de Conscientização ao longo do ano, com postagens informativas nas redes sociais sobre o Setembro Amarelo (saúde mental), Outubro Rosa (prevenção ao câncer de mama) e Novembro Azul (prevenção ao câncer de próstata). Essas campanhas buscaram informar e sensibilizar a comunidade para a importância do autocuidado, prevenção e busca por apoio médico e emocional, estimulando a reflexão e o debate sobre temas fundamentais para a saúde e o bem-estar de todos.​

Figura 5: Publicações referentes a Campanhas de Conscientização.

  • Dia do Idoso:

Em comemoração ao Dia do Idoso, foi realizada uma visita ao Centro Social Filadélfia – Lar de Idosos, em Pelotas. Que ocorreu no dia 29 de setembro.. Os petianos promoveram brincadeiras, conversas e momentos de troca de experiências, valorizando a convivência entre gerações.

Figura 6: Imagens dos petianos realizando a ação com os idosos do asilo.

  • Dia das Crianças:

Na campanha do Dia das Crianças, o objetivo foi arrecadar livros e brinquedos, com coleta centralizada na sala do PET e divulgação nas redes. Os itens foram entregues na Casa do Carinho, no bairro Areal (Pelotas), no dia 10 de outubro na véspera do Dia das Crianças, onde o grupo também passou uma tarde recreativa com as crianças. Foram arrecadados 107 brinquedos, 46 ursinhos de pelúcia, lápis de cor, duas massinhas de modelar, oito livros e um quebra-cabeça. Que ao total deu 165 brinquedos arrecadados e doados.

Figura 7: Imagens dos petianos na Casa do Carinho realizando a ação no Dia das Crianças.

Em 2025, o conjunto de atividades realizadas pelo PET Engenharia Agrícola evidenciou a dedicação do grupo em apoiar quem mais precisa e estimular atitudes solidárias e cidadãs. Essas experiências demonstram a força da extensão universitária como um elo entre universidade e sociedade, permitindo que o conhecimento construído na sala de aula se traduza em impacto positivo no cotidiano das pessoas.