Seleção para bolsista projeto de extensão NETRAD- Ações Afirmativas

EDITAL nº 02/2024

Edital de Seleção de Bolsista (s) para o projeto Núcleo de Estudos e Tratamentos dos Traumatismos Alveolodentários na Dentição Decídua- NETRAD
Registro no Cobalto nº 5461

A Coordenação do Projeto Núcleo de Estudos e Tratamento dos Traumatismos Alveolodentários na Dentição Decídua- NETRAD, torna público que estão abertas inscrições para seleção de 01 (um) bolsista no âmbito do Programa de Bolsas Acadêmicas/2024, na modalidade Iniciação à Extensão e Cultura, em conformidade com o Decreto nº 7.416, de 30/12/2010, da Presidência da República, com a Resolução 05/2014 do Conselho Coordenador de Ensino, da Pesquisa e da Extensão (COCEPE) e com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2022-2026.

1. DO OBJETIVO
O Programa de Bolsas de Iniciação à Extensão e Cultura – PBA /Extensão/PREC objetiva incentivar a participação de estudantes nos projetos devidamente institucionalizados e vinculados à PREC na condição de projetos estratégicos em Extensão, promovendo a inserção deste em atividades que integrem a Universidade com a sociedade no âmbito das políticas de extensão da UFPel.
O projeto NETRAD objetiva o atendimento e acompanhamento das crianças que sofreram traumatismos alveolodentários na dentição decídua.

2. DAS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
2.1. Podem candidatar-se nesse edital alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação da UFPel e que disponham de 20 horas semanais para atuar presencialmente no projeto.

3. DO NÚMERO E MODALIDADE DE BOLSA
3.1. O NETRAD disponibilizará um total de 01 (uma) bolsa, na modalidade AÇÕES AFIRMATIVAS, com vigência de oito meses (de 15 de abril a 30 de novembro de 2024).
3.2. O valor da bolsa é de R$700,00 (setecentos reais) mensais.

4. DA INSCRIÇÃO
4.1. A inscrição deverá ser realizada através de formulário online disponível através do link:
4.2. O período para inscrição será de 08/04 a 11/04/2024.
4.3. Os requisitos mínimos exigidos para inscrição de candidatos à bolsa são os seguintes:
a. estar regularmente matriculado em curso de graduação da UFPel;
b. não receber qualquer outra bolsa paga por programas oficiais, exceto os auxílios recebidos pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE);
c. dispor de 20 horas semanais para dedicar às atividades relativas à bolsa;
d. não estar concluindo o Curso no primeiro semestre de 2024;
Para a modalidade AÇÕES AFIRMATIVAS, além dos requisitos anteriores é necessário ainda: (se não for o caso, apagar esta parte)
e. estar devidamente cadastrado e ativo em alguma modalidade de auxílio estudantil gerida pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), o que comprova situação de vulnerabilidade social; OU
f. ter ingressado na UFPel via acesso afirmativo para alunos/as negros/as, indígenas, quilombolas ou com deficiência.

5. DAS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS PELO BOLSISTA:
5.1. O bolsista será responsável pelo agendamento dos pacientes, cuidado com os prontuários e radiografias, auxílio na organização do projeto e no atendimento de pacientes.

6. DO PROCESSO DE SELEÇÃO:
6.1. O processo de seleção dos candidatos ocorrerá via formulário do Google e a avaliação se dará mediante os critérios estabelecidos.

7. DA AVALIAÇÃO
7.1. Os candidatos serão avaliados através dos seguintes critérios:
– Peso e critérios de avaliação: disponibilidade de horário (peso 4), avaliação da entrevista escrita (peso 3), média curricular (peso 3)

8. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS:
A divulgação do resultado ocorrerá em 12/04/2024 através do email dos candidatos e no mural do 4o andar da Faculdade de Odontologia.

9. DA EFETIVAÇÃO DOS BOLSISTAS
9.1. A efetivação da bolsa se dará pela assinatura do orientador e do bolsista no plano de trabalho.

10. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS:
Os casos omissos ao presente Edital serão resolvidos por Comissão específica designada pelo coordenador da proposta.

Pelotas, 08 de abril de 2024.

Publicado em Notícias.