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Banca de TCC – Matheus Eduardo Rodrigues Freitag

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Apresentações Finais (2018/2)

Controle Social para o Monitoramento em Tempo Real no Transporte Público Urbano
por
Matheus Eduardo Rodrigues Freitag

Curso:
Ciência da Computação

Banca:
Profa. Tatiana Aires Tavares (orientador(a))
Prof. Guilherme Corrêa
Prof. Leomar Rosa Junior
Prof. Vinicius Costa

Data: 05 de dezembro de 2018

Hora: 8:00

Local: Lab 4

Resumo do Trabalho:
Levantamentos recentes executados em diversas nações do mundo apontam
um aumento do uso do transporte privado nas locomoções diárias dentro dos centros urbanos, gerando um crescimento no congestionamento percebido da população nos trajetos realizados, um aumento da emissão de poluentes na atmosfera que compromete a saúde da população e interfere nas condições climáticas globais. Governos buscam solucionar os problemas de mobilidade e poluição implementando tecnologias que visam otimizar os serviços públicos de transporte, como semáforos automáticos e sistemas de controle e monitoramento das frotas de ônibus, trens e metrôs.

A ampliação do transporte público e do transporte individual não poluente começou a ser buscada dentro dos maiores centros urbanos do país, uma vez que estes centros urbanos possuem capital de investimento suficiente para analisar e implantar políticas de revitalização desta infraestrutura. Cidades de médio e pequeno porte acabam ficando atrasadas nestas inovações, muitas vezes por falta de incentivo fiscal, ou também pela falta do recurso financeiro e humano para analisar e implantar soluções para as suas realidades.

Uma situação recorrente em cidades que decidem inovar e automatizar o fluxo de cidadãos nas cidades se dá quando empresas privadas adquirem, por meio de contratações ou licitações, o direito de coletar, armazenar e utilizar os dados produzidos dentro da cidade, mas que impedem o seu uso por agentes externos, como pesquisadores e entusiastas que buscam fiscalizar de forma dependente os serviços prestados. Dados que não são públicos acabam por tornar menos transparentes as motivações de políticas públicas para investimentos em expansão e manutenções da infraestrutura urbana.

Este trabalho investigou o contexto de cidades inteligentes e suas tecnologias capazes de automatizar e prover melhoramentos de serviços como o transporte público urbano. Para tanto, foi desenvolvido um protótipo de uma aplicação que se destina a aproximar usuários do serviço prestado através da apresentar de informações para a população. Dessa forma, é possível contribuir para a construção de uma cidade mais conectada e com serviços mais eficientes especialmente no transporte coletivo.

Publicado em 03/12/2018, na categoria Bancas.