Bancas >

CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Apresentações Finais (2018/1)

SFuzzzy Avalia E/A: Uma Abordagem Fuzzy para a Avaliação do Ensino Aprendizagem com Estudo de Caso do Projeto EXP-PC via Habilidades do Pensamento Computacional
Raíssa Teles Pinto

Curso:
Ciência da Computação

Banca:
Prof. Renata Hax Sander Reiser (orientador(a))
Prof. Adenauer Corrêa Yamin (coorientador(a))
Prof. Ana Marilza Pernas Fleischmann
Prof. Mauricio Lima Pilla
Amanda Argou Cardozo

Data: 30 de julho de 2018

Local: Sala 120

Resumo do Trabalho:

A modelagem e desenvolvimento do sistema SFuzzy_ Avalia_E/A consiste em uma proposta para avaliação de discentes quanto ao processo de ensino-aprendizado, baseada em Lógica Fuzzy. A metodologia considera um estudo de caso no Projeto de Ensino Explorando o Pensamento Computacional para a Qualificação do Ensino Fundamental. A proposta metodológica é capaz de expressar a incerteza inerente aos processos e instrumentos de avaliação no ensino-aprendizagem, considerando as habilidades mais relevantes reunidas nos testes aplicados durante as avaliações. A tomada de decisão para avaliação discente junto ao sistema SFuzzy_ Avalia_E/A faz uso das notas dos alunos nos pré e pós testes aplicados durante o andamento do projeto nos anos de 2013, 2014 e 2015. Neste contexto, na modelagem dos Conjuntos Fuzzy tipo-1 foi aplicado o método fuzzy OWA, atuando como sistema de ponderação e para ter um refinamento melhor das incertezas dos graus de pertinências. O trabalho foi expandido para a modelagem de Conjuntos Fuzzy Tipo-2, usando Lógica Fuzzy Valorada Intervalarmente, usando o modelo mandami e centróide na defuzzificação.
Para mais informações acesse: http://wp.ufpel.edu.br/notcc/bancas/historico/2018_1/

Publicado em 28/07/2018, na categoria Bancas.