Bancas >

CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Apresentações Finais (2019/2)

Avaliação da interação do usuário com a iTV utilizando IOM (Interface Óculos Mouse)
Geovana Silva da Silveira

Curso:
Ciência da Computação

Banca:
Profa. Tatiana Aires Tavares (orientador(a))
Profa. Andréia Sias Rodrigues (coorientador(a))
Prof. Rafael Cunha Cardoso
Prof. Vinícius Kruger da Costa
Profa. Ana Marilza Pernas Fleischmann

Data: 06 de dezembro de 2019

Local: Sala 440-Anglo

Resumo do Trabalho:

A tecnologia tornou-se cada vez mais presente como parte da vida cotidiana das pessoas. Da mesma forma, o modo como interagimos com dispositivos tecnológicos passaram por alterações significativas. No entanto, estes dispositivos são muitas vezes inacessíveis para pessoas com deficiência motora devido às limitações impostas pela disfunção. Inúmeras tecnologia assistiva (TA) surgiram visando ajudar a garantir autonomia e a inclusão social da população com deficiência. Dentro deste conceito de TA está inserido o dispositivo Interface Óculos-Mouse (IOM) que possibilita o uso do computador por pessoas com deficiência motora nos membros superiores. O objetivo deste trabalho é validar a utilização do dispositivo IOM como uma alternativa ao controle remoto. Para atingir este objetivo, foi avaliada a interação de usuários com a aplicação IOM4TV, uma solução desenvolvida que permite controlar uma aplicação da televisão interativa (iTV) através do dispositivo IOM. Foram realizados testes de experiência do usuário (UX) e usabilidade. Através dos dados coletados foram propostas melhorias para o projeto.
Publicado em 04/12/2019, na categoria Bancas.