Início do conteúdo
    Novidades
  • Seleção Extensão 2024

    Seleção para bolsista de extensão do LAM

    EDITAL LAM 01 /2024

    Edital de Seleção de Bolsista para o projeto Laboratório Multilinguagens

    Registro no Cobalto nº 7226

    A Coordenação do Projeto Laboratório Multilinguagens, torna público que estão abertas inscrições para seleção de 01 (um) bolsista no âmbito do Programa de Bolsas Acadêmicas/2024, na modalidade Iniciação à Extensão e Cultura, em conformidade com o Decreto nº 7.416, de 30/12/2010, da Presidência da República, com a Resolução 05/2014 do Conselho Coordenador de Ensino, da Pesquisa e da Extensão (COCEPE) e com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2022-2026.

    1. DO OBJETIVO

    O Programa de Bolsas de Iniciação à Extensão e Cultura – PBA /Extensão/PREC objetiva incentivar a participação de estudantes nos projetos devidamente institucionalizados e vinculados à PREC na condição de projetos estratégicos em Extensão, promovendo a inserção deste em atividades que integrem a Universidade com a sociedade no âmbito das políticas de extensão da UFPel.

    O projeto Laboratório Multilinguagens objetiva a) promover a aprendizagem dos alunos que deste usufruem, bem como difundir e divulgar as pesquisas realizadas na Universidade para a Comunidade Escolar; b) atuar na formação de professores das redes públicas e privada na sua formação inicial e em serviço; c) apoiar os usuários dos Laboratórios Multilinguagens através de projetos de extensão; d) propiciar espaço e materiais para o desenvolvimento de estágios curriculares através de oficinas: e e)servir de espaço de implementação e desenvolvimento de pesquisas educacionais.

    1. DAS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

    2.1. Podem candidatar-se nesse edital alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação da UFPel e que disponham de 20 horas semanais para atuar presencialmente no projeto.

    2.2.  Ser estudante dos cursos de Licenciatura em Matemática.

    1. DO NÚMERO E MODALIDADE DE BOLSA

    3.1. O Laboratório Multilinguagens disponibilizará um total de 01 (uma) bolsa, na modalidade AMPLA CONCORRÊNCIA, com vigência de oito meses (de 15 de abril até 30 de novembro de 2024).

    3.2. O valor da bolsa é de R$700,00 (setecentos reais) mensais.

    1.  DA INSCRIÇÃO

    4.1. A inscrição deverá ser realizada através de formulário online disponível através do link:

    https://forms.gle/2tBVmAdEyJx9dWo2A

    4.2. O período para inscrição será de 06 a 08/04/2024.

    4.3. Os requisitos mínimos exigidos para inscrição de candidatos à bolsa são os seguintes:

    1. estar regularmente matriculado em curso de graduação da UFPel;
    2. não receber qualquer outra bolsa paga por programas oficiais, exceto os auxílios recebidos pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE);
    3. dispor de 20 horas semanais para dedicar às atividades relativas à bolsa;
    4. não estar concluindo o Curso no primeiro semestre de 2024;

     

    1. DAS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS PELO BOLSISTA:

    5.1. Participação no Grupo de Estudos Práticas Pedagógicas no Laboratório Multilinguagens (Ação 24138 do Projeto).

    5.2. Estudo de demandas, planejamento, confecção de material didático e produção de oficinas didáticas.

    5.3. Oficinas didáticas ministradas na sede do LAM (sala 309 do Anglo) e em escolas parceiras do projeto.

    5.4. Avaliação e análise das oficinas ministradas pela equipe do LAM.

    5.5. Produção escrita e divulgação científica das ações do LAM.

    Conforme necessidade do Projeto, a carga horária referente a cada ação pode ser flexibilizada.

    O acompanhamento do bolsista se dá pela participação nas ações do projeto e na sua divulgação.

     

    1. DO PROCESSODE SELEÇÃO: 

      6.1. O processo de seleção dos candidatos ocorrerá por meio de três fases:

    1. A) Avaliação do Histórico do Candidato;
    2. B) Avaliação do Currículo do Candidato;
    3. C) Entrevista.

     

    1. DA AVALIAÇÃO

    7.1. Os candidatos serão avaliados através de  Histórico, Currículo Lattes e Entrevista, conforme tabela abaixo:

    Critérios e pontuação

    Histórico 3,0
    Média das notas do histórico 3,0
    Currículo Lattes ou comprovantes de participação e publicação 3,0
    Participação em projetos de ensino, pesquisa ou extensão 0,1 cada
    Publicação de trabalhos em eventos 0,2 cada
    Oficinas ou cursos ministrados 0,2 cada
    Entrevista 4,0
    Relação com a área da Educação Matemática 1,0
    Conhecimentos sobre oficinas didáticas, Laboratório de Aprendizagem  e extensão 1,0
    Disponibilidade de 20h para atuar no LAM e aplicação de oficinas didáticas em escolas e na sede do LAM 1,0
    Produção de materiais instrucionais 0,5
    Conhecimentos de informática básica e redes sociais 0,5
    Total 10

     

    Observação 1) O Histórico e o Currículo Lattes ou comprovantes devem ser anexados no momento da inscrição.

    Observação 2) A entrevista será online, à tarde do dia 09/04/2024, em endereço enviado aos candidatos por email.

     

    1. DADIVULGAÇÃODOS RESULTADOS: 

    A divulgação do resultado ocorrerá até dia 10/04/2024 através de publicação no site wp.ufpel.edu.br/lvm.

    1. DA EFETIVAÇÃO DOS BOLSISTAS

    9.1. A efetivação da bolsa se dará pela assinatura do orientador e do bolsista no plano de trabalho.

    1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS:

    Os casos omissos ao presente Edital serão resolvidos por Comissão específica designada pelo coordenador da proposta.

    Pelotas, 06 de abril de 2024.

  • Inscrições para a Oficina de Investigação Filosófica na Educação

    A oficina de investigação filosófica na educação propõe reunir educadoras e educadores em formação inicial e continuada, que atuam nos diversos espaços escolares, para problematizar e analisar conceitos produzidos em situações da experiência educativa, de modo a (re)criar tais conceitos e ter a investigação filosófica como possibilidade para fazer pensar educação com autonomia.

    Objetivos:

    – Experimentar a investigação filosófica na educação a partir de situações da experiência educativa;

    – Perceber e compreender a investigação filosófica como possibilidade teórico prática no fazer pensar educação;

    – Refletir sobre o valor e o sentido do saber filosófico e do filosofar na formação de profissionais da educação.

    Dia: 11/09/23

    Horário: 19h.

    Local: Campus Anglo UFPel – Sala 309 (LAM – Laboratório Multilinguagens), 3º andar

    Público-alvo: Professores, gestores, funcionários de escolas e estudantes de Licenciatura

     

    Clique aqui para se inscrever.

  • Oficina de Planejamento

    Dia 19 de agosto aconteceu a oficina de Planejamento Educacional, ministrada pela professora Charlene Pinho.

    A oficina é uma parceria do LAM com o Programa Andorinhas – SMED/Pelotas.

    Foi um momento de reflexão sobre a própria prática e a importância do planejar com coerência,

  • Oficina Quatro Operações – Teoria e Prática

    Dia 12 de agosto alunos e professores da UFPel ministraram a oficina quatro operações – teoria e prática, a partir da Teoria dos Campos Conceituais.

    Em meio a jogos didáticos e discussões sobre a atuação em sala, professores da rede municipal apresentaram suas considerações aos alunos, em uma troca de ideias que enriquece a todos.

    Esta oficina ocorreu em parceria com o Programa Andorinhas, da SMED – Pelotas.

  • Oficina de quatro operações na SMED Pelotas

    Como ação do Programa Andorinhas, o Laboratório Multilinguagens promoveu no dia 20 de maio uma oficina de quatro operações para os anos iniciais, no auditório da Secretaria Municipal de Educação e Desporto de Pelotas

  • Oficina de Frações – Primeira parte

    Com um público seleto de professoras interessadas, a Oficina de Frações organizada pelo LAM foi um sucesso!

    Noção de fração, comparação de fração, operações com frações e tantas outras habilidades foram trabalhadas por meio de desafios e de discussão a partir de manipulação de material instrucional.

    A Prática bem fundamentada na Teoria é de suma importância, e nessa oficina concluímos que as discussões e os questionamentos levam os alunos a pensar, e o material didático pode ser um apoio para as soluções de problema.

  • Oficina Literatura e Alfabetização

    No dia 28 de março o LAM recebeu professores e professoras para a primeira parte da Oficina Literatura e Alfabetização, em parceria com a SMED/Pelotas – Projeto Andorinha, ministrada pela professora Rose Miranda e a estudante Tamara Dias. Foi uma noite muito produtiva, com atividades criativas e cheias de trocas.