Durante a Jornada Pedagógica SMED 2024 no dia 08 de março em Rio Grande, o LAM fez sua participação com uma introdução sobre a Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud e a importância de jogos didáticos para o ensino, os professores convidados foram apresentados aos jogos 15 em linha, stop, depressa e bem, cara a cara, role e arranje e avançando com o resto.
No dia 05 de abril foram realizadas oficinas relacionadas a alfabetização, produções textuais, jogos e materiais didáticos como o tangram, fecha a caixa, gráfico dos nomes e verdade ou mentira com a participação de professores de 1° ao 3° ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Canguçu. Também foi feito um questionário sobre as principais dificuldades encontradas pelos professores ao exercerem sua profissão.
A convite da Secretaria Municipal do Capão do Leão, o Laboratório Multilinguagens desenvolveu uma oficina de formação para professores dos anos finais do Ensino Fundamental. Foi uma tarde de muitas aprendizagens e trocas de experiência.
Edital de Seleção de Bolsista para o projeto Laboratório Multilinguagens
Registro no Cobalto nº 7226
A Coordenação do Projeto Laboratório Multilinguagens, torna público que estão abertas inscrições para seleção de 01 (um) bolsista no âmbito do Programa de Bolsas Acadêmicas/2024, na modalidade Iniciação à Extensão e Cultura, em conformidade com o Decreto nº 7.416, de 30/12/2010, da Presidência da República, com a Resolução 05/2014 do Conselho Coordenador de Ensino, da Pesquisa e da Extensão (COCEPE) e com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2022-2026.
DO OBJETIVO
O Programa de Bolsas de Iniciação à Extensão e Cultura – PBA /Extensão/PREC objetiva incentivar a participação de estudantes nos projetos devidamente institucionalizados e vinculados à PREC na condição de projetos estratégicos em Extensão, promovendo a inserção deste em atividades que integrem a Universidade com a sociedade no âmbito das políticas de extensão da UFPel.
O projeto Laboratório Multilinguagensobjetiva a) promover a aprendizagem dos alunos que deste usufruem, bem como difundir e divulgar as pesquisas realizadas na Universidade para a Comunidade Escolar; b) atuar na formação de professores das redes públicas e privada na sua formação inicial e em serviço; c) apoiar os usuários dos Laboratórios Multilinguagens através de projetos de extensão; d) propiciar espaço e materiais para o desenvolvimento de estágios curriculares através de oficinas: e e)servir de espaço de implementação e desenvolvimento de pesquisas educacionais.
DAS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
2.1. Podem candidatar-se nesse edital alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação da UFPel e que disponham de 20 horas semanais para atuar presencialmente no projeto.
2.2. Ser estudante dos cursos de Licenciatura em Matemática.
DO NÚMERO E MODALIDADE DE BOLSA
3.1. O Laboratório Multilinguagens disponibilizará um total de 01 (uma) bolsa, na modalidade AMPLA CONCORRÊNCIA, com vigência de oito meses (de 15 de abril até 30 de novembro de 2024).
3.2. O valor da bolsa é de R$700,00 (setecentos reais) mensais.
DA INSCRIÇÃO
4.1. A inscrição deverá ser realizada através de formulário online disponível através do link:
A oficina de investigação filosófica na educação propõe reunir educadoras e educadores em formação inicial e continuada, que atuam nos diversos espaços escolares, para problematizar e analisar conceitos produzidos em situações da experiência educativa, de modo a (re)criar tais conceitos e ter a investigação filosófica como possibilidade para fazer pensar educação com autonomia.
Objetivos:
– Experimentar a investigação filosófica na educação a partir de situações da experiência educativa;
– Perceber e compreender a investigação filosófica como possibilidade teórico prática no fazer pensar educação;
– Refletir sobre o valor e o sentido do saber filosófico e do filosofar na formação de profissionais da educação.
Dia 12 de agosto alunos e professores da UFPel ministraram a oficina quatro operações – teoria e prática, a partir da Teoria dos Campos Conceituais.
Em meio a jogos didáticos e discussões sobre a atuação em sala, professores da rede municipal apresentaram suas considerações aos alunos, em uma troca de ideias que enriquece a todos.
Esta oficina ocorreu em parceria com o Programa Andorinhas, da SMED – Pelotas.
Como ação do Programa Andorinhas, o Laboratório Multilinguagens promoveu no dia 20 de maio uma oficina de quatro operações para os anos iniciais, no auditório da Secretaria Municipal de Educação e Desporto de Pelotas
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