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    Novidades
  • bolsas 2015 CLMD

    O Curso de Licenciatura em Matemática a Distância seleciona bolsista do curso de Cinema para atuar no Projeto de Ensino ELABORAÇÃO DE VÍDEOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA.

    Nome do Projeto de Ensino: Elaboração de vídeos para o ensino de Matemática
    Nome da Coordenadora: Rozane da Silveira Alves
    Período de Atividades: 11/05/15 a 31/12/15
    Número de vagas e vinculação da mesma : 01 (uma) vaga de ampla concorrência
    Período e horário das inscrições: As inscrições poderão ser feitas de uma das duas formas indicadas a seguir:

    – OU presencialmente: de 04/05/2015 a 06/05/2015 das 9h às 12h e das 14h às 17h na secretaria do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância no prédio da Agência da Lagoa Mirim localizada na rua Lobo da Costa 447 Pelotas, RS – Fone: 3227-3677
    Documentos necessários para a inscrição presencial:
    No ato da inscrição presencial serão entregues pelo candidato o formulário de inscrição (Anexo 01) devidadmente preenchido e assinado e o Histórico Escolar atualizado obtido no COBALTO.

    – OU por meio de e-mail: a partir das 12h de 30/04/2015 até 12h de 06/05/2015 enviando e-mail para rsalvex@gmail.com
    Documentos necessários para a inscrição por e-mail:
    O candidato deverá enviar e-mail indicando como assunto INSCRIÇÃO BOLSISTA. Em anexo ao e-mail deverão ser enviados a ficha de inscrição preenchida e o Histórico Escolar atualizado obtido no COBALTO digitalizado. A assinatura do candidato na ficha de inscrição, neste caso, será feita no momento da entrevista.

    Tipos de provas, peso e critérios de avaliação: Entrevista e análise do Histórico Escolar.
    Data e horário das Entrevistas: As entrevistas serão realizadas no dia 07/05/2015 a partir das 8h30min nas dependências do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância no prédio da Agência da Lagoa Mirim, localizado na rua Lobo da Costa 447, Pelotas, RS. Confirmação do horário da entrevista de cada candidato: No dia 06/05/2015 a noite, será enviado e-mail aos candidatos confirmando o horário da sua entrevista.

    OBS: O candidato selecionado deverá comparecer na Secretária do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância no dia 08/05/2015 (das 8h às 12h) para assinar o termo de Compromisso e entregar a seguinte documentação: – Cópia da Carteira de Identidade e do CPF (frente e verso); – Cópia do cartão bancário (conta corrente em qualquer banco, vedada à indicação de conta poupança e/ou de conta conjunta de qualquer natureza).

    PE_edital_30abril (2)

    2015_INSCRIÇOES

  • Editais LVM GEPAM 2015

    Inscrições para Seleção a Bolsas de Ensino para o GEPAM – Grupo de Estudos e Iniciação à Pesquisa na Área de Matemática e para o LVM –  Laboratório Virtual Multilinguagens.

    Inscrições:

    • Presencialmente: do dia 29/04/2015 ao dia 05/05/2015, das 08h às 12h ou das 14 às 16h
    • Online: até às 8h do dia 06/05/2015, no formulário encontrado em https://wp.ufpel.edu.br/lvm

    Local das inscrições: Rua Lobo da Costa, 447. CLMD. Agência da Bacia da Lagoa Mirim. Centro. Pelotas ou online.

     

    Entrevistas:

    06/05/2015 – 19h.

    • Para os estudantes dos cursos presenciais: Rua Lobo da Costa, 447. CLMD. Agência da Bacia da Lagoa Mirim. Centro. Pelotas.
    • Para os estudantes do CLMD: Nos polos de apoio presencial.

     

    Vagas e atribuições:

    • 1 para estudantes de Cinema ou áreas afins -Filmagem de vídeos a respeito dos materiais do LVM; produção de vídeos a partir dos materiais confeccionados pelos colegas do projeto e das orientações indicadas pelo professor responsável; edição de vídeos gravados sobre o material do LVM; gravação de vídeos em mídias específicas; participação em projetos de ensino, pesquisa e extensão ligados ao LVM; discussão com o grupo a respeito do uso dos materiais produzidos no laboratório em sala de aula; elaboração de relatório sobre a atuação no LVM.
      auxiliar na elaboração de roteiros, gravar e editar pequenos vídeos didáticos. Participar de atividades de ensino, pesquisa e extensão vinculadas ao projeto, elaboração de relatório sobre a atuação no LVM.
    • 1 para estudantes de Design Digital ou áreas afins – LVM: auxiliar no planejamento visual e gráfico, reelaboração e consolidação do portal do LVM, bem como nas atividades que exijam criação de materiais didáticos para o Laboratório Multilinguagens. Atuar de forma colaborativa com os colegas bolsistas do projeto. Participar de atividades de ensino, pesquisa e extensão vinculadas ao projeto, elaboração de relatório sobre a atuação no LVM.
    • 1 para estudantes de Computação ou áreas afins – LVM: Leitura e produção textual a respeito das práticas e estudos colaborativos; – instalação, configuração e utilização do sistema de gerenciamento de conteúdos wordpress;  instalação de impressora e scanner em rede, troca de toner e controle da quantidade de toners;  instalação e configuração de projetores;  configuração de rede;  auxílio aos bolsistas e participantes do laboratório com rotinas de backup dos seus arquivos; gravação de CD’s e Dvd’s;  organização dos equipamentos tecnológicos.  participação em projetos de ensino, pesquisa e extensão ligados ao LVM; discussão com o grupo a respeito do uso dos materiais produzidos no laboratório em sala de aula;  elaboração de relatório sobre a atuação no LVM.
    • 2 para estudantes de Matemática – presencial – (1) GEPAM: Leitura e produção textual a respeito de Educação Matemática; administração de ambiente de discussão entre os Grupos de Estudo e Pesquisa dos polos participantes do projeto; articulação entre os questionamentos e resultados encontrados nos grupos de estudo; inserção à pesquisa mediante movimentação teórica a respeito das discussões encontradas nos grupos; gravação de vídeos relativos aos grupos de estudo, conforme necessidade; participação e colaboração em eventos ligados aos grupos de estudo; participação em projetos de ensino, pesquisa e extensão ligados ao Laboratório Multilinguagens; elaboração de relatório sobre a atuação no Laboratório Multilinguagens.  (1) LVM: Leitura e produção textual a respeito de Educação Matemática; pesquisa, criação, confecção e catalogação de material instrucional relativo à sua área de conhecimento; produção e divulgação de tais materiais no portal; gravação de vídeos a respeito dos materiais instrucionais; participação em projetos de ensino, pesquisa e extensão ligados ao LIFE; discussão com o grupo a respeito do uso dos materiais produzidos no laboratório em sala de aula; elaboração de relatório sobre a atuação no Laboratório Multilinguagens.
    • 1 para estudantes de Matemática – modalidade a distância: GEPAM: Leitura e produção textual a respeito de Educação Matemática; participação no grupo de estudos e pesquisas do CLMD do polo de apoio presencial; estudo de conceitos relativos aos eixos e estágios do curso; busca de contatos externos convidados para palestrar ou fazer atividades com o grupo; comunicação contínua com o articulador de grupos; registro das dúvidas, resultados e estudos do grupo; inserção à pesquisa mediante movimentação teórica a respeito das discussões encontradas no grupo; gravação de vídeos relativos ao grupo de estudo, conforme necessidade; escrita colaborativa de textos relativos aos encaminhamentos do grupo; inserção através de pesquisa e estudos no Laboratório Pedagógico do polo, visando a compreensão de conceitos estudados pelo grupo de estudos; participação e colaboração em eventos ligados aos grupos de estudo; participação em projetos de ensino, pesquisa e extensão ligados ao LIFE; elaboração de relatório sobre a atuação no LIFE.

    Documentos

    2015_ED01_GEPAM_CLMD

    2015_ED02_GEPAM_MAT

    2015_ED03_LVM_MAT

    2015_ED04_LVM_COM

    2015_ED05_LVM_CIN

    2015_ED06_LVM_DES

    2015_INSCRIÇOES

     

    Formulário de Inscrições online:

    Formulário de Inscrições LVM GEPAM 2015
    Contato para informações: rita.ramos@ufpel.edu.br

     

  • Seleção de Bolsistas – Projetos ligados ao LIFE

    Abertas inscrições para bolsistas que desejem atuar no LIFE da UFPel, no Laboratório Virtual Multilinguagens, na sede em Pelotas ou nos Grupos de Estudo e Pesquisa nos polos e na sede.

    Projeto de Ensino: Grupos de Estudo e Pesquisa na área de Matemática

    • 08 vagas – CLMD
    • 01 vaga – qualquer licenciatura

    Projeto de Ensino: Laboratório Virtual Multilinguagens

    • 01 vaga – Matemática (presencial)
    • 01 vaga – Cinema
    • 01 vaga – Ciência da Computação , Engenharia da Computação ou afins

    Para acessar os editais, clique na vaga pretendida:

    Edital_01_LIFE – Projeto Grupos de Estudo – para alunos do CLMD
    Edital_02_LIFE – Projeto Grupos de Estudo – para alunos das Licenciaturas na modalidade presencial
    Edital_03_LIFE – Projeto Laboratórios Multilinguagens – para alunos dos cursos de Cinema
    Edital_04_LIFE – Projeto Laboratórios Multilinguagens – para alunos dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia da Computação ou afins
    Edital_05_LIFE– Projeto Laboratórios Multilinguagens – para alunos do curso de Licenciatura em Matemática na modalidade presencial
    As inscrições podem ser feitas presencialmente ou online.
    Se quiser fazer o download da ficha de inscrições, clique aqui.
    Se quiser preencher o formulário online, clique aqui.
    Maiores informações no site da PRG ou pelo email life.ufpel@gmail.com.
  • 2. Jogo das Três Cartas

    2.1 Conceito

     

    Este jogo auxilia a compreender a estrutura do sistema de numeração decimal, a aprender a sequência numérica e a fazer comparação de quantidades.

     

    2.2 Montagem

     

    Confeccionar cartas numeradas de 0 à 9, em um total de três com cada algarismo, para cada grupo.

     

    2.3 Uso

     

    Montam-se grupos de quatro jogadores, entre eles, um será o carteador do grupo. O carteador embaralha as cartas e entrega três delas para cada componente do grupo, sem olhar quais são. É dada a ordem seguinte: formem o maior número possível com as cartas qeu receberam. Após formar o número com as caras, os componentes do grupo conferem para ver quem formou o maior número. Suponhamos que cada componente tenha recebido três cartas e que um jogador esteja com as cartas : 3,0 e 9. Ele pode compor o número 930. E assim por diante. Ganha o grupo que conseguir marcar o maior número de pontos ao final de 10 jogadas.

  • Trilha da divisão

     

     

    1.1 Conceito

     

    Este jogo auxilia o aluno a desenvolver estratégias de cálculo mental para a resolução de operações de divisão e a reconhecer em quais situações teremos ou não resto e qual é o resto em cada uma das divisões.

     

    1.2 Montagem

     

    Para a realização do jogo são necessários: tabuleiro para a trilha, cartas contendo as seguintes divisões.

     

    14 /7   20/5     36/6     16/2     55/9     24/7

    43/6     64/9     74/8     83/9     33/4     50/8

    14/3     27/8     48/9     59/7     19/4     20/3

     

    1.3 Uso

     

    Embaralhar as cartas com as faces voltadas para baixo. Cada jogador sorteia uma carta na sua vez, resolve a divisão e recoloca a carta no monte . O jogador avança na trilha casa a casa a partir do resto das divisões que fizer. Se um jogador cair na mesma casa que seu oponente, ele deve voltar duas casas. Se o resto for zero, fica onde está até sortear uma carta que lhe permita avançar.

     

  • LIFE – LAM

    O Laboratório Virtual Multilinguagens é parte do projeto LIFE – Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores, da CAPES na UFPel.

    O LIFE – Programa de Apoio a Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores, da CAPES, consiste na união de subprojetos que visam

      promover a interação entre diferentes cursos de formação de professores, de modo a incentivar o desenvolvimento de metodologias voltadas para a inovação das práticas pedagógicas; a elaboração de materiais didáticos de caráter interdisciplinar; o uso de tecnologias da informação e comunicação – TICs e a articulação entre os programas da CAPES relacionados à Educação Básica.(EDITAL LIFE, 2012)

    O Programa é composto por três subprojetos, propostos por diferentes áreas do conhecimento: (a) Brinquedoteca, pela Pedagogia, em conjunto com Artes Visuais, Ciências Biológicas, Dança e Teatro. (b) Laboratório de Ensino de Biologia e de Química, pela Biologia e Química. (c) Laboratório Multilinguagens, pela Licenciatura em Matemática a Distância, Licenciatura em Educação do Campo, Licenciatura em Pedagogia a Distância, Formação de Professores em Língua Espanhola, em conjunto com História e Filosofia.

    O LIFE conta com financiamento da CAPES, já em execução, para compra de material permanente, e é parceiro de outros programas da CAPES, como PET, PIBID, UAB, NOVOS TALENTOS e outros para o apoio de material de consumo. Em sua natureza, o LIFE busca apoiar e capacitar diferentes ações e projetos das licenciaturas envolvidas.

    O LVM é parte do LAM – Laboratório Multilinguagens, e visa divulgar materiais e metodologias aplicadas ao Ensino de Matemática, História, Filosofia, Língua Espanhola e outras áreas que componham os cursos de Pedagogia e Educação do Campo.