Programa de Extensão Oficinas Multilinguagens promove
Oficina de Ensino de Frações
Público-alvo: estudantes de licenciatura em Matemática, Pedagogia, Curso Normal e Professores de anos iniciais ou anos finais do Ensino Fundamental
Datas: 03/11, 05/11, 10/11, 12/11, terças e quintas-feiras, das 8h às 12h
Ministrante: Miguel Anilton Silva da Silva
Local: Laboratório Multilinguagens da UFPel – Sala 308A, Prédio da COTADA, Rua Benjamin Constant, esquina Dona Mariana, em frente ao prédio antigo da Alfândega. Pelotas
Os estudantes classificados deverão comparecer no Laboratório Multilinguagens do LIFE, sala A308 no 3º andar do prédio da COTADA, das 9h às 12h ou das 13h às 18h do dia 10/06/2015 para:
assinar o Plano de Trabalho do Bolsista;
entregar:
fotocópia da Carteira de Identidade e do CPF (frente e verso);
fotocópia dos dados bancários: contacorrenteeindividual (vedada a utilização de conta poupança ou de conta conjunta de qualquer natureza).
Observação: Alunos selecionados na submodalidade Vulnerabilidade Social, além da documentação acima, deverão entregar atestado da Pró-Reitoria der Assuntos Estudantis comprovando sua situação.
O Curso de Licenciatura em Matemática a Distância seleciona bolsista do curso de Cinema para atuar no Projeto de Ensino ELABORAÇÃO DE VÍDEOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA.
Nome do Projeto de Ensino: Elaboração de vídeos para o ensino de Matemática
Nome da Coordenadora: Rozane da Silveira Alves
Período de Atividades: 11/05/15 a 31/12/15
Número de vagas e vinculação da mesma : 01 (uma) vaga de ampla concorrência
Período e horário das inscrições: As inscrições poderão ser feitas de uma das duas formas indicadas a seguir:
– OU presencialmente: de 04/05/2015 a 06/05/2015 das 9h às 12h e das 14h às 17h na secretaria do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância no prédio da Agência da Lagoa Mirim localizada na rua Lobo da Costa 447 Pelotas, RS – Fone: 3227-3677
Documentos necessários para a inscrição presencial:
No ato da inscrição presencial serão entregues pelo candidato o formulário de inscrição (Anexo 01) devidadmente preenchido e assinado e o Histórico Escolar atualizado obtido no COBALTO.
– OU por meio de e-mail: a partir das 12h de 30/04/2015 até 12h de 06/05/2015 enviando e-mail para rsalvex@gmail.com
Documentos necessários para a inscrição por e-mail:
O candidato deverá enviar e-mail indicando como assunto INSCRIÇÃO BOLSISTA. Em anexo ao e-mail deverão ser enviados a ficha de inscrição preenchida e o Histórico Escolar atualizado obtido no COBALTO digitalizado. A assinatura do candidato na ficha de inscrição, neste caso, será feita no momento da entrevista.
Tipos de provas, peso e critérios de avaliação: Entrevista e análise do Histórico Escolar.
Data e horário das Entrevistas: As entrevistas serão realizadas no dia 07/05/2015 a partir das 8h30min nas dependências do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância no prédio da Agência da Lagoa Mirim, localizado na rua Lobo da Costa 447, Pelotas, RS. Confirmação do horário da entrevista de cada candidato: No dia 06/05/2015 a noite, será enviado e-mail aos candidatos confirmando o horário da sua entrevista.
OBS: O candidato selecionado deverá comparecer na Secretária do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância no dia 08/05/2015 (das 8h às 12h) para assinar o termo de Compromisso e entregar a seguinte documentação: – Cópia da Carteira de Identidade e do CPF (frente e verso); – Cópia do cartão bancário (conta corrente em qualquer banco, vedada à indicação de conta poupança e/ou de conta conjunta de qualquer natureza).
Inscrições para Seleção a Bolsas de Ensino para o GEPAM – Grupo de Estudos e Iniciação à Pesquisa na Área de Matemática e para o LVM – Laboratório Virtual Multilinguagens.
Inscrições:
Presencialmente: do dia 29/04/2015 ao dia 05/05/2015, das 08h às 12h ou das 14 às 16h
Local das inscrições: Rua Lobo da Costa, 447. CLMD. Agência da Bacia da Lagoa Mirim. Centro. Pelotas ou online.
Entrevistas:
06/05/2015 – 19h.
Para os estudantes dos cursos presenciais: Rua Lobo da Costa, 447. CLMD. Agência da Bacia da Lagoa Mirim. Centro. Pelotas.
Para os estudantes do CLMD: Nos polos de apoio presencial.
Vagas e atribuições:
1 para estudantes de Cinema ou áreas afins -Filmagem de vídeos a respeito dos materiais do LVM; produção de vídeos a partir dos materiais confeccionados pelos colegas do projeto e das orientações indicadas pelo professor responsável; edição de vídeos gravados sobre o material do LVM; gravação de vídeos em mídias específicas; participação em projetos de ensino, pesquisa e extensão ligados ao LVM; discussão com o grupo a respeito do uso dos materiais produzidos no laboratório em sala de aula; elaboração de relatório sobre a atuação no LVM.
auxiliar na elaboração de roteiros, gravar e editar pequenos vídeos didáticos. Participar de atividades de ensino, pesquisa e extensão vinculadas ao projeto, elaboração de relatório sobre a atuação no LVM.
1 para estudantes de Design Digital ou áreas afins – LVM: auxiliar no planejamento visual e gráfico, reelaboração e consolidação do portal do LVM, bem como nas atividades que exijam criação de materiais didáticos para o Laboratório Multilinguagens. Atuar de forma colaborativa com os colegas bolsistas do projeto. Participar de atividades de ensino, pesquisa e extensão vinculadas ao projeto, elaboração de relatório sobre a atuação no LVM.
1 para estudantes de Computação ou áreas afins – LVM: Leitura e produção textual a respeito das práticas e estudos colaborativos; – instalação, configuração e utilização do sistema de gerenciamento de conteúdos wordpress; instalação de impressora e scanner em rede, troca de toner e controle da quantidade de toners; instalação e configuração de projetores; configuração de rede; auxílio aos bolsistas e participantes do laboratório com rotinas de backup dos seus arquivos; gravação de CD’s e Dvd’s; organização dos equipamentos tecnológicos. participação em projetos de ensino, pesquisa e extensão ligados ao LVM; discussão com o grupo a respeito do uso dos materiais produzidos no laboratório em sala de aula; elaboração de relatório sobre a atuação no LVM.
2 para estudantes de Matemática – presencial – (1) GEPAM: Leitura e produção textual a respeito de Educação Matemática; administração de ambiente de discussão entre os Grupos de Estudo e Pesquisa dos polos participantes do projeto; articulação entre os questionamentos e resultados encontrados nos grupos de estudo; inserção à pesquisa mediante movimentação teórica a respeito das discussões encontradas nos grupos; gravação de vídeos relativos aos grupos de estudo, conforme necessidade; participação e colaboração em eventos ligados aos grupos de estudo; participação em projetos de ensino, pesquisa e extensão ligados ao Laboratório Multilinguagens; elaboração de relatório sobre a atuação no Laboratório Multilinguagens. (1) LVM: Leitura e produção textual a respeito de Educação Matemática; pesquisa, criação, confecção e catalogação de material instrucional relativo à sua área de conhecimento; produção e divulgação de tais materiais no portal; gravação de vídeos a respeito dos materiais instrucionais; participação em projetos de ensino, pesquisa e extensão ligados ao LIFE; discussão com o grupo a respeito do uso dos materiais produzidos no laboratório em sala de aula; elaboração de relatório sobre a atuação no Laboratório Multilinguagens.
1 para estudantes de Matemática – modalidade a distância: GEPAM: Leitura e produção textual a respeito de Educação Matemática; participação no grupo de estudos e pesquisas do CLMD do polo de apoio presencial; estudo de conceitos relativos aos eixos e estágios do curso; busca de contatos externos convidados para palestrar ou fazer atividades com o grupo; comunicação contínua com o articulador de grupos; registro das dúvidas, resultados e estudos do grupo; inserção à pesquisa mediante movimentação teórica a respeito das discussões encontradas no grupo; gravação de vídeos relativos ao grupo de estudo, conforme necessidade; escrita colaborativa de textos relativos aos encaminhamentos do grupo; inserção através de pesquisa e estudos no Laboratório Pedagógico do polo, visando a compreensão de conceitos estudados pelo grupo de estudos; participação e colaboração em eventos ligados aos grupos de estudo; participação em projetos de ensino, pesquisa e extensão ligados ao LIFE; elaboração de relatório sobre a atuação no LIFE.
Abertas inscrições para bolsistas que desejem atuar no LIFE da UFPel, no Laboratório Virtual Multilinguagens, na sede em Pelotas ou nos Grupos de Estudo e Pesquisa nos polos e na sede.
Projeto de Ensino: Grupos de Estudo e Pesquisa na área de Matemática
08 vagas – CLMD
01 vaga – qualquer licenciatura
Projeto de Ensino: Laboratório Virtual Multilinguagens
01 vaga – Matemática (presencial)
01 vaga – Cinema
01 vaga – Ciência da Computação , Engenharia da Computação ou afins
Para acessar os editais, clique na vaga pretendida:
Edital_01_LIFE – Projeto Grupos de Estudo – para alunos do CLMD
Edital_02_LIFE – Projeto Grupos de Estudo – para alunos das Licenciaturas na modalidade presencial
Edital_03_LIFE – Projeto Laboratórios Multilinguagens – para alunos dos cursos de Cinema
Edital_04_LIFE – Projeto Laboratórios Multilinguagens – para alunos dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia da Computação ou afins
Edital_05_LIFE– Projeto Laboratórios Multilinguagens – para alunos do curso de Licenciatura em Matemática na modalidade presencial
As inscrições podem ser feitas presencialmente ou online.
Se quiser fazer o download da ficha de inscrições,clique aqui.
Se quiser preencher o formulário online, clique aqui.
Maiores informações no site da PRG ou pelo email life.ufpel@gmail.com.
Este jogo auxilia a compreender a estrutura do sistema de numeração decimal, a aprender a sequência numérica e a fazer comparação de quantidades.
2.2 Montagem
Confeccionar cartas numeradas de 0 à 9, em um total de três com cada algarismo, para cada grupo.
2.3 Uso
Montam-se grupos de quatro jogadores, entre eles, um será o carteador do grupo. O carteador embaralha as cartas e entrega três delas para cada componente do grupo, sem olhar quais são. É dada a ordem seguinte: formem o maior número possível com as cartas qeu receberam. Após formar o número com as caras, os componentes do grupo conferem para ver quem formou o maior número. Suponhamos que cada componente tenha recebido três cartas e que um jogador esteja com as cartas : 3,0 e 9. Ele pode compor o número 930. E assim por diante. Ganha o grupo que conseguir marcar o maior número de pontos ao final de 10 jogadas.
Este jogo auxilia o aluno a desenvolver estratégias de cálculo mental para a resolução de operações de divisão e a reconhecer em quais situações teremos ou não resto e qual é o resto em cada uma das divisões.
1.2 Montagem
Para a realização do jogo são necessários: tabuleiro para a trilha, cartas contendo as seguintes divisões.
14 /7 20/5 36/6 16/2 55/9 24/7
43/6 64/9 74/8 83/9 33/4 50/8
14/3 27/8 48/9 59/7 19/4 20/3
1.3 Uso
Embaralhar as cartas com as faces voltadas para baixo. Cada jogador sorteia uma carta na sua vez, resolve a divisão e recoloca a carta no monte . O jogador avança na trilha casa a casa a partir do resto das divisões que fizer. Se um jogador cair na mesma casa que seu oponente, ele deve voltar duas casas. Se o resto for zero, fica onde está até sortear uma carta que lhe permita avançar.
O Laboratório Virtual Multilinguagens é parte do projeto LIFE – Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores, da CAPES na UFPel.
O LIFE – Programa de Apoio a Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores, da CAPES, consiste na união de subprojetos que visam
promover a interação entre diferentes cursos de formação de professores, de modo a incentivar o desenvolvimento de metodologias voltadas para a inovação das práticas pedagógicas; a elaboração de materiais didáticos de caráter interdisciplinar; o uso de tecnologias da informação e comunicação – TICs e a articulação entre os programas da CAPES relacionados à Educação Básica.(EDITAL LIFE, 2012)
O Programa é composto por três subprojetos, propostos por diferentes áreas do conhecimento: (a) Brinquedoteca, pela Pedagogia, em conjunto com Artes Visuais, Ciências Biológicas, Dança e Teatro. (b) Laboratório de Ensino de Biologia e de Química, pela Biologia e Química. (c) Laboratório Multilinguagens, pela Licenciatura em Matemática a Distância, Licenciatura em Educação do Campo, Licenciatura em Pedagogia a Distância, Formação de Professores em Língua Espanhola, em conjunto com História e Filosofia.
O LIFE conta com financiamento da CAPES, já em execução, para compra de material permanente, e é parceiro de outros programas da CAPES, como PET, PIBID, UAB, NOVOS TALENTOS e outros para o apoio de material de consumo. Em sua natureza, o LIFE busca apoiar e capacitar diferentes ações e projetos das licenciaturas envolvidas.
O LVM é parte do LAM – Laboratório Multilinguagens, e visa divulgar materiais e metodologias aplicadas ao Ensino de Matemática, História, Filosofia, Língua Espanhola e outras áreas que componham os cursos de Pedagogia e Educação do Campo.
Exibindo registro(s) 211 a 219 de 219 encontrado(s).