O Sábado em Foco, organizado pelo Colégio Pelotense, teve contribuição do Laboratório Multilinguagens com várias oficinas, sendo uma delas a Divisão de Frações. Nessa oficina os alunos do Ensino Fundamental confeccionaram discos de frações e a partir dessa construção foi proposto a eles a resolução de um problema de divisão de frações utilizando o material construído. Tendo como objetivo compreender que as frações representam uma parte de um todo, auxiliando na construção do conceito de frações equivalentes, na representação da fração, no desenvolvimento do conceito de divisão e multiplicação de frações a partir de um problema proposto utilizando o material construído. Os ministrantes da oficina foram a mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEMat) Aiana Silveira Bilhalva e a bolsista de ensino e monitora de Laboratório de Ensino de Matemática Mônica Falcão Duarte do projeto Laboratório de Multilinguagens (LAM).
A oficina visou deduzir as relações suplementares, explementares, replementares e complementares mediante dobraduras. O público alvo foi estudantes do Ensino Médio. Os Ministrantes foram a professora Rita de Cássia de Souza Soares Ramos, coordenadora do LAM e as colaboradoras Carla Rosane Rickes Kommling, Clarissa Felix Tavares, Milene Castro Garcia que são estudantes do curso Licenciatura em Matemática da UFPEL.
O objetivo da oficina foi trabalhar o raciocínio lógico através de histórias construídas sobre estruturas lógicas matemáticas, sob a forma de enigmas ou/e problemas e perceber falhas cometidas durante o jogo. A oficina foi desenvolvida em 4 momentos: 1º momento: Apresentação da estrutura do jogo. 2º momento: Distribuição do material que foi utilizado, cartas vermelhas e laranjas. O Jogo se desenvolveu em duplas ou trios. Vale ressaltar que o jogo consiste em construir histórias através de estrutura lógica matemática. Foi trabalhado com diferentes cores de cartas, pois o nível de complexidade varia de acordo com as características presentes nas cores das cartas. 3º momento: Foram jogadas algumas rodadas com as cartas anteriormente citadas de acordo com as instruções dadas pelo professor. 4º momento: Foi aplicada uma nova atividade chamada “AXITEMA” que consistem em um raciocínio mais avançado. Este jogo contém 6 histórias e são apresentadas em 36 situações diferentes, com objetivos didáticos e a fim de permitir a possibilidade que as pessoas de diferentes níveis de conhecimento e idade possam participar da solução dos enigmas propostos. O público-alvo foi o Ensino Fundamental (9º ano). Os ministrantes dessa oficina foram as alunas da Matemática da UFPel Patrícia Casarin Peil, bolsista do projeto de extensão do Laboratório Multilinguagens (LAM) e a parceira do mestrado do programa de Pós-graduação em Educação Matemática (PPGEMAT) Letícia Klein Parnoff.
A oficina visou apresentar o software Geogebra e a partir de exercícios propostos, instigar o estudante a interpretar e comparar os resultados, com o gráfico construído no software, assim tentando relembrar de maneira mais lúdica o conteúdo em si. O público alvo foi de estudantes dos anos inicias do ensino médio. Os ministrantes da oficina foram os bolsistas Geraldo Oliveira da Silva do projeto de extensão Oficinas Multilinguagens, vinculadoo ao LAM e Taiane Carrilho Rosa do projeto MathLibras com a colaboração do graduando William Leonardo Peixoto Pereira .
Os candidatos abaixo nomeados foram aprovados no Edital 03/2018, sendo que as seis primeiras candidatas foram classificadas.
Nome
Histórico
Entrevista
Total
Resultado
Patricia Michie Umetsubo
7,5
10,0
9,0
Classificada
Andréia Sell Quandt
6,2
10,0
8,5
Classificada
Mônica Falcão Duarte
6,8
9,6
8,5
Classificada
Patrícia Guterres Borges
6,7
9,5
8,4
Classificada
Letiane Ludwig Mielke
6,4
9,5
8,3
Classificada
Taiane Carrilho Rosa
4,9
10,0
8,0
Classificada
Suelen Martins Vasconcelos
7,9
7,9
7,9
1ª Suplente
Vitor Dias Abelara
6,3
8,8
7,8
2º suplente
Camila Valadão Telechi
6,4
8,6
7,7
3ª suplente
Larissa Pereira Riemer
6
8,0
7,2
4ª suplente
As candidatas classificadas devem comparecer à sala 303 do Campus Anglo dia 04 de maio das 10h30min às 12h30min para assinatura do Termo de Compromisso.
Demais candidatos não foram considerados aprovados por não terem comparecido ou por terem ficado com média abaixo de 7,0.
Equipe do LAM e da Escola no dia 20 de março. Foto divulgada no site da Escola http://www.marioquintana.com.br
Estudantes dos primeiros anos da Escola Mário Quintana estão participando do Programa de Extensão Laboratório Multilinguagens através de uma ação pensada pelas professoras da escola em conjunto com a equipe do LAM.
O Projeto Racha Cuca visa motivar estudantes dos primeiros anos a ter uma visão crítica do mundo por meio da interpretação matemática, bem como incentivar as crianças a solucionarem desafios mediante divertimentos matemáticos.
Em 20 de março três turmas de estudantes do primeiro ano visitaram a sede do LAM na UFPel, fazendo atividades e sendo recepcionados pela equipe do Laboratório. Estão previstas ações durante o ano tanto nas salas de aula da escola quanto na Universidade.