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    Novidades
  • LAM no Sábado em Foco: Divisão de Frações

    O Sábado em Foco, organizado pelo Colégio Pelotense, teve contribuição do Laboratório Multilinguagens com várias oficinas, sendo uma delas a Divisão de Frações. Nessa oficina os alunos do Ensino Fundamental confeccionaram discos de frações e a partir dessa construção foi proposto a eles a resolução de um problema de divisão de frações utilizando o material construído. Tendo como objetivo compreender que as frações representam uma parte de um todo, auxiliando na construção do conceito de frações equivalentes, na representação da fração, no desenvolvimento do conceito de divisão e multiplicação de frações a partir de um problema proposto utilizando o material construído. Os ministrantes da oficina foram a mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEMat)  Aiana Silveira Bilhalva e a bolsista de ensino e monitora de Laboratório de Ensino de Matemática Mônica Falcão Duarte do projeto Laboratório de Multilinguagens (LAM).

  • Redução ao Primeiro Quadrante com o uso de Dobraduras no Sábado em Foco: auxiliando a visualização em Trigonometria no Ciclo Trigonométrico

    A oficina visou deduzir as relações suplementares, explementares, replementares e complementares mediante dobraduras. O público alvo foi  estudantes do Ensino Médio. Os Ministrantes foram  a professora Rita de Cássia de Souza Soares Ramos, coordenadora do LAM e as colaboradoras Carla Rosane Rickes Kommling, Clarissa Felix Tavares, Milene Castro Garcia que são estudantes do curso Licenciatura em Matemática da UFPEL.

  • Raciocínio lógico e divertimentos matemáticos: Jogos Boole no Sábado em Foco

    O objetivo da oficina foi trabalhar o raciocínio lógico através de histórias construídas sobre estruturas lógicas matemáticas, sob a forma de enigmas ou/e problemas e perceber falhas cometidas durante o jogo. A oficina foi desenvolvida em 4 momentos: 1º momento: Apresentação da estrutura do jogo. 2º momento: Distribuição do material que foi utilizado, cartas vermelhas e laranjas. O Jogo se desenvolveu em duplas ou trios. Vale ressaltar que o jogo consiste em construir histórias através de estrutura lógica matemática. Foi trabalhado com diferentes cores de cartas, pois o nível de complexidade varia de acordo com as características presentes nas cores das cartas. 3º momento: Foram jogadas algumas rodadas com as cartas anteriormente citadas de acordo com as instruções dadas pelo professor. 4º momento: Foi aplicada uma nova atividade chamada “AXITEMA” que consistem em um raciocínio mais avançado. Este jogo contém 6 histórias e são apresentadas em 36 situações diferentes, com objetivos didáticos e a fim de permitir a possibilidade que as pessoas de diferentes níveis de conhecimento e idade possam participar da solução dos enigmas propostos. O público-alvo foi o Ensino Fundamental (9º ano). Os ministrantes dessa oficina foram as alunas da Matemática da UFPel Patrícia Casarin Peil, bolsista do projeto de extensão do Laboratório Multilinguagens (LAM) e a parceira do mestrado do programa de Pós-graduação em Educação Matemática (PPGEMAT) Letícia Klein Parnoff.

    Maiores informações sobre os Jogos Boole em https://jogosboole.com.br/

  • A equipe do Laboratório de Multilinguagens (LAM) contribuiu com o evento Sábado em Foco, organizado pelo Colégio Pelotense com a oficina Interpretação Gráfica com Geogebra

    A oficina visou apresentar o software Geogebra e a partir de exercícios propostos, instigar o estudante a interpretar e comparar os resultados, com o gráfico construído no software, assim tentando relembrar de maneira mais lúdica o conteúdo em si. O público alvo foi de estudantes dos anos inicias do ensino médio. Os ministrantes da oficina foram os bolsistas Geraldo Oliveira da Silva do projeto de extensão Oficinas Multilinguagens, vinculadoo ao LAM e Taiane Carrilho Rosa do projeto MathLibras com a colaboração do graduando William Leonardo Peixoto Pereira .

  • Resultado Edital LAM 03/ 2018 Bolsas de Ensino – Monitoria em Educação Matemática

    Os candidatos abaixo nomeados foram aprovados no Edital 03/2018, sendo que as seis primeiras candidatas foram classificadas.

    Nome Histórico Entrevista Total Resultado
    Patricia Michie Umetsubo 7,5 10,0 9,0 Classificada
    Andréia Sell Quandt 6,2 10,0 8,5 Classificada
    Mônica Falcão Duarte 6,8 9,6 8,5 Classificada
    Patrícia Guterres Borges 6,7 9,5 8,4 Classificada
    Letiane Ludwig Mielke 6,4 9,5 8,3 Classificada
    Taiane Carrilho Rosa 4,9 10,0 8,0 Classificada
    Suelen Martins Vasconcelos 7,9 7,9 7,9 1ª Suplente
    Vitor Dias Abelara 6,3 8,8 7,8 2º suplente
    Camila Valadão Telechi 6,4 8,6 7,7 3ª suplente
    Larissa Pereira Riemer 6 8,0 7,2 4ª suplente

    As candidatas classificadas devem comparecer à sala 303 do Campus Anglo dia 04 de maio das 10h30min às 12h30min para assinatura do Termo de Compromisso.

    Demais candidatos não foram considerados aprovados por não terem comparecido ou por terem ficado com média abaixo de 7,0.

  • Programa de Extensão Laboratório Multilinguagens faz parceria com Escola Mário Quintana através do Projeto Racha Cuca

     

    Equipe do LAM e da Escola no dia 20 de março. Foto divulgada no site da Escola http://www.marioquintana.com.br

    Estudantes dos primeiros anos da Escola Mário Quintana estão participando do Programa de Extensão Laboratório Multilinguagens através de uma ação pensada pelas professoras da escola em conjunto com a equipe do LAM.

    O Projeto Racha Cuca visa motivar estudantes dos primeiros anos a ter uma visão crítica do mundo por meio da interpretação matemática, bem como incentivar as crianças a solucionarem desafios mediante divertimentos matemáticos.

    Em 20 de março três turmas de estudantes do primeiro ano visitaram a sede do LAM na UFPel, fazendo atividades e sendo recepcionados pela equipe do Laboratório. Estão previstas ações durante o ano tanto nas salas de aula da escola quanto na Universidade.

  • Edital LAM 04/ 2018 Inscrições para Seleção a Bolsas de Ensino – Criação de vídeos de Matemática Básica para o ensino de Graduação

    Inscrições:

    • Online: até às 23h59min do dia 02/05/2018, neste formulário (clique aqui).

    Entrevistas:

    • Data: 03/05/2018
    • Horário: 14h.
    • Local: Laboratório Multilinguagens. Sala 308. Andar 3A. Prédio da COTADA.

    Vagas:

    • 01 vaga para estudante do Curso de Cinema e Audiovisual que deve estar cursando a partir do sétimo semestre.

    Atribuições do bolsista:

    • gravação e edição de vídeos de Matemática básica.

    Confira o Edital em ED04_LAM_VIDEOS

  • Edital LAM 03/ 2018 Inscrições para Seleção a Bolsas de Ensino – Monitoria em Educação Matemática

    Inscrições:

    • Online: até às 23h59min do dia 02/05/2018, neste formulário (clique aqui).

    Entrevistas:

    • Data: 03/05/2018
    • Horário: 14h30min.
    • Local: Laboratório Multilinguagens. Sala 308. Andar 3A. Prédio da COTADA.

    Vagas:

    • 06 vagas para estudantes do Curso de Matemática presencial que já tenham cursado pelo menos uma das disciplinas:
      • Laboratório de Ensino de Matemática I
      • Laboratório de Ensino de Matemática II

    Atribuições do bolsista:

    • leituras orientadas sobre os conceitos trabalhados nas disciplinas;
    • acompanhamento de estudantes na forma individual e em grupo, conforme orientação do professor responsável;
    • apoio na organização, produção e divulgação de materiais didáticos para as disciplinas;
    • estudo e registro do acompanhamento das atividades de monitoria;
    • reunião semanal com a equipe do projeto.

    Confira o Edital em ED03_LAM_MONITORIAS

     

  • Resultado Edital LAM 02/ 2018 Bolsas de Extensão – Laboratório Multilinguagens

    Os candidatos abaixo nomeados foram aprovados no Edital 01/2018, sendo que a primeira candidata foi classificada.

    Classificada Patricia Casarin Peil 6,3 9,8 8,1
    1º suplente Geraldo Oliveira da Silva 6,5 9,5 8,0
    2ª suplente Suelen Martins Vasconcelos 7,9 7,8 7,9
    3º suplente Otto Weremchuk 6,6 7,8 7,2
    4ª suplente Nathalia Silveira de Menezes 0 9 4,5

    Demais candidatos não foram considerados aprovados por não terem comprovação da PRAE ou por terem ficado com média abaixo de 7,0 na entrevista.