O Laboratório Multilinguagens, juntamente com o Curso de Licenciatura em Matemática a Distância e a Secretaria Municipal de Educação de Gramado, promoveu o primeiro encontro do Curso Descomplicando a Matemática, em 13 de julho, no polo de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil em Gramado.
A demanda para este curso nasceu da necessidade de trabalhar os descritores de Matemática nos quais os alunos precisam de maior apoio, assim, professores da UFPel, estudantes do CLMD e professores da rede municipal de Gramado uniram forças para criar práticas que façam os estudantes da rede aprender Matemática de forma significativa e prazerosa. O primeiro encontro versou sobre operações nos diferentes conjuntos numéricos.
Os próximos encontros serão sobre Frações e sobre Geometria, nos dias 13 de julho e 24 de agosto, e os demais dias são na modalidade semipresencial, com apoio do e-projetos da UFPel.
Durante a Jornada Pedagógica SMED 2024 no dia 08 de março em Rio Grande, o LAM fez sua participação com uma introdução sobre a Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud e a importância de jogos didáticos para o ensino, os professores convidados foram apresentados aos jogos 15 em linha, stop, depressa e bem, cara a cara, role e arranje e avançando com o resto.
No dia 05 de abril foram realizadas oficinas relacionadas a alfabetização, produções textuais, jogos e materiais didáticos como o tangram, fecha a caixa, gráfico dos nomes e verdade ou mentira com a participação de professores de 1° ao 3° ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Canguçu. Também foi feito um questionário sobre as principais dificuldades encontradas pelos professores ao exercerem sua profissão.
A convite da Secretaria Municipal do Capão do Leão, o Laboratório Multilinguagens desenvolveu uma oficina de formação para professores dos anos finais do Ensino Fundamental. Foi uma tarde de muitas aprendizagens e trocas de experiência.
A banca de seleção do edital LAM 01/2024 referente à bolsa de extensão vem a público divulgar o resultado final das etapas previstas na seleção.
Nome | Histórico (3,0) | Currículo (3,0) | Entrevista (4,0) | Total | Resultado |
Hynaiara Vieira Botelho | 8,5 | 4,7 | 10 | 8,0 | Classificada |
Dion Gustavo Oxley Leite | 6,44 | 0,0 | 9,5 | 5,7 | Suplente |
Lara Dilelio Alves | 5,32 | 2,7 | 0 | 2,4 | Suplente |
EDITAL LAM nº 01 /2024
Edital de Seleção de Bolsista para o projeto Laboratório Multilinguagens
Registro no Cobalto nº 7226
A Coordenação do Projeto Laboratório Multilinguagens, torna público que estão abertas inscrições para seleção de 01 (um) bolsista no âmbito do Programa de Bolsas Acadêmicas/2024, na modalidade Iniciação à Extensão e Cultura, em conformidade com o Decreto nº 7.416, de 30/12/2010, da Presidência da República, com a Resolução 05/2014 do Conselho Coordenador de Ensino, da Pesquisa e da Extensão (COCEPE) e com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2022-2026.
O Programa de Bolsas de Iniciação à Extensão e Cultura – PBA /Extensão/PREC objetiva incentivar a participação de estudantes nos projetos devidamente institucionalizados e vinculados à PREC na condição de projetos estratégicos em Extensão, promovendo a inserção deste em atividades que integrem a Universidade com a sociedade no âmbito das políticas de extensão da UFPel.
O projeto Laboratório Multilinguagens objetiva a) promover a aprendizagem dos alunos que deste usufruem, bem como difundir e divulgar as pesquisas realizadas na Universidade para a Comunidade Escolar; b) atuar na formação de professores das redes públicas e privada na sua formação inicial e em serviço; c) apoiar os usuários dos Laboratórios Multilinguagens através de projetos de extensão; d) propiciar espaço e materiais para o desenvolvimento de estágios curriculares através de oficinas: e e)servir de espaço de implementação e desenvolvimento de pesquisas educacionais.
2.1. Podem candidatar-se nesse edital alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação da UFPel e que disponham de 20 horas semanais para atuar presencialmente no projeto.
2.2. Ser estudante dos cursos de Licenciatura em Matemática.
3.1. O Laboratório Multilinguagens disponibilizará um total de 01 (uma) bolsa, na modalidade AMPLA CONCORRÊNCIA, com vigência de oito meses (de 15 de abril até 30 de novembro de 2024).
3.2. O valor da bolsa é de R$700,00 (setecentos reais) mensais.
4.1. A inscrição deverá ser realizada através de formulário online disponível através do link:
https://forms.gle/2tBVmAdEyJx9dWo2A
4.2. O período para inscrição será de 06 a 08/04/2024.
4.3. Os requisitos mínimos exigidos para inscrição de candidatos à bolsa são os seguintes:
5.1. Participação no Grupo de Estudos Práticas Pedagógicas no Laboratório Multilinguagens (Ação 24138 do Projeto).
5.2. Estudo de demandas, planejamento, confecção de material didático e produção de oficinas didáticas.
5.3. Oficinas didáticas ministradas na sede do LAM (sala 309 do Anglo) e em escolas parceiras do projeto.
5.4. Avaliação e análise das oficinas ministradas pela equipe do LAM.
5.5. Produção escrita e divulgação científica das ações do LAM.
Conforme necessidade do Projeto, a carga horária referente a cada ação pode ser flexibilizada.
O acompanhamento do bolsista se dá pela participação nas ações do projeto e na sua divulgação.
6.1. O processo de seleção dos candidatos ocorrerá por meio de três fases:
7.1. Os candidatos serão avaliados através de Histórico, Currículo Lattes e Entrevista, conforme tabela abaixo:
Critérios e pontuação
Histórico | 3,0 |
Média das notas do histórico | 3,0 |
Currículo Lattes ou comprovantes de participação e publicação | 3,0 |
Participação em projetos de ensino, pesquisa ou extensão | 0,1 cada |
Publicação de trabalhos em eventos | 0,2 cada |
Oficinas ou cursos ministrados | 0,2 cada |
Entrevista | 4,0 |
Relação com a área da Educação Matemática | 1,0 |
Conhecimentos sobre oficinas didáticas, Laboratório de Aprendizagem e extensão | 1,0 |
Disponibilidade de 20h para atuar no LAM e aplicação de oficinas didáticas em escolas e na sede do LAM | 1,0 |
Produção de materiais instrucionais | 0,5 |
Conhecimentos de informática básica e redes sociais | 0,5 |
Total | 10 |
Observação 1) O Histórico e o Currículo Lattes ou comprovantes devem ser anexados no momento da inscrição.
Observação 2) A entrevista será online, à tarde do dia 09/04/2024, em endereço enviado aos candidatos por email.
A divulgação do resultado ocorrerá até dia 10/04/2024 através de publicação no site wp.ufpel.edu.br/lvm.
9.1. A efetivação da bolsa se dará pela assinatura do orientador e do bolsista no plano de trabalho.
Os casos omissos ao presente Edital serão resolvidos por Comissão específica designada pelo coordenador da proposta.
Pelotas, 06 de abril de 2024.
A oficina de investigação filosófica na educação propõe reunir educadoras e educadores em formação inicial e continuada, que atuam nos diversos espaços escolares, para problematizar e analisar conceitos produzidos em situações da experiência educativa, de modo a (re)criar tais conceitos e ter a investigação filosófica como possibilidade para fazer pensar educação com autonomia.
Objetivos:
– Experimentar a investigação filosófica na educação a partir de situações da experiência educativa;
– Perceber e compreender a investigação filosófica como possibilidade teórico prática no fazer pensar educação;
– Refletir sobre o valor e o sentido do saber filosófico e do filosofar na formação de profissionais da educação.
Dia: 11/09/23
Horário: 19h.
Local: Campus Anglo UFPel – Sala 309 (LAM – Laboratório Multilinguagens), 3º andar
Público-alvo: Professores, gestores, funcionários de escolas e estudantes de Licenciatura
Clique aqui para se inscrever.
Dia 19 de agosto aconteceu a oficina de Planejamento Educacional, ministrada pela professora Charlene Pinho.
A oficina é uma parceria do LAM com o Programa Andorinhas – SMED/Pelotas.
Foi um momento de reflexão sobre a própria prática e a importância do planejar com coerência,
Dia 12 de agosto alunos e professores da UFPel ministraram a oficina quatro operações – teoria e prática, a partir da Teoria dos Campos Conceituais.
Em meio a jogos didáticos e discussões sobre a atuação em sala, professores da rede municipal apresentaram suas considerações aos alunos, em uma troca de ideias que enriquece a todos.
Esta oficina ocorreu em parceria com o Programa Andorinhas, da SMED – Pelotas.