Krisley Hepp Decker. Práticas de leitura e escrita nas aulas de história: estratégias para o desenvolvimento do letramento em história. 2024. Trabalho de conclusão de Curso – Graduação em História Licenciatura, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024.
Clique aqui para acessar
Sofia Giglio Pires. Explorando jogos didáticos de tabuleiro: uma análise do acervo de jogos do LEH/UFPel. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso – Graduação em História Licenciatura, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024.
Clique aqui para acessar
Lóis Lima Veiga. Os usos e desusos dos livros didáticos de História por professores/as das séries finais do ensino fundamental de Pelotas/RS. 2024. Trabalho de conclusão de curso – Graduação em História Licenciatura, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024.
Clique aqui para acessar
SILVA, Larissa Azevedo. A Literatura infantil sobre a África como possibilidade para aprendizagem histórica: um trabalho com estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais, no município de Pelotas, RS. 2024. Trabalho de conclusão de curso – Graduação em História Licenciatura, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024.
RUBIARA, Gabriela Muller. As relações entre o Ensino de História e Educação Inclusiva: uma análise a partir de entrevistas com professoras do município de Pelotas, RS. 2024. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, 2024.
BITTENCOURT, Lucas Carvalho. Call of Duty: Modern Warfare ®: jogos eletrônicos e a consciência histórica. 2024. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) — Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, 2024.
TANHOTE, Matheus Goulart. Trajetórias militantes: análise de narrativas de professoras da educação básica pelotense pela luta antirracista. 2023. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) — Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, 2023.
ALFLEN, Mara Inês. Jornal Escolar: um herói do Brasil nas páginas do Correio do
Colegial (Sergipe, 1938-1959). 2023. 57 f. Trabalho de Conclusão de curso apresentado ao Curso (Licenciatura em História) – Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, 2023. Clique aqui para acessar.
BAGESTEIRO, Maria Portilho. Narrativas revisionistas e negacionismos históricos no governo de Jair Bolsonaro (2019-2022): uma análise a partir das mídias digitais. 2023. 66f f. Trabalho de Conclusão de curso apresentado ao Curso (Licenciatura em História) – Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, 2023.
DUARTE, Franc Islabão. Do papel à tela: o texto didático de História no contexto de Ensino Remoto Emergencial. 2021. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021. Clique aqui para acessar.
PEDROSO, Lucas de Souza. A história dos negros nos livros didáticos de História: a (in)existência da negritude durante o Brasil republicano. 2021. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) — Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, 2021.
SILVA, Eliza de Mello. Residência Pedagógica: aproximações entre universidade e escola pública no contexto de ensino remoto emergencial (2020-2021). 2021. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021.
SOUZA, Maria Carolina Padilha. Memórias de OSPB: Um estudo sobre as práticas docentes da disciplina de Organização Social e Política do Brasil no período de redemocratização no Brasil (1986-1993). 2019. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em História) – Instituto de Filosofia e Ciência Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019.
KUSTER, Weliton Barbosa. Os Boletins da Superintendência do Ensino Rural do Rio Grande do Sul: orientações pedagógicas dos/para os professores rurais (1954-1958). 2019. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em História) – Instituto de Filosofia e Ciência Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019.
PINTO, Patrícia Duarte. Uma análise acerca da abordagem sobre escravidão em livros didáticos de História (1901-1950). 2018. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em História) – Instituto de Filosofia e Ciência Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018. Clique aqui para acessar.
CARDOZO, Karina Gonçalves. Ensino de história e a história cultural: Contemplação da temática na Base Nacional Comum Curricular do ensino fundamental anos finais – terceira versão 2016. 2018. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em História) – Instituto de Filosofia e Ciência Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018. Clique aqui para acessar.
VIEIRA, Ana Gabriela da Silva. Um olhar sobre o Ensino de História em classes de alunos surdos do Ensino Fundamental: o caso da escola Alfredo Dub. 2018. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em História) – Instituto de Filosofia e Ciência Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018.
ALBRECHT, Elias Kruger. Entre Textos e Imagens: o processo de ensino-aprendizagem em cartilhas alemãs produzidas para escolas sinodais. 2017. 77f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em História) – Instituto de Filosofia e Ciência Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2017.
COSTA, Jéferson Barbosa. Saberes e identidade docente: um estudo do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal de Pelotas. 2016. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em História) – Instituto de Filosofia e Ciência Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016.
LAFUENTE, Lilian Signorini. O ensino de História para alunos com surdez. 2014. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em História) – Instituto de Filosofia e Ciência Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014.
VAHL, Mônica Maciel. A Produção de Livros Didáticos da Professora e Técnica em Educação Sydia Sant’anna Boop (1957-1972). 2012. 65 f. Monografia (Bacharel em História) – Instituto de Filosofia e Ciência Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2012.