E-books sobre Ensino de História

SANTOS, Joaquim dos; FLORENCIO, Thiago (Org.) Ensino de História e diferenças. Curitiba : CRV, 2023.

           Em contraposição à História Única, que teima em se impor, é preciso falar, escrever, gritar, denunciar as atrocidades, silenciamentos e apagamentos históricos que excluem as possibilidades de diferenças. Para tal, enquanto profissionais da História, precisamos lutar contra os apagamentos, os silenciamentos, os epistemicídios e, então, trazer para nossas atividades histórias outras e seus ensinos. Histórias outras que evidenciem as diferenças, as multiplicidades de gênero, de raça, de etnia, de classe de forma interseccional, ou seja, de modo a compreendê-las de maneira integrada e complementar. Para acessar, clique aqui.


SOTANA, Edvaldo Correa; JUNIOR, Osvaldo Rodrigues(Org.). Ensino de História e mídias eletrônica. São Paulo: Paruna Editora, 2023.  As relações entre as experiências do tempo, a história – o conhecimento deste passado – a História e suas complexas relações com as mídias, especialmente, as eletrônicas é, sem dúvida, o grande desafio que devemos enfrentar neste século. A obra Ensino de história e mídias eletrônicas vem justamente nos auxiliar a encarar de frente tal desafio.  Para acessar, clique aqui.


MENDES, Luís César Castrillon (Org). O ofício das palavras: encontros entre a literatura e a história. São Paulo: Paruna Editora, 2023.

    Em uma época marcada pelas repetições, revisões, superficialidades e falta de originalidade no campo das Humanidades, surge O ofício das palavras: encontros entre a Literatura e a História. Um belo e instigante livro, publicado em forma de coletânea, organizada pelos professores Luís César Castrillon Mendes, Mairon Escorsi Valério e Renilson Rosa Ribeiro. Essa obra vem suprir uma lacuna encontrada na literatura acerca das transformações teórico-metodológicas pelas quais passam os estudos das relações entre Literatura e História, apontando novos insights, diálogos, interfaces e nuances. Para acessar, clique aqui.


GONÇALVES; Nadia Gaiofatto (org.) Dossiê didático ensino de história : ensino sobre o Holocausto. Curitiba : UFPR, 2023.

            O Dossiê Didático sobre o Holocausto é uma colaboração entre o Projeto de Extensão Ensino de História e o Museu do Holocausto de Curitiba. Ele consiste em nove sequências didáticas que exploram diferentes aspectos desse tema, usando fontes históricas do Museu e outras fontes complementares. As problematizações incluem relações entre passado e presente, bem como conexões com contextos nacional, regional e local. O objetivo principal é promover uma consciência histórica crítica sobre o Holocausto e suas repercussões, incentivando a reflexão sobre as escolhas e valores individuais e coletivos ao longo da história. O Dossiê visa também destacar semelhanças entre o passado e o presente e inspirar mudanças necessárias na sociedade. Para acessar, clique aqui.


BECKER, Geraldo,(Org.). Temas sociais controversos e os desafios da educação histórica. Curitiba: W.A Editores, 2019. 

        A organização dos trabalhos que constituem as temáticas deste E-book busca proporcionar uma reflexão sobre algumas questões têm norteado o processo de aprendizagem histórica na perspectiva da Educação Histórica. Acreditamos que a diversidade e a qualidade dos artigos publicados se constituem em verdadeiro convite à leitura e, ao mesmo tempo, em desafios para a continuidade e expansão das investigações. Ademais, podem contribuir, em muito, para a melhoria da qualidade do ensino de História e a abertura de novas e alentadoras práticas para as aulas de História. Para acessar, clique aqui.


Schmidt, Maria Auxiliadora; Barca, Isabel, (Orgs.) Pensamento Histórico e Humanismo. Curitiba, PR: WAS Edições, 2022.

     Segundo o historiador Jörn Rüsen, para superar conflitos e os pares de oposição que afligem e desafiam o mundo contemporâneo, torna-se imperativo pensá-los tendo como referência a relação entre o conhecimento científico e os sentidos a ele atribuídos pela e na sua relação com a vida prática. Este livro torna público um conjunto de trabalhos resultados de investigações realizadas em diferentes países, cujo tema principal é a relação entre o humanismo contemporâneo e a formação do pensamento histórico. Para acessar, clique aqui.


GROH; Thiago. Ensino de História: mídias e BNCC. Araguaína, TO: Universidade Federal do Norte do Tocantins – EDUFNT, 2022.

        Em março de 2020 a pandemia do novo corona vírus (Sars Covid-19) atingia o país paralisando a vida mediante as incertezas da doença e a ausência de tratamentos efetivos. Dentro desse contexto, o colegiado de História da UFNT realizou sua IX Semana de História e V Encontro do Mestrado Profissional em História (Profhistória) com o título A História e as disputas de narrativas nos tempos de redes sociais. Reunimos historiadores de todas as regiões do Brasil para debater o Ensino de História, BNCC e seus efeitos nos cursos de História e por consequência na formação de professores, pelo mote das mídias. Para acessar, clique aqui.


 

PINA, Maria Cristina Dantas; AGUIAR, Edinalva Padre; SOARES, Valter Guimarães. Sobre aprender e ensinar história: itinerários de pesquisa – Recife, PE: Edupe, 2023.

      Os artigos constantes desta obra intitulada SOBRE APRENDER E ENSINAR HISTÓRIA: ITINERÁRIOS DE PESQUISA, evidenciam o percurso de formação e pesquisa de professores(as)-historiadores(as), cujas temáticas de investigação encontram-se
na linha fronteiriça entre História e Educação, sendo que algumas se assentam no campo da Educação Histórica – em suas variadas possibilidades – e outras estão ligadas à formação docente, seus fazeres e saberes. A coletânea é fruto, portanto, de esforço individual e coletivo de profissionais que acreditam na construção do conhecimento e na ciência como uma das formas possíveis de compreender a realidade que nos cerca e olhar o mundo com as lentes que ela nos fornece. Para acessar, clique aqui.


NETO, Antonio Simplício de Almeida; SOARES, Olavo Pereira; MELLO, Paulo Eduardo Dias de. Cartas do Ensino de História. São Carlos: Pedro & João Editores, 2023.

     Esse livro de Cartas do Ensino de História que tem em mãos, surgiu como projeto em plena pandemia, no 2º semestre/2021, quando as incertezas sobre nossa má sorte (do Brasil e dos brasileiros) pairava sobre nossas cabeças, e o futuro do ensino de história se mostrava nada alvissareiro, o que parece estar se confirmando com a BNCC e o fim da disciplina escolar História no chamado Novo Ensino Médio (vulgarmente conhecido por NEM). Para acessar, clique aqui.


ALMEIDA, Flávio Aparecido de. Ensino de história: histórias, memórias, perspectivas e interfaces: volume 1 – Guarujá, SP: Científica digital, 2021.

       O livro ensino de história: histórias, memórias, perspectivas e interfaces é uma obra científica construída por pesquisadores e estudantes, que visa promover discussões acerca do ensino de história e suas inúmeras possibilidades de intervenções e reflexões. Em todos  os capítulos teremos uma visão científica das diferentes abordagens inseridas no contexto de sala de aula e como consequência na produção intelectual, provinda do ensino de uma disciplina fundamental para que o ser humano possa se compreender como tal, pois somos frutos de uma sociedade história que se construiu e que continua se construindo, a partir dos fatos sociais, políticos, econômicos, religiosos e culturais.  Ensinar histórias é refletir sobre um passado que se faz presente em cada atitude e pensamento humano. A educação como um todo tem a possibilidade de emancipar o sujeito e fazer com que ele tenha a capacidade de refletir, questionar e se posicionar diante da realidade. Link para acesso: clique aqui.


ALMEIDA, Flávio Aparecido de. Ensino de história: histórias, memórias, perspectivas e interfaces: volume 2 – Guarujá, SP: Científica digital, 2021.

     Neste exemplar o leitor terá contato com textos atuais, pautados pelo crivo das ciências humanas na tentativa de responder de forma eficiente e eficaz às demandas do processo de ensino e aprendizagem. Sabemos dos desafios de se ensinar história e promover por parte dos educandos, uma sensibilização no que tange a importância desta disciplina na vida dos mesmos, atribuindo-lhes sentidos e principalmente funcionalidade em um mundo contemporâneo que busca o imediato, e como desdobramento, compreende a disciplina de história como algo ultrapassado e cansativa, porém precisamos compreender que ao analisarmos os fatos e acontecimentos antigos, estamos produzindo um saber crítico acerca dos tempos atuais, não se pode promover reflexão sem saberes que nos antecedem. Para acessar o link, clique aqui.


SANTOS, Ana Lise Costa de Oliveira; ALMEIDA, Flávio Aparecido de. Práticas educativas antirracista: desafios, perspectivas e estratégias em pesquisa  – Guarujá-SP: Científica Digital, 2023.

   A obra Práticas Educativas Antirracista: desafios, perspectivas e estratégias em pesquisa tem como finalidade ofertar ao meio acadêmico uma reflexão pertinente e atual sobre a luta que travamos enquanto instituição de ensino contra todo e qualquer tipo de racismo. Sabemos que tal prática no brasil é estrutural e que ainda precisamos avançar de forma significativa na promoção de políticas públicas e acesso a oportunidades, pois sabemos que um número significativo de pessoas negras não frequentam escola e como consequência não ocupam lugares no mercado de trabalho. Racismo é crime e deve ser combatido com firmeza pela sociedade brasileira, é inadmissível qualquer ser humano ser desqualificado e julgado por sua cor de pele. A história da escravidão infelizmente deixou como resquício a discriminação, a segregação e a desvalorização das pessoas afrodescendentes. Lutar por igualdade de condições e oportunidade é uma dívida histórica que carregamos e que carregaremos ainda por longos anos. Aproveite esta obra, na qual diferentes pesquisadores apresentam de forma atualizada as práticas educativas antirracistas realizadas no bojo de cada escola e universidade. Link para acesso: clique aqui.


BRITO, Andersen Dantas da Silva; AGUIAR, Jucilea Lopes da Silva Aguiar; SERPA, Maria Augusta da Silva. Memórias de Ensino: experiências com o lugar de fala docente  – Ananindeua, PA: Cabana, 2023.

    A coletânea “Memórias de ensino”, organizada por Anderson Dantas da Silva Brito, Jucilea Lopes da Silva Aguiar e Maria Augusta da Silva Serpa, aborda histórias, memórias e espaços formativos da trajetória docente o que remete, em grande medida, à ego-história. Logo, dialogar, escrever, memorar sobre trajetória docente é enfrentar lembranças, selecionar e excluir fatos e narrar, com intencionalidade uma trajetória de formação docente em (trans)formação. Link para acesso: clique aqui.


BRITO, Andersen Dantas da Silva; AGUIAR, Jucilea Lopes da Silva; SERPA, Maria Augusta da Silva. Memórias de Ensino: identificações com o lugar de fala docente – Ananindeua, PA: Cabana, 2023.

A coletânea “Memórias de ensino”, organizada por Anderson Dantas da Silva Brito, Jucilea Lopes da Silva Aguiar e Maria Augusta da Silva Serpa, aborda histórias, memórias e espaços formativos da trajetória docente o que remete, em grande medida, à ego-história. Logo, dialogar, escrever, memorar sobre trajetória docente é enfrentar lembranças, selecionar e excluir fatos e narrar, com intencionalidade uma trajetória de formação docente em (trans)formação. Link para acesso: clique aqui.


MIRANDA, Caroline Barroso. “De que cor eu sou?” O lugar da menina negra no espaço escolar: um estudo sobre a representação das Mulheres Negras no livro didático de História – Ananindeua: Cabana, 2022.

     “De que cor eu sou?” É um primoroso estudo sobre a representação das Mulheres Negras no livro didático de História, o livro que é a publicação do trabalho de mestrado da autora Caroline Barroso também deu origem a um documentário e ambos são importantes para o debate do “enegrecimento da história”. Ao pesquisar a representação de mulheres negras nos livros didáticos de história, mulheres negras como eu, minha mãe, minha tia, minha avó, minha bisa e 50% das mulheres brasileiras, percebi que a história do Brasil ainda é eurocentrada, – fazendo um paralelo com o que diz a pensadora Sueli Carneiro sobre a necessidade de “enegrecer o feminismo” – então me senti na obrigação de contribuir para a mudança dessa perspectiva e assim: enegrecer a história. Link para acesso: clique aqui.


FREITAS, Itamar; OLIVEIRA, Maria Margarida Dias. Sequências didáticas para o ensino de História – Ananindeua, PA: Cabana, 2022.

   Neste manual, oferecemos definições operacionais e percursos de aprendizagem para a construção de sequências didáticas destinadas à formação continuada de professores de História. Nossa meta é instrumentalizar o trabalho de construir sequências didáticas de modo simples, prático e teoricamente orientado. Ela é o sintoma de que a formação inicial e os livros da formação continuada não têm contemplado essa demanda cotidiana da escola básica. Esperamos que apreciem as orientações aqui apresentadas. Link para acesso: clique aqui.


CHAVES, Cecília Maria; BASTOS, Brito; SILVA,  Giovani José da (organizadores). Diálogos entre história indígena e ensino de história – Curitiba: CRV, 2022.

   Os textos apresentados neste dossiê são resultados de pesquisas desenvolvidas no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História – ProfHistória, da Universidade Federal do Amapá (Unifap). Os temas têm como ponto de partida os diálogos entre histórias e culturas indígenas e Ensino de História, provocados sobretudo pelos debates acerca da obrigatoriedade do ensino de histórias e culturas dos povos africanos, afro-brasileiros e indígenas, assentada pela Lei nº 11.645/2008, que alterou a lei 10.639/ 2003, que, por sua vez, modificou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, de 1996. A lei de 2008, com mais de dez anos de vigência, ainda não foi satisfatoriamente atendida no espaço escolar. Desse modo, os textos problematizam referenciais curriculares, formação de professores e materiais didáticos, enfocando a importância do ensino de histórias e culturas outras no ambiente escolar e fora do espaço escolar, questionando os instrumentos legais que subsidiam as propostas curriculares, a formação docente e a produção didática em níveis nacional, regional e local. Os autores e as autoras são professores da rede de Educação Básica do Estado do Amapá que trazem, de maneira abrangente, reflexões acerca da necessidade de valorização da diversidade étnica e cultural na sociedade brasileira, em geral, e, particularmente, nas sociedades amapaense e amazônica. Link para acesso: clique aqui.


TOLDO, Alice Schmitz Toldo; PINTO, Jean Nunes, OLIVEIRA, Leonardo amorim de, PEREIRA, PEREIRA, Nilton Mullet; GIACOMONI, Marcello Paniz. Imaginação e ensino de história – 1.ed. – Porto Alegre:UFRGS, 2023. 

    Estamos vivendo uma crise de imaginação? Da Economia Política à Psicanálise, passando pela Teoria da História, são diversas as áreas do conhecimento que apontam para um esgotamento atual da tarefa de imaginar. Este livro é um material compósito, que reúne intenções, práticas e reflexões. Na primeira parte, a autora e os autores apresentam o projeto e o quadro de conceitos teóricos e perspectivas pedagógicas que o fundamentam. A seguir, compartilham os planos de aula de seis Ateliers desenvolvidos, que podem ser reproduzidos em contextos escolares semelhantes (grupos menores de estudantes, no contraturno), mas que não trariam muitas dificuldades de adaptação se levados à aula de história propriamente dita. Por último, temos relatos reflexivos para cada Atelier, a partir das observações, impressões imediatas e avaliações dos professores, numa espécie de autoetnografia coletiva da ação. Link de acesso: clique aqui.


Petrucci-Rosa, Maria Inês; Seal, Ana Gabriela de Souza; Oliveira, Paola F. G. Meneghin de (org.). Práticas curriculares e narrativas docentes: ampliando contextos  – 1. ed. – Campinas, SP : Pontes Editores, 2022.

       O livro pretende deixar um registro do momento atual a partir dos estudos apresentados e se propõe a entrelaçar perspectivas e expectativas dos leitores que a ele tenham acesso, contribuindo com debates. Os interessados são convidamos s a construir os caminhos que levam à justiça social por meio da área da educação. Data de publicação: 2022. Link de acesso: clique aqui.


MIRANDA, Claudia; PEREIRA, Luciano da Silva; RODRIGES, Mille Caroline Fernandes. Decolonialidade e outras educações: em busca de um movimento Sankofa – 1. ed. –
Rio de Janeiro: Ed. dos Autores, 2022.

        O Livro é fruto de pesquisa e de práxis educadoras, alcançadas em rede. Nasce da dialogicidade e, sob essa percepção, o desafio inclui assumirmos outras chaves interpretativas para uma vida cotidiana que se dê à contrapelo já que, nossa pertença afrodescendente está sob interjeição contínua. Com esse aporte, podemos vislumbrar algumas possibilidades de deslocamento existencial e discursivo. No exercício de fortalecimento de pesquisas colaborativas e realizadas na contramão do status quo, o livro aqui apresentado visa apoiar outros itinerários investigativos e, assim, quer ampliar os espaços de interpretação das demandas que se impõem em um mundo em crise profunda, marcado pela negação e pelo extremismo. Link para acesso: clique aqui.


CERRI, Luis Fernando. Cultura Histórica, Cultura Política e Ensino em Nuestra América. Ponta Grossa: Ed. UEPG, 2022.

    A Editora da UEPG lança o livro “Cultura histórica, cultura política e ensino em Nuestra América”. A Coletânea reúne estudos e autores de vários países da América Latina que participaram e utilizaram os dados do Projeto Residente:  Observatório das relações entre jovens, história e política na América Latina. Os textos exploram questões  sobre a aprendizagem histórica,  as relações entre a cultura histórica e o ensino da disciplina, As relações entre concepções políticas e ideias sobre a história por parte dos estudantes e seus professores. Link para acesso: clique aqui.


ZARBATO, Jaqueline; JUNIOR, Osvaldo Rodrigues, RIBEIRO, Renilson Rosa. Estágio, práticas e extensão: vivências dos professores de história no tempo das incertezas e esperanças – Cuiabá, MT: Paruna Editorial, 2022.

 A formação, os saberes e as práticas de professores de História para Educação Básica têm sido objeto de estudo multifacetado ao longo das últimas décadas no Brasil. As pesquisas nesta seara têm participado, ativamente, da reflexão em torno da História ensinada e sua relação necessária com as questões de ensino-aprendizagem. Não há como pensar a formação docente sem ter a prática em perspectiva e, da mesma forma, as análises acerca da prática docente e, sobretudo, em relação aos diversos aspectos que permeiam as questões do ensino (a História do ensino de História; o livro didático, sua produção e usos; as linguagens e as fontes documentais em sala de aula entre outras tantas temáticas) informam as pesquisas sobre a formação de professores. Link para acesso: clique aqui.


NORONHA,  Gilberto Cézar de; CUNHA, Nara Rúbia de Carvalho. (orgs.) Na terceira margem: teorias, metodologias e sensibilidades no Ensino de História. São Leopoldo, 2022.

“Esta obra aborda a História ensinada em sua constituição como saber escolar e acadêmico. Resultado de reflexões sobre a prática, apresentadas ora como ensaios teóricos, ora como relatos de experiência, a coletânea tensiona teorias, práticas e metodologias envolvidas nas experiências de escrever e ensinar História. De tais experiências, múltiplas em suas temáticas e diversas em suas abordagens, irrompem novas possibilidades de análise, outras formas de racionalização, outras sensibilidades que nos conduzem ao questionamento da rigidez das fronteiras que delimitam espaços e promovem dicotomias nas discussões sobre o ensino de História”. Link para acesso: clique aqui.


JUNIOR, Arnaldo Pinto; SILVA, Felipe Dias de Oliveira; CUNHA, André Victor Cavalcanti Seal da. (orgs.) A BNCC de História: entre prescrições e práticas. Recife, PE – 2022.

     Este livro é mais uma expressão dos resultados e dos debates dessa valorosa comissão, que liderou os debates e o acúmulo de conhecimento, ideias e proposições dentro da ABEH sobre as questões e políticas curriculares. É um ponto fundamental dessa caminhada que ele venha a público. Não podemos chamar de ponto culminante porque seguimos alimentando a expectativa de que muita coisa nesse campo ainda está por vir porque a luta, como sempre, continua”! Link para acesso: clique aqui.


GIL, Carmem Zeli de Vargas; PACIEVITCH, Caroline; SATURNINO, Edison Luiz; SEFFNER, Fernando; PEREIRA, Nilton Mullet. Questões desestruturantes no ensino de História. Porto Alegre, RS – 2022.

“Este livro quer provocar a infinidade do sentido. Abrir a aprendizagem em história à potência criativa que leva a agir e a expandir a vida. Maria Farinha e Zé do Caroço nos ajudam a criar o elo entre um pensamento livre e as condições materiais da existência da vida de professores e professoras de História. Entre a liberdade do pensamento e as circunstâncias históricas de um presente que se apresenta na forma de exclusão, fome, racismo, homofobia, discriminação, pobreza, violência. Maria Farinha e Zé do Caroço realizam a síntese de um pensamento, cuja criação se dá a partir de problemas do presente. Por isso, os dois personagens constroem um currículo de História inclusivo, aberto, que escuta os barulhos do mundo: cosmologias, modos de vida, culturas, epistemologias, metafísicas, os corpos em sua inapelável multiplicidade”. Link de acesso ao livro clique aqui  ou baixe no LUME: clique aqui.


OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de; FREITAS, Itamar. PROFHISTÓRIA: o dito e o feito. Ananindeua: Cabana, 2022.

Este livro expressa a avaliação do que temos desenvolvido juntos ao longo dos últimos cinco anos no Mestrado Profissional em Ensino de História – PROFHISTÓRIA. Somos entusiastas dessa iniciativa e temos envidado todos os esforços para bem ministrar disciplinas, orientar dissertações, refletir sobre seus desafios e disputar os seus rumos.
Na nossa parceria fazemos o que mais gostamos: estudar. Isso nos motiva a estar juntos, ler, discutir, rascunhar ideias, compartilhar e, quando julgamos acertado, publicar. Link para acesso: clique aqui.                                      


BONETE, Wilian Junior. 1ª Mostra de Ensino de História e Práticas Docentes. Pelotas, RS – 2022.

    A 1ª Mostra de Ensino de História e Práticas Docentes é um evento de extensão promovido pelo Laboratório de Ensino de História (LEH) da Universidade Federal de Pelotas – UFPEL e com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC/UFPEL). Organizado em formato híbrido, com conferência de abertura, lançamento dos “Cadernos Temáticos do LEH”, oficinas temáticas e salas de comunicação, o objetivo é constituir um espaço para o diálogo e o compartilhamento de ideias, saberes e vivências com a disciplina de História a partir do âmbito escolar. Neste sentido, reuniu-se trabalhos: oriundos das práticas de ensino realizado pelos/pelas estudantes nos estágios supervisionados; resultados parciais das práticas de pesquisa e extensão; experiências do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Programa Residência Pedagógica (PRP), Programa de Monitoria da UFPEL e do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH/UFPEL). Link para acesso: clique aqui.


SILVA, Mozart Linhares da; DIAS, Luiza Franco; (orgs.) 21 textos para discutir o racismo em sala de aula. São Paulo: Pedro &  João Editores, 2022.

   Os 21 textos dessa coletânea, de caráter paradidático, visam oferecer a professores(as) e alunos(as) da educação básica, e mesmo universitária, subsídios para reflexão e atividades em sala de aula sobre a temática das relações raciais. Com linguagem acessível, os(as) autores(as) escrevem a partir de suas experiências em campos distintos da educação e contribuem significativamente para a discussão do racismo estrutural e seu debate no ambiente escolar e acadêmico. Link para acesso: clique aqui.


FONSECA, Sérgio C. da; JESUS, Carlos Gustavo Nóbrega de. (orgs.) Ensinar História: currículo, práticas e sujeitos históricos. São Carlos: Pedro &  João Editores, 2022.

O conteúdo desse livro que organizamos — e que reúne as reflexões, experiências e propostas de pesquisadoras e pesquisadores, formadoras e formadores de professores e professoras e professores de História na Educação Básica — não poderia ser escrito em momento mais oportuno. Enquanto escrevemos essas linhas a educação brasileira dá mostras de estar passando por um dos mais delicados momentos de sua História. Por isso, um dos objetivos do projeto que resultou no livro ENSINAR HISTÓRIA: CURRÍCULO, PRÁTICAS E SUJEITOS HISTÓRICOS é propor reflexões que possam contribuir não só com o ensino de História, mas também com sugestões que colaborem para estabelecer um caminho em favor da educação brasileira por meio da prática da educação historiográfica. Link para acesso: clique aqui.


LEITE, Priscilla Gontijo; BORGES Cláudia Cristina Do Lago; JUNIOR Arnaldo Martin Szlachta. (orgs.) Ensino de História, tecnologias e metodologias ativas: novas experiências e saberes escolares -vol. 1. Editora CCTA , João Pessoa – 2022.

“O volume Ensino de História, Tecnologias e Metodologias Ativas: novas experiências e saberes escolares foi idealizado para reunir reflexões sobre o uso de tecnologias e de metodologias ativas no ensino de História, uma vez que, nos dias de hoje, os dispositivos eletrônicos estão cada vez mais presente na sala de aula. Consequentemente, os docentes além de utilizá-los nas suas práticas de ensino, também devem auxiliar seus discentes a se tornarem cidadãos críticos de seus direitos e deveres, e a saber usar a tecnologia de forma consciente e reflexiva. Assim, a História, enquanto disciplina escolar, além de promover o pensar historicamente, deve também trabalhar para este desenvolvimento crítico. Os docentes são, portanto, constantemente desafiados a pensar não apenas em qual ferramenta tecnológica utilizar nas suas aulas, em como integrá-la e principalmente no porquê”. Link para acesso: clique aqui.


MAIOR, Paulo Souto; PESSOA, Ângelo Emílio Da Silva; SALLES, André Mendes. (orgs.) Saberes históricos, patrimônio e espaços de memória -vol. 2. Editora CCTA , João Pessoa – 2022.

   Saberes Históricos, patrimônio e espaços de memória, tem como escopo a discussão das ricas e recentes experiências no âmbito da educação patrimonial associada ao ensino da disciplina de História, trazendo sugestivos balanços de experiências realizadas por docentes em diversos Estados do país, mostrando a diversidade de práticas e a fortuna de reflexões que, ao serem socializadas, contribuirão substantivamente para as discussões realizadas nesse sentido”. Link para acesso: clique aqui.


MAIA, Paulo Roberto de Azevedo; RAMOS, Márcia Elisa Teté. (orgs.) Linguagens e narrativas históricas na sala de aula -vol.3. Editora CCTA , João Pessoa – 2022.

   “Linguagens e Narrativas Históricas na sala de aula foi uma ideia pautada nas demandas de materiais para a prática docente na área de história em tempos de mudança e é uma iniciativa do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) da Universidade Federal da Paraíba. A força dos últimos acontecimentos como a pandemia e os revisionismos não científicos circulantes na História Pública, bem como a mídia que há tempos vem incidindo significativamente em nossas experiências/vivências, nos fazem avaliar sobre formas mais satisfatórias e fundamentadas para ensinar e aprender história”. Link para acesso: clique aqui.


BORGES, Cláudia Cristina do Lago; LEITE, Priscilla Gontijo. Experiências docentes e a construção do saber histórico -vol. 4. Editora CCTA , João Pessoa – 2022.

     O volume Experiências docentes e a construção do saber histórico se dedica às reflexões proveniente de experiências no ensino de História, seja na escola ou na universidade. Essas vivências docentes possibilitam entender a construção do conhecimento histórico na sala de aula, ou para espaços para além dela, através de diversas metodologias, que podem servir de modelos para os docentes ativos, bom como para os estudantes de licenciatura que estão no caminho da docência. O uso de jogos, do cinema, construção de sites, elaboração de aulas-oficinas, atividades integradas com museus e com o patrimônio e o uso de fontes escritas e audiovisuais são algumas temáticas abordados pelos autores. Link para acesso: clique aqui.


JUNIOR, Arnaldo Martin Szlachta; BORGONGINO, Bruno Uchoa; MELO, Bruno Kawai Souto Maior de; ARAÚJO, Érica Lôpo de; RIBEIRO, Felipe Augusto. Folhas de História: recursos didáticos para pensar historicamente. – Ananindeua: Cabana, 2022.

     O Folhas de História é um projeto desenvolvido por 5 professores do departamento de História da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com o objetivo de apesentar ao público, matérias didáticos construídos com acadêmicos do curso, pautados na utilização de fontes histórica em sala de aula. Partindo da divisão clássica da história, há materiais para se trabalhar vários períodos e espaços históricos. Link para acesso: clique aqui.


OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de; JÚNIOR, Francisco das Chagas Fernandes Santiago; LIMA, Caio Rodrigo Carvalho. (orgs.) Jörn Rüsen: teoria, historiografia, didática. Ananindeua: Cabana – 2022.

   Jörn Rüsen é um historiador e filósofo alemão que tem investigado sobretudo, os campos da teoria e metodologia da história, da história da historiografia e da metodologia do ensino de história. Esta publicação é furto do evento: I Seminário Jörn Rüsen. Link para acesso: clique aqui.


SILVA, Neles Maia da. (org.) Para além do riso: charges, consciência histórica e ensino de história. Ananindeua: Cabana – 2022.

    “Para além do riso: charges, consciência histórica e ensino de história” é um trabalho que procura discutir a produção e o uso de imagens no ensino da história. Buscando referenciais teóricos da área, e dialogando com a linguística, a comunicação e a arte, Neles Maia buscou debater sobre as relações da imagem e, sobretudo, das charges da história e com ensino de história. Destacando o riso, ou para além do riso que as charges propiciam na sala de aula, onde contribuem de forma significativa no processo de ensino e aprendizagem. Link para acesso: clique aqui.


KORBES, Clecí; FERREIRA, Eliza Bartolozzi; BARBOSA, Renata Peres. (orgs.) Ensino Médio em pesquisa. Curitiba: Editora CRV – 2022.

   Este livro é resultado do esforço coletivo de pesquisadores e pesquisadoras que compõem a Rede Nacional em Pesquisa – rede interinstitucional de grupos de pesquisa sobre Ensino Médio.  A relevância desses registros está na sua capacidade de revelar as disputas, limites e contradições de uma política pública formulada sem a participação da comunidade educacional em um país constituído por profundas desigualdades e diferenças. Esperamos com essa publicação reafirmar os compromissos de pesquisadores e pesquisadoras de ensino médio no Brasil com a democratização do acesso e com a qualidade da educação oferecida às juventudes brasileiras, e, também, reiterar a importância e necessidade da pesquisa acadêmica comprometida com a justiça social e com o direito à educação. Link para acesso: clique aqui.


SOUZA, Juliana Teixeira; OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de. (orgs.) O que se ensina e o que se aprende em História -vol.1. Ananindeua: Cabana- 2022.

   Diante do desafio de contribuir de forma propositiva para a diminuição entre o conhecimento acadêmico e o conhecimento escolar, a universidade e a escola, convidamos profissionais de diversas áreas do conhecimento e de diversas regiões do país para refletir acerca desta importante temática que permeia o espaço escolar. Link para acesso: clique aqui.


SOUZA, Juliana Teixeira; OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de. (orgs.) O que se ensina e o que se aprende em História -vol.2. Ananindeua: Cabana- 2022.

       O projeto “O que se ensina e o que se aprende em História” é um trabalho desenvolvido em duas etapas, neste segundo volume seguem as reflexões sobre os usos e abordagens dos livros didáticos no Brasil, assim um grupo de intelectuais se empenharam em refletir sobre as representações de diversos grupos sociais nas páginas dos livros que são estudados por alunos de todo país. A capilaridade do Programa Nacional do Livro Didático, que distribui as obras didáticas de Norte ao Sul, em todos os municípios brasileiros, por si só já demonstra a potência deste tema extremamente significativo para o universo acadêmico e escolar. Link para acesso: clique aqui.


LIMA, Carolina Akie Ochiai Seixas; RODRIGUES JUNIOR, Osvaldo; RIBEIRO, Renilson Rosa. (orgs.) Porque sempre haverá o amanhã – linguagens, memórias e educação na contemporaneidade. São Paulo: Paruna – 2022.

      A coletânea de textos Porque sempre haverá o amanhã: linguagens, memórias e educação na contemporaneidade, organizada por Carolina Akie Ochiai Seixas Lima, Osvaldo Rodrigues Júnior e Renilson Rosa Ribeiro, aborda temas plurais. É uma obra que conseguiu reunir, com maestria e esmero, discussões e incursões contemporâneas, mas que têm uma convergência única: cada um, ao seu modo, busca compreender os processos pelos quais poderíamos nos tornar mais humanos e menos reféns de comportamentos menos humanos. Encontraremos reflexões sobre a educação, a política e o campo virtual onde muitos empenham suas crenças; a história e como as relações de poder atuam na constituição do indivíduo; o ensino de literatura e as práticas pedagógicas da Educação Básica e da Educação Superior. Link para acesso: clique aqui.


SILVA, Adriana Maria Paulo; SILVA, Lucas Victor, SILVA, Wesley Garcia Ribeiro. (Orgs). Qual Ensino de História para a Educação Básica?. Brasília: Rosivan Diagramação & Artes gráficas – 2022.

     A pergunta-título lançada pode ser tomada com o objetivo de levantar indícios, uma cartografia sobre a atuação dos professores e das professoras no chão da escola, sobre o conjunto de práticas que mobilizam na construção do ensinar História na contemporaneidade. Portanto, são textos feitos a partir das demandas do espaço escolar, fruto da reflexão investigativa docente sobre as questões que se impõem em sua atuação profissional, de autoria dos próprios sujeitos que ali atuam no processo de ensino e aprendizagem. É nesse sentido que os textos que figuram no livro são frutos de investigações próprias do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória), iniciativa que traduz anseios por tomar a dimensão da escola básica como objeto de pesquisa, como afirmação do campo do ensino de História. Link para acesso: clique aqui.


SANTOS, Ane Luise Silva Mecenas; SANTOS, Magno Francisco de Jesus (org.) Oficinas de História: Desafios do ensino em tempos de pandemia. Aracaju. SE: Criação Editora – 2022.

   Nesta coletânea publicamos algumas das contribuições das oficinas de História, com os textos escritos pelos professores e pelas professoras apresentando registros de experiências do PIBID produzidos pela supervisora e pelos/as bolsistas pibidianos/as. São provocações para pensar o enfrentamento do ensino de História em situações de crise. São questões para lançar o debate atinente ao ofício da História nesse emergir consolidado do novo milênio. É antes de tudo, a documentação de uma época, das vivências de um tempo, de uma situação de ensino de História remoto no tempo da pandemia. Link para acesso: clique aqui.