Lançamento do livro paradidático “Histórias de lutas pela terra no Brasil (1960-1980)” !!

Foi lançado no final do mês de março de 2021 o livro “Histórias de lutas pela terra no Brasil (1960-1980)”, que tem como uma de suas organizadoras a Profa. Alessandra Gasparotto, integrante do LEH/UFPel.

O livro – que pode ser baixado gratuitamente em http://oikoseditora.com.br/obra/index/id/1124 – apresenta um panorama acerca das disputas pela terra no Brasil nas últimas décadas e as experiências de resistência das populações do campo, que muitas vezes são esquecidas e estão ausentes das salas de aula da Educação Básica.

Ele é constituído de histórias que tratam de lutas e esperanças, contam sobre medo e violência, e, sobretudo, desvelam as nuances dos conflitos no campo que marcaram nosso passado recente, especialmente durante a ditadura civil-militar (1964-1985). Dessa forma, se espera que o livro possa contribuir para a construção de uma pedagogia da memória e para tornar a escola um espaço potente de discussão acerca da questão agrária, um dos principais fatores da desigualdade social e da violência que marcam a sociedade brasileira.

 

 

Comments

comments

Esta entrada foi publicada em Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.