O DeepSeek furou a bolha da inteligência artificial em um momento determinante da geopolítica mundial ao superar grandes modelos consagrados como ChatGPT, Llama e Gemini, criados pelas big techs americanas OpenAI, Meta e Google, respectivamente.
Essa criação, desenvolvida por Liang Wenfeng e impulsionada por Luo Fuli, conseguiu avançar em apenas dois anos, tempo que a OpenAI demorou cinco anos para atingir com o ChatGPT. Além da velocidade, o modelo chinês apresenta um custo operacional drasticamente mais baixo: 95% inferior ao do concorrente, custando cerca de **U$6 milhões** contra U$100 milhões.
Ao desafiar a hegemonia tecnológica, essa inovação, comparada por muitos analistas ao Sputnik, o primeiro satélite artificial a ser lançado ao espaço, em 4 de outubro de 1957, pela União Soviética. Refletindo uma intenção explícita de desafiar a supremacia imperialista dos Estados Unidos, que se mantém como líder global em inovação, sobretudo nas áreas de inteligência artificial, computação em nuvem e análise de big data.
A DeepSeek defende uma abordagem de código aberto, o que supostamente permitiria maior acesso a modelos avançados de IA, sem as barreiras de licenciamento impostas por empresas ocidentais. Contudo, enquanto OpenAI e Google adotam posturas ambíguas sobre temas políticos, evitando se comprometer diretamente, a IA da DeepSeek age como um porta-voz estatal, reproduzindo discursos alinhados ao governo de Xi Jinping. Isso demonstra que, embora a China tenha conseguido driblar as sanções dos EUA e desenvolver um modelo competitivo, sua IA não é um espaço neutro de informação.
Em resposta ao avanço chinês, os Estados Unidos reagiram com uma série de medidas protecionistas, incluindo a imposição de sanções contra empresas como a Huawei (que posteriormente foram retiradas) e a recusa de tecnologia avançada para frear o desenvolvimento do país nas áreas mais estratégicas. A guerra comercial entre as duas potências intensifica-se não apenas nas tarifas, mas também no terreno da ciência e da tecnologia. A China, por sua vez, ao desenvolver inovações como o DeepSeek, busca a autossuficiência tecnológica, desconstruindo a dependência das patentes e inovações ocidentais.
Por fim, infere-se que, apesar da ascensão dessa tecnologia, ela não representa um avanço democrático ou ético. Enquanto Estados e corporações disputam a hegemonia tecnológica, o mundo ainda carece de um direito internacional com uma regulamentação eficiente, pautada na transparência, no respeito aos direitos humanos e na mitigação dos danos que essa tecnologia pode causar. O DeepSeek, embora seja um movimento anti sistêmico chinês, não representa a democratização do acesso à informação que tanto se busca no discurso sobre o uso da IA, mas apenas uma “dança das cadeiras” sobre quem define as regras do contexto tecnológico.
Referências:
O FUTURO. DeepSeek e a disputa imperialista por liderança na disputa tecnológica. Jornal O Futuro. 19 fev. 2025. Disponível em: DeepSeek e a disputa imperialista por liderança na disputa tecnológica – Jornal O Futuro. Acesso em: 11 nov. 2025.
MUNDO RH. DeepSeek e a IA global: uma corrida por supremacia, não por ética. Mundo RH. 17 mar. 2025. Disponível em:DeepSeek e a IA global: uma corrida por supremacia, não por ética – Mundo RH . Acesso em: 11 nov. 2025.
GEOPOLITICAL MONITOR. The Global AI Race: The Geopolitics of DeepSeek. Geopolitical Monitor. 12 fev. 2025. Disponível em: The Global AI Race: The Geopolitics of DeepSeek | Geopolitical Monitor.Acesso em: 11 nov. 2025.
ROYAL UNITED SERVICES INSTITUTE. DeepSeek’s Disruption: Geopolitics and the Battle for AI Supremacy. Royal United Services Institute. 07 fev. 2025. Disponível em: DeepSeek’s Disruption: Geopolitics and the Battle for AI Supremacy | Royal United Services Institute. Acesso em: 11 nov. 2025.
EXAME INSIGHT. DeepSeek é momento ‘Sputnik’ – para a geopolítica e os mercados. Exame Insight. 27 jan. 2025. Disponível em: DeepSeek é momento ‘Sputnik’ – para a geopolítica e os mercados | Exame INSIGHT . Acesso em: 11 nov. 2025.
*João Leonardo Campos é pesquisador do LabGRIMA.
