Em 05 de dezembro, a Casa Branca publicou uma recente reorientação da política externa dos Estados Unidos sob a administração de Donald Trump, caracterizada por um “reajuste da presença global” com foco renovado na América Latina (G1, 2025), sinaliza a reativação de preceitos históricos análogos à Doutrina Monroe.
Mercado de arroz da Zona Sul observa desdobramentos da crise na Venezuela por Charles Pennaforte | Hora do Sul
Especialistas analisam possíveis reflexos econômicos da instabilidade política no país vizinho
Terras raras: especialistas explicam por que parceria com os EUA não faz sentido | Charles Pennaforte para a Sputnik Brasil
À Sputnik Brasil, analistas afirmam que a expertise da China no setor, aliada à disposição de Pequim para transferência de tecnologia, faz do país um parceiro mais vantajoso que os EUA, que vêm cortejando o Brasil para uma cooperação na exploração das reservas de terras raras brasileiras.
Macron comemora adiamento do acordo UE-Mercosul, mas risco de isolamento cresce na Europa
A França mantém posição firme contra o texto atual, amplamente rejeitado pelos produtores agrícolas, e conseguiu formar uma minoria de bloqueio, destaca La Croix. O adiamento é visto como um revés para a Comissão Europeia e para países como Alemanha e Espanha, que pressionavam por uma assinatura imediata.
