Edital pesquisadores IC voluntários aberto até 06/09/2024

Projetos de  Pesquisa:

Movimentos Antissistêmicos no Sistema-Mundo Atual

A Cibersegurança como cenário das disputas geopolíticas contemporâneas: dimensões, perspectivas e análises

1.   APRESENTAÇÃO DO GEOMERCOSUL

O Grupo de Pesquisa CNPq Geopolítica e Mercosul tem como finalidade congregar pesquisadores de vários campos do conhecimento para analisar a realidade contemporânea regional e internacional a partir da perspectiva antissistêmica. Para isso são realizados encontros quinzenais para debates e construção conjunta das pesquisas, realiza atividades abertas à comunidade em geral, tais como palestras e seminários, assim como divulga seus resultados em periódicos, livros e eventos de relevância na área.

Coordenador: Prof. Dr. Charles Pennaforte
2.   QUEM PODE PARTICIPAR

Este edital destina-se a alunos(as) da graduação da UFPEL que estejam interessados(as) no estudo de temas relacionados à Geopolítica, Relações Internacionais, Integração Regional particularmente nas pesquisas em andamento atualmente no GeoMercosul e no LabGRIMA, as quais se relacionam aos estudos da América Latina, Rússia e Espaço Pós-Soviético, Espaço Africano, China/Ásia e Cibersegurança.

Pré-requisito para inscrição: estar matriculado regularmente no atual semestre do edital.

3.   PROCESSO SELETIVO E NÚMERO DE VAGAS

O processo de inscrição do GEOMERCOSUL contará com 8 vagas (que necessariamente podem não ser todas ocupadas) para auxiliares de  pesquisa, as quais se destinam a alunos(as) de graduação da UFPEL e serão   preenchidas por meio de processo seletivo, descrito a seguir. Para se inscrever, os(as) interessados(as) devem acessar o formulário online e preencher todos os campos requisitados.

3.1.   Período e forma de inscrição

As inscrições serão realizadas no período de 26/08/2024 a 06/09/2024.

As inscrições deverão ser realizadas através do formulário disponível aqui.

3.2 Prova

Consistirá em uma prova Discursiva com tema relacionado a abordagem teórica utilizada pelo GeoMercosul em suas pesquisas, sem consulta a qualquer material e com duração máxima de 90 minutos. A nota final deverá ser igual ou superior a 7,0 (sete). Os aprovados nesta fase estarão aptos as entrevistas com a Comissão de Seleção.

Não há solicitação para revisão de prova.

Data: 10/09/2024  das 14h-16h. Local: IFISP. Sala a ser confirmada porteriomente

Bibliografia base:

PENNAFORTE, Charles. Análise dos Sistemas-Mundo: uma Introdução ao pensamento de Immanuel Wallerstein. Pelotas, Editora da UFPEL, 2024. Disponível em: https://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/9196.

PENNAFORTE, Charles. Movimentos antissistêmicos e relações internacionais: uma perspectiva teórica para compreender o sistema-mundo. Pelotas, Editora da UFPEL, 2020. Disponível em: https://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6632.

A nota:  O resultado final da seleção será enviado por e-mail até o dia 13/09/2024.

3.2 Das Entrevistas

As entrevistas  com os aprovados serão realizadas no dia 16/09/2024. O resultado final da seleção será enviado por e-mail até o dia 23/09/2024.

4.  TEMAS DE PESQUISA

As pesquisas referem-se ao levantamento e análise de dados de Geopolítica, Relações Internacionais, Integração Regional particularmente nas pesquisas em andamento atualmente no GeoMercosul e no LabGRIMA, as quais se relacionam aos estudos da América Latina, Rússia e Espaço Pós-Soviético, Espaço Africano, China/Ásia e Cibersegurança.

5.     CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

Serão realizados encontros quinzenais, preferencialmente nas quintas-feiras à tarde, para exposição das atividades executadas e posterior debate sobre os caminhos da pesquisa.

6.     METODOLOGIA DE TRABALHO

Nos encontros quinzenais a participação é obrigatória, sendo que para fins de certificado e permanência no GeoMercosul/LabGRIMA (participação em 75%). Quinzenalmente serão debatidas as atividades solicitadas (leituras, fichamentos etc.) e indicados caminhos futuros para elaboração da pesquisa e o alcance dos resultados pretendidos. Todos deverão participar da discussão apresentando críticas e sugestões, assim como considerações sobre o tema e sobre os documentos selecionados.

8.           CONSIDERAÇÕES FINAIS

Os participantes aprovados farão jus ao certificado de 60 horas de atividades de pesquisa para aqueles que cumprirem as exigências de participação presencial mínima, além das atividades de pesquisa.

Não há bolsas de estudos e pesquisa disponíveis  para as atividades de pesquisa do  GeoMercosul/LabGRIMA, sendo uma atividade voluntária.

Dúvidas e demais questões pertinentes não contempladas neste edital serão resolvidas pela coordenação do GeoMercosul.

Pelotas, 26 de agosto de 2024

Comissão de Seleção GeoMercosul.

Translate »