ICH com Internet limitada

Tecnologia da Informação

De acordo com a Coordenadora de de Tecnologia da Informação, Amanda Argou Cardozo, os problemas enfrentados pelo Instituto de Ciências Humanas (ICH), com relação à Internet não serão solucionados em curto espaço de tempo. Isso porque o sistema atualmente em uso não poderá ser substituído até que haja a instalação da rede de fibra ótica, há muito esperada por toda universidade. Para que os problemas sejam minimizados será feito um contrato para fornecimento de sinal com melhor qualidade. Mas, mesmo esta solução ainda depende de contratação. Portanto, no curto prazo, estaremos submetidos às limitações que têm atrapalhado em muito o desenvolvimento das atividades normais da unidade.

Não é de hoje que os prédios do ICH sofrem com problemas para uso da Internet. Agora, as limitações estão atrapalhando os serviços administrativos de modo geral causando transtorno em algumas setores do ICH. O problema mais sério é registrado no ICH da Rua Lobo da Costa 1877, onde o sinal é de péssima qualidade e o funcionamento é totalmente instável. Com isso, são prejudicadas as atividades nos cursos de Museologia e Conservação e Restauro. O Programa de Pós Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural sofre um problema bastante grave, pois a internet é essencial para a realização das inscrições nos processos seletivos abertos e para o preenchimento dos dados na plataforma Sucupira. Também o ICH Lâmina, da Rua Santa Tecla tem prejuízo nas suas atividades, haja vista a dependência que se tem hoje em dia desta tecnologia. Assim, também, no ICH da Félix da Cunha (Geografia), os problemas são recorrentes, pois além da instabilidade do sinal de rede transmitido pela antena há quase a impossibilidade de uso da rede wi-fi disponibilizada o prédio.

Com isso, há que se ter paciência e aguardar por uma solução que melhore nossa situação. Todas as demandas advindas dos setores internos do ICH têm sido encaminhadas à administração superior da universidade. Entretanto, como se expôs, as soluções não serão imediatas, apesar de estarem encaminhadas.