Reitor se reúne com Diretores para discutir encaminhamentos administrativos durante a greve
No final da manhã de sexta-feira (28/08/15) ocorreu uma reunião do Reitor com os Diretores das unidades acadêmicas para discutir temas da administração no período de greve dos STAs. Estiveram presentes o reitor da Ufpel, professor Mauro Augusto Del Pino, assessores da reitoria e dezessete diretores.
Na ocasião foram apresentados relatos sobre a situação da administração da universidade durante o período de greve e possibilidades de encaminhamentos. O senhor Reitor esclareceu que estão em funcionamento regular somente as atividades reconhecidas como essenciais pelo Comando de Greve dos Servidores Técnicos Administrativos, que inclui os processamentos para formatura realizados pela Coordenadoria de Registros Acadêmicos. Os concurso realizados, para professores efetivos e substitutos, que dependem de contratação, só estão sendo encaminhados no caso dos concursos cuja validade vence em outubro de 2015.
O senhor Reitor informou, também, a situação acerca da pauta nacional de reivindicações e os encaminhamentos feitos pelo governo que apontam, em linhas gerais para uma proposta de aumento parcelado em quatro anos.
Foi discutida a situação do calendário acadêmico dos cursos de graduação que foi alterado em função da greve, haja vista que muitos cursos atrasaram seu início. Além disso, a matrícula dos alunos ingressantes não pode ser efetivada até o momento é só poderá ser resolvida com o término da greve. No caso de haver modificação no calendário acadêmico será preciso levar em conta o calendário de férias, pois a orientação é de que não sejam marcadas férias em período letivo. Portanto, os professores que trabalham com turmas de ingressantes terão que aguardar a definição posterior à greve para poderem marcar suas férias. O senhor Reitor sugeriu que não haja homologação de ferias durante este período, para evitar prejuízos futuros.
Os diretores demonstraram preocupação com a impossibilidade de realizar compras e aplicar os recursos do orçamento em geral. Com relação a isso, a informação é de que apenas o que for considerado essencial poderá ser realizado, em função da greve. A argumentação dos diretores recai sobre a impossibilidade de cumprimento da Agenda de Compras. O senhor Reitor relatou reunião com a FASUBRA sobre o tema e disse que o debate será feito também com a ASSUFPEL, para definir uma possível revisão no posicionamento do Comando de Greve. Ficou deliberado que será marcada uma reunião com a Pró Reitoria Administrativa para tratar de estratégias possíveis de serem agilizadas para estabelecer prioridades de compras no final da greve.
O senhor Reitor aproveitou para comentar acerca da realização de uma consulta pública sobre o PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional), o que foi autorizado pelo Comando de Greve. Também comentou acerca da carência de servidores nas unidades. Disse que tem a perspectiva de discutir uma reestruturação administrativa junto ao Conselho Universitário. A nova Pró Reitora de Gestão de Pessoas, Eugênia Antunes Dias, presente na reunião, assumiu a tarefa de realizar um Censo dos STAs na Ufpel, para depois se poder tratar de uma possível reforma administrativa.