Início do conteúdo

Discentes do PPGAnt participaram dos trabalhos de prospecção no local da Batalha de Catalão

Mapa Catalan

   As conservadoras arqueológicas Susana dos Santos Dode e Taciane Silveira Souza, discentes do Mestrado em Antropologia e Arqueologia da UFPel e colaboradoras do Laboratório Multidisciplinar de Investigação Arqueológica (LÂMINA), participaram dos trabalhos de prospecção no local da Batalha de Catalão, que ocorreu no Departamento de Artigas (Uruguay). Nesta batalha, que aconteceu no dia 4 de janeiro de 1817, o exército português, agindo no sul do Brasil, derrotou as forças lideradas por José Artigas, que foi o líder da luta pela independência uruguaia.

     A prospecção foi um convite do Comando Geral do Exército do Uruguay, e contou com a participação dos especialistas em estratégia militar da organização Campos de Honor de Colonia del Sacramento e da Asociación de Amigos de los Museos Militares. Durante a pesquisa foram resgatados meia centena de artefatos metálicos. Os mesmos, depois de quase dois séculos de enterramento, apresentavam estados diversos de deterioro. Por esta razão os integrantes do LÂMINA tiveram que implementar uma serie de estratégias para a extração, acondicionamento e transporte dos artefatos metálicos encontrados. As peças encontradas pertencem às armas de fogo e armas brancas, a elementos de montaria e de acampamento. Depois dos trabalhos de conservação curativa e de identificação, os artefatos resgatados passaram a fazer parte dos museus regionais, de forma a garantir a extroversão deste patrimônio nas comunidades locais.

     Deve-se destacar que esta campanha arqueológica foi a primeira a ser realizada neste local e forneceu importantes informações sobre a logística do conflito, assim como dos distintos atores sociais envolvidos.

Peças

San Pedro Pomo Pistola Caballeria

 

Susana e Taciane no local do campo de batalha

 

Monedas

Vista con nubes