Início do conteúdo

Semestre letivo 2019/1 teve início no dia 11 de março

As atividades acadêmicas do semestre letivo 2019/1 da Universidade Federal de Pelotas tiveram início na segunda-feira (11) e irão até 13 de julho, com os exames sendo realizados na semana seguinte, encerrando no dia 20 de julho. O segundo semestre letivo de 2019 começará no dia 12 de agosto e termina em 21 de dezembro, com os exames.

Agora que já se passaram as primeiras duas semanas de aula, a secretaria do Curso de Licenciatura em Física se sente na obrigação de trazer uma mensagem de orientação aos seus acadêmicos, principalmente para aqueles que estão tendo o primeiro contato com o Ensino Superior.

Datas e prazos

O Calendário Acadêmico é o documento oficial da Instituição que marca as principais datas envolvendo a vida acadêmica para o ano letivo. Por isso, procure sempre consultá-lo para saber os prazos previstos das atividades e procedimentos universitários. Confira-o no arquivo Calendário Acadêmico 2019.

Carteira de Identificação Estudantil

Todos os alunos devem fazer a Carteira de Identificação Estudantil da UFPel. Esse documento serve para que se possa utilizar o transporte de apoio, ter acesso aos Restaurantes Universitários (RUs) e retirar livros nas bibliotecas. Também serve como identidade dentro da Instituição. Basta ir a qualquer biblioteca com um documento de identidade e pedir a sua. Se você já possui a carteira de identificação, mas está desgastada ou ilegível, basta encaminhar e-mail para identificacao@ufpel.edu.br e solicitar a segunda via, sem custo algum. A carteira de identificação, após ficar pronta, será encaminhada à secretaria do Curso, onde o aluno deverá retirá-la.

Da Universidade e Ensino Superior

É impossível não ter ficado impressionado com a rotina agitada da universidade. Expectativa e ansiedade sempre marcam o primeiro dia de aula, tanto para os novos alunos, que dão início a uma nova etapa de suas vidas, quanto aos veteranos, pois há conteúdo novo a ser aprendido. Mas acredite, essa empolgação inicial irá passar. Além disso, todos precisam estar cientes das regras (reprovações por falta e/ou média, condições de jubilamento, conduta dentro da universidade) e agir adequadamente.

O período da graduação é um momento único. Ele não deve ser encarado apenar como um longo caminho rumo à formatura, pois ele é mais que isso. Aproveite o máximo possível do tempo que você estará na universidade para o seu crescimento pessoal e profissional. Nesse sentido, a UFPel e o Curso de Licenciatura em Física devem ser vistos como seus parceiros nessa jornada.

A universidade é um ambiente que se diferencia muito da escola. Ela irá exigir do aluno autonomia e estudo ativo, e irá forçar o estudante a sair da sua zona de conforto. Isso tudo porque ela pretende formar profissionais qualificados e aptos a dar seguimento aos seus estudos em nível de pós-graduação, se assim o desejar.

A universidade também é o local da diversidade e inclusão. Certamente, você irá conviver com pessoas de diferentes ideologias, gêneros, etnias, faixas etárias, classes sociais, religiões, condições físicas e psicológicas. Muitos vieram de outras regiões do país. Esse contato com pessoas diferentes é fundamental para intensificar a forma como você se relaciona com os outros. Por isso, aprenda a conviver com as diferenças.

Outra característica importante da Universidade é a sua pluralidade de atividades. Não fique preso apenas às atividades obrigatórias do Curso. Aproveite o tempo que você estará aqui para cursar disciplinas de outros cursos, ampliando a sua formação. Saiba que você poderá cursar duas disciplinas de outros cursos por semestre, sob o regime de matrícula especial.

Saia do óbvio! Participe das atividades extracurriculares promovidas pelo Curso, pela Universidade ou por qualquer outra instituição, como projetos, semanas acadêmicas, seminários, palestras, visitas técnicas, iniciação científica, entre outras. Algumas delas oferecem bolsas de estudos no valor de R$400,00 mensais. Todas essas atividades são desenvolvidas para que os estudantes possam qualificar a sua formação. Lembre-se que o bom profissional não se faz apenas com boas notas no histórico.

Ao participar das atividades promovidas pelo Curso você irá ter contato com outras pessoas que possuem o mesmo interesse que você, permitindo trocas de experiências. Aliás, você irá conviver com estudantes de outras áreas durante a graduação, pois muitas disciplinas são realizadas em conjunto com outros cursos. Na universidade você fará grandes amizades. Muitos dos seus colegas que hoje estão começando o Curso junto com você irão estar ao seu lado por muitos anos e vocês irão compartilhar muitas alegrias e conquistas, mas também angústias e tristezas. Por isso, dê valor às amizades construídas durante o período da graduação.

A Física é a área que você escolheu seguir como profissão. Por isso, estamos oferecendo a você toda a estrutura necessária para uma formação sólida e de qualidade, a fim de que você se torne um excelente profissional, com responsabilidade social. Mas, para ser bem sucedido no futuro, você precisa estar disposto a ser um estudante comprometido e participativo nas suas atividades acadêmicas.

Como estudar? Você será muito exigido pelos professores. Mas temos a certeza de que a maioria já se colocou a sua disposição, fora do horário de aula, para ajudá-lo a sanar todas as dúvidas que surgirem. Por isso, não hesite em procurá-los. Além disso, peça ajuda aos colegas de classe e também aos veteranos. Vá às monitorias das disciplinas oferecidas pelos departamentos da Unidade. Dedique um tempo durante a semana, além daquele de aula, para estudar, fazer listas de exercícios e revisar o conteúdo. Forme grupos de estudos. Não deixe para estudar na véspera das avaliações!

Se possível, faça um intercâmbio! Os interessados em realizar intercâmbio acadêmico devem estar sempre atentos às oportunidades que surgirem. Na UFPel, quem trata disso é a Coordenação de Relações Internacionais (CRInter). Além dos inúmeros convênios já existentes, com universidades de quase todos os continentes, novas ofertas de programas e de bolsas surgem com frequência, fazendo com que o acompanhamento da página da CRInter (https://wp.ufpel.edu.br/crinter/) seja uma tarefa rotineira para quem deseja realizar parte dos seus estudos em outra instituição, dentro ou fora do país.

Ainda restam dúvidas sobre a vida universitária? Estamos sempre de portas abertas para ajudá-lo no que for preciso. Não hesite em nos procurar!

Diego Fersula de Moura
Secretário do Curso

Publicado em 26/03/2019, na categoria Sem categoria.