Início do conteúdo
COBALTO e e-AULA

Nesta página você pode encontrar algumas informações sobre o COBALTO e sobre o e-AULA, a plataforma Moodle de ensino virtual da UFPel. A integração entre o COBALTO e o e-AULA ocorre quando todas as informações sobre suas disciplinas e matrículas forem transmitidas automaticamente do COBALTO para o e-AULA.

COBALTO

O COBALTO é o sistema administrativo da UFPel no qual você realiza a matrícula, imprime comprovantes, verifica sua nota, etc.

Como fazer o primeiro acesso?

Para o primeiro acesso, acesse o site: https://cobalto.ufpel.edu.br/, insira o seu CPF na aba “Esqueceu sua senha” e será encaminhado um e-mail para você definir uma nova senha. Uma vez tendo feito o primeiro acesso, nas próximas vezes que você precisar acessar o COBALTO basta usar a aba “Acessar conta”, com seus dados cadastrados.

e-AULA

O e-AULA é a plataforma na qual você terá aula. Você pode acessar de duas maneiras.

  1. Ao entrar no COBALTO, você vai em Consultas e procure por Matrícula. Ao clicar em matrícula, aparecerá as disciplinas nas quais você está matriculado e o link para o E-Aula, basta clicar;
  2. Você pode acessar diretamente o site do e-AULA: https://e-aula.ufpel.edu.br/. Os dados de acesso são os mesmos usado para acessar o Cobalto.

É importante ressaltar que você só terá acesso às disciplinas dentro do e-AULA quando os docentes responsáveis procederem com a integração entre o COBALTO e o e-AULA. Isto deve acontecer no início do semestre letivo.

MATERIAIS DE APOIO PARA O e-AULA

Na UFPel o setor responsável pelo apoio aos discentes e docentes dentro do ensino remoto é o Núcleo de Apoio a Tecnologias Educacionais (NATE). No NATE você pode encontrar informações sobre o como usar o e-AULA, como fazer o acesso aos encontros síncronos das disciplinas pela plataforma Webconferência da UFPel, tudo na forma de tutoriais, vídeos explicativos, guia do estudante, etc. Abaixo selecionamos dois destes materiais, que podem servir de ponto de partida para a exploração do ERE:

  1. Materiais de apoio: documentos orientadores produzidos pelo Comitê UFPel Digital, Pró-Reitorias e o NATE
  2. Guia do estudantil para o uso da plataforma e-AULA
  3. Orientações em vídeo sobre a plataforma e-AULA