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  • NATE ATUALIZA GUIAS DOCENTE E DISCENTE NA SEMANA EM QUE VAI AO AR A SEGUNDA EDIÇÃO DO “INFONATE” 

    CONFIRA OS LINKS DE ACESSO AOS MATERIAIS E ÀS PRINCIPAIS ATIVIDADES DE SUPORTE QUE VOCÊ PODE ACESSAR.

     

    Frente ao calendário remoto e às atualizações feitas nas plataformas digitais destinadas à oferta de disciplinas, o NATE desenvolveu uma série de ações visando auxiliar professores e estudantes, dando suporte técnico e pedagógico durante este período excepcional.

     

    O Núcleo de Apoio a Tecnologias Educacionais enfrenta o desafio de, neste curto espaço de tempo, garantir suporte, atendimento, materiais e canais de apoio. As atividades de apoio são fruto de uma intensa discussão promovida partir da Pró-Reitoria de Ensino onde se articula uma gama de parceiros, como: o Núcleo de Formação Docente (NUFOR), o Núcleo de Acessibilidade e inclusão (NAI), o Centro de Engenharias (CEng), o comitê UFPel DIGITAL, as Unidades que compuseram desde o início da discussão a Rede NATE e o conselho do NATE.

     

    Destacam-se algumas ações que garantem atendimento personalizado ou acesso a informações para capacitação de docentes e monitores, bem como a orientação de discentes frente às possibilidades e desafios no ensino online.

     Conheça quais são:

     

    O “GUIA DOCENTE” e “GUIA ESTUDANTIL” atualizados

    São materiais de apoio que reúnem informações sobre o e-AULA. Esta peça constitui um tutorial, passo a passo, das principais funções disponíveis ou necessárias de serem executadas na plataforma:

    https://wp.ufpel.edu.br/nate/files/2020/09/Guia-Docente.pdf

    https://wp.ufpel.edu.br/nate/files/2020/09/GUIA_ESTUDANTIL.pdf

     

    “OFICINAS DE AMBIENTAÇÃO”

     

    Familiarizando-se com o e-AULA é um curso pensado e desenvolvido pelo NATE com o intuito de acolher os estudantes e facilitar o processo de adaptação com o ambiente de estudos remotos.

    Inscrições de 24 a 30 de março neste formulário: https://forms.gle/i4YYGVriPtWnfLw56

     

    O “INFONATE”, o informativo técnico pedagógico da UFPel

     

    O “INFONATE” é um informativo técnico pedagógico da UFPel inspirado na antecipação de soluções para problemas frequentes ligados ao ensino remoto.

    Este boletim é um periódico produzido pelo NATE e tem por objetivo ajudar professores e estudantes a compreender os ambientes virtuais de ensino-aprendizagem da UFPel, dar “DICAS” e indicar conteúdos que promovam o aperfeiçoamento da modalidade remota de ensino e o ensino online.

    https://wp.ufpel.edu.br/nate/2021/03/08/nucleo-de-apoio-a-tecnologias-educacionais-lanca-boletim-informativo/

     

    O “ATENDIMENTO”

    O Atendimento é um canal institucional de suporte no qual o docente pode ter suas dúvidas atendidas individualmente. Neste canal, a equipe de suporte do NATE oferece assistência individual aos docentes e discentes da UFPel. As solicitações devem ser feitas pelo link abaixo:

    https://atendimento.ufpel.edu.br/

     

     As “SALAS DE ATENDIMENTO”

    Quando as demandas levadas até o canal de atendimento não podem ser resolvidas por meio de atendimento assíncrono, ou mesmo por uma questão de preferência, pode ser agendado um atendimento via web conferência, onde há sempre bolsistas disponíveis para tirar dúvidas e dar suporte técnico e pedagógico de uma forma mais acolhedora e com um feedback instantâneo.

     

    As “OFICINAS DE CAPACITAÇÃO”

     

    Estas oficinas consistem em encontros síncronos nos quais os docentes acompanham uma exposição preparada pela equipe do NATE e podendo sanar suas dúvidas específicas. Já foram realizadas quatorze oficinas, outras atividades do mesmo cunho já estão previstas neste início de segundo semestre. Em média foram atendidos cinquenta professores por oficina. As oficinas foram notícia no Portal da UFPel:

    http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2020/09/23/familiarizando-se-com-o-e-aula-e-tema-de-capacitacao-para-docentes/

     

    A “CURADORIA”

    A curadoria é um tipo de suporte que tem ganhado destaque nas metodologias de ensino online. O NATE, que acompanha esta discussão bem de perto, preparou a “Curadoria” voltada às principais dúvidas identificadas em nossa comunidade. Acesse no link abaixo:

    https://wp.ufpel.edu.br/nate/curadoria/

     

    A “PLAYLIST DO NATE”

    O NATE possui uma Playlist no canal da UFPel no YouTube. Através desta playlist estão ofertados os links de acesso aos principais vídeos tutoriais de suporte ao e-AULA. Confira:

    https://wp.ufpel.edu.br/nate/playlist/

     

    A “CHECKLIST DO NATE”

    Neste rápido documento apresenta-se uma lista de tarefas básicas que devem ser realizadas sempre que um docente oferece uma disciplina no e-AULA. Segue o link de acesso:

    https://wp.ufpel.edu.br/nate/2020/09/28/checklist-do-nate/

     

  • Curadoria Digital

    Você sabe o que é curadoria digital? É o processo de encontrar, selecionar, agrupar, organizar e compartilhar material relevante sobre assunto específico (CAMAS; FOFONCA; HARDAGH, 2020).

    Na curadoria é possível selecionar conteúdos específicos e científicos para a composição e desenvolvimento de uma aula interessante e criativa com ênfase no ensino-aprendizagem e construção do conhecimento científico. Tal estratégia, proporciona que o acadêmico possa construir, co-criar e ressignificar os conteúdos compartilhados pelo docente.

    Etimologicamente, a palavra curadoria tem origem do latim “curator”, que quer dizer “aquele que administra”, “aquele que tem cuidado e apreço”. O ato de “curar” está relacionado com o zelo, cuidado e atenção com alguma coisa.
    A curadoria parecer ser um assunto novo no meio acadêmico digital, mas é relevante e se bem elaborado torna-se parte da didática-pedagógica digital. O intuito da curadoria são os conteúdos digitais, possibilitar os múltiplos formatos e linguagens como estratégias no ensino-aprendizagem.

    O NATE tem essa preocupação em propiciar aos formandos do curso do NATE digital, este aporte diversificado de materiais didático-pedagógicos para uma melhor prática no ensino-aprendizagem. Motivar aos docentes do ensino superior, a investigar a prática da curadoria, para otimização de seus processos pedagógicos, para diversificação dos conteúdos digitais e para um ensino-aprendizagem mais interativo, colaborativo e científico. Propiciar aos discente este aprendizado crítico-reflexivo, criativo, inovador, tecnológico, versando sempre com o ensino-aprendizagem científico.

    A curadoria é uma temática que pode auxiliar os docentes em suas práticas pedagógicas e tecnológicas, por isso, é uma abordagem convidativa que sugere investigação e análise para melhor conhecer os processos para a implantação da curadoria. Neste sentido, o NATE Formação pode ajudá-los, nos processo pedagógicos e tecnológicos e no desenvolvimento da curadoria digital. Caso você tenha interesse em conhecer os projetos e ações do NATE, entre em contato conosco, teremos o privilégio de ajudá-los através desse sentimento e prática colaborativa.

    Clique aqui para acessar a Curadoria NATE UFPel.

  • Núcleo de Apoio a Tecnologias Educacionais lança boletim informativo

    O “INFO NATE” é um informativo técnico pedagógico da UFPel inspirado na antecipação de soluções para problemas frequentes ligados ao ensino remoto.
    Este boletim é um periódico produzido pelo NATE e tem por objetivo ajudar professores e estudantes a compreender os ambientes virtuais de ensino aprendizagem da UFPel, dar “DICAS” e indicar conteúdos que promovam o aperfeiçoamento da modalidade remota de ensino e o ensino online.

    Confira na primeira edição:
    Uma mudança importante no e-AULA;
    A história do recordista de atendimentos;
    Dicas para gravação de vídeo aulas e mais;

    Clique aqui para acessar o primeiro informativo.

    Confira na segunda edição:
    Tudo sobre o erro Shibboleth;
    Vídeo Tutorial – Como deixar sua disciplina visível aos estudantes;
    Dicas de Netiqueta e mais;

    Clique aqui para acessar o segundo informativo.

    Confira na terceira edição:
    Conheça os guias docente e discente e outras possibilidades de apoio;
    Vídeo Tutorial – Saiba como reutilizar materiais preservando os direitos autorais;
    Dicas de Acessibilidades e muito mais;

    Clique aqui para acessar o terceiro informativo.

  • AS DÚVIDAS MAIS FREQUENTES NO e-AULA ATENDIDAS PELO NATE

    Que o ano que passou foi atípico todos nós já sabemos. Que cada um enfrentou os desafios a partir de suas condições e de formas diferentes também. Contudo, existem dúvidas e problemas que se repetem, no e-AULA não foi diferente e o NATE estava lá para orientar os melhores caminhos.

    Gráfico sobre principais dúvidas no atendimento prestado pelo NATE

    Um problema técnico recorrente foi o “Problema na matrícula”. A caminhada de estabelecimento dos recursos para o ensino remoto passou por vários desafios e uma funcionalidade que alavancou a qualidade do e-AULA foi sua vinculação com a plataforma Acadêmica da UFPel, o Cobalto. Neste percurso alguns ajustes foram necessários e contabilizou-se um total de 420 atendimentos ligados à matrícula

    Os principais atendimentos de caráter técnico pedagógicos foram caracterizados segundo três tipificações: e-treinamento, WEBCONF, Ferramentas.

    A dúvida campeã de atendimentos foi relacionada ao uso e exploração das funcionalidades do e-AULA na oferta das disciplinas. As solicitações no e-treinamento contabilizaram 331 aberturas de “tickets”, o que representa que mais de mil disciplinas foram abertas em ambientes de treinamento. Nesta modalidade de atendimento disciplinas hipotéticas foram abertas na plataforma Moodle onde os professores titulares, com apoio de membros do NATE, desenvolveram suas habilidades e possibilidades do ambiente virtual de ensino aprendizagem, o e-AULA. 

    O gráfico acima apresenta as informações obtidas pela barra de pesquisa do atendimento do ambiente e-AULA até o dia 23 de dezembro:

    Em Ciano conferimos as Ferramentas Avaliativas e de Recursos totalizando 122 (10,3%), sendo 120 referentes à dúvidas e problemas das funcionalidades de Atividades como Tarefas, Questionários e Wiki, por exemplo, e 2 de recursos como URL e Arquivo; 

    Em Rosa indicando 1,9% (23) dos atendimentos que são referentes ao bug de mandar mensagem para toda turma;

    Em Amarelo temos 28,1% (331) dos atendimentos que são referentes a Solicitação dos ambientes de prática no e-treinamento; 

    Em Verde temos 36 atendimentos, 3,1%, acerca das salas de atendimento

    Em Marrom os 10,8% (127) de atendimentos sobre Webconf é composto por: gravação (33), incluir participantes externos (20), problemas técnicos (40) e dúvidas e dificuldades para acessar (19).

    Por conseguinte, em Roxo, ocorreram os problemas referentes à  35,6%, 420 chamados, acerca do erro “shibboleth” que foi corrigido pelo CRA.

    Em Azul temos as dúvidas e problemas para incluir monitor, totalizando 25 atendimentos, 2,1%. 

    Em Cinza temos 2,2%, 26 chamados, acerca das dúvidas e problemas sobre importação e backup. 5,9%;

    Em Vermelho, aponta 70 chamados acerca de dúvidas e problemas sobre o livro de notas.

  • MAPEAMOS NOSSO SITE PARA VOCÊ

    O site do NATE é um ótimo ambiente para quem busca informações sobre ensino remoto e alternativas para fazer uma educação de qualidade nestes tempos de distanciamento social.

     

    BARRA SUPERIOR

    Neste espaço você encontra atalho para os principais espaços do site, bem como a composição do NATE e quem são seus membros.

     

    OS DESTAQUES

    No topo permanecem rodando imagens que anunciam e dão destaque às principais notícias, materiais e informações em que ou com as quais o NATE está mais envolvido no momento.

     

    NOTÍCIAS

    No corpo do site, na parte central da página, encontramos algumas notícias sobre ações e eventos relacionados com o ensino online em geral ou diretamente ligadas ao contexto das atividades do NATE e da UFPel.

     

    MENU LATERAL

    Na barra lateral direita temos um menu que dá acesso aos principais materiais instrutivos, tutoriais, Guias, FAQ e acesso a nossa Fanpage.

    O site é totalmente pensado e desenvolvido pela noção de promover uma curadoria disponibilizando e facilitando o acesso dos usuários a diferentes tipos e formatos de informações que possam contribuir com uma compreensão globalizada do ensino online e suas possibilidades.

    Para o público interno da UFPel, de forma mais exclusiva, destaca-se a sistematização de dúvidas frequentes, a prestação de serviços informativos e a disponibilização de materiais de apoio para discentes e docentes conduzirem da melhor forma possível suas disciplinas no ambiente virtual da UFPel, o e-AULA.

  • Comunicação no NATE

    Para vencer da melhor forma os desafios colocados pelo distanciamento social o NATE no desenvolvimento de sua estratégia de ação sempre soube que a comunicação teria um papel determinante. Por melhor que fossem os produtos e serviços desenvolvidos se não tivéssemos capacidade de dar visibilidade e acessibilidade a eles acabaríamos tornando inócuo todo o esforço da equipe. Para garantir que este quadro não se efetivasse apostou-se na organização de uma equipe de comunicação ampla e em uma parceria forte com a Coordenação de Comunicação Social (CCS) da Universidade.

    Os primeiros dois meses foram intensos, marcados por muitas reuniões e discussões nas quais conseguimos estabelecer desde nossa identidade visual, método organizativo e estratégia de ação até o atendimento das questões pungentes que surgiam a todo momento, tendo em vista o calendário letivo que já encontrava-se em curso.

    Desta forma, a proposta de comunicação do NATE visa oferecer acesso aos espaços do NATE, promovendo discussões e ações em torno da educação online, produzindo peças publicitárias, notícias e comunicação através da busca ativa e das mídias sociais, mitigando dúvidas e antecipando a solução de futuras questões.

    Orientada pelos princípios da observância da legalidade; dinamicidade; comunicação rápida e eficiente; e da acessibilidade a equipe em acordo e via a CCS estabeleceu sua comunicação através dos canais oficiais da UFPel (Playlist no Youtube, Federal FM, Portal da UFPel e Instagram) e desenvolveu seus próprios canais (Site e Fanpage).

    Contudo, sempre tivemos presente dentro de nossa estratégia de comunicação que todos são potencialmente comunicadores e fomentou-se uma cultura de comunicação viral onde toda a equipe, conselho e parceiros estratégicos do NATE participaram da distribuição dos conteúdos e anúncio dos serviços do núcleo.

    Destacam-se as seguintes ações:

    FAN PAGE

    A experiência do NATE nas redes sociais está marcada pela distribuição de nossos conteúdos e anúncio das atividades através de nossa Fan page no Facebook. Com conteúdos produzidos exclusivamente para esta rede, pensando no público alvo, suas métricas e demais especificidades, manteve-se uma assiduidade de três postagens diárias.

     

    SITE DO NATE

    Fundamentalmente pensado para ser, em primeiro lugar, um provedor de conteúdos o site possui uma funcionalidade ampla abrigando notícias, destaques (promovidos através de artes abrigadas em um plugin específico que garante mais visibilidade), e um menu lateral que dá acesso a espaços como o da Curadoria e FAQ do NATE. 

     

    PORTAL DA UFPel

    Através do portal da UFPel visou-se atingir a mídia externa e dar visibilidade aos conteúdos próprios do NATE, foram produzidas matérias em parceria com a CCS anunciando nossas ações. O destaque do Portal, na página de entrada do site da UFPel cumpriu um papel tático importante neste processo abrigando o conteúdo dos “compartilhaços”, ou seja, que seriam irradiados por nossa rede viral.

     

    Rádio Federal FM

    Nossa equipe também subsidiou a Rádio da UFPel com spots e conteúdos em áudio que foram distribuídos em sua programação.

     

    Matérias e reportagens

    A manutenção de um núcleo de jornalismo próprio garantiu mais dinamicidade e conteúdo com assertividade na linguagem produziu-se dezenas de notas, reportagens e matérias que foram distribuídas nos canais mencionados.

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