Início do conteúdo
    Notícias
  • COMEÇAM HOJE AS INSCRIÇÕES PARA O CURSO SOBRE “LIVRO DE NOTAS”

    CONHEÇA A ESTRATÉGIA DOS CURSOS ABERTOS E A OFERTA REALIZADA PELO NÚCLEO SOBRE “LIVRO DE NOTAS”

    Criado pelo Núcleo de Apoio a Tecnologias Educacionais (NATE), sendo vinculado à Pró-Reitoria de Ensino da UFPel, o Mooc, que tem início dia 28 deste mês, orientará docentes participantes sobre a configuração do “livro de notas”. O curso foi criado em virtude da grande demanda apresentada pelos professores para a configuração do mesmo.

    Período de inscrição: 22/06 até 28/06 às 12h.

    Início do curso: 28/06 às 16h da tarde. 

    Término do curso: 05/07 às 12h.

    Realizar inscrição: Clique aqui

    Um MOOC nada mais é que um formato de curso que tem se popularizado muito na internet. MOOC é a sigla oriunda das iniciais do verbete em inglês Massive Open Online Courses, ou seja, cursos online abertos e massivos. Estes cursos combinam vídeos online com outros elementos interativos. Os participantes podem assistir aulas fracionadas em pequenos capítulos e acessar materiais complementares. Os mantenedores dos cursos podem acompanhar os participantes através das plataformas online escolhidas.

    O NATE visando dar suporte aos docentes da universidade  disponibilizou um “MOOC” sobre livro de notas. No livro de notas são colocadas as notas dos alunos matriculados em uma disciplina ou curso. É um grande aliado para os professores que realizam atividades na forma remota,  pois permite automatizar a computação das notas fazendo com que o sistema entregue para o aluno, no final do curso ou disciplina, uma nota final fechada, sem ter que realizar cálculos pessoalmente.

  • COMUNIDADE ACADÊMICA DA UFPEL CONTARÁ A PARTIR DE AGORA COM O e-PROJETO

    A UFPel disponibilizou ao público um novo ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Visando qualificar a articulação entre o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, foi desenvolvido o servidor e-PROJETO para oferta de ações em educação online, e visa qualificar o serviço prestado pelo AVA Institucional para oferta de cursos e outras atividades vinculadas a projetos unificados.

    Acesse em: e-projeto.ufpel.edu.br

    O servidor e-PROJETO e os módulos de integração implementados no Cobalto foram elaborados pelas equipes de redes e de desenvolvimento de software da PROGIC/UFPel em parceria com o NATE/UFPel. 

    Este novo ambiente substitui o AVA Institucional e será integrado ao Cobalto, onde serão cadastrados os dados da oferta como o nome do curso, datas, participantes e outras informações. A integração entre o Cobalto e o e-PROJETO se dará de forma similar ao que foi realizado entre o Cobalto e o e-AULA. 

     

    O QUE MUDA EM RELAÇÃO AO AVA INSTITUCIONAL?

    A diferença, neste caso, se dá pelo fato do e-PROJETO estar relacionado às ações vinculadas a “projetos unificados”. Inicialmente, em caráter de transição, não será necessário vincular a um projeto unificado, sendo necessário apenas incluir uma justificativa para tal. Além disso, todos os participantes (professores, monitores, intérpretes e alunos) serão cadastrados no Cobalto. O cadastro, ou seja, a solicitação de um curso no e-PROJETO, deve ser feito por servidores da UFPel que estejam vinculados a projetos unificados. Essas informações serão exportadas para o servidor  a partir do simples clique em um botão “atualizar no e-PROJETO”. Diferentemente do e-AULA, os participantes são atualizados apenas quando o criador do projeto clicar no botão “Atualizar no e-PROJETO”. Professores alocados no projeto NÃO terão permissão para cadastrar ou atualizar participantes.  Também não serão feitas atualizações automáticas durante o período da noite. 

    Toda a administração e suporte será realizado de forma conjunta pelas mesmas equipes do e-AULA, ou seja, também uma composição entre a PROGIC e o NATE. 

    PERGUNTAS E RESPOSTAS FREQUENTES

    • O QUE É O e-PROJETO?
    • O servidor e-PROJETO visa qualificar o serviço prestado pelo AVA Institucional para oferta de cursos e outras atividades vinculadas a projetos unificados. Substituirá o AVA Institucional e será integrado ao Cobalto onde serão cadastrados os dados da oferta como o nome do curso, datas, participantes e outras informações. 
    • QUAIS OS REQUISITOS PARA CADASTRAR UM CURSO NO e-PROJETO?
    • O processo para criar cursos no e-PROJETO é bem simples, basta entrar no Cobalto e cadastrar os dados. Logo após o cadastro, a equipe do NATE avaliará a solicitação e assim que analisada, o/a solicitante receberá um e-mail automático informando a situação da solicitação. Após aprovado, o responsável deve incluir os participantes (professores, monitores, intérpretes e estudantes). Por fim, o responsável deve clicar no botão “atualizar no e-PROJETO”. Este último procedimento efetiva a criação do curso no servidor já com as informações e participantes.


     COMO ACESSAR?

    Links importantes:

    Cadastro dos cursos e exportação:

    cobalto.ufpel.edu.br/projetos/cadastros/eprojeto 

    Tutorial:

    https://wikicobalto.ufpel.edu.br/doku.php?id=suporte:proj_unif:cad:cursos_eprojeto

    Serviço

    e-projeto.ufpel.edu.br

    Suporte

    atendimento.ufpel.edu.br

  • OFICINA DE CAPACITAÇÃO DE MONITORES E TUTORES-UAB

     

    A T E N Ç Ã O!

    Estudantes selecionados para atuarem como monitores no calendário alternativo de 2020/2 e tutores UAB no calendário 2021.

    Somos da EQUIPE NATE UFPel (Núcleo de Apoio a Tecnologias Educacionais) vimos convidá-los a participar de uma Oficina de Capacitação de Monitores e Tutores-UAB no ambiente virtual e-PROJETO. Desenvolvemos todo um trabalho pensando em auxiliá-los nesse espaço.

    Informações para Inscrição:

    * Inscrições: Acesse o Formulário de Inscrição para efetuar a sua inscrição.

    * Período de Inscrição: 14/04/2021 a 16/04/2021

    * Início da Oficina (ambiente virtual estará disponível)*: 22/04/2021

    * Importante: os participantes receberão certificado ao final da Oficina.

     

  • NATE ATUALIZA GUIAS DOCENTE E DISCENTE NA SEMANA EM QUE VAI AO AR A SEGUNDA EDIÇÃO DO “INFONATE” 

    CONFIRA OS LINKS DE ACESSO AOS MATERIAIS E ÀS PRINCIPAIS ATIVIDADES DE SUPORTE QUE VOCÊ PODE ACESSAR.

     

    Frente ao calendário remoto e às atualizações feitas nas plataformas digitais destinadas à oferta de disciplinas, o NATE desenvolveu uma série de ações visando auxiliar professores e estudantes, dando suporte técnico e pedagógico durante este período excepcional.

     

    O Núcleo de Apoio a Tecnologias Educacionais enfrenta o desafio de, neste curto espaço de tempo, garantir suporte, atendimento, materiais e canais de apoio. As atividades de apoio são fruto de uma intensa discussão promovida partir da Pró-Reitoria de Ensino onde se articula uma gama de parceiros, como: o Núcleo de Formação Docente (NUFOR), o Núcleo de Acessibilidade e inclusão (NAI), o Centro de Engenharias (CEng), o comitê UFPel DIGITAL, as Unidades que compuseram desde o início da discussão a Rede NATE e o conselho do NATE.

     

    Destacam-se algumas ações que garantem atendimento personalizado ou acesso a informações para capacitação de docentes e monitores, bem como a orientação de discentes frente às possibilidades e desafios no ensino online.

     Conheça quais são:

     

    O “GUIA DOCENTE” e “GUIA ESTUDANTIL” atualizados

    São materiais de apoio que reúnem informações sobre o e-AULA. Esta peça constitui um tutorial, passo a passo, das principais funções disponíveis ou necessárias de serem executadas na plataforma:

    https://wp.ufpel.edu.br/nate/files/2020/09/Guia-Docente.pdf

    https://wp.ufpel.edu.br/nate/files/2020/09/GUIA_ESTUDANTIL.pdf

     

    “OFICINAS DE AMBIENTAÇÃO”

     

    Familiarizando-se com o e-AULA é um curso pensado e desenvolvido pelo NATE com o intuito de acolher os estudantes e facilitar o processo de adaptação com o ambiente de estudos remotos.

    Inscrições de 24 a 30 de março neste formulário: https://forms.gle/i4YYGVriPtWnfLw56

     

    O “INFONATE”, o informativo técnico pedagógico da UFPel

     

    O “INFONATE” é um informativo técnico pedagógico da UFPel inspirado na antecipação de soluções para problemas frequentes ligados ao ensino remoto.

    Este boletim é um periódico produzido pelo NATE e tem por objetivo ajudar professores e estudantes a compreender os ambientes virtuais de ensino-aprendizagem da UFPel, dar “DICAS” e indicar conteúdos que promovam o aperfeiçoamento da modalidade remota de ensino e o ensino online.

    https://wp.ufpel.edu.br/nate/2021/03/08/nucleo-de-apoio-a-tecnologias-educacionais-lanca-boletim-informativo/

     

    O “ATENDIMENTO”

    O Atendimento é um canal institucional de suporte no qual o docente pode ter suas dúvidas atendidas individualmente. Neste canal, a equipe de suporte do NATE oferece assistência individual aos docentes e discentes da UFPel. As solicitações devem ser feitas pelo link abaixo:

    https://atendimento.ufpel.edu.br/

     

     As “SALAS DE ATENDIMENTO”

    Quando as demandas levadas até o canal de atendimento não podem ser resolvidas por meio de atendimento assíncrono, ou mesmo por uma questão de preferência, pode ser agendado um atendimento via web conferência, onde há sempre bolsistas disponíveis para tirar dúvidas e dar suporte técnico e pedagógico de uma forma mais acolhedora e com um feedback instantâneo.

     

    As “OFICINAS DE CAPACITAÇÃO”

     

    Estas oficinas consistem em encontros síncronos nos quais os docentes acompanham uma exposição preparada pela equipe do NATE e podendo sanar suas dúvidas específicas. Já foram realizadas quatorze oficinas, outras atividades do mesmo cunho já estão previstas neste início de segundo semestre. Em média foram atendidos cinquenta professores por oficina. As oficinas foram notícia no Portal da UFPel:

    http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2020/09/23/familiarizando-se-com-o-e-aula-e-tema-de-capacitacao-para-docentes/

     

    A “CURADORIA”

    A curadoria é um tipo de suporte que tem ganhado destaque nas metodologias de ensino online. O NATE, que acompanha esta discussão bem de perto, preparou a “Curadoria” voltada às principais dúvidas identificadas em nossa comunidade. Acesse no link abaixo:

    https://wp.ufpel.edu.br/nate/curadoria/

     

    A “PLAYLIST DO NATE”

    O NATE possui uma Playlist no canal da UFPel no YouTube. Através desta playlist estão ofertados os links de acesso aos principais vídeos tutoriais de suporte ao e-AULA. Confira:

    https://wp.ufpel.edu.br/nate/playlist/

     

    A “CHECKLIST DO NATE”

    Neste rápido documento apresenta-se uma lista de tarefas básicas que devem ser realizadas sempre que um docente oferece uma disciplina no e-AULA. Segue o link de acesso:

    https://wp.ufpel.edu.br/nate/2020/09/28/checklist-do-nate/

     

  • Curadoria Digital

    Você sabe o que é curadoria digital? É o processo de encontrar, selecionar, agrupar, organizar e compartilhar material relevante sobre assunto específico (CAMAS; FOFONCA; HARDAGH, 2020).

    Na curadoria é possível selecionar conteúdos específicos e científicos para a composição e desenvolvimento de uma aula interessante e criativa com ênfase no ensino-aprendizagem e construção do conhecimento científico. Tal estratégia, proporciona que o acadêmico possa construir, co-criar e ressignificar os conteúdos compartilhados pelo docente.

    Etimologicamente, a palavra curadoria tem origem do latim “curator”, que quer dizer “aquele que administra”, “aquele que tem cuidado e apreço”. O ato de “curar” está relacionado com o zelo, cuidado e atenção com alguma coisa.
    A curadoria parecer ser um assunto novo no meio acadêmico digital, mas é relevante e se bem elaborado torna-se parte da didática-pedagógica digital. O intuito da curadoria são os conteúdos digitais, possibilitar os múltiplos formatos e linguagens como estratégias no ensino-aprendizagem.

    O NATE tem essa preocupação em propiciar aos formandos do curso do NATE digital, este aporte diversificado de materiais didático-pedagógicos para uma melhor prática no ensino-aprendizagem. Motivar aos docentes do ensino superior, a investigar a prática da curadoria, para otimização de seus processos pedagógicos, para diversificação dos conteúdos digitais e para um ensino-aprendizagem mais interativo, colaborativo e científico. Propiciar aos discente este aprendizado crítico-reflexivo, criativo, inovador, tecnológico, versando sempre com o ensino-aprendizagem científico.

    A curadoria é uma temática que pode auxiliar os docentes em suas práticas pedagógicas e tecnológicas, por isso, é uma abordagem convidativa que sugere investigação e análise para melhor conhecer os processos para a implantação da curadoria. Neste sentido, o NATE Formação pode ajudá-los, nos processo pedagógicos e tecnológicos e no desenvolvimento da curadoria digital. Caso você tenha interesse em conhecer os projetos e ações do NATE, entre em contato conosco, teremos o privilégio de ajudá-los através desse sentimento e prática colaborativa.

    Clique aqui para acessar a Curadoria NATE UFPel.

  • Núcleo de Apoio a Tecnologias Educacionais lança boletim informativo

    O “INFO NATE” é um informativo técnico pedagógico da UFPel inspirado na antecipação de soluções para problemas frequentes ligados ao ensino remoto.
    Este boletim é um periódico produzido pelo NATE e tem por objetivo ajudar professores e estudantes a compreender os ambientes virtuais de ensino aprendizagem da UFPel, dar “DICAS” e indicar conteúdos que promovam o aperfeiçoamento da modalidade remota de ensino e o ensino online.

    Confira na primeira edição:
    Uma mudança importante no e-AULA;
    A história do recordista de atendimentos;
    Dicas para gravação de vídeo aulas e mais;

    Clique aqui para acessar o primeiro informativo.

    Confira na segunda edição:
    Tudo sobre o erro Shibboleth;
    Vídeo Tutorial – Como deixar sua disciplina visível aos estudantes;
    Dicas de Netiqueta e mais;

    Clique aqui para acessar o segundo informativo.

    Confira na terceira edição:
    Conheça os guias docente e discente e outras possibilidades de apoio;
    Vídeo Tutorial – Saiba como reutilizar materiais preservando os direitos autorais;
    Dicas de Acessibilidades e muito mais;

    Clique aqui para acessar o terceiro informativo.

Translate »