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  • COMUNIDADE ACADÊMICA DA UFPEL CONTARÁ A PARTIR DE AGORA COM O e-PROJETO

    A UFPel disponibilizou ao público um novo ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Visando qualificar a articulação entre o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, foi desenvolvido o servidor e-PROJETO para oferta de ações em educação online, e visa qualificar o serviço prestado pelo AVA Institucional para oferta de cursos e outras atividades vinculadas a projetos unificados.

    Acesse em: e-projeto.ufpel.edu.br

    O servidor e-PROJETO e os módulos de integração implementados no Cobalto foram elaborados pelas equipes de redes e de desenvolvimento de software da PROGIC/UFPel em parceria com o NATE/UFPel. 

    Este novo ambiente substitui o AVA Institucional e será integrado ao Cobalto, onde serão cadastrados os dados da oferta como o nome do curso, datas, participantes e outras informações. A integração entre o Cobalto e o e-PROJETO se dará de forma similar ao que foi realizado entre o Cobalto e o e-AULA. 

     

    O QUE MUDA EM RELAÇÃO AO AVA INSTITUCIONAL?

    A diferença, neste caso, se dá pelo fato do e-PROJETO estar relacionado às ações vinculadas a “projetos unificados”. Inicialmente, em caráter de transição, não será necessário vincular a um projeto unificado, sendo necessário apenas incluir uma justificativa para tal. Além disso, todos os participantes (professores, monitores, intérpretes e alunos) serão cadastrados no Cobalto. O cadastro, ou seja, a solicitação de um curso no e-PROJETO, deve ser feito por servidores da UFPel que estejam vinculados a projetos unificados. Essas informações serão exportadas para o servidor  a partir do simples clique em um botão “atualizar no e-PROJETO”. Diferentemente do e-AULA, os participantes são atualizados apenas quando o criador do projeto clicar no botão “Atualizar no e-PROJETO”. Professores alocados no projeto NÃO terão permissão para cadastrar ou atualizar participantes.  Também não serão feitas atualizações automáticas durante o período da noite. 

    Toda a administração e suporte será realizado de forma conjunta pelas mesmas equipes do e-AULA, ou seja, também uma composição entre a PROGIC e o NATE. 

    PERGUNTAS E RESPOSTAS FREQUENTES

    • O QUE É O e-PROJETO?
    • O servidor e-PROJETO visa qualificar o serviço prestado pelo AVA Institucional para oferta de cursos e outras atividades vinculadas a projetos unificados. Substituirá o AVA Institucional e será integrado ao Cobalto onde serão cadastrados os dados da oferta como o nome do curso, datas, participantes e outras informações. 
    • QUAIS OS REQUISITOS PARA CADASTRAR UM CURSO NO e-PROJETO?
    • O processo para criar cursos no e-PROJETO é bem simples, basta entrar no Cobalto e cadastrar os dados. Logo após o cadastro, a equipe do NATE avaliará a solicitação e assim que analisada, o/a solicitante receberá um e-mail automático informando a situação da solicitação. Após aprovado, o responsável deve incluir os participantes (professores, monitores, intérpretes e estudantes). Por fim, o responsável deve clicar no botão “atualizar no e-PROJETO”. Este último procedimento efetiva a criação do curso no servidor já com as informações e participantes.


     COMO ACESSAR?

    Links importantes:

    Cadastro dos cursos e exportação:

    cobalto.ufpel.edu.br/projetos/cadastros/eprojeto 

    Tutorial:

    https://wikicobalto.ufpel.edu.br/doku.php?id=suporte:proj_unif:cad:cursos_eprojeto

    Serviço

    e-projeto.ufpel.edu.br

    Suporte

    atendimento.ufpel.edu.br

  • OFICINA DE CAPACITAÇÃO DE MONITORES E TUTORES-UAB

     

    A T E N Ç Ã O!

    Estudantes selecionados para atuarem como monitores no calendário alternativo de 2020/2 e tutores UAB no calendário 2021.

    Somos da EQUIPE NATE UFPel (Núcleo de Apoio a Tecnologias Educacionais) vimos convidá-los a participar de uma Oficina de Capacitação de Monitores e Tutores-UAB no ambiente virtual e-PROJETO. Desenvolvemos todo um trabalho pensando em auxiliá-los nesse espaço.

    Informações para Inscrição:

    * Inscrições: Acesse o Formulário de Inscrição para efetuar a sua inscrição.

    * Período de Inscrição: 14/04/2021 a 16/04/2021

    * Início da Oficina (ambiente virtual estará disponível)*: 22/04/2021

    * Importante: os participantes receberão certificado ao final da Oficina.

     

  • NATE ATUALIZA GUIAS DOCENTE E DISCENTE NA SEMANA EM QUE VAI AO AR A SEGUNDA EDIÇÃO DO “INFONATE” 

    CONFIRA OS LINKS DE ACESSO AOS MATERIAIS E ÀS PRINCIPAIS ATIVIDADES DE SUPORTE QUE VOCÊ PODE ACESSAR.

     

    Frente ao calendário remoto e às atualizações feitas nas plataformas digitais destinadas à oferta de disciplinas, o NATE desenvolveu uma série de ações visando auxiliar professores e estudantes, dando suporte técnico e pedagógico durante este período excepcional.

     

    O Núcleo de Apoio a Tecnologias Educacionais enfrenta o desafio de, neste curto espaço de tempo, garantir suporte, atendimento, materiais e canais de apoio. As atividades de apoio são fruto de uma intensa discussão promovida partir da Pró-Reitoria de Ensino onde se articula uma gama de parceiros, como: o Núcleo de Formação Docente (NUFOR), o Núcleo de Acessibilidade e inclusão (NAI), o Centro de Engenharias (CEng), o comitê UFPel DIGITAL, as Unidades que compuseram desde o início da discussão a Rede NATE e o conselho do NATE.

     

    Destacam-se algumas ações que garantem atendimento personalizado ou acesso a informações para capacitação de docentes e monitores, bem como a orientação de discentes frente às possibilidades e desafios no ensino online.

     Conheça quais são:

     

    O “GUIA DOCENTE” e “GUIA ESTUDANTIL” atualizados

    São materiais de apoio que reúnem informações sobre o e-AULA. Esta peça constitui um tutorial, passo a passo, das principais funções disponíveis ou necessárias de serem executadas na plataforma:

    https://wp.ufpel.edu.br/nate/files/2020/09/Guia-Docente.pdf

    https://wp.ufpel.edu.br/nate/files/2020/09/GUIA_ESTUDANTIL.pdf

     

    “OFICINAS DE AMBIENTAÇÃO”

     

    Familiarizando-se com o e-AULA é um curso pensado e desenvolvido pelo NATE com o intuito de acolher os estudantes e facilitar o processo de adaptação com o ambiente de estudos remotos.

    Inscrições de 24 a 30 de março neste formulário: https://forms.gle/i4YYGVriPtWnfLw56

     

    O “INFONATE”, o informativo técnico pedagógico da UFPel

     

    O “INFONATE” é um informativo técnico pedagógico da UFPel inspirado na antecipação de soluções para problemas frequentes ligados ao ensino remoto.

    Este boletim é um periódico produzido pelo NATE e tem por objetivo ajudar professores e estudantes a compreender os ambientes virtuais de ensino-aprendizagem da UFPel, dar “DICAS” e indicar conteúdos que promovam o aperfeiçoamento da modalidade remota de ensino e o ensino online.

    https://wp.ufpel.edu.br/nate/2021/03/08/nucleo-de-apoio-a-tecnologias-educacionais-lanca-boletim-informativo/

     

    O “ATENDIMENTO”

    O Atendimento é um canal institucional de suporte no qual o docente pode ter suas dúvidas atendidas individualmente. Neste canal, a equipe de suporte do NATE oferece assistência individual aos docentes e discentes da UFPel. As solicitações devem ser feitas pelo link abaixo:

    https://atendimento.ufpel.edu.br/

     

     As “SALAS DE ATENDIMENTO”

    Quando as demandas levadas até o canal de atendimento não podem ser resolvidas por meio de atendimento assíncrono, ou mesmo por uma questão de preferência, pode ser agendado um atendimento via web conferência, onde há sempre bolsistas disponíveis para tirar dúvidas e dar suporte técnico e pedagógico de uma forma mais acolhedora e com um feedback instantâneo.

     

    As “OFICINAS DE CAPACITAÇÃO”

     

    Estas oficinas consistem em encontros síncronos nos quais os docentes acompanham uma exposição preparada pela equipe do NATE e podendo sanar suas dúvidas específicas. Já foram realizadas quatorze oficinas, outras atividades do mesmo cunho já estão previstas neste início de segundo semestre. Em média foram atendidos cinquenta professores por oficina. As oficinas foram notícia no Portal da UFPel:

    http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2020/09/23/familiarizando-se-com-o-e-aula-e-tema-de-capacitacao-para-docentes/

     

    A “CURADORIA”

    A curadoria é um tipo de suporte que tem ganhado destaque nas metodologias de ensino online. O NATE, que acompanha esta discussão bem de perto, preparou a “Curadoria” voltada às principais dúvidas identificadas em nossa comunidade. Acesse no link abaixo:

    https://wp.ufpel.edu.br/nate/curadoria/

     

    A “PLAYLIST DO NATE”

    O NATE possui uma Playlist no canal da UFPel no YouTube. Através desta playlist estão ofertados os links de acesso aos principais vídeos tutoriais de suporte ao e-AULA. Confira:

    https://wp.ufpel.edu.br/nate/playlist/

     

    A “CHECKLIST DO NATE”

    Neste rápido documento apresenta-se uma lista de tarefas básicas que devem ser realizadas sempre que um docente oferece uma disciplina no e-AULA. Segue o link de acesso:

    https://wp.ufpel.edu.br/nate/2020/09/28/checklist-do-nate/

     

  • Curadoria Digital

    Você sabe o que é curadoria digital? É o processo de encontrar, selecionar, agrupar, organizar e compartilhar material relevante sobre assunto específico (CAMAS; FOFONCA; HARDAGH, 2020).

    Na curadoria é possível selecionar conteúdos específicos e científicos para a composição e desenvolvimento de uma aula interessante e criativa com ênfase no ensino-aprendizagem e construção do conhecimento científico. Tal estratégia, proporciona que o acadêmico possa construir, co-criar e ressignificar os conteúdos compartilhados pelo docente.

    Etimologicamente, a palavra curadoria tem origem do latim “curator”, que quer dizer “aquele que administra”, “aquele que tem cuidado e apreço”. O ato de “curar” está relacionado com o zelo, cuidado e atenção com alguma coisa.
    A curadoria parecer ser um assunto novo no meio acadêmico digital, mas é relevante e se bem elaborado torna-se parte da didática-pedagógica digital. O intuito da curadoria são os conteúdos digitais, possibilitar os múltiplos formatos e linguagens como estratégias no ensino-aprendizagem.

    O NATE tem essa preocupação em propiciar aos formandos do curso do NATE digital, este aporte diversificado de materiais didático-pedagógicos para uma melhor prática no ensino-aprendizagem. Motivar aos docentes do ensino superior, a investigar a prática da curadoria, para otimização de seus processos pedagógicos, para diversificação dos conteúdos digitais e para um ensino-aprendizagem mais interativo, colaborativo e científico. Propiciar aos discente este aprendizado crítico-reflexivo, criativo, inovador, tecnológico, versando sempre com o ensino-aprendizagem científico.

    A curadoria é uma temática que pode auxiliar os docentes em suas práticas pedagógicas e tecnológicas, por isso, é uma abordagem convidativa que sugere investigação e análise para melhor conhecer os processos para a implantação da curadoria. Neste sentido, o NATE Formação pode ajudá-los, nos processo pedagógicos e tecnológicos e no desenvolvimento da curadoria digital. Caso você tenha interesse em conhecer os projetos e ações do NATE, entre em contato conosco, teremos o privilégio de ajudá-los através desse sentimento e prática colaborativa.

    Clique aqui para acessar a Curadoria NATE UFPel.

  • Núcleo de Apoio a Tecnologias Educacionais lança boletim informativo

    O “INFO NATE” é um informativo técnico pedagógico da UFPel inspirado na antecipação de soluções para problemas frequentes ligados ao ensino remoto.
    Este boletim é um periódico produzido pelo NATE e tem por objetivo ajudar professores e estudantes a compreender os ambientes virtuais de ensino aprendizagem da UFPel, dar “DICAS” e indicar conteúdos que promovam o aperfeiçoamento da modalidade remota de ensino e o ensino online.

    Confira na primeira edição:
    Uma mudança importante no e-AULA;
    A história do recordista de atendimentos;
    Dicas para gravação de vídeo aulas e mais;

    Clique aqui para acessar o primeiro informativo.

    Confira na segunda edição:
    Tudo sobre o erro Shibboleth;
    Vídeo Tutorial – Como deixar sua disciplina visível aos estudantes;
    Dicas de Netiqueta e mais;

    Clique aqui para acessar o segundo informativo.

    Confira na terceira edição:
    Conheça os guias docente e discente e outras possibilidades de apoio;
    Vídeo Tutorial – Saiba como reutilizar materiais preservando os direitos autorais;
    Dicas de Acessibilidades e muito mais;

    Clique aqui para acessar o terceiro informativo.

  • AS DÚVIDAS MAIS FREQUENTES NO e-AULA ATENDIDAS PELO NATE

    Que o ano que passou foi atípico todos nós já sabemos. Que cada um enfrentou os desafios a partir de suas condições e de formas diferentes também. Contudo, existem dúvidas e problemas que se repetem, no e-AULA não foi diferente e o NATE estava lá para orientar os melhores caminhos.

    Gráfico sobre principais dúvidas no atendimento prestado pelo NATE

    Um problema técnico recorrente foi o “Problema na matrícula”. A caminhada de estabelecimento dos recursos para o ensino remoto passou por vários desafios e uma funcionalidade que alavancou a qualidade do e-AULA foi sua vinculação com a plataforma Acadêmica da UFPel, o Cobalto. Neste percurso alguns ajustes foram necessários e contabilizou-se um total de 420 atendimentos ligados à matrícula

    Os principais atendimentos de caráter técnico pedagógicos foram caracterizados segundo três tipificações: e-treinamento, WEBCONF, Ferramentas.

    A dúvida campeã de atendimentos foi relacionada ao uso e exploração das funcionalidades do e-AULA na oferta das disciplinas. As solicitações no e-treinamento contabilizaram 331 aberturas de “tickets”, o que representa que mais de mil disciplinas foram abertas em ambientes de treinamento. Nesta modalidade de atendimento disciplinas hipotéticas foram abertas na plataforma Moodle onde os professores titulares, com apoio de membros do NATE, desenvolveram suas habilidades e possibilidades do ambiente virtual de ensino aprendizagem, o e-AULA. 

    O gráfico acima apresenta as informações obtidas pela barra de pesquisa do atendimento do ambiente e-AULA até o dia 23 de dezembro:

    Em Ciano conferimos as Ferramentas Avaliativas e de Recursos totalizando 122 (10,3%), sendo 120 referentes à dúvidas e problemas das funcionalidades de Atividades como Tarefas, Questionários e Wiki, por exemplo, e 2 de recursos como URL e Arquivo; 

    Em Rosa indicando 1,9% (23) dos atendimentos que são referentes ao bug de mandar mensagem para toda turma;

    Em Amarelo temos 28,1% (331) dos atendimentos que são referentes a Solicitação dos ambientes de prática no e-treinamento; 

    Em Verde temos 36 atendimentos, 3,1%, acerca das salas de atendimento

    Em Marrom os 10,8% (127) de atendimentos sobre Webconf é composto por: gravação (33), incluir participantes externos (20), problemas técnicos (40) e dúvidas e dificuldades para acessar (19).

    Por conseguinte, em Roxo, ocorreram os problemas referentes à  35,6%, 420 chamados, acerca do erro “shibboleth” que foi corrigido pelo CRA.

    Em Azul temos as dúvidas e problemas para incluir monitor, totalizando 25 atendimentos, 2,1%. 

    Em Cinza temos 2,2%, 26 chamados, acerca das dúvidas e problemas sobre importação e backup. 5,9%;

    Em Vermelho, aponta 70 chamados acerca de dúvidas e problemas sobre o livro de notas.

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