Curadoria Digital

Você sabe o que é curadoria digital? É o processo de encontrar, selecionar, agrupar, organizar e compartilhar material relevante sobre assunto específico (CAMAS; FOFONCA; HARDAGH, 2020).

Na curadoria é possível selecionar conteúdos específicos e científicos para a composição e desenvolvimento de uma aula interessante e criativa com ênfase no ensino-aprendizagem e construção do conhecimento científico. Tal estratégia, proporciona que o acadêmico possa construir, co-criar e ressignificar os conteúdos compartilhados pelo docente.

Etimologicamente, a palavra curadoria tem origem do latim “curator”, que quer dizer “aquele que administra”, “aquele que tem cuidado e apreço”. O ato de “curar” está relacionado com o zelo, cuidado e atenção com alguma coisa.
A curadoria parecer ser um assunto novo no meio acadêmico digital, mas é relevante e se bem elaborado torna-se parte da didática-pedagógica digital. O intuito da curadoria são os conteúdos digitais, possibilitar os múltiplos formatos e linguagens como estratégias no ensino-aprendizagem.

O NATE tem essa preocupação em propiciar aos formandos do curso do NATE digital, este aporte diversificado de materiais didático-pedagógicos para uma melhor prática no ensino-aprendizagem. Motivar aos docentes do ensino superior, a investigar a prática da curadoria, para otimização de seus processos pedagógicos, para diversificação dos conteúdos digitais e para um ensino-aprendizagem mais interativo, colaborativo e científico. Propiciar aos discente este aprendizado crítico-reflexivo, criativo, inovador, tecnológico, versando sempre com o ensino-aprendizagem científico.

A curadoria é uma temática que pode auxiliar os docentes em suas práticas pedagógicas e tecnológicas, por isso, é uma abordagem convidativa que sugere investigação e análise para melhor conhecer os processos para a implantação da curadoria. Neste sentido, o NATE Formação pode ajudá-los, nos processo pedagógicos e tecnológicos e no desenvolvimento da curadoria digital. Caso você tenha interesse em conhecer os projetos e ações do NATE, entre em contato conosco, teremos o privilégio de ajudá-los através desse sentimento e prática colaborativa.

Clique aqui para acessar a Curadoria NATE UFPel.

Publicado em 18/03/2021, na categoria Notícias.
Marcado com as tags curadoria.
Translate »