Quem Somos

UFPEL CRIA NÚCLEO PARA VENCER AS DEMANDAS E DESAFIOS DO CALENDÁRIO ALTERNATIVO E ENSINO-APRENDIZAGEM REMOTO

Após aprovar um calendário alternativo, através da portaria n° 1011 de 08/06/2020, a UFPel criou o Núcleo de Apoio a Tecnologias Educacionais (NATE), vinculado à Pró-Reitoria de Ensino. A instituição  tem se tornado referência em iniciativas na gestão das demandas surgidas a partir da pandemia e em função do isolamento social.

O NATE, como é conhecido, surge para amparar tecnológica e pedagogicamente o ensino superior da UFPel e todo o processo de ensino-aprendizagem digital. Neste primeiro momento, com a necessidade de fortalecer a conexão entre docentes e acadêmicos, bem como, capacitar todos no uso das plataformas e ferramentas digitais, propõe encontrar formas de romper barreiras e encurtar distâncias no processo de construção do conhecimento científico e ensino-aprendizagem.

O núcleo é formado por 30  bolsistas (15 da graduação e 15 da pós-graduação, selecionados mediante edital) sob coordenação da Profª Rosaura Espírito Santo e do Prof. Christiano Ávila. O NATE, que está na estrutura da  pró-reitoria de Ensino, conta, ainda, com um conselho formado por outros 12 professores, além dos já citados, conforme a portaria nº 1094 de 29 de junho.

Sempre trabalhando em parceria com as estruturas já existentes, a fim de conectar experiências e suprir novas demandas, o NATE enfrenta, em conjunto, às principais dúvidas latentes entre professores  e alunos recebidas, inicialmente, por um e-mail de suporte.

Destacam-se as ações já realizadas pela equipe recém criada: a REDE-NATE, o Espaço NATE Formação e a produção de peças audiovisuais, tutoriais, guias e manuais úteis às questões do ensino remoto.

A REDE NATE é um ambiente colaborativo. Neste espaço, os professores e alunos podem compor um ambiente direcionado às especificidades de cada unidade. A proposta tem girado em torno da articulação das dúvidas e soluções apresentadas nas unidades, produzindo uma série de materiais, informativos e estratégias para o ensino-aprendizagem remoto.

O QUE FAZ O NATE:

– Auxilia os  professores da graduação e pós-graduação;

– Oferece suporte técnico da plataforma moodle e de ferramentas de ensino virtual;

– Media a comunicação de conteúdos entre professor e alunos;

– Dá suporte pedagógico para  professores de cursos de graduação e pós-graduação;

– Apoia os professores no desenvolvimento das  atividades relativas à utilização do ambiente virtual de aprendizagem;

– Dá suporte aos discentes no uso da plataforma Moodle;

– Elabora documentos orientadores e tutoriais.

O NATE FORMAÇÃO é um espaço virtual voltado para os docentes que visa dar suporte e capacitação nas diferentes ferramentas dos ambientes de ensino-aprendizagem remoto oferecidos neste período de calendário alternativo disponibilizado. Que já está com o primeiro ciclo de formação em curso.

Neste espaço, os professores da UFPel terão acesso a diversos tópicos relacionados ao uso das ferramentas do e-AULA, bem como orientações de acesso e integração com o Cobalto, informações sobre direitos autorais e plágio acadêmico, sugestões para o planejamento das disciplinas e, ainda, uma biblioteca de compartilhamento de materiais.

Em virtude dos requisitos legais, o NATE entrou em funcionamento a todo vapor, praticamente, no início das aulas. Os coordenadores, o conselho e a rede de bolsistas desenvolveram de lá para cá um trabalho que aos poucos vai dando resultados. Além dos já citados, enfatiza-se o suporte em tempo real, oferecido pelos bolsistas, tutoriais, videos, ambientes virtuais, estratégias de mídias sociais e a criação de diferentes soluções e tecnologias educacionais para ensino remoto.

CANAL DE ATENDIMENTO DO NATE: atendimento.ufpel.edu.br

CONFIRA OS NOMES QUE COMPÕEM O CONSELHO:

Analisa Zorzi; Antônio Maurício Medeiros Alves; Christiano Martino Otero Ávila; Edgar Ávila Gandra; Eduardo Ferreira Das Neves Filho; Francisco Dos Santos Kieling; Júlio Carlos Balzano De Mattos; Lui Nörnberg; Regina Trilho Otero Xavier; Rosaura Espírito Santo Da Silva; Rose Adriana Andrade De Miranda; Sabrina Bobsin Salazar; Tiago Thompsen Primo; Vania Grim Thies.

Translate »