Início do conteúdo

COMUNIDADE ACADÊMICA DA UFPEL CONTARÁ A PARTIR DE AGORA COM O e-PROJETO

A UFPel disponibilizou ao público um novo ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Visando qualificar a articulação entre o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, foi desenvolvido o servidor e-PROJETO para oferta de ações em educação online, e visa qualificar o serviço prestado pelo AVA Institucional para oferta de cursos e outras atividades vinculadas a projetos unificados.

Acesse em: e-projeto.ufpel.edu.br

O servidor e-PROJETO e os módulos de integração implementados no Cobalto foram elaborados pelas equipes de redes e de desenvolvimento de software da PROGIC/UFPel em parceria com o NATE/UFPel. 

Este novo ambiente substitui o AVA Institucional e será integrado ao Cobalto, onde serão cadastrados os dados da oferta como o nome do curso, datas, participantes e outras informações. A integração entre o Cobalto e o e-PROJETO se dará de forma similar ao que foi realizado entre o Cobalto e o e-AULA. 

 

O QUE MUDA EM RELAÇÃO AO AVA INSTITUCIONAL?

A diferença, neste caso, se dá pelo fato do e-PROJETO estar relacionado às ações vinculadas a “projetos unificados”. Inicialmente, em caráter de transição, não será necessário vincular a um projeto unificado, sendo necessário apenas incluir uma justificativa para tal. Além disso, todos os participantes (professores, monitores, intérpretes e alunos) serão cadastrados no Cobalto. O cadastro, ou seja, a solicitação de um curso no e-PROJETO, deve ser feito por servidores da UFPel que estejam vinculados a projetos unificados. Essas informações serão exportadas para o servidor  a partir do simples clique em um botão “atualizar no e-PROJETO”. Diferentemente do e-AULA, os participantes são atualizados apenas quando o criador do projeto clicar no botão “Atualizar no e-PROJETO”. Professores alocados no projeto NÃO terão permissão para cadastrar ou atualizar participantes.  Também não serão feitas atualizações automáticas durante o período da noite. 

Toda a administração e suporte será realizado de forma conjunta pelas mesmas equipes do e-AULA, ou seja, também uma composição entre a PROGIC e o NATE. 

PERGUNTAS E RESPOSTAS FREQUENTES

  • O QUE É O e-PROJETO?
  • O servidor e-PROJETO visa qualificar o serviço prestado pelo AVA Institucional para oferta de cursos e outras atividades vinculadas a projetos unificados. Substituirá o AVA Institucional e será integrado ao Cobalto onde serão cadastrados os dados da oferta como o nome do curso, datas, participantes e outras informações. 
  • QUAIS OS REQUISITOS PARA CADASTRAR UM CURSO NO e-PROJETO?
  • O processo para criar cursos no e-PROJETO é bem simples, basta entrar no Cobalto e cadastrar os dados. Logo após o cadastro, a equipe do NATE avaliará a solicitação e assim que analisada, o/a solicitante receberá um e-mail automático informando a situação da solicitação. Após aprovado, o responsável deve incluir os participantes (professores, monitores, intérpretes e estudantes). Por fim, o responsável deve clicar no botão “atualizar no e-PROJETO”. Este último procedimento efetiva a criação do curso no servidor já com as informações e participantes.


 COMO ACESSAR?

Links importantes:

Cadastro dos cursos e exportação:

cobalto.ufpel.edu.br/projetos/cadastros/eprojeto 

Tutorial:

https://wikicobalto.ufpel.edu.br/doku.php?id=suporte:proj_unif:cad:cursos_eprojeto

Serviço

e-projeto.ufpel.edu.br

Suporte

atendimento.ufpel.edu.br

Publicado em 27/04/2021, na categoria Notícias.
Marcado com as tags e-projeto.
Translate »