Início do conteúdo
GUIA RÁPIDO DE RECEPÇÃO PARA ESTUDANTES E DOCENTES

VOCÊS NÃO ESTÃO SOZINHOS NESTA JORNADA!

Em 2020 fomos pegos de surpresa, um vírus que mudou tudo e tivemos que nos adaptar. Em 2021 acreditávamos que tudo voltaria ao normal, mas a pandemia ainda não permite que nos encontremos no campus, na biblioteca, no R.U, no laboratório e para aquele bate-papo gostoso na hora do cafezinho. Mas este tempo vai passar, enquanto isso sigamos de mãos dadas, fazendo o melhor possível para tornar a UFPel uma universidade de/para todos.

A Pró-reitoria de ensino tem desenvolvido diversas iniciativas para minimizar os impactos da modalidade remota de ensino-aprendizagem na qualidade de ensino, conheça alguns espaços que estão aí para te ajudar.

Confira os destaques abaixo e siga a leitura para saber das mudanças e principais problemas já mapeados:

O NATE 

O NATE, como é conhecido o Núcleo de apoio a tecnologias educacionais, surge para amparar tecnológica e pedagogicamente o ensino superior da UFPel e todo o processo de ensino-aprendizagem digital.

O QUE FAZ O NATE:

– Auxilia os  professores da graduação e pós-graduação;

– Oferece suporte técnico da plataforma moodle e de ferramentas de ensino virtual; 

– Media a comunicação de conteúdos entre professor e alunos;

– Dá suporte pedagógico para  professores de cursos de graduação e pós-graduação;

– Apoia os professores no desenvolvimento das  atividades relativas à utilização do ambiente virtual de aprendizagem;

– Dá suporte aos discentes no uso da plataforma Moodle;

– Elabora documentos orientadores e tutoriais

O “GUIA DOCENTE”

O “Guia Docente” é um material de apoio que reúne informações sobre o e-AULA. Esta peça constitui um tutorial, passo a passo, das principais funções disponíveis ou necessárias de serem executadas dentro da plataforma:

https://wp.ufpel.edu.br/nate/files/2020/09/Guia-Docente.pdf

O “ATENDIMENTO”

O Atendimento é um canal institucional de suporte no qual o docente pode ter suas dúvidas atendidas individualmente. Neste canal, a equipe de suporte do NATE oferece assistência individual aos docentes e discentes da UFPel. As solicitações devem ser feitas pelo link abaixo:

https://atendimento.ufpel.edu.br/

As “SALAS DE ATENDIMENTO”

Quando as demandas levadas até o canal de atendimento não podem ser resolvidas por meio de atendimento assíncrono, ou mesmo por uma questão de preferência do docente, pode ser agendado um atendimento via web conferência, onde há sempre dois bolsistas disponíveis para tirar dúvidas e dar suporte técnico e pedagógico aos docentes de uma forma mais acolhedora e com um feedback instantâneo.

As “OFICINAS DE CAPACITAÇÃO”

Estas oficinas consistem em encontros síncronos nos quais os docentes acompanham uma exposição preparada pela equipe do NATE e podendo sanar suas dúvidas específicas. Já foram realizadas quatorze oficinas, outras atividades do mesmo cunho já estão previstas neste início de segundo semestre. Em média foram atendidos cinquenta professores por oficina. As oficinas foram notícia no Portal da UFPel:

http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2020/09/23/familiarizando-se-com-o-e-aula-e-tema-de-capacitacao-para-docentes/

A “CURADORIA”

A curadoria é um tipo de suporte que tem ganhado destaque nas metodologias de ensino online. O NATE, que acompanha esta discussão bem de perto, preparou a “Curadoria” voltada para as principais dúvidas identificadas em nossa comunidade. Acesse no link abaixo:

https://wp.ufpel.edu.br/nate/curadoria/

A “PLAYLIST DO NATE”

O NATE possui uma Playlist dentro do canal da UFPel no Youtube. Através desta playlist estão ofertados os links de acesso aos principais vídeos tutoriais de suporte ao e-AULA. Confira:

https://wp.ufpel.edu.br/nate/playlist/

A “CHECKLIST DO NATE”

Neste rápido documento apresenta-se uma lista de tarefas básicas que devem ser realizadas sempre que um docente oferece uma disciplina no e-AULA. Segue o link de acesso:

https://wp.ufpel.edu.br/nate/2020/09/28/checklist-do-nate/

Links úteis:
https://portal.ufpel.edu.br/

https://wp.ufpel.edu.br/nate/

https://l.ufpel.edu.br/tbklbg

https://wp.ufpel.edu.br/cra/calendario-academico-2021/

PRINCIPAIS MUDANÇAS NESTE SEMESTRE:

A forma de sincronizar as turmas cadastradas pelo colegiado no Cobalto com o e-AULA mudou!  

A partir de agora é necessário que os professores façam, no mínimo, uma atualização, em “Atualizar no e-AULA,  para que a turma seja exportada e, desta forma, sincronizada entre a plataforma Cobalto e o sistema do e-AULA. Não interessa mais o código da turma, pode ser qualquer código, ou seja, após atualizada uma vez, todas as alterações do Cobalto irão refletir no e-AULA, a partir de um processo que rodará sempre às 23h.

Saiba mais:

https://wp.ufpel.edu.br/nate/files/2021/03/InfoNATE001.pdf

https://wikicobalto.ufpel.edu.br/doku.php?id=suporte:siga:visao_geral:turmas_eaula

https://wp.ufpel.edu.br/nate/files/2020/09/checklist-para-disciplinas-no-e-AULA.pdf

PROFESSORES, saibam o que é  erro shibboleth: 

Este erro de nome sonoro  indica uma destas quatro opções de ocorrência:

a) não está matriculado em alguma turma, deve verificar a sua matrícula no cobalto;

b) está matriculado, mas as turmas ainda não foram enviadas para o e-AULA pelos professores;

c) tem algum erro no cadastro que impede a exportação do usuário para o e-AULA;

d) está tudo ok, mas as turmas estão “ocultas”:

Se todas as opções anteriores foram checadas e ainda não consegue acessar, a última opção a ser verificada é: se o professor, ao exportar a sua disciplina para o e-AULA, deixou a mesma como “oculta”. Se este for o caso, basta solicitar ao professor que as deixe “visível” aos alunos.

A pró-reitoria de ensino e o Núcleo de apoio a tecnologias educacionais desejam um ótimo ano e um bom retorno às atividades acadêmicas!!!

Translate »