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    Notícias
  • AS DÚVIDAS MAIS FREQUENTES NO e-AULA ATENDIDAS PELO NATE

    Que o ano que passou foi atípico todos nós já sabemos. Que cada um enfrentou os desafios a partir de suas condições e de formas diferentes também. Contudo, existem dúvidas e problemas que se repetem, no e-AULA não foi diferente e o NATE estava lá para orientar os melhores caminhos.

    Gráfico sobre principais dúvidas no atendimento prestado pelo NATE

    Um problema técnico recorrente foi o “Problema na matrícula”. A caminhada de estabelecimento dos recursos para o ensino remoto passou por vários desafios e uma funcionalidade que alavancou a qualidade do e-AULA foi sua vinculação com a plataforma Acadêmica da UFPel, o Cobalto. Neste percurso alguns ajustes foram necessários e contabilizou-se um total de 420 atendimentos ligados à matrícula

    Os principais atendimentos de caráter técnico pedagógicos foram caracterizados segundo três tipificações: e-treinamento, WEBCONF, Ferramentas.

    A dúvida campeã de atendimentos foi relacionada ao uso e exploração das funcionalidades do e-AULA na oferta das disciplinas. As solicitações no e-treinamento contabilizaram 331 aberturas de “tickets”, o que representa que mais de mil disciplinas foram abertas em ambientes de treinamento. Nesta modalidade de atendimento disciplinas hipotéticas foram abertas na plataforma Moodle onde os professores titulares, com apoio de membros do NATE, desenvolveram suas habilidades e possibilidades do ambiente virtual de ensino aprendizagem, o e-AULA. 

    O gráfico acima apresenta as informações obtidas pela barra de pesquisa do atendimento do ambiente e-AULA até o dia 23 de dezembro:

    Em Ciano conferimos as Ferramentas Avaliativas e de Recursos totalizando 122 (10,3%), sendo 120 referentes à dúvidas e problemas das funcionalidades de Atividades como Tarefas, Questionários e Wiki, por exemplo, e 2 de recursos como URL e Arquivo; 

    Em Rosa indicando 1,9% (23) dos atendimentos que são referentes ao bug de mandar mensagem para toda turma;

    Em Amarelo temos 28,1% (331) dos atendimentos que são referentes a Solicitação dos ambientes de prática no e-treinamento; 

    Em Verde temos 36 atendimentos, 3,1%, acerca das salas de atendimento

    Em Marrom os 10,8% (127) de atendimentos sobre Webconf é composto por: gravação (33), incluir participantes externos (20), problemas técnicos (40) e dúvidas e dificuldades para acessar (19).

    Por conseguinte, em Roxo, ocorreram os problemas referentes à  35,6%, 420 chamados, acerca do erro “shibboleth” que foi corrigido pelo CRA.

    Em Azul temos as dúvidas e problemas para incluir monitor, totalizando 25 atendimentos, 2,1%. 

    Em Cinza temos 2,2%, 26 chamados, acerca das dúvidas e problemas sobre importação e backup. 5,9%;

    Em Vermelho, aponta 70 chamados acerca de dúvidas e problemas sobre o livro de notas.

  • MAPEAMOS NOSSO SITE PARA VOCÊ

    O site do NATE é um ótimo ambiente para quem busca informações sobre ensino remoto e alternativas para fazer uma educação de qualidade nestes tempos de distanciamento social.

     

    BARRA SUPERIOR

    Neste espaço você encontra atalho para os principais espaços do site, bem como a composição do NATE e quem são seus membros.

     

    OS DESTAQUES

    No topo permanecem rodando imagens que anunciam e dão destaque às principais notícias, materiais e informações em que ou com as quais o NATE está mais envolvido no momento.

     

    NOTÍCIAS

    No corpo do site, na parte central da página, encontramos algumas notícias sobre ações e eventos relacionados com o ensino online em geral ou diretamente ligadas ao contexto das atividades do NATE e da UFPel.

     

    MENU LATERAL

    Na barra lateral direita temos um menu que dá acesso aos principais materiais instrutivos, tutoriais, Guias, FAQ e acesso a nossa Fanpage.

    O site é totalmente pensado e desenvolvido pela noção de promover uma curadoria disponibilizando e facilitando o acesso dos usuários a diferentes tipos e formatos de informações que possam contribuir com uma compreensão globalizada do ensino online e suas possibilidades.

    Para o público interno da UFPel, de forma mais exclusiva, destaca-se a sistematização de dúvidas frequentes, a prestação de serviços informativos e a disponibilização de materiais de apoio para discentes e docentes conduzirem da melhor forma possível suas disciplinas no ambiente virtual da UFPel, o e-AULA.

  • Comunicação no NATE

    Para vencer da melhor forma os desafios colocados pelo distanciamento social o NATE no desenvolvimento de sua estratégia de ação sempre soube que a comunicação teria um papel determinante. Por melhor que fossem os produtos e serviços desenvolvidos se não tivéssemos capacidade de dar visibilidade e acessibilidade a eles acabaríamos tornando inócuo todo o esforço da equipe. Para garantir que este quadro não se efetivasse apostou-se na organização de uma equipe de comunicação ampla e em uma parceria forte com a Coordenação de Comunicação Social (CCS) da Universidade.

    Os primeiros dois meses foram intensos, marcados por muitas reuniões e discussões nas quais conseguimos estabelecer desde nossa identidade visual, método organizativo e estratégia de ação até o atendimento das questões pungentes que surgiam a todo momento, tendo em vista o calendário letivo que já encontrava-se em curso.

    Desta forma, a proposta de comunicação do NATE visa oferecer acesso aos espaços do NATE, promovendo discussões e ações em torno da educação online, produzindo peças publicitárias, notícias e comunicação através da busca ativa e das mídias sociais, mitigando dúvidas e antecipando a solução de futuras questões.

    Orientada pelos princípios da observância da legalidade; dinamicidade; comunicação rápida e eficiente; e da acessibilidade a equipe em acordo e via a CCS estabeleceu sua comunicação através dos canais oficiais da UFPel (Playlist no Youtube, Federal FM, Portal da UFPel e Instagram) e desenvolveu seus próprios canais (Site e Fanpage).

    Contudo, sempre tivemos presente dentro de nossa estratégia de comunicação que todos são potencialmente comunicadores e fomentou-se uma cultura de comunicação viral onde toda a equipe, conselho e parceiros estratégicos do NATE participaram da distribuição dos conteúdos e anúncio dos serviços do núcleo.

    Destacam-se as seguintes ações:

    FAN PAGE

    A experiência do NATE nas redes sociais está marcada pela distribuição de nossos conteúdos e anúncio das atividades através de nossa Fan page no Facebook. Com conteúdos produzidos exclusivamente para esta rede, pensando no público alvo, suas métricas e demais especificidades, manteve-se uma assiduidade de três postagens diárias.

     

    SITE DO NATE

    Fundamentalmente pensado para ser, em primeiro lugar, um provedor de conteúdos o site possui uma funcionalidade ampla abrigando notícias, destaques (promovidos através de artes abrigadas em um plugin específico que garante mais visibilidade), e um menu lateral que dá acesso a espaços como o da Curadoria e FAQ do NATE. 

     

    PORTAL DA UFPel

    Através do portal da UFPel visou-se atingir a mídia externa e dar visibilidade aos conteúdos próprios do NATE, foram produzidas matérias em parceria com a CCS anunciando nossas ações. O destaque do Portal, na página de entrada do site da UFPel cumpriu um papel tático importante neste processo abrigando o conteúdo dos “compartilhaços”, ou seja, que seriam irradiados por nossa rede viral.

     

    Rádio Federal FM

    Nossa equipe também subsidiou a Rádio da UFPel com spots e conteúdos em áudio que foram distribuídos em sua programação.

     

    Matérias e reportagens

    A manutenção de um núcleo de jornalismo próprio garantiu mais dinamicidade e conteúdo com assertividade na linguagem produziu-se dezenas de notas, reportagens e matérias que foram distribuídas nos canais mencionados.

  • Vem aí…

     

    Dos dias 8 a 10 de dezembro teremos um encontro muito legal!!
    O evento “Experiências no ensino não presencial: dimensões para o pós-pandemia” contará com a presença de diversos profissionais da área da educação tanto do Brasil quanto da Europa.
    Buscando trazer uma perspectiva ampla e real a Pró-reitoria de Ensino e o NATE/UFPel juntamente com NAAT/CaVG, Unirede e Proedu oferecem para a comunidade e todos interessados esta experiência de troca e aprendizagem, observando diferentes cenários e buscando soluções.
    Venha conosco fazer parte deste momento de união e compartilhamento de vivências.

  • AVALIAÇÃO DO CALENDÁRIO ACADÊMICO COM ENSINO REMOTO EMERGENCIAL ACONTECERÁ ENTRE 23 E 30 DE NOVEMBRO

    A Universidade estará consultando docentes e estudantes com disciplinas no calendário remoto. O objetivo será avaliar as ferramentas utilizadas nesta modalidade de ensino.

    Uma das preocupações é que a comunidade entenda a importância de responder ao instrumento de avaliação.

    A universidade começou em outubro de 2020 um novo calendário, ainda mantendo a modalidade remota. Sendo assim, pensando em avaliar o uso dos recursos oferecidos e qualificar o serviço prestado à comunidade acadêmica, o NATE/PRE elaborou uma pesquisa que visa melhorar o suporte das atividades remotas e avaliar as ferramentas utilizadas.

    Nesta etapa, os questionários serão direcionados para docentes e estudantes de Graduação e Pós-Graduação com disciplinas no calendário remoto e serão enviados diretamente para os endereços de e-mail de professores e estudantes pelo serviço de formulários e questionários da UFPel (LimeSurvey).

    Os questionários estarão disponíveis entre 23 E 30 DE NOVEMBRO! Participe!

    Qualquer dúvida pode ser encaminhada para o e-mail:  nate.adm@ufpel.edu.br

  • COM AS ATIVIDADES REMOTAS O CANAL DE ATENDIMENTO DA UFPEL É O MELHOR MEIO PARA SE RESOLVER PENDÊNCIAS E DIFICULDADES

    O canal de atendimento da UFPel se mostrou um espaço ágil e eficiente de comunicação. Só através do NATE (Núcleo de apoio a tecnologias educacionais) foram mais de mil atendimentos relacionados ao Ambiente e-AULA, Graduação e Pós-Graduação.

    Você pode procurar primeiramente na FAQ e caso não encontre uma resposta faça seu login e abra um “Ticket”.

    A pandemia, já é consenso, e trouxe uma situação que revolucionou o processo produtivo e a comunicação entre as pessoas, logo, na universidade não foi diferente. Em meio ao desafio do calendário remoto a UFPel padronizou nas suas mais diferentes áreas o atendimento via um canal exclusivo.

    Os famosos “Tickets” são abertos através do site atendimentoufpel onde o usuário direciona sua área de atendimento, preenche seus dados pessoais e apresenta o seu problema ou dúvida. É importante que expresse da melhor e mais detalhada forma possível o seu problema. Mensagens descritivas, código do erro se houver e print da tela são dicas de como otimizar o sucesso para sua requisição.

    Uma das principais dificuldades para os usuários – segundo algumas reclamações, bem como na opinião de bolsistas e profissionais da UFPel que atuam no atendimento – tem sido a forma de acompanhamento dos “Tickets”.

    ACESSE SEU TICKET E ACOMPANHE SEU ATENDIMENTO, EMAILS DO ATENDIMENTO NÃO ACEITAM RESPOSTAS

    Existem duas formas de acompanhar seu atendimento: via e-mail, acessando seu ticket, ou através do site.

    No acompanhamento via e-mail é IMPORTANTE lembrar que o retorno de qualquer atendimento aberto será direcionado para o endereço cadastrado no COBALTO. Aparecerá na sua caixa de entrada, em forma de um e-mail, a resposta de sua solicitação.

    Para verificar e dialogar com o seu atendente é necessário entrar em sua conta conforme instrui a imagem

    Nesta primeira mensagem/resposta consta o número de seu ticket e na parte inferior um link para acessar sua caixa de diálogo com o atendente. A mensagem não aceita respostas, a única forma é acessando seu “ticket”.

    Através do site https://atendimento.ufpel.edu.br/osticket/view.php você pode entrar com seu Login e senha e da mesma forma acompanhar a caixa de diálogo com seu atendente.

    Inserindo “atendimento ticket UFPel” em qualquer site de busca irá lhe aparecer a opção: “Verificar status do ticket” clique ali, faça seu login e acompanhe seu atendimento.

     

    Faça seu Login e interaja com o atendente através da caixa de diálogo

     

    ATENDIMENTOS DO NATE

    O NATE mantém atendimento aos tickets em três turnos, de segunda a sexta. Normalmente as questões são respondido no mesmo dia, exceto quando trata-se de problemas de acesso ligados a questões tecnológicas ou de registro acadêmico, nestes casos são necessários testes e/ou o suporte de outras unidades como a Progic e CRA.

    Ainda, existem as salas de atendimento síncrono. Os atendimentos são marcados via ticket e o solicitante recebe os dados de acesso para a sala solicitada, nestes casos normalmente dois bolsistas efetuam, em tempo real, o atendimento.

  • OFICINA DE CAPACITAÇÃO PARA MONITORES – UFPel

    Nos dias 20, 23, e 27/10 foram realizados os encontros síncronos da Oficina de Capacitação para Monitores. A iniciativa promovida pela PRE através do NATE buscou atender os monitores bolsistas e voluntários selecionados via dois editais em setembro e outubro. Participaram das oficinas 106 estudantes que serão certificados no curso segundo as 20 horas de atividades.

    Os cursos aconteceram via LIVE’s através do YouTube

    Os estudantes que realizaram a formação nestas Oficinas de Capacitação para “Monitores em ação virtual”, estão diretamente ligados ao suporte das disciplinas das quais são bolsistas. Visto a necessidade de não apenas  prepará-los para  operar a plataforma e-AULA (espaço virtual de ensino e de aprendizagem), mas também de acolher colegas e professores nesse complicado  contexto, a oficina foi pensada, planejada, desenvolvida e executada detalhadamente, de modo que também, os monitores se sentissem acolhidos nesse espaço online de capacitação interativo/colaborativo.

    Na imagem, respondendo ao princípio da interatividade e cooperação, temos o print da tela na qual dois cursistas estão participando ativa e propositivamente do encontro de encerramento.

    Os cursistas  foram capacitados  para atuar junto aos estudantes e ao professor da disciplina, dando suporte e auxiliando nas mais diversas situações que possam surgir. Ligeiramente salientam-se conteúdos do tipo: como se comportar no ambiente virtual (Netiqueta); como assessorar o docente para que sua aula não se torne massiva; e, sobretudo, como desenvolver questões e superar problemáticas tecnológicas advindas do uso da plataforma para a construção do conhecimento online. 

    Enquanto os bolsistas do NATE ministravam os conteúdos do curso o espaço de comentários garantiu o diálogo e a troca simultânea no processo de ensino-aprendizagem.

    É importante ressaltar que o NATE dispõe de Princípios que devem ser conhecidos e são seguidos em todas as ações propostas, são eles: 

    • ACOLHIMENTO E CUIDADO; 
    • INTERATIVIDADE E COOPERAÇÃO;
    • APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA;
    • REUSO DE CONTEÚDOS;
    • AUTONOMIA;
    • CRIATIVIDADE.
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